'Não podemos fazer WikiLeaks da história do Brasil', diz Sarney

http://www.technewsdaily.com/images/stories/wikileaks-hackers-101209-02.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Ao defender nesta terça-feira a decisão do governo de retirar a urgência para a votação do projeto que trata do sigilo eterno de documentos oficiais, o senador José Sarney (PMDB-AP) voltou a criticar a divulgação de informações passadas do país. Sarney disse que não se pode fazer um “WikiLeaks” da história do Brasil.

“Eu acho que nós não podemos fazer WikiLeaks da história do Brasil, da construção das nossas fronteiras. Quanto a documentos atuais, esses aí eu não tenho nenhuma restrição. Acho que devem ser abertos, publicados. Eu quero é melhorar o projeto, eu não quero que o projeto não exista.”

Sarney se referiu ao site “WikiLeaks”, que no ano passado ganhou notoridade internacional pela divulgação de documentos secretos. O site funciona desde julho de 2007 para publicar documentos por meio do que descreve como “vazamento com princípios”. O site abriga mais de 1 milhão de documentos, desde o manual da prisão de Guantánamo até a lista de filiados do Partido Nacional britânico, de extrema direita.

O senador disse ser legítimo ao Congresso “melhorar” o projeto encaminhado pelo Executivo em 2009. O texto reduz para 25 anos o caráter sigiloso dos papéis ultrassecretos, com a possibilidade indefinida de prorrogação, mas emenda aprovada pela Câmara acaba com o sigilo eterno.

“Se o Congresso não pode nem melhorar o projeto, aí não tem razão de ser. Esse projeto foi feito com muita pressa. Está se tratando dele de maneira muito geral, mas é um projeto longo, de mais de 20 páginas.”

Sarney disse concordar com a abertura dos documentos secretos da ditadura e os mais “recentes” da história, mas criticou a possibilidade de tornar públicos os “históricos” –como os da época da construção das fronteiras brasileiras.

“Se pegarmos todo o nosso acervo histórico do Itamaraty, da construção das fronteiras do Brasil e fomos divulgar neste momento, nós vamos abrir feridas com nossos vizinhos. Os nossos antepassados nos deixaram esse país com as fronteiras consolidadas. Por que vamos agora abrir para esses países?”, questionou.

RECUO

A presidente Dilma Rousseff desistiu de dar prioridade à votação do projeto de lei sobre a divulgação de documentos oficiais e não irá mais se empenhar para acabar com o sigilo eterno de papéis considerados ultrassecretos.

O Planalto decidiu tirar a urgência do texto e, questionado pela Folha, disse que “o governo Dilma sempre apoiou o projeto enviado pelo ex-presidente Lula”, que prevê a possibilidade de renovação indefinida do sigilo.

O plano de Dilma era votar a proposta até maio, para casar com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Agora, a presidente vai dar pelo menos dois meses para aliados do Senado chegarem a um consenso sobre o tempo em que um documento pode ser mantido sem acesso.


Fonte: Folha

21 Comentários

  1. Documentos da nação com sigilo eterno ! deve haver algo muito grave nesses documentos ultrasecretos por que não se pode negar aos brasileiros oque lhes pertence!

  2. cada coisa,porque não votam ,a reforma da previdencia,a reforma agraria, a reforma tributaria,tanta coisa que faz mais de vinte anos e o congresso não vota,sarnei ta certo tem coisas que ninguem precisa saber ou remexer,temos nossos segredos,e o estado tambem,eu acho que dilma ta no poder para faser o que lula não quis,remexer fatos que ja estão podres,ésta mulher ta doidinha para colocar este pais numa guerra civil ou com algum vizinho,ou para os militares assumirem o poder novamente, é isso que éla quer.

  3. este pais vota mal,elege mal tai,atrair capital com juros altos isto até eu sei faser,agora administrar,para frente com progresso,poucos sabem,é dom de Deus fofocar,remexer,tirar coisas do bau dilma esta forsejando,para enterar este pais na lama.

  4. No campo das especulaçoes podemos leventar tres possibilidades: nao ha nada extraordinario para ser revelado(fora alguns obitos),estao barganhando com os milicos em troca de nao chiarem com os contigenciamentos,ha nos arquivos documentos que podem incriminar tambem populiticus esquerdopatas e,populiticos que pertenceram ao mdb, ou seja;tudo dentro da normalidade padrao brasilis ,telhado de vidro,rabo preso,medo de perder as poupudas pseudoindenizaçoes!

  5. ELa quer é divulgar os nomes dos militares que defenderam o brasil do comunismo, quando ela era guerrilheira. Se esses nomes sairem cá para fora vai haver muita vingança por parte dos comunistas sobre os militares brasileiros (e indios) que lutaram para defender o brasil de se tornar num país pobre e inculto

  6. 1- Realmente existem coisas que se forem tornadas públicas, só nos trarão dores de cabeça (vejo que são questões que envolvem litígios de fronteira)
    2- O sarney já passou da hora de largar do osso,,,(exemplo vivo de eternização no poder, e me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho ele um dos maiores exemplos da corrupção no nosso amado Brasil, não sei como tem gente que vota em um ser desta natureza…)

  7. Amigos todo mundo sabe como Rio Branco e Assis Brasil ,encerraram a questão do Acre , mas o Brasil divulgar oficialmente vai criar uma desnecessária polemica com os bolivianos

  8. Não é só a questão do acre com a bolivia, tem também do paraguay, nós tomamos muitas terras deles!Acho isso muito perigoso, se a bolivia tá cobrando acesso ao mar do chile, daqui a pouco vai pedir de volta as terras que tomamos deles…o Evo já fez comentários criticos do acordo madeira-mamoré; não sei não… deve ter coisa muito escrabosa nesses documentos especificos, se for pra alimentar inimigos melhor não divulgar!Não se iludam meus amigos não vivemos numa democracia efetivamente, mas sim numa tirania de minorais…é necessário reformas profundas no Estado, e outra postura, na relação Estado com o povo…só a titulo de comentário:qual de nós sabemos qto custa a maquina publica brasileira, ou seja, seu Estado, seu municipio ou o seu país, qto se está arrecadando de impostos hoje, de qual lugar, e onde está sendo investido esse dinheiro?Percebam que nós o povo estamos efetivamente afastados daquilo que seria democracia…o simples processo eleitoreiro não é suficiente pra ser considerado democracia!

  9. A presidente Dilma foi sensata em recuar. Ver uma notícia dessas na mídia me causa asco! O Sarnei tem autoridade pra se posicionar da forma como se posiciona a respeito desse assunto. Não estou aqui defendendo o cara, que não deve ser lá um exemplo de político mesmo, mas o fato é que deve haver coisa ali que pode comprometer seriamente o país. O brasileiro parece que sofre de alguma carência afetiva tão profunda que é capaz de aceitar um absurdo desses só pra se sentir o povo mais louvável do planeta. Se alguma potência (cujas boas intenções são sempre duvidosas) se alguma potência fizer qualquer menção de aplauso acerca dessa imbecilidade aí é que agente entrega de vez todos os nossos segredos mais íntimos sem pestanejar só pra sentir como o Brasil é querido e ético, um modelo a ser seguido. O Supremo Tribunal impõe uma decisão soberana do país sobre a Italia e o que se vê é até mesmo um ex-diplomata da velha escola dando entrevistinha no Jô, defendendo a tese que devíamos ser certinhos diante do mundo. Ninguém percebe que política também é feita de escaramuças e, portanto, não importa se o tal Battisti (nem sei como se escreve isso)é ou não assunto realmente importante, mas importa, isso sim, que possamos impor nossa vontade. Falta ( e muita!) malícia aos brasileiros. Deviam dar o Príncipe pros alunos ler na escola. A relação entre Estados é tão cheia de boas intenções que até padres procuraram influenciar as eleições do país! Ou somos tão inocentes assim que acreditamos que o Vaticano não se importa com o que se passa nos seus redutos de dízimos. Fiquei assombrado ao saber agora que esses padres malandrinhos enviavam documentos da ditadura para fora do país. Nem quero imaginar a causa santa que os movia a fazer isso. Em época de penúria aceitamos os conselhos do FMI e privatizamos empresas importantes…pois bem, quebramos a cara! Hoje alguns dos entusiastas daquela política econômica chegam mesmo a confessar que aquela talvez não fosse a melhor saída. Erraram, e feio!!! Mas grandes homens lidam com grandes coisas e, portanto, podem cometer grandes erros. Mas não estamos mais no tempo da inocência. Certos erros são já grotescos demais pra perdoar e é preciso que pensemos muito antes de dar passos que podem nos prejudicar no futuro. Se realmente esses documentos são nocivos ao país eu sou totalmente contra a divulgação.

  10. ESTA MÚMIA DA POLÍTICA BRASILEIRA JÁ DEVERIA TER NOS FEITO O FAVOR DE DESENCARNAR À TEMPOS… VÁ PARA O INFERNO SARNEY, QUE LÁ QUE É LUGAR QUENTE…
    🙁

    PS: … E SE HOUVER VAGA NO TREM, LEVA O MALLUF COM VOCÊ.

  11. E voces acham que tudo o que pode ser bem cabeludo ainda existe???? rsrs rsrs claro que ja foi destruido a mais ou menos 6 a 8 anos mas ainda tem muita coisa que comprometeria muita gente e tem que ter pois se some tudo fica evidente né….Sarney teu rabo deve ser mais sujo do que o lixão da Comlurb no caju rsrs rsrs E os documentos relativos a toda essa putada que hoje habita a vida publica tanto na direita quanto na esquerda heim rsrs rsrs Sabem tudo isso vai acabar em pizza pois para fazerem uma santa enquisição como desejam e ainda posarem de vitimas vão é se fufu todos porque o que tem de bunda suja nesse pais nem todas as fabricas de papel higienico do mundo seria capazes de limparem rsrs rsrs

  12. SOBRE O COMENTÁRIO DO ALEXANDRE SE REFERINDO A PADRES MALANDRINHOS QUE MANDAVAM DOCUMENTOS PARA FORA DO PAÍS, QUERO DIZER AO MESMO, QUE ERA UM BISPO, QUE DEDICOU SUA VIDA AO SEMELHANTE. E QUE LUTOU CONTRA A DITADURA NESTE PAÍS. UM HOMEM INTEGRO, QUE NÃO APENAS FALOU MAS AGIU EM DEFESA DOS PERSEGUIDOS E DO BRASIL.

    PROCURE LER O LIVRO : BRASIL NUNCA MAIS.

  13. SERIA INTERESSANTE SE EXISTISSE UM WikiLeaks SOBRE TODO O PASSADO DO SARNEY E FAMÍLIA. VCS ENTENDERIAM O PORQUE DA PREOCUPAÇÃO DELE COM DOCS SECRETOS. AS AÇÕES DOS MILITARES SERIAM CONSIDERADAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA.

Comentários não permitidos.