Submarino "Timbira" atravessa o Canal do Panamá

http://i.pbase.com/g5/64/585764/2/119178036.Sf8sYdP4.jpg

https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/17062011/img05/1.jpg

O Submarino “Timbira” cruzou o Canal do Panamá, no dia 24 de maio, em cumprimento à sub-rota da comissão em direção ao Peru, onde vai participar das comemorações em homenagem ao centenário da Força de Submarinos daquele país. O trajeto foi transposto pela última vez, na década de 60, quando a Marinha do Brasil recebeu os submarinos da classe “Guppy”.

Após ser autorizado a adentrar o quebra-mar de Crisóbal, no Atlântico, o “Timbira” cruzou o Lago Gatun, o Corte de Gaillard, a Eclusa de Pedro Miguel, o Lago e os Diques de Miraflores, movimentando-se dentro das eclusas com suas próprias máquinas até descer ao Oceano Pacífico.

Toda a travessia foi acompanhada, ao vivo, pelo Comando da Força de Submarinos, com o uso de sites do Canal do Panamá e do Sistema de Identificação Automática.

https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/17062011/img05/2.jpg

Segundo o Comandante do “Timbira”, Capitão-de-Fragata Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, a travessia foi um sucesso e uma oportunidade única de adestramento. Segundo ele, a comissão tem gerado muitos benefícios à tripulação do navio. “As atracações em portos de Marinhas amigas permitem a troca de experiências em diversos âmbitos do campo operacional”, declarou o Comandante. O planejamento de comissões de longa duração, a execução do apoio logístico em ambientes operacionais distintos e a condução de longos períodos de trânsito, são alguns exemplos.

O submarino seguiu rumo à cidade de Guayaquil, no Equador, último porto no trânsito até Callao, Peru, onde vai participar dos eventos alusivos ao Centenário da Força de Submarinos Peruana.

Fonte: Marinha do Brasil

4 Comentários

  1. Eu gostaria mt q tivessemos + uns 10 subs = ao timbira, q p mim está mt mal armado..são bonitos, rápidos, eficiêntes, mortíferos e sabemos como produzir os mesmo e cada x melhores, o estamos esperando?Tempos melhores, isso ñ existe, temos de fazer o tempo melhor.Sds.

  2. Enquanto nossos Subi Nuclear não chega mas esta indo de vento em Pupa com a Usina Nuclear em SP logo logo os Scorpène Vem ai só questão de tempo mas ta indo de vendo em Poupa

  3. meu caro Jefferson, nem tanto nesta euforia aqui no nosso país as coisas andam a passos de tartaruga e não se pode crer em tudo que lemos por ai, isso é um fato.Contudo mais cinco desta classe, mais cinco Scorpène e mais uns tres nucleares ja daria uma boa esquadra de submerssivel. sonhar não faz mau pra ninguem. Rsssssss.

  4. Meu caro Calheiros Onde eu li sobre a Usina Nuclear para o Submarino foi aqui no Plano Brasil se é que vc tenha visto oq eu li mas oq é Melhor uma subi Francês ou um submarino americano Topeka SSN-754 ou Um U-576 Alemão

Comentários não permitidos.