Itália pede a Brasil que comissão avalie caso Battisti

Por Catherine Hornby

A embaixada da Itália em Brasília pediu formalmente às autoridades brasileiras a ativação de uma comissão permanente de conciliação para analisar a decisão do Brasil de não extraditar o ex-ativista Cesare Battisti, afirmou o Ministério das Relações Exteriores italiano em comunicado na sexta-feira.

“Por instruções do ministro do Exterior, Franco Frattini, a embaixada italiana em Brasília requisitou formalmente às autoridades brasileiras a ativação da comissão permanente de conciliação, conforme previsto pela Convenção entre a Itália e o Brasil de 1954, e expressou a intenção de se referir a tal comissão sobre a não-extradição de Cesare Battisti”, disse o comunicado.

A chancelaria italiana destacou que “a Itália está determinada a dar todos os passos necessários para buscar o reexame da decisão de negar a extradição de Cesare Battisti”.

Em 8 de junho o Supremo Tribunal Federal decidiu manter a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar para a Itália o ex-militante de esquerda condenado por assassinatos cometidos na década de 1970, e ordenou sua libertação imediata.

O governo italiano insiste que, ao libertar Battisti, o Brasil violou as normas previstas em um tratado de extradição firmado entre os dois países. Em protesto, Frattini decidiu chamar de volta temporariamente o embaixador italiano em Brasília para consultas.

No fim da tarde de sexta-feira, o Itamaraty confirmou que recebeu o pedido da embaixada italiana. Segundo a chancelaria, o acordo com a Itália prevê um comitê formado por três membros, sendo um indicado pelo Brasil, um pela Itália e outro por consenso entre os dois países.

A nota do Ministério das Relações Exteriores italiano informou que o país europeu já indicou o seu representante. O Itamaraty, no entanto, disse que não há um prazo para o Brasil apontar o seu integrante.

Pelo acordo, caso os dois países não cheguem a um consenso sobre o terceiro membro, ele será escolhido após sorteio entre os quatro integrantes do tribunal de arbitragem internacional.

O Itamaraty não fez mais comentários sobre o pedido do governo italiano e se limitou a repetir o que o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, vem afirmando sobre o caso: que o episódio não afetará as relações bilaterais.

A comissão de conciliação tem quatro meses para se manifestar sobre o assunto. Caso as conclusões da comissão sejam rejeitadas, abre-se caminho para que a Itália recorra ao Tribunal de Haia, o tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece a eventual responsabilidade dos Estados por violação do direito internacional.

Fonte: Reuters

24 Comentários

  1. Para disfarçar sua crise o governo italiano vai longe, mas é puro circo o supremo já julgou e nada e nem ninguém vai mudar isso. Acho que ta na hora do governo italiano encontrar outro problema para disfarçar sua incompetência.

  2. Nossas leis,nossa constituição e nossa soberania não podem e não serão legisladas pela Italia e nem por outro pais qualquer.A propria Italia radicalizou nas manifestações politicas e ate populares agora Mama a vaquinha foi pro brejo e a polenta deu mofo.Se rasguem porque eu duvido que o governo Brasileiro ceda a pressões.Este caso ja tomou outras proporções e a meu ver é irreversivel.

  3. E ninguém cala esse chororô… chora os carcamanos…

    Más eles não iriam à Haia contra o Brasil???
    Não seriamos humilhados nas Cortes Internacionais, como prega a grande mídia e os espíritos de porco de plantão???

    Agora vem com o rabinho entre as pernas querendo conversa.
    No campo da diplimacia bilateral podemos e devemos converar, quem sabe um pedido de desculpa formal do governo facista de Berlusconi.

    Manda o Battisti logo… e em troca os Mangustas, as FREMM Italianas e os BlackSharks com ToT, já que a França não deveria se opor ao “parceiro”.

  4. O problema aqui chama-se Berlusconi… Que a Itália resolva-o. Certo ou errado o Brasil já definiu, queiram ou não Battisti fica. Não gosto, mas é ponto final. Cabe aos italianos, como coube aos brasileiros, acatar a decisão mesmo não agradando.

  5. E ISTO AEEEEE maluquinho ,CONCORDO COM VC QUE SE DANE A ITALIA, Nossas leis,nossa constituição e nossa soberania não podem e não serão legisladas pela Italia

  6. Sinceramente foi patético essa decisão do STF,primeiro resolveu extraditar o Battisti mais o Lula ia dar a palavra final,depois disse que o Lula enrrou em não extraditar.

  7. A estória do nú falando do mal vestido…Pra mim soberania fosse outra coisa…Dar guarita pra esse camarada, não ganhando nada,é soberania pelas avessas, e nossas fronteiras que é só atravessar à rua e ir para outro país e comprar armas, pó, cigarro e tudo o que quiser e voltar como se nada acontaceu, é o quê? Decidiu tá decidido, más que foi uma CAG..DA foi…me desculpem.SDS.

  8. Ate hoje eu nao entendo porque o Brasil nao devolveu esse pepino a Franca, de onde ele fugiu na epoca,para entrar no Brasil. Uma vez preso no Brasil, freta um aviao e desova o individuo em Paris 10 horas depois. E tao facil, mas o Brasil se ferrou nessa. Nada a ver com soberania. E fugitivo, entrou no Pais ilegalmente, e procurado por Pais amigo, condenado pelo mesmo, entao porque o Brasil do barbudinho mordeu essa. Nao entendo.

  9. Não creio que sejam dois países muito amigos como alguns falaram, se fossem muito amigos Cacciola teria sido entregue para o Brasil no seu momento.

    Espero que o Brasil coloque esse caso, o mais dificl que possa para os italianos.

  10. Os italianos deveriam ser mais pragmaticos. Enviem um agente ou mafioso e liquidem o cara.
    No Brasil turistas estrageiros são assaltados e mortos toda hora. Só seria mais um.
    Se os italianos não fizerem, que algum brasileiro que faça, salvando a cara dos paises.

  11. O Brasil(digo Lula, e cia..)errou feio em insistir em manter esse cara aqui, isso é um fato. Agora a Itália que se dane..nós até hoje não esquecemos de Salvatore Cacciola passeando de motinha e morando em ap. confortável mesmo após ser condenado por crime no Brasil e com pedido de prisão pela Interpol..só foi preso em Mônaco porque é burro e saiu da Itália; senão estaria até hoje comendo pizza e passeando em Roma. Eles que se danem, sempre nos trataram como segunda classe agora que estão falidos vão rastejar pelas portas dos fundos do Itamaraty pedindo pra conversar.Certo ou errado apoio meu país e pronto…( Se fosse ao contrário eles nem nos responderiam..)

  12. O Brasil deveria devolvê-lo, mas deve-se fazer isso com calma, para não demonstrar que estamos fazendo isso por pressão italiana, mas por percebermos que ele é problema italiano.

  13. to achando que esse Battisti sabe de mais.

    Não iriam fazer tanto exame só por causa um cara que matou 4 pessoas nos anos 70….é muita fumaça pra pouco fogo.

    To achando que tá rolando alguma coisa por baixo dos panos e o governo Brasileiro descobriu, por isso não querem mandar o cara.

  14. rapaz!! realmente esse cara deve saber de alguma coisa bem interessante e muita gente no brasil quer ouvir dele!particularmente eu acho que ele era só mais um militante de esquerda q criou coragem e fez o q qualquer cidadão q ve seu pais cheio argentes estrangeiros manipulando as massas (como é feito no Brasil até hoje)deveria fazer!
    independente de lado politico , orientação partidadria ou coisas do tipo!

  15. O POPULISMO À ITALIANA
    .
    .
    A direita italiana está dando um contorno a este problema muito valor,tal situação deveria acontecer sem muito holofote,más o que se pode esperar de uma governo fascista e corrupto de Beluscone?
    .
    O bandido tem mais espaço a impressa italiana que a crise econômica,”atoleiro”,em que a Itália se em contra.
    .
    OBS-Beluscone é um magnata que tem muita influência na impressa italiana

  16. TA ESPLICADO TODO ESTE PASTELÃO À “PARMEGENA”
    Moody’s estuda revisão de nota da Itália
    .
    .

    “(…)O alerta da Moody’s vem depois de duas derrotas eleitorais do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que abalaram ainda mais a credibilidade do governante – já comprometida pelos escândalos sexuais em que esteve envolvido recentemente.(…)”

    .
    .
    http://noticias.r7.com/economia/noticias/moody-s-estuda-revisao-de-nota-da-italia-20110617.html

  17. Fico lendo alguns comentários aqui e, alguns me faz lembrar como o brasileiro tem memória curta. Parece que ninguém lembra do banqueiro Salvatore Cacciola, a Itália se recusou a extraditar o Criminoso Salvatore Cacciola, e o fez quando Battisti ja estava em solo tupiniquim. O Brasil não fez esse choramingo que a Italia esta fazendo, muito menos humilhou a Italia como a mesma fez com o Brasil, rebaixando-nos a republiqueta de 3° mundo! Fico impressionadíssimo como as pessoas se poem a esculachar as autoridades sem ter a mínima noção do processo politico que envolve o caso Battisti.

Comentários não permitidos.