"BrahMos-2" começará ser desenvolvido ainda esse ano

A empresa aeroespacial russo-indiana começará ainda esse ano o desenvolvimento do novo míssil hipersônico BrahMos-2, comunicou Alexander Maksichev, Diretor da empresa binacional Brahmos Aerospace.

“Estamos planejando começar a trabalhar em um míssil supersônico, o BrahMos-2. Esse será um míssil totalmente novo”, disse Maksichev durante a conferência para 10ª aniversário do primeiro lançamento do míssil BrahMos.

Maksichev disse que russos e indianos planejam começar os testes da versão do BrahMos que será utilizada em caças no ano que vem.

“Esperamos ser capazes de iniciar os testes com o mísseis BrahMos que serão lançados de aeronaves. O míssil poderá ser lançado de vários tipos de aeronaves, incluindo o caça Su-30MKI”, disse Maksichev.

Fundada em 1998, a BrahMos Aerospace Ltd fabrica mísseis de cruzeiro supersônicos russos baseados no míssil 3M55 Yakhont (SS-N-26), fabricado pela empreasa NPO Mashinostroyeniya.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYeNdOVHA7HCi2_0CLO3dIzTga2X-UgoSbZltMepUNO4R6arvSrg&t=1O míssil BrahMos tem um alcance de 290km (180 milhas) e pode carregar uma cabeça guerra acima de 300 kg (660 libras). O míssil é efetivo contra alvos relativamente baixo (menos de 10 metros) e tem uma velocidade máxima de Mach 2,8, o que é cerca de três vezes mais rápido que os mísseis americanos do tipo Tomahawk

Tanto as versões mar e terra foram testas com sucesso pelo Exército e a Marinha da Índia e ambos já está em serviço em ambas as forças.

Fonte:  O Informante

18 Comentários

  1. Isso sim é que é dissuadir…Quando vamos ter algo semelhante?Principalmente para a MB, ou melhor todas as forças armadas!!!SDS.

  2. alguem sabe onde anda o ministro jobin? e os comandantes das forças armadas tão quetinho quetinho parecem satisfeitos com o contingenciamento de verbas,sayto cade o fx2,sinseramente se fosse eu pedia demição,ta uma vergonha.

  3. O aparente interesse da USN em ter dois tipos de mísseis junto ao programa LRASM, um, supersônico, lançado de navio, e outro, subsônico, lançado de aeronaves, parece sinalizar que os americanos acham mais efetivo a furtividade que a velocidade supersônica para a penetração no sistema defensivo de um navio.
    No caso, a velocidade supersônica seria um “mal” necessário para reduzir o tempo de resposta do navio atacado, que poderia lançar um contra ataque com um míssil fire-and-forget se tivesse tempo hábil para tal.
    Já como pode se evadir a alta velocidade, um caça pode fazer uso de um míssil subsônica altamente furtivo sem ter a preocupação de um contra ataque, portanto, aproveitando tudo que a furtividade pode oferecer, só cabível em um míssil subsônico.
    A reação americana a existência da ameaça de mísseis anti-navios semifurtivos supersônicos está na substituição do CIWS Phalanx pelo míssil RAM, que tem uma cabeça de busca sensível ao calor gerado pela atrito do míssil com o ar em velocidade supersônica e baixa altitude.
    Mais externamente o míssil ESSM faria a defesa, sendo guiado por radar num alcance em que esses mísseis antinavios se tornam detectáveis e rastreáveis, mais ou menos na casa dos 30 km.

  4. Dandolo mentiroso

    se pode fazer .. faça algo para provar que pode.. fica o dia todo tc nesse forum… viajando na maionese…rsrsr

    para mim voce é um mentiroso patologico ..até provar o que de fato pode fazer…

  5. O BrahMos atende as exigências do Missile Technology Control Regime, uma vez que sua cabeça de guerra é de 300kg, enquanto o tratado mencionado exige que os mísseis tenha até 500kg. O alcance também está de acordo com o tratado, uma vez que o BrahMos tem alcance efetivo de 290km, enquanto o tratado clama por 300km.

  6. pois é, a russia faz robo, helicptero, míssel supersonico,
    avião de 5ª geraração de 4.5 tb e etc…
    depois tem gente que diz que ta qubrada, falida e etc…
    não sou russófilo de carterinha mas respeito muito este páis que é sim uma grande potência militar e será em breve econômica.

  7. pois é, a russia faz robo, helicptero, míssel supersonico,
    avião de 5ª geraração de 4.5 tb e etc…
    depois tem gente que diz que ta qubrada, falida e etc…
    não sou russófilo de carteirinha mas respeito muito este páis que é sim uma grande potência militar e será em breve econômica.

  8. olha eu tbm não sou mas quando se trata de poderio militar ai temos uma grande concorente … não digo mais os EUA mesmo que tentem nunca conseguem concorrer com a russia em corrida armamentista aerea … q é o q eu entendo e muito … esse missel é simplesmente algo q vai atrapalhar muito … nunca discarte a russia de uma possivel guerra , pode ser a ultima coisa q vc vai fazer … vc e talves o resto do mundo hsuahushasa

  9. O Brasil deveria entrar nesse desenvolvimento também.
    A tecnologia deste míssil é avançadíssima e há poucos navios e sistemas de defesa no mundo com chances reais de deter um bichinho desse.

  10. Enquanto isso, o Exército brasileiro adquiriu um lote semi-novo de peido de véia.

    E viva o São João!

  11. mano, esses militares brasileiros são umas bostas, por que eles não tomam o brasil logo de vez e nao dá um chute na bunda da véia dilma, e não faz deste país uma nação truculenta, seria, masculina, fechada e que invista pelos menos dez por cento do pib em parceria, compras e transferencia de tecnologia militar

Comentários não permitidos.