Rosoboronexport afirma que a França repassou todas as tecnologias do Mistral

Classe Mistral – LHD Tonnerre

A França repassou à Rússia todas as tecnologias relacionadas com a venda de dois porta-helicópteros da classe Mistra, declarou hoje o diretor geral da exportadora estatal russa de armas, Anatoli Isaikin.

“Os franceses entregaram todas as tecnologias, entre elas, o sistema (de comando) SENIT-9 e outros dois”, afirmou Isaikin ao comparecer ante a imprensa no Salão Aeronáutico de Le Bourget, nos arredores de Paris.

O repasse da tecnologia do sistema SENIT-9 (Système d’Exploitation Navale des Informations Tactiques) e SIC-21 homologados pela OTAN foi o ponto mais espinhoso da negociação prévia do contrato que Isaikin e o chefe do Estaleiro francês DCNS, Patrick Boissier, assinaram na sexta-feira passada, em São Petersburgo na presença do presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.

O contrato, cuja a importância ascendeu mais de 1,2 bilhão de Euros, prevê que a DCNS construirá para a Rússia dois porta-helicópteros da classe Mistra em seus estaleiros na França e entregá-los-á à Rússia em 2014 e 2015 respectivamente. No futuro, as partes planejam assinar outro contrato, dessa vez para a construção do mais navios desse tipo na Rússia, e esses teriam as mesmas tecnologias, segundo Isaikin.

O chefe da Rosoboronexport adiantou que o contrato firmado na última sexta-feira entrará em vigor em três meses mais ou menos, uma vez que o governo russo precisa emitir uma resolução correspondente.

Um helicóptero de combate russo Ka-52 Alligator prepara-se para pousar a bordo de uma navio da classe Mistral quando este esteve visitando a Rússia em 2009.

Isaikin também disse que a parte russa planeja instalar a bordo dos “Mistral” os helicópteros multi-propósito Ka-52 “Alligator”, uma versão modernizada que a empresa aeronáutica Kamov desenvolveu a partir do helicóptero de ataque Ka-50 “Black Shark”.

(*) Click nas imagens para ampliar

Fonte: O Informante

28 Comentários

  1. Tem dois lados, o da França que com esses mega negócios militares está passando pela crise ,muito bem obrigado. E o da Rússia que segundo seus planos terá num futuro próximo quatro navios desse tipo, ora, analisando as características desses navios; para que a Rússia os quer?

  2. Caros Trata-se de de uma das melhores na sua categoria, é uma excelente aquisição para Russia e também seria para nós, podendo executar varias funções: transporte de tropas – tanques – suprimentos para tropas.
    enquanto isso aqui nas terras brasilis!!!!

  3. Caro RtadeuR imagina a Inglaterra em conflito com Argentina, esse navio pode se transformar ou assumir várias funções logisticas, hospital, tansporte de tropas além de sua função como heliporto.
    Indispensavel tanto em guerra como na paz

  4. RtadeuR, acredito que os responsáveis russos pelo análise da situação militar global acompanham de perto as novas tendências, e este tipo de belonave, sem dúvida, representa esta tendência.

  5. Acho que o Brasil deveria adquirir pelo menos um Mistral,
    e apenas 12 Sukhoy-35 e e 12 F-18 Super Hornet.Seis (6) ficaria em Recife para proteção do Estaleiro, e parte do Atlantico, os outros seis(6) para base de Natal. Os f-18 para as principais capitais. Os F-5 Manaus todos eles.

  6. Acho que a questão é que os russos conseguem absorver a transferência de tecnologia. E o Brasil?

    É capaz que com os KA-52 + armamento russo, o Mistralovski consiga superar seu Père francês…

  7. Os Russos vão colocar o Ka-52 Alligator no Mistral,nossa sai de baixo,agora voltanto ao assunto,acho que mais um grande país calou a boca de muitos Troll,que metem pau nos equipamentos franceses,o Mistral é um dos dois melhores na sua categoria,primeiro pelo execelente equipamento,segundo pela tecnologia empregada,os Russos sabem negociar,,,,rsrs,por esse valor conseguiram a transferencia de tecnologia de um navio como o mistral,que serve para N operações.Eu já bato nessa tecla a muito tempo,temos que ser rápidos e garantirmos grandes contratos de equipamentos militares de ponta com os europeus,temos que pegar fragatas com os ingleses ou franceses,os italianos depois do ataque de infantilidade se mostraram meio instatáveis,temos que fazer um acordo grande no campo energetico com os americanos,darmos segurança alimentar com a china e india,estimular uma concorrencia alimentar,se os chineses ficarem de folga com o brasil venda para a India,e assim por diante,agora quanto a armamentos temos que pegar contratos com os europeus,Alemanha,França,Itália(com um certo desconfiometro),Inglaterra.Agora estou esperando o Rafale,se alguém dúvida da proposta francesa,a verdade já foi mostrada na India e agora a Rússia escolheu o Mistral,pois não tem capacidade para produzir um da mesma classe.
    É deve ter gente que está tomando remédio tarja preta,com 51+kisuco safado de 0,50,e mordendo o dedo de raiva,pois agora tem esconder ou engolir as sandices e as calúnias que tanto propagaram na net.

  8. Agora a ultima sandice que espero ver cair por terra é de um certo especialista, que segundo ele fez um cálculo e saiu um rafale custando o PREÇO DE 2 F-35,e que segundo ele poderiamos comprar 72 F-35,pelo preço de 36 jacas francesas…rsrs.

  9. O chapa branca, além de histérico e desprovido de senso crítico, escamoteia com a verdade no intuito de tentar desqualificar as opiniões com as quais não concorda. Se dependesse ele trataria de censurá-la tal como se faz em países que ele certamente admira como Cuba, Venezuela, Irã, etc….mas voltando aos fatos, em nenhum momento aqui foi dito que o o Rafale custava o dobreo de um F-35. O que foi dito, e os posts estão aí para provar, é que o preço do Rafale se aproxima do preço do F-35. E não venham com esse argumento furado de que o Francês vai custar 64 milhões de euros pois esse valor é de 2008 e mesmo assim é custo sem armas, treinamento, etc. Um valor mais próximo do real seria 80 milhões de Euros, e estando o Euro valendo 1.471 dólar, dá 117 milhões de dólares.Vez que Israel pagou 150 milhões de dólares por unidade do F-35 via FMS é uma diferença de preço muito pequena por um vetor que é bem mais moderno e sofisticado que o Rafale ou seja, nessa hipótese o Rafale é o clássico “barato que sai caro”…pena que nosso “iluminado” ministro Jôban disse que o F-35 é demais para nós….isso é que é viralatice.

  10. hms tireless eu não disse que foi vc,até porque se tivesse que fazer coloria logo de frente,não uso de indiretas,e outros nicks,agora eu não disse que foi vc até porque não teria como,pois não leio o que vc escreve,pois independente do assunto é sempre a mesma coisa Irã,LulaChavez,se um dia aparecer um post sobre o ET de varginha tá arriscado de vc colocar o TRIo,LULA,IRÃ,CHAVEZ, por isso não leio os seus posts,o colega pode ficar tranquilo,pois não tem como jogar indiretas pra vc,pois não leio os posts,agora me causa estranhesa essa sua revolta,foi vc quem escreveu isso?,quem escreveu foi um comentárista,que apesar de não concordar em 90% com o que ele diz,o respeito e até já travei algumas discussões bem acaloradas,tanto que na época eu lia seus argitos e os rebatia,nada além disso.

    Olha eu vou perder 3 min para provar o que vc escreve não vale nada:

    “Se dependesse ele trataria de censurá-la tal como se faz em países que ele certamente admira como Cuba, Venezuela, Irã, etc”

    OBS:Se isso for uma indereta pra mim,eu ganhei o dia,será mais alegre e diverdito….rsrs.Obrigado por me fazer rir hoje,todo mundo que não compartilha do seu ponto de vista gosta desses três países,cara na boa,abre sua mente,não fica nesse maniqueísmo,tudo pra vc é Chavez,Lula,Irã.Agora peço a vc que não se dirija a mim,pare de arrumar motivos para chamar a minha atençã,já estou ficando com medo….srsrs.

  11. “iluminado” ministro Jôban disse que o F-35 é demais para nós….isso é que é viralatice.”

    Já li um post parecido em outro blog,só que com outro nome,acho que vc deu copy past ou vc usa dois nicks….rsrs

  12. A MARINHA DO BRASIL deveria comprar ums 4 a 5 mistral sendo construidos 2 aqui e 3 na França com transferência de tecnologia. Mais sei que isso é querer de mais!

  13. Pra vc hms tireless:

    ‘Newsweek’ mais popular do planeta, Lula é estrela na ONU

    http://www.youtube.com/watch?v=q_amnS5DsD4&feature=related

    Os melhores Presidentes que esse país já teve:

    1° Getúlio Vargas;
    2° JK;
    3° Lula.

    Agora acabou,e peço a vc que pare de procurar motivos para que eu te dê atenção ,o meu comentário não foi dirigido a vc e tem mais,há quase um dia de diferença entre o meu e o seu comentário,ok.

    barca disse:
    20/06/2011 às 21:14

    hms tireless disse:
    21/06/2011 às 07:41

  14. Agora voltando ao motivo que me fez retornar ao post.

    Pessoal olhem esse video do Mistral,e vejam as várias aplicações que ele possibilita,como eu disse é um dos dois melhores na sua classe,o Japão lancou um redentemente,mas é só porta-helicoptero,uns dizem que é um mini porta avioes para burlar a proibição que existe na constituição japonesa.

    http://www.youtube.com/watch?v=JjAsJTmGKfM

  15. Na concorrência da Índia o Rafale está cotado a 64 milhões de EUROS, esse é o preço dele para exportação. No Brasil e na Índia, é impressinante como algumas pessoas gostam de dar opiniões contrárias aos fatos. Já o preço do F-35 ainda não está congelado, Israel compra o material made in USA subsidiado e com os fundos que os EUA repassam. Não podem ser parâmetros para nenhum cálculo de custo sério.

  16. Vamos ver,não sei porque falam de compra 3,4,5 da frança,só temos que fazer como os russos,comprar 2 e que passem a tecnologia e depois fazemos nois otros quantos queremos ou podamos,e assim geramos trabalho para alguns anos mais nos astilheiros.e de passo pedimos 1 portaaviões da França novo fabricado aqui no Brasil e que nos de tambem a pakete tecnologio para poder construir,O Lula fazia bem com os Rafale,não é só o aparato mais tabem como construir.

  17. e uma cidade flutuante, bem protegida seria uma bela fonte de tudo, hospital, carregameneto de tropas, apoio logistico… tudo. Devia ser adquirido e tambem deviamos cobrar a transferencia…

  18. Tenho certeza que a industria naval brasileira pode fazer navio igual a este por um custo bem menor , precisamos comprar tecnologia aplicada nao o produto todo !

  19. sinceramente não sou à favor de comprarmos um navio deste tipo.Este tipo de embarcação serve para projetar força além mar.Mas se o Brasil quiser participar de missões de paz da ONU aí então este gasto se justifica.
    Mas cá entre nós! Não conseguimos operar uma Nae à contento,como vamos botar pra funcinar tais embarcações que são verdadeiros vertedouros de recursos públicos.
    Vou repetir o meu mantra: mais subs e aviões operados em terra pela marinha(Su-34),sai mais barato,pelo menos o Su-34,e oferece um efeito dissuasório maior do que este tipo de embarcação.Amigos só mentalizem uma patrulha marítima com 4 Su-34 carregando cada um 1 Brahmos.

Comentários não permitidos.