França pede que Brasil mude posição sobre Síria na ONU

Por Louis Charbonneau

O representante da França na ONU recorreu ao Brasil nesta segunda-feira para que apoie o projeto de uma resolução europeia que condena a Síria por sua sangrenta repressão a manifestantes contrários ao governo.

O Brasil, assim como Índia e África do Sul, expressou restrições à resolução preparada por Grã-Bretanha, França, Alemanha e Portugal. Rússia e China sugeriram que poderão vetar o texto.

O resultado, disseram diplomatas da Organização das Nações Unidas (ONU), é um impasse no Conselho de Segurança composto por 15 países. Permanece incerto quando, e se, os europeus vão colocar o documento em votação.

“O governo brasileiro denunciou o uso da força na Síria e exigiu que um processo político respondesse às aspirações do povo sírio”, afirmou o embaixador francês Gerard Araud ao jornal O Estado de S.Paulo.

“Esperamos sinceramente que o voto do Brasil reflita esse apoio às aspirações democráticas do povo árabe”, disse ele, de acordo com trechos da entrevista divulgados pela missão da França na ONU.

Araud disse que o projeto de resolução “não tem outro objetivo a não ser encorajar as autoridades sírias a considerar as aspirações de seu povo e lançar um diálogo político nacional sem interferência estrangeira.”

“Para que isso aconteça, a violência tem que acabar”, acrescentou Araud.

Diplomatas do Conselho de Segurança se reuniram no sábado na expectativa de superar o impasse sobre o projeto de resolução. O documento não iria impor sanções à Síria, mas condená-la pela repressão e sugerir que as forças de segurança sírias poderiam ser culpadas por crimes contra a humanidade.

Rússia e China não apareceram para a reunião, disseram diplomatas.

IMPASSE

Na semana passada, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, disse a repórteres em Nova York que a resolução condenando a Síria poderia inflamar as tensões na região.

Diplomatas ocidentais sugeriram que Rússia e China estão usando as posições dos outros membros dos Brics – Brasil, Índia e África do Sul – como pretexto para possivelmente vetar a resolução europeia.

“A (discussão) síria é um impasse, com Rússia e China se escondendo atrás de Índia, Brasil e África do Sul”, disse à Reuters um diplomata ocidental. “Vergonha absoluta.”

Se Brasil, Índia e África do Sul mudarem suas posturas sobre a resolução e concordarem em votar a favor, Rússia e China podem mudar suas posições, afirmou o diplomata.

Potências ocidentais, segundo outro diplomata, estão usando canais bilaterais para pressionar Brasil, Índia e África do Sul a votar pelo texto da resolução.

A Rússia afirmou que uma ação contra a Síria por parte do Conselho de Segurança abriria caminho para uma intervenção do Ocidente como aquela que acontece na Líbia.

A ONU não está patrocinando a resolução síria, mas deixou claro que apoia o texto e condena a violência contra manifestantes. No sábado, a entidade acusou o governo da Síria de criar “uma crise humanitária” e exigiu que o país acabasse com sua ofensiva.

Devido às complicadas relações do Líbano com sua vizinha Síria, diplomatas disseram esperar que o país votaria contra a resolução.

Para serem aprovadas, resoluções precisam de nove votos a favor e de nenhum veto dos cinco membros permanentes: Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos.

Fonte: O Globo

24 Comentários

  1. Se Brasil não quiser apoiar essa resolução tudo bem, mas que não diga depois que é um país que condena atrocidades, pois no momento não estão pedindo soldados nem munição apenas uma assinatura e sem nem isso é capaz então que assuma sua posição e não abra a boca para falar m… do tipo “que não aprova o comportamento de tal governo” pois na hora “H” sempre se omite.
    São nessas horas que me pergunto se o mundo precisa mesmo de um Brasil sem opinião na ONU, pra que mais um país como a China e a Rússia que não importa se o mundo ta acabando não tão nem aí?

  2. Resposta ao Carl94fn. Você esta certo, estamos vendo na Síria uma convulção social motivada pela falta de diálogo e ditadura. Nós, Brasil, defendemos a democracia e a Paz. Pois se o Governo Síria esta matando, não permite a imprensa atuar, então qual será a resposta do Brasil? Ficar calado? Esperar por mais mortos? Pelo que sei, justamente tal resolução é para amparar os movimentos políticos contra o Governo Sírio e pressionar a Governo daquele país a estabelecer negociações. Que mal tem isto?
    Se elegemos a democracia com princípio qual o problema? Ou será que estou enganado?

  3. Pelo visto não interessa ao Brasil apoiar uma decisão que tenha sido elaborado Pelos EUA e países da OTAN. Independente do mérito da mesma. Tem de ser do contra.

    []’s

  4. Acontece que depois da crise houve uma mudança enorme na Europa, aqueles países viraram peão dos americanos, ou seja eles sempre foram, porque os americanos salvaram a vida deles, aí ficaram em dívida, mas depois da crise França especialemte virou colônia total.
    .
    Agora quando a França fala, não é ela quem fala, são “eles”, ela perdeu toda independência.
    .
    Onde estava a França quando mataram um milhão na Ruanda e Congo? Cuidado com a França, agora é uma estrela a mais na american flag.

  5. O BRASIL está certo em não apoiar essa deplorável resolução,os países que a estão redigindo não tem moral para determinar quem é ditador ou não !Esses países todos tem suas mãos sujas de sangue!
    As ações no Iraque,Líbia,Afeganistão mostram o caráter dessas pseudos resoluções humanitárias !
    Ao contrário do que alguns dizem o BRASIL não esta em cima do murro,simplismente tem opinião oposta aos demais,agora quem diz que o governo anterior e o atual gosta de ditadores deveria pensar um pouco mais no passado desses governantes e sua luta pró democracia !

  6. Humm, agora quero ver os franceses “chuparem essa manga”. Vendo o que europeus e americanos estão fazendo na Líbia e Iemem, parece que os russos e chineses não estão dispostos a dar mais essa carta branca para a Otan agir livremente na Síria. Correta, por enquanto, a posição do Brasil. Para os desavisados e ignorantes esclareço que não compactuo com ditaduras de nehum tipo. Discuto política internacional e a verdade nua e crua é que, nessa área, direitos humanos e liberdade política não tem valor a não ser como hegemonia econômica, geográfica e cultural, pois se assim fosse, os europeus e americanos não permitiriam ditaduras ferozes como as da Arabia Saudita, Paquistão, Emirados Arabes, Barhein, Indonésia, Filipinas e mais outros tantos mundo afora, se não fosse conveniente para seus interesses.

  7. O Brasil está certo !

    Apoiando essa safadeza , abre brecha pra condenarem o próprio Brasil utilizando os inúmeros casos mentirosos que o Brasil não protege os Yanomâmis que nem são etnia de povos indígenas , por causa das usinas hidroelétricas na Amazônia que pode alagar a maloca dos bunda de fora do alto Xingu e etc .

    E contra o programa nuclear brasileiro !

    Será que vocês ainda não enxergaram isso ?

    O Brasil não defende ditador nenhum , está defendendo é o nosso lado , isso sim !

    Esses ditadores foram construídos e apoiados por essas mesmas nações desprezíveis que sempre pilharam o planeta e assassinaram milhões de pessoas , com guerras mentirosas , fome , doenças fabricadas pelos seus grandes laboratórios .Países roubados por não terem poder de dissuassão capaz de colocar freio na sede desses crápulas do G-7 que assassinam crianças e ainda tem a cara de pau de dizer que estão protegendo .
    Inventam mentiras e mais mentiras .
    Agora querem se apropriar das riquezas da Síria também !

  8. carl94fn, eu nunca fui a favor de ditaduras, mas de regimes fortes provisórios, a fim de colocar ordem na nação. Tal regime não pode focar a figura de um único governante. Deve haver o revezamento entre os líderes e com o apoio popular. Eu sou contra o voto populista e de candidatos despreparados e venais. Colocar políticos de baixo nível no poder não é democracia, mas demo-burrice. Cada sindicato profissional deve indicar 2 representantes para um Congresso Unicameral, e depois estes indicariam o Primeiro Ministro (Regime Parlamentarista). Vocês aceitam que as 3 maiores bancadas do Congresso Nacional sejam de Médicos, Religiosos e Ruralistas ? Não tem condição. Vamos equilibrar, colocando representantes de todas as profissões, equitativamente. E acho que não precisamos de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas. As grandes decisões nacionais merecem pesquisas de opinião populares. Não precisa de referendos onerosos, apenas pesquisas de institutos diversos.

  9. Acho que vocês têm razão afinal são só alguns milhares de civis morrendo nas mãos de um tirano, pensando bem se eu estivesse morrendo junto de minha mulher e filhos nas mãos de um tirano não gostaria mesmo que viessem me ajudar…
    Pra que né? Eu teria minha vida e de meus familiares, mas vai que eles colocassem multinacionais aqui para reconstruir o país seria mesmo o fim do mundo.
    Vocês têm razão que se dane as crianças, mulheres, idosos, pais de família o que vale mesmo é o orgulho, a vida é supérflua assim como o sofrimento. Ta certo que esse “documento não diz nada sobre atacar a Síria”, mas mesmo assim seria um absurdo condenar o governo Sírio pelo que faz em seu país.
    Desculpem-me só agora notei o que diziam, estava sego só pensei em tentar ajudar os coitados, mas agora concordo com vocês vou assistir a carnificina feliz por saber que é isso mesmo que as vitimas desejam.
    È mole…

  10. O BRASIL tem + q mudar o seu voto , e contra o tal hassad,um acomodado q nesse anos td nada faz p retomar Golan do invasores judeuSS…Abaixo o hassad.Golan é da Siria.

  11. Dandolo até poderia colocar os linkes onde você apóia as ditaduras, mas que diferença faria se você não apóia mais as ditaduras parabéns evoluir como ser humano.
    Agora quanto ao nossa democracia não tenho quase nada contra, ta no poder quem o povo quer e se eu não gostar que eu mude de país.
    Só não confie muito nos sindicatos esses são ainda mais corruptos que os políticos, colocar essa gente no poder é condenar a nação ao fracasso estremo.

  12. Tudo é vergonha e ate subdesenvolvimento e falta de intelectualidade quando vai de encontro as pretenções da OTAN.A cautela do Brasil não é seu posicionamento BRICS que seria ate normal afinarmos com quem se afina com a gente mas em relação ao mundo Arabe.O Brasil tem relações muito boas com todos paises Arabes e Africanos e goza entre eles de estima e adimiração.O Brasil tomou uma ONU contra a Libia porque o mundo Arabe se monstrou favoravel.Uma ação militar contra a Siria vai desencadear serias e graves consequencias regionais e mundiais tambem.Basta que o povo na Arabia Saudita saia pra rua exigindo o fim da ditadura Saudita que eles empreenderão repressão e eu quero ver qual sera o posicionamento da OTAN e da ONU.Usar outros povos inflamando-os para justificarem intervenções não resolve.A Siria não tem petroleo então OTAN ja que se sentem policiais do mundo e se acham com jurisdição sobre o planeta vão la na Siria libertar o povo oprimido que esta sendo massacrado por seu proprio governo pois voces nunca precisaram de apoio de ninguem para realizarem suas covardias mundo afora.Voces estão falindo e manipulando todos insuflando-os,armando-os para com a repressão sensibilizarem a opinião mundial para se justificarem e ainda posarem de bonzinhos.Suas guerrinhas e guerrilhas estão lhes custando as reservas que dispunham e a crise que se encontram é irreversivel.Perderam sem levar um unico tiro.

  13. DANDOLO quando voce fala de geopolitica e estrategia voce boia porque se não boiar afunda.Hoje internacionalmente temos que nos posicionarmos diante os interesses do nosso pais e não como juizes de direito ou advogados de oprimidos.Por esse motivo que sempre fomos manipulados e sempre acabamos assinando ou concordando com coisas que mais na frente acabam ou acabarão sendo usadas contra nós mesmos.Isso seus amigos alienigenas não te ensinaram e nem a polenta da mama sabe rsrs rsrs

  14. Se essas resoluções fizessem oque verdadeiramente se propõe acredito que ninguém seria contra!mas na verdade sabemos que nada disso se concretiza já vimos esse filme inúmeras vezes e sempre o homem de bem morre ou tem sua dignidade roubada!
    O BRASIL não deve votar para que a raposa tome conta do galinheiro!

  15. Voces deveriam serem mais observadores.A mesma posição diplomatica Brasileira atual é a mesma que tinhamos a trocentos anos e ate mesmo na ditadura militar.O Brasil sempre foi contra intervenções e embargos pois estas coisas jamais resolveram questões e sim as tornam mais acirradas.O dialogo é o meio de póvos civilizados encontrarem concordancias e se acertarem.Nossa diplomacia embora infantil para assuntos mais sensiveis onde por muitas vezes nos deixamos sermos envolvidos por ardis de passarinheiros sempre foi estimada e respeitada.Ate a besta do Amorim foi agraciado como a sexta sapiencia mundial voces querem mais o que?

  16. Não sou a favor que assinem.
    Se o Brasil apoiar vai jogar fora toda história de uma diplomacia não intervencionista o que é muito ruim para nós. Perderemos a confiança de outras nações inclusive de nossos vizinhos que nos vêem como uma potencial ameaça.
    Quanto as pessoas sofrendo naquele país existem sempre exageros cometidos nos relatos feitos pelos que querem a intervenção, fora quando não ignoram totalmente as resoluções da ONU e saem soltando bombas onde bem querem como na Líbia, enquanto se calam com a chacina que está acontecendo nos Emirados Árabes.
    Não vejo sentido em matar para que parem de matar, nem em ceder a pressões de nações dirigidas por facínoras.

  17. O que está se passando na Síria é o mesmo que na Líbia no começo das manifestações, agentes do MOSSAD, da CIA, armando manifestantes, estimulando a violência, cometendo atentados com francos atiradores …
    .
    Tudo para forçar uma reação dura de repressão, por parte 1º de Kadafi e agora do governo sírio, com a violência governamental instalada, as potencias que a provocaram, passam a bradar por proteção aos civis! E utilizar este argumento para justificar uma intervenção no país, em duas palavra: “GOLPE ARMADO”, patrocinado por Israel/EUA/OTAN
    .
    O script é evidente, para quem quer ver…
    E pode ser aplicado em qualquer país, basta ter domínio sobre a mídia.

Comentários não permitidos.