Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete com sucesso

O primeiro foguete de treinamento (FTB) da Operação Falcão I foi lançado com sucesso na tarde de hoje (16/06) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Mais um lançamento está previsto para amanhã (17/06).

O objetivo principal da operação, que termina no dia 22 de junho, é permitir o treinamento das equipes técnicas nos procedimentos operacionais que envolvem o envio ao espaço de um veículo lançador de satélites (VLS), por exemplo.

Segundo o Coordenador-Geral da Operação, Tenente Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, o foguete atingiu seu apogeu a pouco mais de 34,426Km, e impacto a 22,4 quilômetros da costa, em alto-mar.

A Operação Falcão I faz parte de um projeto de quatro anos da Agência Espacial Brasileira para a produção de foguetes com tecnologia nacional.

Várias etapas precedem o lançamento de um foguete de treinamento. O pré-lançamento envolve a elaboração de um Exame de Situação Técnica e Logística, e um teste dos meios operacionais do CLA para a realização da operação. A etapa seguinte é composta do Ensaio Geral – que define os tempos de cada atividade – e os testes das cronologias simuladas e reais para evitar prováveis erros no lançamento real. A elaboração do Relatório Final da Operação encerra as atividades.

Os FTB tem comprimento total de 3,05 m, tempo de queima de 4s e um peso total de 68,3 Kgf. Na Operação Falcão I não serão levados experimentos a bordo em nenhum dos dois foguetes, embora haja disponibilidade de 5 kg de carga útil em cada lançamento, com possibilidade de transmissão dos dados via telemetria para as estações de solo. A duração do vôo, que compreende da decolagem até o impacto, está estimada em 2,5 minutos, com apogeu aproximado de 30 Km.

Etapas do lançamento

Fase de pré-lançamento – engloba a elaboração de um Exame de Situação Técnica e Logística, e teste dos meios operacionais do Centro para a realização da Operação.

Fase de lançamento – contempla o Ensaio Geral, as Cronologias Simuladas e Reais, incluindo o Lançamento do veículo FTB.

Fase de pós-lançamento – engloba a manutenção e preparação dos meios utilizados, para as próximas operações e, eventualmente, a desmontagem do foguete em caso de cancelamento da operação.

Fonte: CLA/Agência Força Aérea

13 Comentários

  1. ”Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete com sucesso”
    Notícias como essas nos deveriam dar orgulho,mas na verdade só nos traz decepção,principalmente como assistimos os avanços de outras nações cujo programa espacial é mais novo que o nosso e já se encontra em pleno sucesso!
    TODO RESPEITO AOS TÉCNICOS DO PROGRAMA ESPACIAL QUE APESAR DE TODOS OS REVESES CONTINUAM FIRMES EM SEU PROPÓSITOS !
    PENA QUE A CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA AINDA TEIMA EM TAPAR OS OLHOS PARA ALGO TÃO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL!

  2. É verdade o grande problema do Brasil continua sendo nossos politicos acefalos,o povo precisa julgar melhor em quem vota!

  3. Esse mini-foguete não interessa. Quero ver o foguetão.
    Temos que melhorar o IME e o ITA. O que está havendo ?

  4. Com todo respeito ao corpo tecnico da AEB,isto tudo e´palhativo,apesar de ter importancia para os jovens que estao adquirindo esperiencia,estamos ainda na decada de 80,retornamos ao passado,no presente ja era para estarmos batendo bola na estaçao espacial.Depois vao chorar na cama que e´lugar quente!O brasil jogou fora os ultimos 20 anos,acredito que somos pessimos gestores em desenvolvimento tecnologico,o poder publico ,tem coragem de gastar bilhoes em obras em estadios de futebol,algo que nada,nada acrescenta de ganho tecnologico a naçao e, estao economizando em areas de desenvolvimento tecnologico .Quando sera que o povao vai perceber que pao e circo, irao acabar causando sua desgraça ?

  5. Devíamos ter alguns deputados militares no Congresso Nacional. E cientistas também. Algumas pessoas que se importassem mais com nosso país, ao invés de ficar fazendo politicagem.

  6. falta mais verbas para esses brinquedinhos virarem foguetes de verdade,aí que tá o problema, e os politicos liberam o dinheiro? é dificil

  7. O povo deste país é tão burro (em sua maioria) que se conseguíssemos fabricar um vls e lançar um satélite, muita gente ia ficar se perguntando o porque de se gastar tanto dinheiro nisto. “É melhor dar pro’s pobres!” – “Imagina! Pra quê o Brasil quer colocar satélites no espaço?” e coisas do tipo. Agora, pra construir/reformar umas drogas de estádios para uma droga de uma copa (e ainda por cima superfaturado) ninguém reclama. Povinho medíocre!

Comentários não permitidos.