Governo quer empresa para impulsionar inovação industrial

http://thiago.pro.br/wp-content/uploads/2011/05/tecnology.jpg

Por MARIANA CARNEIRO

O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) disse nesta sexta-feira que está preparando a criação da Embrapi (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial), nos moldes da Embrapa.

A empresa, embora de concepção estatal, segundo o ministro, deverá ser financiada majoritariamente por recursos privados.

A proposta é integrar os centros de inovação, como Senai, Instituto Nacional de Tecnologia, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e os laboratórios do Inmetro sob um guarda-chuva. O objetivo é aumentar a inovação dentro do setor produtivo.

O modelo de operação da Embrapi não está pronto, mas segundo Mercadante, a direção deverá ser feita pelo setor privado. Mercadante disse, no entanto, que não será uma empresa a custo zero. “Nós queremos aumentar o investimento em tecnologia”.

Ainda assim, não será uma nova estatal, enfatiza o ministro.

“Não vamos criar cargos, empregos, vamos organizar o que já existe, mudando o foco e priorizando o atendimento à indústria”, disse.

Mercadante participou de uma reunião com empresários da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), grupo organizado pela Confederação Nacional da Indústria.

DESAFIOS

A novidade encontra, no entanto, alguns desafios. A maior parte dos recursos do Senai, por exemplo, entidade com maior participação privada, é voltada para formação de pessoal e não em inovação propriamente dito.

“Não adianta, em todo o mundo, boa parte do incentivo tecnológico ao setor produtivo passa pelo investimento público”, avalia um interlocutor do ministro, que participou da reunião com empresários onde foi apresentada a proposta.

Mercadante se inspirou na fundação alemã Fraunhofer, que deverá ser parceira do governo nessa iniciativa. Lá, no entanto, dois terços dos recursos que vão para inovação são públicos e um terço é privado.

Uma reunião no dia 27, com empresários e CNI, deve acertar os detalhes para a formatação da Embrapi.

Fonte: Folha de S.Paulo

18 Comentários

  1. É… Mais um cabide de emprego para afiliados de políticos financiado pelos corruptores. He,he,he… É assim que o PT e PMDB pretendem manter-se no poder.

  2. Com seis meses de minisério o Mercadante está fazendo mais do que os últimos ministros da pasta de Ciência e Tecnologia.
    … Se metade do pretendido pelo ministro for concretizado o Brasil dará um salto muito grande em pesquisa e desenvolvimento.
    … Toda sorte e muito trabalho ao Mercadante.

  3. em vez de criar mais instituições de tecnologia por que não ampliam os centros de tecnologia que já existem, levar o CTA o ITA o IAE o IEAv para outras regiões, afinal só tem em SP o que limita bastante o ingresso de mais estudantes na área de tecnologia , já que existem vários talentos brasileiros espalhados pelo Brasil.

  4. Dhiego, a proposta é uma empresa para “Inovações industriais” e não orgãos como CTA o ITA o IAE o IEAv que nada tem a ver com a proposta……são outro caminho, que tem que ser ampliados também

    Além disso, a idéia dele é boa, só assim para desenvolver as industrias do país com tecnologia própria.

  5. É um fato que a iniciativa privada brasileira tem muito pouca tradição de pesquisa e inovação tecnológica e como é dito no próprio texto da matéria:
    “em todo o mundo, boa parte do incentivo tecnológico ao setor produtivo passa pelo investimento público””
    .
    É uma realidade, EUA, Europa , Japão são alguns exemplos onde o governo estimula e dá muitos incentivos nesta área e por lá a iniciativa privada ainda investe bem mais que a brasileira em inovação, tecnologia e P&D.
    .
    Iniciativas como esta, que ajudam a criar uma cultura de inovação tecnológica e P&D nas empresas privadas, são muito necessárias e bem vindas.

  6. Parabéns ao ministro e tomara a Embrapi siga o caminho de sucesso da Embrapa!
    ——–
    off topic: Felipe você bateu todos os recordes enquanto a tamanho de um comentário! kkk mas não só é longo, tem muito conteúdo de geopolítica defesa economia e educação que seria bom tudo mundo ler, aqui passo o link da matéria:
    http://planobrasil.com/2011/06/13/portugal-hoje/

  7. A inciativa é válida, aliás irá resolver alguns problema no desenvolvimento de novas tecnologias ao centralizar a gestão de equipes multidisciplinares, contudo, quel seria mesmo sua natureza jurídica? Pelo que o Mercadente argumentou parece não ser uma autarquia, então, seria uma entidade paraestatal? Ou algum tipo de quimera (sui generis)?

  8. o principal incentivo,e criador de novas tecnologias é a area militar,faser encomendas as industrias nacionais enviar projetos estudos as empresas nacionais,garantindo certo numero de encomendas,eu creio que se encomendase um caça a industria nacional,com garantias de encomendas,sairia,um belo caça,nacional e muitas tecnologias seriam absorvidas estudadas conhecidas,não vamos longe o f-35 americano,se eles tivessem toda a tecnologia para seu desenvolvimento ja estaria na area de prodção,mas este caça vai agregar novas tecnologias e muitas ainda em estudo,testam se algumas coisas não da serto testa-se de novo e é atraves deste trabalho que vai nasendo novas conquistas tecnologicas,o governo pode criar mil centros tecnologicos mais se não der incentivos de encomendas de algo que o governo nessesite,principalmente na area militar,não vai adiantar de nada,sitei o exemplo de encomendar um caça a industria nacional.

  9. como é que as grandes potencias desenvolveram suas tecnologias ,e como é que desenvolve hoje,ex sukoi é uma empresa privada,boing, dassalt,e por ai vai,quando da 1ª e 2ª gruerra mundial precisou se macisamente de armas,ai o governo disia o que queria e a industria nacional fasia,e é fasendo que se aprende,mas tem que ter encomendas e envestimento da parte do governp tasves custe mais caro no momento,mas depois barateia e muito,assim nasceram as grande sempresas mundiais que existem ate hoje,assim naseu a embraer das encomendas e incentivos do governo.

  10. aeeee chamem o danolo pra trabalhar la!!
    serio agora, ate q enfim uma boa ideia.
    mass, mercadante, em vez de fazer mais uma embrapa, invista nas industrias nacionais. olha la a avibras. ele sao muito bons no q fazem, nao deixem ela ser a nova engesa.
    abraços e bom trab ministro.

  11. A VAIBRAS TA PRESISANDO DE UMA FORÇA,SE FOR CRIAR MAIS UMA PARA SAIR TROCANDO AS PERNAS, MELHOR DEIXAR ASSIM,ENGRAVIDAR A MOÇA E DEPOIS JOGAR O BEBE NO LIXO NÃO ADIANTA.

  12. Hummm…. a idéia é interessante, mas ponho minhas barbas de molho:
    1°- A idéia vem do PT em mudar algo já existente:
    2°- Se ja existe Senai, e Cia (sistema S), o PT quer dar outro nome para dizer que é pai da criança;
    3° – Não acredito em mudança como deve ocorrer, isto é maquiagem, pois temos vários problemas a serem encarados e o Governo fica com rabo no meio das pernas (isto que tem maioria no congresso e Senado que, como sempre digo, não precisa existir)) se fosse de fibra ja estavam fazendo as mudanças. Por exemplo, Previdência (fim do FAtor Previ.), Reforma tributária, Fim das maravilhas do sistema financeiro, saúde (torneira sem registro e nada de serviço).
    4° – Ta cheio de edital do governo aberto, convênios e tudo mais, mas término ou repasse de dinheiro nada. Só propaganda. Exemplo: Governo divulga que estão abertas inscrições para Praças do PAc e daí? Daí que são para as prefeituras que foram contempladas lá em março de 2010 de um edital de 2009, ou seja, entra governo e sai governo do PT, e ficam fazendo publicidade como se fosse coisa nova, mas no fundo é coisa ja anunciada em 2008. Nesta novela de vai e volta vai passar 4 anos e nada foi feito, pois o relógio caminha e 2012 esta próximo.

Comentários não permitidos.