Brasileiros criam solvente universal, que dissolve quase qualquer coisa

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010160110615-donnici.jpgUniversol

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram e depositaram pedido de patente de um composto que dissolve praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico.

O agente resolve um problema antigo ao ser capaz de dissolver sem alterar a composição química da substância.

A dissolução é um passo essencial para a análise de amostras, usada para avaliações de controle de qualidade ou da presença de componentes inorgânicos ou orgânicos, tóxicos ou não.

Os autores da descoberta são os professores Claudio Luis Donnici e José Bento Borba da Silva, do Departamento de Química da UFMG.

A substância, registrada com a marca Universol, está pronta para ser aplicada e ter sua tecnologia transferida a empresas que desejem produzir e comercializar o produto em larga escala.

Solvente universal

Segundo Donnici, o Universol é útil, por exemplo, para mostrar se um cosmético ou um alimento contém metal pesado, ou se a casca de uma árvore a ser utilizada para produzir um medicamento está contaminada com metais ou substâncias tóxicas.

“Ele também dissolve rapidamente carnes, unha, cabelo, pele, sementes, cereais ou qualquer outra matéria orgânica”, comenta o professor.

Segundo Donnici, o composto é um agente solubilizante simples, eficiente e reprodutível, que dissolve praticamente qualquer tipo de amostra em um tempo que varia de um a 30 minutos. “Por isso pode ser considerado um agente solubilizante praticamente universal”.

Outra vantagem do solvente é promover a solubilização à temperatura ambiente e, em quase todos os casos, sem necessidade de uso de métodos adicionais, como ultrassom e micro-ondas.

“Apesar do seu enorme poder solubilizante, o Universol é um reagente seguro, que pode ser manipulado sem complicações em qualquer laboratório e com a utilização de frascos de vidro ou de plástico (tipo eppendorf) comuns”, informa.

Solubilização rápida

Claudio Donnici ressalta que outros agentes conhecidos de solubilização demoram cerca de 12 horas para dissolver, por exemplo, amostras de unhas ou de fios de cabelo, enquanto o Universol realiza essa solubilização em cerca de 30 minutos.

“Com o desenvolvimento desse método, mais simples e adequado para preparação de amostras, evitam-se dissoluções ácidas, extrações e outras dificuldades para o uso de técnicas espectrométricas de análise química, tornando-o mais viável para análises de grande quantidade de qualquer tipo de amostras para avaliação da sua composição química, especialmente quanto aos componentes inorgânicos”, explica.

A equipe realizou testes com diversos materiais e demonstrou a eficácia do agente em alimentos, desde bebidas a cereais a sementes; em qualquer tecido animal ou vegetal; amostras minerais e inorgânicas ou biológicas, a exemplo de cogumelos, insetos e microrganismos, bem como em resíduos biológicos e materiais petroquímicos da área de cosméticos, o que possibilitou a realização de testes cromatográficos e espectrométricos, para análises das mais diversas.

“O grande trabalho foi mostrar o escopo e a confiabilidade da técnica para os mais variados tipos de amostra”, informa Donnici.

Simplicidade impressionante

Donnici conta que os estudos foram patrocinados por um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), cujo objetivo era consolidar estudos ambientais avançados.

“A intenção era estabelecer novas tecnologias científicas e computacionais para o monitoramento ambiental e análise de poluentes. Dentre as várias descobertas realizadas nesses anos de pesquisas, destacamos o desenvolvimento do Universol”, comenta.

“O problema preliminar de análise química orgânica ou inorgânica dos mais diversos materiais é obter a total dissolução das amostras, com a formação de soluções homogêneas, de modo a não alterar sua composição química”, esclarece.

Donnici revela que a equipe ficou impressionada com o que descobriu, uma vez que a composição é relativamente simples e barata, “de alta eficiência e rapidez e de escopo e aplicabilidade enormes”.

Fonte: Inovação Tecnológica

16 Comentários

  1. Como sempre comentamos: Brasileiro tem muita capacidade, me orgulho disto. Na contramão, estão os políticos fanfarrões que fazem leis “porcas” e não resolvem problema algum, pior, criam problemas. Junto com eles segue o judiciário que aplica a “porcaria”. Vejam o cúmulo destas últimas semanas: só se fala na prescrição de crime e o réu fica livre. O judicário é lento, gasta uma fortuna e não pune ninguém. Enquanto isto onde esta o investimento em educação e tecnologia? Este invento, tenho certeza, vai trazer muito recurso financeiro. Não sei como fica a questão “royaltes”? Quem ganha? Universidade e cientístas? Ótima notícia.
    Solução seria acabar com Senado, O dinheiro gasto com o Senado pode ir para educação e pesquisa. O Senado é do tempo do conservadorismo, não faz mais sentido ter este gasto, os deputados é mais que suficiente, todos já são grandinhos e crescidinhos. Além do mais Senado é só para criar ato secreto.

  2. “Ele também dissolve rapidamente carnes, unha, cabelo, pele, sementes, cereais ou qualquer outra matéria orgânica”, comenta o professor”

    se jogar numa pessoa, oque acontece?

  3. É verdade. Vejam o meu caso, que deseja produzir inovações mas não encontra espaço … O Brasil precisava ser fechado para balanço. Começar tudo da estaca zero.

  4. João_Menegel: se jogar numa pessoa, oque acontece?

    Espera 30 minutos, de um lado muitos litros de agua, do outro um monte de bosta. ahuahuahuha

  5. Taí, o senado p mim e uma isntituição desnecessária, basta os Deputados federais, e parabéns ao n cientistas, c tão pouco fezem o diabo, imaginem c um pouco + de grana?O n caça tupiniquim ,o VLS já seriam realidade e até o sub nuck…Sds.

  6. Quem asistiu os filmes de ficção, vao lembra do filme o predator jogando um liquido azul que disolver tudo que encosta nele, iso for utilizado em mãos erradas seria uma arma militar de grande potencial, admiro que as autoridades deixaram patentear isso! estou surpreso.

  7. ja ja vem o AD (aloprado dandolo) .. dizer que tem uma ideia de criar … a agua desidratada (em pó) ..rsrsrsrsrs

  8. O Brasil é uma potência !

    Quando eu disse que se investíssemos maciçamente na educação em todas as etapas do ensino , construindo em cada Estado , pelo menos uma universidade igual o ITA , o IME , a USP , UFMG , UNB entre outras e cursos técnicos aos milhares em praticamente todas as cidades do Brasil que comportasse tal investimento , agregando os índios e os povos da floresta , em no máximo duas décadas , seríamos a 3ª maior potência do planeta !
    Econômica e militarmente , alguns duvidaram e disseram que era sonho ou algo parecido .

    O brasileiro é o povo mais desenvolvido intelectualmente e cada brasileiro é como o MacGyver , sem recursos e sem apoio nenhum , damos nó em pingo d’água !

  9. henrique eu concordo com você, o nosso Brasil precisa de uma revolução urgente, acabar com aquele ninho de ratos que dizem que fazem algo pela sociedade,mas no fim sempre aparece na mídia um levando dinheiro na cueca na meia, super-faturamento em obras, cargos de confiança por partidos isso tudo tem que acabar!!!!!

  10. “… Oh dia, oh, Céus, oh, azar …”
    ——————————–
    Apesar da boa noticia , só vejo as pessoas reclamando e se lamuriando, parece um vício derrotista…
    .
    No computo geral o Brasil vai bem, más uma visão direcionada (e condicionada…) a só enxergar o mal, efetivamente, é só o que vai ver!
    .

  11. É moda, desde sempre, falar mal dos políticos e da politica. E com mais do que justificadas razões…más os políticos continuam aí; e sempre continuarão, só mudando na forma, porque os ser humano é “politico” e faz politica e conspira, como respira… todos nós, desde o berço, conspiramos e fazemos política, com nossos pais ,família, amigos e inimigos, vizinhos, a favor de quem simpatizamos e contra quem não gostamos…Alias, os políticos que aí estão, foram todos eleitos por nós!
    .
    A politica é mais do indispensável ,é indissociável da natureza humana. É claro que existem limites éticos e morais que separam a boa política da má política e que sem fiscalização e cobrança, a tendencia é a má e corrupta política predominar. Más colocar todos o políticos no mesmo saco e querer elimina-los, além de estupidez, é impossível, teríamos que exterminar a humanidade inteira…

  12. Tudo isto e muito bom,prova que nos brasileiros temos que acreditar mais em nos,mas sera que este super solvente e capas de desolver a cara de pau,mau carater,safadesa de nosssos politicos.

Comentários não permitidos.