“Mistral”: Rússia e França assinam acordo

http://www.servir-et-defendre.org/armees_francaises/materiels_des_armees_francaises/batiments_d_action_amphibie/batiments_de_projection_et_de_commandement/bi_bpc-mistral_1.jpg

Rússia assinou com a França o acordo sobre a compra de dois prota-helicópteros “Mistral”, informa a agência RIA Novosti. O documento foi assinado em São Petersburgo com a presência do presidente russo Dmitri Medvédev.

Em finais de dezembro de 2010 a Rússia e a França declararam oficialmente que o consórcio da Corporação Unida de Construção Naval (CUCN) e DCNC construiria dois navios do tipo “Mistral” em Saint Nazaire (França) e dois pela licença na Rússia.

O acordo intergovernamental sobre a compra dos porta-helicópteros foi assinado em 25 de janeiro. O momento mais discutido ficava a transferência à Rússia de dois sistemas de gerenciamento do padrão OTAN: o sistema de combate de informação e controle Zenith-9 e o sistema de comando de gerenciamento de conexão (frota) SIC-21.

O porta-helicópteros universal “Mistral” de deslocamento de 21.000 toneladas e cumprimento máximo do corpo de 210 metros é capaz de atingir a velocidade de até 18 nudos. A tripuilação consiste de 160 pessoas, e adicionalmente o navio pode aceitar mais 450. O grupo aéreo inclui 16 helicópteros, 6 dos quais podem estar simultaneamente no deque de decolagem.

Fonte: Voz da Rússia

13 Comentários

  1. Como funciona os acordos bilaterais entre países sérios, com tradição de defender os seus minérios, à sua educação, à sua segurança, em fim, a sua Liberdade. Por que quando aniquilada, ficam impossível de voltar à pensar em Defesa. Olha à Argentina, à líbia.
    Eles, sentam pra conversar, analisar, assinar o contrato e antes de um ano começam à trabalhar no Projeto Firmado Concretamente. Nações que pensão no seu futuro, em sua defesa, em sua pátria. É assim que queremos ver o Brasil, sério sem devaneios, pesquisar o que pode e, em “join adventure” concretizá-los às ambições tecnológicas com intuito de uma Defesa Nacional Verdadeira aos nossos interesses.
    Falta nós gestores competentes e uma dinâmica com maior transparência. Assim, poderemos pensar em Dissuasão à nível do hemisfério sul.

  2. Taí algo de bom que a tal “parceria estratégica” com a França poderia nos fornecer.

    3 dessas belezuras sairiam por 2,5 Bi U$D, pouco para um país que tem um PIB quase MIL vezes esse valor.

    Isso nos daria condições de defender o pré-sal e a amazônia azul. Além de ajudar nas missões humanitárias da ONU, como o Haití por exemplo.


  3. vai ficar ancora perto do canada…

    a famosa controversia da extensão do plataforma continental russa.. bla bla bla

    O Canada ja pode fazer parceria com os hermanos malvinescos..rsrs… nunca será… jamais…rsrsrs

  4. Imagine a Rússia com 2 Mistrais e 16/30 Heliss de atack e combate a subs no mesmo + os seus Yak 41 q e bem superior aos sea herrier ingles..? seriam quase q Imbatíveis…Temerário bater de frente c os mesmos. sds.

  5. O YAK-141 nem terminou de ser desenvolvido. Os russos vão usar diversos tipos de helicópteros, inclusive uma versão naval do KA-52.

    O Mistral não é apenas:
    Um porta-helicópteros
    Um navio de desembarque de tanques e tropas
    Um navio-hospital
    Um posto de controle

    O Mistral é tudo isso.
    Parece que certas tecnologias sensíveis podem não ser transferidas à Rússia, ao mesmo tempo que os russos vão colocar seus equipamentos. Provavelmente vão armar bem o bichinho.

  6. carlos, o freestyle nao é viavel no mistral. sim, ele é uma excelente aquisação, tanto pro br quanto pra russia. mas assim, olhando direito, agente sabe q a russia nunca conseguiu fazer um porta-avioes tao eficiente quanto os ocidentais, e devido a falta d grana, o mistral vai ser como s fosse um dizer “estamos aq, nao temos porta-aviões, mas somos poderosos”. abraçs

  7. concordo com voces foi uma excelente aquisição da russia. alias o brasil possui um contrato com a DCN seria uma grande oportunidade para adquirir pelo menos uns quatro desses para proteger nosso mar territorial.pelo visto a russia continua a mesma!sempre se confrontando com a otan em materia de armamentos!!!!!

  8. Gente está escrito na END que o Brasil pretende, é claro so pretende adquirir em torno de tres navios multi- propósito, ou melhor multimissão tal qual o Mistral francês, esperamos até o proximo século quem sabe num virá um de segunda mão ja bastante usado, assim se cumprirá a promessa do nosso tão propalado MD. Dinheiro tem, o que falta na verdade chama-se de patriotismo e responsabilidade para com os brasileiros.

  9. na realidade cavalheiros são 4 mas entendi oque vc falou,até porque 4 é entorno do 3,só quis ser mais especifico,ñ gosto do mistral porque ele ñ tem a rampa skyjump e que é util vai saber oque pode acontecer numa guerra e porque ele leva menos pessoas que o juan carlos( esqueci o nome de verdade ñ lembro se é julian carlos) mas enfim flws………

Comentários não permitidos.