Chefe da assembleia da ONU pressiona Itamaraty

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/-Joseph_Deiss_-_World_Economic_Forum_Annual_Meeting_Davos_2004-2.jpgSugestão: Lucena
Lisandra Paraguassu – O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA

O presidente da Assembleia-Geral da ONU, Joseph Deiss, pressionou ontem o governo brasileiro a apoiar a resolução do Conselho de Segurança contra a Síria. Em resposta, o chanceler Antônio Patriota disse que a posição do Brasil está decidida e não haverá apoio a uma proposta dura que não tenha consenso entre os membros do órgão.

Deiss afirmou que a ONU não poderia deixar de se manifestar ante a violência patrocinada pelo presidente sírio, Bashar Assad. Patriota defendeu a alternativa apresentada pelo Brasil, para que seja feita uma declaração do Conselho condenando os ataques aos manifestantes e exigindo mudanças.

A declaração aprovada no Conselho de Segurança seria um tom abaixo de uma resolução. Ao país envolvido, soa como uma advertência. No entanto, não pode ser votada ou vetada e precisa ser adotada por consenso. Até agora, a proposta brasileira não é consenso nem mesmo tem um texto, mas o Itamaraty espera debater e avançar no tema nos próximos dias.

Para a diplomacia brasileira, uma resolução da ONU condenando Assad – mesmo que sem sanções, como foi patrocinada pelos países europeus – pode acuar o presidente sírio e piorar a situação.

Patriota tem conversado sobre a possibilidade de uma declaração no Conselho com os chanceleres de países integrantes do órgão – 15 no total, incluindo os 5 permanentes com direito a veto (EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China). O apoio à proposta teria avançado.

A Rússia já declarou que vetaria a resolução, mas que pode apoiar a declaração. Entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) essa é a posição mais próxima de um consenso. A Grã-Bretanha também declarou que acha possível conversar sobre o tema.

Já a resolução, apoiada especialmente pelos europeus, teria, de acordo com o governo francês, 9 dos 15 votos. No entanto, se Rússia e China vetarem a proposta, como ameaçam fazer, ela não seria aprovada.

Fonte: Estadão

26 Comentários

  1. Isso e uma vergonha, como eles querem cargo no cnselho de seguranca da ONU se sempre ficam em cima do muro? Se eu fosse o presidente entrava na siri E MOSTRAVA NOSSO PODER, esse ditador ja foi longe de mais…. Vamos brasil, pare de graca, ninguem vai fazer por vcs.

  2. O Brasil certo ou não deve tomar essa decisão por conta própria, e ninguém te o direito de nos pressionar a nada, somos um estado soberano e tomaremos nossas próprias decisões.

  3. O Brasil não tem que consentir com a porcaria dos outros.

    Pensem!

    Daqui há alguns anos a ONU pode pedir pra Síria ser favorável a uma investida da OTAN na amazônia, e ai?

    Tem que haver o contra-senso, não dizer amém a tudo.

  4. eu ja disse uma vez e vou dizer denovo. pra que o Brasil na ONU se o Brasil é um país pacífico e outra, a ONU parece querer mais guerras em vez da paz, a Paz não se faz invadindo o país dos outros não, existe diálogo e negociações.

  5. Amorin Falo que Brasil nao estaria interesado no CS se fosse pra fica fazendo a vondade dos outros
    CIA trabalho muito bem nessa revolucao pra impor mais tarde
    Ingerencia Yanke dentro deses paises
    Brasil nao deve se comprometer nisso ,Povinho que acredito que e pelos direitos Humanos tao na Disney da Inlusao
    emqunto esa clase pensa desa forma. os que lutao pelos direitos humanos ja analizarao os precos dos Barris de oil.
    Europa quanse quebrada Finaceiramente e correndo atras dos oil dos outros junto com os Yankes
    e muito sabio fica longe desa Hipocrisia

  6. Não temos que obedecer ninguém.
    Como brasileiro eu gosto que o meu governo pense com idéias próprias, e não que fique abaixando a cabeça para qualquer um, se não nos respeitarmos a nós próprios, como soberanos de nosso país, ninguém nunca nos respeitarão.

  7. Em diplomacia, há que se ter cuidado para não ficar sozinho.
    A proposta do Brasil é boa, não está em cima do muro. Os europeus querem uma Resolução dura, o Brasil quer uma Declaração um tom abaixo, para deixar espaço para o Assad ter possibilidade de recuar, não ficar sem saída diplomatica.
    É uma proposta clara, sem ambiguidades, diplomática como necessária. Fazer o papel dos europeus realmente não nos convém.

  8. Neoclio está coberto de razão .

    É justamente isso que eu sempre afirmei em diversas comunidades da internet .

    a única razão do Brasil ser contrário a essas resoluções contra Irã , Líbia , Síria etc …

    É que , essas mesmas resoluções podem ser usadas contra o Brasil em uma suposta alegação que o Brasil desrespeita os ” Bunda Peladas da Amazônia ” , ou , contra o Programa Nuclear brasileiro !

  9. É bom lembrar que o Conselho fez a barberagem de deixar rolar na Libia, agora mandam bomba e matam civis e ainda falam de Kadhafi.

  10. Vergonha seria ceder a pressões que no fundo esperam formar uma coalizão em nome da ONU para levar o mundo a literalmente invadir o mundo Arabe pois sabem que uma ação direta contra a Siria envolvera diretamente outros paises da região fato que poderia unir o mundo Arabe.Ao Brasileiros que sentem vergonha do posicionamento de nosso governo sempre tivemos em todos os nossos governos um posicionamento de dialogo e diplomacia e não um posicionamento intervencionista ou sancional.Porque voces não se mudam para os EUA ou Europa pois pensam como os estrupadores vampiros da humanidade.

  11. ENQUANTO HOUVER TROUXA NESTE MUNDO,MALANDRO NÃO PASSA FOME-PARTE III
    .
    .
    .
    É impressionante o impacto da mídia ocidental quando ela influencia as mentes fracas.Rss…
    .
    Ultimamente a imprensa ocidental em especial a européia,que só dão mais ênfase nos fatos correntes na Síria e esquecem os massacres no Bahein patrocinado pela Arábia Saudita e do massacre do povo palestino perpetrado pelo governo fascista que instalou-se em Israel.
    .
    Dá para leva à sério esse povo!_Heheh…

  12. O Brasil em cima do muro, como sempre. O que importa é “marcar posição” contra, não interessa o mérito da questão.

    []’s

  13. Ele está certo, esse tal de hassad e um criminoso , está esflando o seu próprio povo, pq nesse 11 anos ñ tentou retomar “Golan” miltarmente dos judeuSS?Os Palestinos de estilingue último tipo e c as + autenticas pedras do solo sagrado estão fazendo + q esse cara da Siria , metem pavor as poderosas IDFss dos judeuSS, morrem mt assassinados a sangue frio,+ isso e outra coisa. Tirem os hassad , votem contra o tal hassad o conformado. Sds.

  14. Ainda falam em democracia,PRECIONAR É DEMOCCACIA?o voto deveria ser democratico livre votou ta votado,AINDA FALAM EM DEMOCRACIA,isto ao meu ver é AUTORITARISMO a ONU não e nenhum pouco melhor que cadaf,bashar assd,ou qualquer outo ditador,pois é ditadora nas mãos das superpotencias.

  15. LUCENA ja que gostas de Nostradamus eu tambem gosto.Ele preveu entre outras coisas a segunda guerra mundial mas de suas profecias a mais intrigante é esta que alguns a confundem com as Torres Gemeas mas ela ainda acontecera “UMA IMPORTANTE CIDADE DO VELHO MUNDO (provavelmente Londres) E UMA IMPORTANTE CIDADE DO NOVO MUNDO (provavelmente New York) SERÃO ATACADAS E OS DOIS IRMÃOS GEMEOS (provavelmente EUA e UK) SUCUMBIRÃO”…Ja vai pra quase 700 anos que literalmente a Europa e a uns 60 anos os EUA colecionam animosidades,ressentimentos e odios mundo afora,por seus intervencionismos e covardias.É obvio que mais cedo ou mais tarde a cobrança vem e ela pode ate mesmo ser abreviada pela esteria do momento de uma hegemonia que agoniza cada vez mais sem opção a curto prazo de revoluir.Em contra partida surge uma hegemonia emergente que embora diversificada em costumes se afina em interesses comuns.E a Rainha careca ficara sem nenhum vintem com as lombrigas do povo lhes corroendo o organismo.Vão jogarem cogumelos cintilantes?Eu duvido!Querendo ou não querendo terão de abrir as perninhas ou serão destruidos.No meio disso tudo a mais importante linha logistica estrategica O BRASIL.Se os Vampiros nos engambelarem terão oxigenio.Se os Vampiros nos perderem a vaca foi pro brejo.Não temam jamais terão cu para nos terem na marra.O desespero leva o covarde ao suicidio de seu proprio povo e a destruição de sua propria nação…O proprio Nostradamus e as escrituras sagradas tambem profetizam apos o caos o surgimento de uma nova ordem com uma importante nação de dialogo levando a humanidade harmonizar-se em uma nova era.

  16. Certamente que a opinião do Brasil está ligada ao próprio medo de um dia sofrer o mesmo tipo de ameaça assim como a China e a Rússia, mas fato é que se um dia quiserem nos atacar não vai importar muito o passado. Os EUA (OTAN) para entrarem em guerra não precisão de autorização de nada nem de ninguém exemplos temos 2 recentes Iraque e Afeganistão, a única coisa que pode nos salvar de um assédio militar da OTAN são as armas.
    Quanto ao que o Brasil faz agora tudo bem é o direito o nosso, direito de fazermos o que quisermos, mas essa declaração que o Brasil deseja não resolve nada e só uma forma de ganhar tempo enquanto “o tirano” resolve seus “problemas”.
    Até concordo que esses países são muito hipócritas que podiam usar dessa mesma energia para resolver o caso Israel e Palestina, por outro lado podemos negar o quanto quisermos, mas uma declaração dizendo que estamos “desapontados” com o governo sírio sem qualquer tipo de punição (ou ameaça) é o mesmo que ficar calado, ou seja, ficar em cima do muro e eu gostaria que o Brasil tivesse atitude para dizer “sim” ou “não” invés de dize “talvez quem sabe”, menos mal que outros tenham a mesma atitude do Brasil e nossa imagem diluída com as dos outras não fiquemos tão ruins no final das contas.

    E antes que alguém diga algo sobre petróleo por favo não diga a Líbia não é um grande produtor de petróleo, no máximo passa os oleodutos de outros países como o Iraque a Síria é uma terra sem riquezas… (só to dizendo isso porque esse papo de petróleo já ta enchendo o saco)
    http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?c=sy&v=88&l=pt

  17. carl94fn, discordo em parte de seu pensamento.
    Acho que você confundiu ou não pensou nos extremos: “ficar em cima do muro” ou “ir para ações concretas”.
    Nossa diplomacia quer e exige uma posição clara do lider sírio, assim como também da da própria ONU.
    Adianta ser a favor e depois colher os mesmos frutos que estão “apodrecendo” na Líbia?
    Parto do princípio de que, se você é a favor de algo, deve lutar e morrer por suas idéias.
    Se votarmos conforme as pressões, seremos cobrados à retaliar a quem fomos contra. isso não podemos fazer. Problemas internos, são resolvidos internamente. Mas esse problema que hoje está em pauta, não é interno da Síria, pelo simples fato de que foi implantado há muito tempo por fatores externos. Do dia para noite, aliados se tornam inimigos. Qual o real motivo?
    A história ensina que nenhuma nação interferiu no processo de outra se não houvesse um interesse muito forte para faze-lo. Você acha que o mundo mudou tanto assim?
    Desculpe, eu não acho. Pode ter melhorado tecnológicamente, mas o ser humano, desde a idade da pedra, ou gosta de mandar ou de ser enganado. Quem não adimite uma dessas situações, é crucificado. Todos os dias.
    Abraços.

  18. Só uma correção a “Síria” é que não é uma grande produtora de petróleo não sei de onde veio “Líbia” deve se a idade rsrsrs…
    Afonso
    Eu só não acho que medidas como uma declaração sem qualquer valor pratico vá melhorar a situação na Síria, mas por mim o Brasil tanto podia dizer “sim” nós apoiamos uma resolução dura contra o governo tirano da Síria ou “não” apoiamos qualquer intervenção em assuntos internos de um estado seja lá qual for.
    Nenhuma das opções seria certa ou errada, pois as duas têm são questionáveis, mas ainda assim seria algo menos irrelevante que uma “cartinha” como essa que o Brasil pretende mandar a Síria.
    Falando serio sabemos que isso não vai levar ninguém a lugar nenhum, pra mim isso que o Brasil sugeriu é de uma irrelevância tão grande que nem precisava se mencionado, pura perda de tempo e jogo de cena.
    Espero está errado e que essa declaração ajude em alguma coisa, mas…
    Quanto a interesses devem ter mesmo, mas quais? O governo Sírio não é inimigo de nenhum país ocidental, talvez dos EUA mas algo bem sutil, riquezas a Síria também não tem. Talvez enfraquecer o Irã diminuindo o número de aliados, mas nada garante que um governo novo seja aliado do ocidente e contrario ao Irã de repente querem mesmo evitar derramamento de sangue onde for possível (também é uma possibilidade).

    sds

  19. Carl94fn, por favor, se informe melhor sobre as formas de manifestação da ONU. Resolução tem um peso, Declaração tem outro. Cartinha não está na cartilha da ONU.
    Repito, a posição do Brasil não tem ambiguidade, nem muro, simplesmente quer uma Declaração, que seria melhor aceita pelos demais membros do Conselho de Segurança (5 fixos + 10 rotativos) que uma Resolução dura como querem os países europeus.
    Pretende, dessa forma, deixar espaço para o governo sírio recuar. Encurralado ninguém recua. E lembrem-se todos, temos uma comunidade sirio-libanesa muito grande no País, que também representa o povo brasileiro e tem preocupações com seus familiares.
    Todos os países envolvidos tem seu próprio interesse, mas os dos europeus é simplesmente colonial.
    E o que o Brasil não quer é isso.
    Esqueçam Irã, Iraque, Arábia Saudita. Não estão na parada.
    O Patriota, diferentemente do Amorim, seu antecessor, não faz diplomacia por ideologia, faz de maneira pragmatica, como sempre foi a diplomacia brasileira.

  20. Que diabos é esta proposta brasileira? Nem existe um texto! Prontifique uma minuta, apresente para criticas e negociação e pronto. Teremos algo para dizer ” o Brasil apresenta sua proposta”. Isso facilitaria até angariar aliados e apoio. É dificil apoiar o que não existe.
    []´s

  21. AJ
    Se você acha mesmo que vai resolver algo que bom, talvez resolva, mas eu em meu direito penso que não acho que é só uma forma de ganhar tempo até tudo se resolver por conta da opressão das forças do Assad. E não vejo isso de acuar o governo Sírio, pois a resolução não contem sanções, e esse seria o segundo passo as sanções e depois disso apertar mais ainda, essa história de acuar o presidente sírio com a uma resolução é em minha opinião uma grande sacada pra tira a atenção, espaço para recuar ele tem na hora que ele quiser parar de mata civis e negociar ele negocia e pronto.
    Mas beleza deixa rolar e daqui um tempo agente vê como fica as coisas.

  22. AJ
    E me desculpe, mas eu não posso afirmar com tanta segurança que os objetivos europeus são esses ou aqueles, sinceramente não vejo razão de colonizar um país como a Síria que não tem riquezas e nem mesmo é um inimigo para a Europa.

  23. Carl94fn, a Síria sempre foi pedra-de-toque para o colonialismo europeu, desde os tempos de Grécia e Roma.
    Pela posição estratégica, por nada mais.
    Para dominar o fundo-do-saco do Mediterraneo, para controlar rotas que ali se iniciam ou passam (remember Rota da Seda), para dominar até mesmo a religião (de qualquer um).
    A Resolução nem sempre contém sanções, mas servirá, em descumprimento, para aplicação de sanções que venham a ser definidas.
    Primeiro, cria-se o arcabouço legal. Depois, verifica-se o descumprimento. E aí, paulada na moleira.
    O Khadaffi passou 42 anos fazendo de tudo. Quando acharam que não era mais conveniente, lembraram-se de direitos humanos, Resoluções não cumpridas.
    Só não se lembram das “trocentas” Resoluções que Israel não cumpre.
    Valeu a discussão, realmente, e, como você disse, vamos ter que aguardar para saber quem tem razão. Mas nosso caso não é ter razão, é o prazer da discussão democratica. Muito bom trocar essas idéias.

Comentários não permitidos.