O Reino Unido não poderá fazer nada caso a Argentina retome as Falkland

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2011/06/14/article-2003154-0C8C6C8D00000578-835_306x423.jpgO comandante da Força-Tarefa britânica durante a guerra das Falklands/Malvinas alertou que os cortes no Ministério da Defesa do Reino Unido farão com que o país não possa responder em caso de retomada do arquipélago pelos argentinos

O almirante Sir John “Sandy” Woodward disse também que os Estados Unidos da América já tinham pouco interesse em apoiar a Grã-Bretanha em qualquer conflito uma vez que uma Argentina mais estável seria mais importante para o Departamento de Estado dos EUA.

Em uma carta ao jornal ‘The Daily Telegraph’, Woodward disse que Washington estava pressionando para o estabelecimento de negociações sobre a soberania das ilhas e que “elas já são chamadas de Malvinas pelos EUA”.

Com o fim da Guerra Fria e a emergência de potências asiáticas, a OTAN e a Grã-Bretanha não são tão importantes para Washington, que em 1982 desempenhou um papel importante no fornecimento de informações de satélites e mísseis para as forças britânicas.

“Não podemos mais contar com o apoio do Pentágono para ajudar-nos a manter a soberania dos territórios britânicos e defender os seus cidadãos”, escreveu ele.

Se forem confirmadas as prováveis reservas de petróleo ao redor das ilhas, então a pressão da Argentina em partilhar as riquezas será imensa.

Os EUA apoiariam uma “acomodação” da Argentina, pois está em acordo com os seus interesses nacionais e contribui para a estabilidade na região. “Isso nos diz muito claramente que lado o vento está soprando”. A Organização dos Estados Americanos (OEA), um espaço de debate para o norte e sul-americanos, na semana passada aprovou uma declaração pedindo a retomada das negociações entre o Reino Unido e a Argentina sobre a “soberania” das Ilhas Malvinas.

A administração do presidente Barack Obama também deixou claro no início de 2010 que iria apoiar as chamadas para as conversações sobre as ilhas, quando a comissão da OEA aprovou a utilização do termo “Malvinas”, em vez de “Falklands”.

Woodward disse que com as Forças Armadas já “bastante comprometidas” no Afeganistão e na Líbia e a Marinha drasticamente enfraquecida depois da revisão do ano passado, “a resposta parece ser que nós não podemos fazer absolutamente nada em ceder às pressões dos EUA”.

O almirante de 79 anos, comandou uma força-tarefa composta por dois porta-aviões, uma dúzia de fragatas e destróieres, quatro submarinos e um total de 100 navios de superfície, juntamente com 25 mil soldados para retomar as Ilhas Malvinas em 1982.

Mas a Royal Navy não tem mais porta-aviões, perdeu sua força de jatos Harrier e viu sua frota de navios de guerra cortada pela metade na última década.

As ilhas estão protegidas por uma força de mais de 1.000 soldados com uma companhia de infantaria blindada e quatro caças Typhoon e uma única fragata. No entanto, os Typhoon não tem capacidade anti-navio ou anti-submarino.

Em carta obtida pelo ‘The Daily Telegraph’ no ano passado Liam Fox, o secretário de Defesa, advertiu o primeiro-ministro de que as defesas da ilha se tornariam frágeis, tendo em vista os cortes previstos pelo Strategic Defence and Security Review (SDSR).

Ele disse que a retirada dos Nimrod MRA4, aviões de reconhecimento marítimo, poderá “limitar a nossa capacidade de implantar rapidamente forças marítimas em zonas de grande ameaça, e excluir um elemento do nosso plano de reforço das Malvinas”.

O último dos Nimrods foi destruído em Março passado, após a revisão do orçamento.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse: “As afirmações de que as Ilhas Malvinas poderiam ser tomada sem uma luta são completamente infundadas. A guarnição corrente nas Ilhas Malvinas é muito maior em escala e tem uma maior capacidade do que em 1982 e juntamente com nossa capacidade de transporte aéreo. ela pode ser reforçada rapidamente. ”


Fonte:
The Telegraph via Poder Naval

31 Comentários

  1. E O PAPAI NOEL EXISTE!… Hehehe… O quê não precisam alegar os “chefes” das FAs de diversos países – principalmente no Brasil – pra convencer seus governos à liberar umas “verbinhas” extras pra equipar decentemente os seus meios militares de dissuasão…
    PS.: … Alías, recomendo as FAs argentinas que usem do mesmo discurso do “colega” britânico pra convencer a sua presidenta a investir nas próprias FAs, que diga-se de passagem, estão “entregues as baratas”…
    🙂

  2. “Washington, que em 1982 desempenhou um papel importante no fornecimento de informações de satélites e mísseis para as forças britânicas.”

    Isso quando os EUA tinham assinado um acordo com os países da America do Sul que não forneceria armamento para uma nação que estivesse em guerra contra nós do continente americano, mas americanos respeitam o que assinam né? Papo furado pra enganar Zé Ruela isso sim, o governo dos EUA só respeitam acordos que a eles são vantajosos, isso a história já provou inúmeras vezes, mas tem gente que gosta de se enganado ou seria enganar?

    Quanto aos ingleses se suas forças não estão no seu auge as da Argentina não existem qualquer “peido” inglês destruiria as forças armadas da Argentina sobre isso eles não precisão temer.
    Se as Malvinas serão devolvidas para a Argentina isso só se dará por ações diplomáticas, pois o governo patético da mesma é incompetente para organizar forças militares condizentes as suas necessidades.

    sds

  3. Quer dizer que o arquipelago não é essencial aos EUA que sigam Britanicos né mesmo rsrs rsrs Essa declaração do Almirante Ingles soa de duas formas apesar do contigenciamento Britanico.Ou buscam atrair a Argentina para a arapuca ou visam um alvo bem maior o proprio Brasil.As Malvinas são ultra-estrategicas ate mesmo a Otan.Servem não somente a hegemonia militar do Atlantico Sul mas tambem ao controle de transposição ao pacifico,indico e oceania,alem de serem base avançada de intervenção no continente sul da America.Outrora eles tiveram assessoria logistica Americana e penso que hoje contariam ate com uma intervenção direta dos EUA.Ate acredito que poderiam seder o arquipelago a posse da Argentina mas condicionado a permanencia de base militar Britanica ou mesmo Americana.Simplesmente sairem de la eu duvido e pago pra ver.

  4. É, esses caras devem ter ações de companhias de armas. Estão doidos por uma guerrinha para entupirem os bolsos de dinheiro. Ficam cantando a Argentina para ver se os bobos caem na conversa.

  5. isso tá me cheirando a “conversinha” pra americano e Inglês ver…hauhahaha….talvez americanos e ingleses estão tramando algo para a Argentina cair e eles ganharem mais dinheiro vendendo armas e arrancar verbas gordas de seus governos, infelizmente, a coitadinha da Argentina, pode pagar o pato.

    Brasil que se cuide, o gigantão da américa do Sul está sem proteção.

  6. Que mania de dizer que as Falklands são da Argentina, so porque estão perto da costa deles, os Ingleses estão ali a 150 anos, desde a época imperial brasileira.

    Aquelas ilhas são mais inglesas que a libra.

    Não sei porque o Brasil apoia a Argentina nesse tema, isso não nos concerne, o que nos concerne e que temos direito por defrontação a uma parte da Antartida e nunca nos preocupamos de fazer valer o mesmo direito que outros países usam para solicitar o seu pedaço.

    Não solicitamos a nossa Antartida, n$ao defendemos nosso mar, e não ocupamos nossa floresta, começo a pensar que esse país é demasiado pra nossa mediocridade

  7. Nenhuma notícia deverá ser considerada desprezível ou de segunda linha, porque a história segue uma trilha, uma notícia desprezada nos tira a oportunidade de vê-la ou pior ainda, participar dela. Guerras, como nas revoltas do Oriente Médio, começam nos tempos de hoje pelos meios de comunicações independentes, e as guerras travadas nos meios de comunicações independentes dão uma oportunidade aos sensatos de tentar anular a guerra real antes que vá para os campos de batalhas também real.
    É a história de hoje.

  8. Ah sim os Argentinos vão tomar novamente as Falklands com seus A-4 e Mirage III…. asdhuasuhduhauhauhasduhasduhasduhas!!!!!!!!!

    []’s

  9. Nick,
    depois do que o cara falou sobre os Typhoon, acredito mais em A-4 e MirageIII
    Todos nos sabemos que os A-4 pode fazer contra uma esquadra… ainda mais voando a meio metro de altura,,,kkkkkkkkk

  10. é tudo um jogo só balela,ele quer é mais grana para a area militar,só isso é que lá tão cortando tudo tambem,e se os argentinos forem doido,até que são meio,né ai entram nesta fria,é uma fria,e diser que os americanos não tão nem ai,jogo duplo,querem mais armamentos,e que a argentina parta para cima para perder seu direito.

  11. Os britãnico não deixaram as Malvinas sem uma boa luta,os caras são determinados.
    .
    Como dizia o presidente na época da ditadura militar no Brasil,João Baptista Figueredo_“os ingleses irão às Malvinas nem que seja à nado”!.

  12. GIL meu caro acertas-te na olhota da meiuca rsrs rsrs Deus em sua perfeição e puresa de coração não usou de oniciencia quando fez o Brasil porque assentou no paraiso um indolente,complacente,covarde e prostituido povo mediocre rsrs rsrs Amiguinhos os caras todos estão apavorados pois a decadencia lhes corroe e muito embreve se não arrumarem algum motivo para desvirtuarem os pensamentos de seus contribuintes que logo logo começarão a lhes invadirem os castelos.Sarkosy tem pesadelos da linda Bruni estuprada ainda gravida.A Rainha sonha com a turba quebrando a cara ao arrancarem seu escalpo pois é peruca e Obama tem visões da turba radical invadindo a casa branca passando o rodo nas filhas e esposa e fazendo ele virar Mary lee.Eles buscam qualquer justificativa para porem os pézinhos no paraiso florescente de riquesas mil e póvos famintos e facilmente aliciados com governos prostituidos e entreguistas,a America do Sul,onde poderão saciar suas necessidades e obterem o mecessario para sairem da falencia.No Oriente Medio e na Asia tem a China e a Russia por traz como escudo e aqui temos o que?O Lulinha paz e amor contador de estorinha com a cara cheia de manguaça e Hugo Chavez o medieval libertador Albanizado rsrs rsrs Em 2032 teremos o necessario para patrulharmos nossa soberania e interesse rsrs rsrs em 2032 talvez não mais existiremos rsrs rsrs Se a hegemonia Ocidental não resolver a curto prazo sua decadente falencia a Europa Ocidental e os Estados Unidos da America se transformarão em palco de guerras civis.

  13. Gil, a Inglaterra tomou as Malvinas dos argentinos depois da independencia argentina, por volta de 1833.
    Com base no seu post, nos somos colonia portuguesa, as Malvinas – cujo nome vem de St Malo – são francesas e por aí vai.
    Um abraço.

  14. A população das ilhas Malvinas, é inglesa e não argentina, e isso vêm de muitos anos. Só espero que o Brasil não entre nessa furada, esse é um problema dos argentinos e devemos ficar bem longe, da arrogância dos hermanos imbecis.

  15. As Malvinas nunca foram da Argentina, assim como o território que conquistou pela força do Paraguai (Guerra da Tríplice Aliança). Os EUA também tomaram pela força boa parte do território do México. Bem … Duvido que os ingleses irão ceder as Malvinas para os argentinos. Não precisa de porta-aviões e de navios, mas de aviões que flutuam na água e de submarinos. Harrier são muito importantes e eles podem sair de submarinos.

  16. A presidente argentina, Cristina Kirchner, classificou na quinta-feira a Grã-Bretanha como uma “potência colonial grosseira em decadência” por ter se negado a discutir a soberania das Ilhas Malvinas, atualmente sob controle do governo britânico.

    “No século 21, (a Grã-Bretanha) segue sendo uma potência colonial grosseira em decadência porque o colonialismo é algo antigo, além de injusto”, disse Cristina, que pode buscar sua reeleição em outubro.

    Mas a Grã-Bretanha argumenta que apenas aceitará negociar a soberania das ilhas se os moradores do território desejarem. “Enquanto as Ilhas Malvinas quiserem ser território soberano britânico, permanecerão território soberano britânico, ponto final”, disse na quarta-feira o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, em resposta a uma pergunta no Parlamento.

    Cristina rejeitou seus comentários e os considerou “um gesto de mediocridade e quase de estupidez”.

    Guerra

    Quase 30 anos depois de os países se enfrentarem em uma guerra de 10 semanas pelas ilhas no Oceano Atlântico, o arquipélago continua sendo um forte símbolo nacional argentino, ao qual Cristina tem reiterado a reivindicação do país por sua soberania.

    A presidente argentina teve seu berço político na Patagônia, onde o sentimento nacionalista sobre as ilhas é bastante forte. No início da semana, Cristina entregou um documento nacional de identidade ao filho de um veterano britânico da guerra nas Malvinas, que nasceu nas ilhas, e comemorou sua decisão de pedir a nacionalidade argentina.

    As tensões diplomáticas pelas Malvinas aumentaram nos últimos anos com a exploração de petróleo em alto mar. Várias empresas de exploração de petróleo estão fazendo perfurações em águas próximas às ilhas, mas os testes ainda não mostraram se há volume suficiente de petróleo para justificar o investimento em infraestrutura.

  17. Que conversa fiada! Como se o sopro do vento ajudasse a Argentina a ganhar uma guerra! O tempo dos veleiros já acabou! O que se precisa é ter respaldo militar nestas questões.

  18. ataca argentina

    ataca argentina

    vai que é sua..rsrs……vão ser humilhados novamente…

    ingleses são guerreiros (vide a historia)…… por aqui.. conta a historia que so vencem na base do 5 contra 1 (paraguai que o diga) .. FATO !!!

  19. Hummmm guerra de dez semanas né rsrs rsrs ou seja se contarmos a invasão Argentina e a mobilização da força tarefa Inglesa ate o fim dos combates se deram 10 semanas né mas na realidade os combates na ilha duraram mais ou menos 24 horas.Quando os comandos Ingleses começaram a desmbarcarem ate o começo da noite tinha um monte de jovens soldados mortos e o restante em estado de choque chorando todos borrados rsrs rsrs

  20. Quanta gente aqui falando asneira….e cérebro p/ pensar???….conclusão: nenhum…….
    se a Inglaterra atacar a Argentina será o CAOS p/ nós……e os argentinos não saíram borrados não….se eles tivessem mais umas 2 dúzias de Exocet a Inglaterra é que tinha levado um “pau”…..p/ nós só interessa uma argentina forte e do nosso lado…..(nossa política tem que trabalhar por esse lado fortemente)

  21. Outro fato:Os ianks ñ são confiáveis, trairam o TIAR em 1982 a Argentina se findou + rápido graças a isso e a passagems aos iangleses dos códigos fontes dos misseis excet dos francos, onde esses caras foram francos?, p os corsários ingleses. Estão querendo e + grana p viabilizarem suas FAs nesses tempos de plena decadência e falta de dinheiro.Querendo criar um fato novo q justifique + money p eles.Sds.

  22. Conselho aos Britanicos:

    Mantenham o Batalhao de Ghurkas prontos e nao precisam de mais nada.

    Conselho aos Argentinos: promovam uma “invasao” de civis argentinas a ilha. Estamos falando de uma flotilha a la Dunquerque. Bota la na ilha 100 mil argentinos, todos civis,espalhados por toda a ilha, morando em barracas e acabou Port stanley. O que fariam os Inlgeses; afundarian barcos com mulheres e criancas? duvido. O plano e machiavelico mas os argentinos nao tem cao para a caca, portanto usam os gatos.
    Oferecm casa e comida e os desmpregados seriam voluntarios na hora. O novo Exercito Popular de Libertacao das Malvinas.

  23. Hoje a capacidade inglesa é mesmo débil, mas a Argentina está muito longe de ser a Argentina que invadiu as Malvinas. Apesar do enfraquecimento inglês, vejo também uma Argentina militarmente decadente e incapaz de orquestrar um ataque eficiente.

  24. Não se borraram não né rsrs e as clinicas cheias de jovens ex-combatentes que se urinavam nas camas e com ticks nervosos e esquisofrenias rsrs rsrs Essa politica de engordar cobras pra mais tarde nos picarem so cabe na cabeça do tolo Lula.D.João VI se não fosse boi conformado teria anexado a Argentina mas era covarde e não fez…Não interessa ao mundo ver o supridor de alimentos e o mais promissor mercado em chamas pois eles tem ate o talo aplicado aqui então sendo assim não nos afetaria nada um conflito agora nas Malvinas.Os Argentinos deveriam ter buscado o caminho do dialogo e foram vitimas de uma ditadura falida que primeiro cogitou declarar guerra ao Brasil e achou que seria mais facil do que guerrear com o Brasil retomar as Malvinas.Muitos de voces desconhecem fatos antigos e ate recentes que não se vincula publicamente e apenas opinam no que veem na midia e no que pensam.Hermanos,so se for de voces pois nem o meu DNA eles tem e nem mesmo podem ser chamados de amigos e sim de invejosos e trairas.

  25. A meu ver não importa o assunto e nem as pessoas mencionadas e deveriamos olhar a tudo primeiramente visando os interesses de nossa Patria e de nosso povo,sem ideologias e sem corporatismos.Embora a sociedade Brasileira hoje seja mais conscientizada politicamente ainda existe uma parcela de nossa sociedade que não consegue se emancipar do seculo passado e ainda vivem na inexistente guerra fria.Teem visão canina pois veeem a tudo somente em duas cores.Ou se é baba ovo de Americanos ou se é simpatizante de uma America Latina medieval Albanizada.Libertem-se de seus fantasmas pois a hora que nosso povo resolver tomar uma atitude passaremos a todos de direita e de esquerda a espada,pois visam beneficios ideologicos e corporatismos,não pensam primeiramente no Brasil e nos Brasileiros.

Comentários não permitidos.