Rifle Sniper Semi-Automático AS-50 / Calibre .50

Konner

 Plano Brasil

(*) Click nas imagens para ambliar

O fuzil antimaterial é para destruição de alvos de alto valor ou material perigoso.

Foram os alemães que iniciaram o uso de fuzis pesados com o Mauser T-Gewehr M1918 (Panzer Abwehr Gewehr) na Primeira Guerra Mundial.

O M1918 tinha calibre 13 mm, tinha 1,68 m de comprimento e pesava 17,7 kg vazio. O recuo era tão forte que podia quebrar a clavícula se disparado em pé, mas penetrava a blindagem lateral e até o bloco do motor dos blindados da época. A guerra terminou antes de serem convertidos para sniper em quantidade.

Os britânicos usavam o fuzil Boys calibre .55 e que foi testado contra pessoal a longa distância.

O fuzil antimaterial calçando calibre de 12,7mm a 20 mm, têm por objetivo atacar alvos como blindados leves, armas coletivas, centros de comunicações, mísseis, radares, centros de comando e aeronaves no solo.

Assim, com um tiro, é possível neutralizar uma arma de vários milhões como um caça no solo a mais de mil metros de distância. Também são usados pelas equipes antibombas para destruir minas marítimas, minas terrestres e IED em distância segura.

A munição perfurante-incendiaria do tipo (API) ainda pode ser usada para detonar explosivos, incendiar munição ou combustível dentro dos veículos.

Ainda na Primeira Guerra Mundial os americanos começaram a ter interesse em armas de grande calibre com o calibre .50 após contato com o fuzil alemão. O primeiro teste com a munição de 12,7mm contra alvos de longo alcance foi na Coréia.

Os americanos usaram um fuzil anti-carro Tokarev e adaptaram para o calibre americano. O calibre foi escolhido por ser o mais usado no ocidente e tem balística adequada para a função.

https://www.youtube.com/watch?v=AlrfkHt8kys

Existem vários modelos e fabricantes de fuzis antimaterial, mas é um nicho de mercado pequeno, em minha opinião este AS-50, se destaca com louvor para função que se destina.

Penso que o EB deveria olhar com mais atenção para este ator de importância relevante em um senário de conflito, dotando e qualificando maior numero de pessoal com equipamentos como este da matéria em questão.

Com informações: Sistema de Armas

21 Comentários

  1. Infelizmente o EB tem dificuldades ate para fornecer raçao para os soldados.As necessidades basicas nao estao sendo supridas,sonhar com armamento de emprego tatico ,vai ficar para o futuro (futuro moroso).

  2. Eu acredito q o EB e às outras Forças Brasucas tenham algum tipo de fuzil .50 modernos, afinal, temos a taurus p isso e a necessidade de n FAs desse tipo de armamento.Sds.

  3. Todo as vezes que vejo um brinquedinho desses em ação, me vem à mente as áreas amplas da arquitetura de Brasília… Estranha associação!!!… Por quê será?!?… hehehehe… A propósito, é fato que, algumas tropas especiais das nossas FA’s contam com alguns exemplares de fuzís em cal.50 (acho que são os M-107 e/ou M-82) em seus inventários… Mas, que eu saiba, nenhum desses AS-50 figuram em nossos arsenais… QUE PENA!
    🙁

  4. Fábio, você está equivocado, as nossas FAs (leia-se: EB e CFN, se não me engano) possuem sim, alguns Rifles antimaterial em cal. 12,7mm(.50)… Além é claro, de algumas quadrilhas de traficantes brasileiros que também possuem alguns desses “canhões portáteis”… Informe-se.

  5. Estejam certos de que todas as nossas forças armadas investem muita grana nas equipes especiais SECRETAS de elite. Pois são homens que provaram ser “super-homens” Então, isto aí é nada. Estão com os melhores equipamentos possíveis e agindo nas escondidas. Tomara que à favor da pátria. Que é no que acredito.

  6. Os russos ja tinham uma .50 .Depois a Barette fez uma que aparece em qual quer filminho hoje em dia .Uma solução eficaz e barata .Um homem com uma grande arma ,protege toda uma companhia estando bem localizado ou destrói um comboio de caminhões ou jipes a longa distancia .O Brasil tem algumas destas os F.E e os Comandos.E a .50 russa ja foi encontrada nas favelas do Rio de Janeiro a pelo menos uns seis anos atras .

  7. Estava pensando em criar um rifle Dandolo 30 mm, para destruir CC pela lateral e retaguarda. O que vocês acham ?

  8. Ainda prefiro a M82A3. Tem o mesmo poder destrutivo porém mais leve e com carregador de 10 tiros contra 5 da AS50.

  9. Uma vez, em uma exposição do exercito em Porto Alegre, um soldado me falou que é proibido asar uma .50 contra tropas desprogidas. É verdade?

  10. Infelizmente nem é possível ter essa arma no Brasil – e as pessoas tem que se contentar só com fotos e vídeos. Mesmo assim meus parabéns pelo texto.

  11. “R22” concordo plenamente com você. O Barrett M82a3, junto com todos da série são realmente armas anti-material muito boas. Usando a munição explosiva-perfurante Raufoss Mk211, é que a coisa fica ainda melhor.

Comentários não permitidos.