China alerta contra interferência externa em disputa com Vietnã

Base da China nas Ilhas Spratly

Por  John Ruwitch em Hanói

A China se opõe à interferência de outras potências em disputas territoriais mo Mar do Sul da China, afirmou sua chancelaria esta terça-feira, depois de o Vietnã ter pedido ajuda internacional para dirimir as tensões sobre uma região potencialmente rica em recursos naturais.

Por sua vez, o Vietnã anunciou as normas para uma possível convocação de tropas, uma medida que, segundo especialistas, é um sinal das autoridades vietnamitas de que o país está preparado para defender seus interesses. As duas nações são governadas por regimes comunistas.

“Nós esperamos que os países que não fazem parte da disputa sobre o Mar do Sul da China respeitem verdadeiramente os esforços das partes interessadas para resolver sua contenda por meio de consultas”, disse a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hong Lei.

“A China está protegendo seus direitos legítimos, e não violando os dos outros países”, afirmou Hong a repórteres, defendendo uma solução pacífica da disputa por meio de consultas.

Os comunicados coincidem com exercícios militares realizados pelo Vietnã ao longo de sua costa central, e um comunicado divulgado no fim de semana pelo governo vietnamita, agradecendo os esforços da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, para ajudar a resolver a disputa.

Há semanas China e Vietnã vêm trocando acusações mútuas sobre o que os dois lados consideram invasão de suas águas territoriais pelo outro em uma faixa de mar que é uma importante rota de tráfego marítimo, e na qual se acredita haver grandes depósitos de petróleo e gás.

“Os desdobramentos recentes no Mar do Sul da China são o resultado de ações unilaterais de alguns países, as quais afetaram a soberania da China e seus direitos marítimos, por meio de comunicados que não foram nem factuais nem responsáveis”, disse Hong.

Esse tipo de acusação não é algo incomum entre China, Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan, mas esta onda de tensão persiste há mais tempo de que é costume na região.

O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, assinou na segunda-feira um decreto listando os casos que seriam isentos de uma convocação do Exército num período de guerra. O decreto entra em vigor em 1o de agosto.

“O Vietnã está falando para duas platéias”, disse à Reuters o perito em Vietnã Carlyle Thayer, da Academia Australiana de Força Defensiva. “Está falando para o público interno, onde está sob pressão para tomar medidas em relação à China, E está falando para a China.”

A tensão entre a China e os EUA aumentou no ano passado, depois que o governo do presidente norte-americano Barack Obama se envolveu na questão do Mar do Sul da China, ao expressar seu apoio a uma solução coletiva.

Este ano as relações entre os dois países estão mais firmes e o governo norte-americano não se pronunciou sobre o assunto.

O governo chinês insiste em resolver a questão em negociações bilaterais, e não multilaterais, uma estratégia que alguns críticos descrevem como “dividir para reinar”.

Fonte: O Globo

18 Comentários

  1. o ingraçado é que o mais fraco se movimenta primeiro,e é assim na natureza animal,uma ave se encrespa toda abre as asas para parecer grande,e o grande procura ser pequeno para não assustar a vitima,assim esta o viatnãm,se movimentando,e abrindo as asas com manobras militares querendo parecer grande,e os chineses,falando em resolver pacificamente,mas pede que nenhuma potencia se meta no assunto,bom creio que o bicho vai pegar e bom o viatnãm abrir o olho,pois uma invazão chinesa pode ser iminente,alem de querer aumentar sua fronteira a china tambem quer experimentar suas armas,miceis antinavio,novo caça,e porta aviões sem falar no resto,ja que eua,frança,inglaterra,estão testando nos libios éla tambem quer testar as suas.

  2. Litigio de fronteiras – a figura mais utilizada é a arbitragem internacional. A segunda figura mais utilizada é a guerra.
    A região em disputa é difícil, dada a proximidade dos países envolvidos, ali e mais ao sul.
    E a China não engoliu até hoje a lição que não conseguiu aplicar ao Vietnã, poucos anos após a saída dos EUA.
    Complicações a vista, principalmente porque a China não quer ingerencia externa e o Vietnã não só aceita, como quer, face ao tamanho do oponente.
    Arbitragem ali quer dizer esquadra americana na área.

  3. O Vietnã deve tentar uma negociação pacífica, que se mostra muito difícil neste momento,pois não suportara uma guerra contra a China nunca .

  4. Amigo,

    Vietnam não é pequeno não. Não é porque a China cresceu economicamente nos últomos anos que a China seja superior militamente.

    Em um confronto militar, a China pode balança. A Vietnam sabe bem o que é uma guerra e como lutar. Nesse momento devem estar planejando plano B contra a China futuramente.

  5. “Onde um não quer, dois não brigam”
    .
    A China não tem interesse em um conflito com o Vietnã, não agora… Mesmo vencendo, sairia perdedora no grande jogo geopolítico que se desenrola em suas fronteiras.
    .
    A instabilidade que um conflito armado em suas fronteiras provocaria,as alianças do Vietnã com Índia , EUA…É tudo que a China não deseja!
    .
    Por outro lado, “coçar e brigar é só começar”.
    Tudo é possível.

  6. Essa guerra ñ saí,e nada vai ocorrer, + se algo sair do normal, eu tenho pena do Vietnam ; ninguém vai sair p os socorrer…espero estar mt errado e q nada aconteça.sds.

  7. Se a China está interessada com certeza tem petróleo!
    Esses vietnamitas parecem baratas. Vem o gigante ocidental da-lhe uma pisada e nada. Vem o gigante oriental e faz o mesmo, e novamente eles saem andando. Vai ser difícil de matar assim la na china!

  8. Mas aonde é que tem haver a Índia com os problemas de fronteiras do mar meridional da China com o Vietnã? são dois países comunistas, ainda mais que dentro dá Índia tem as facções maoistas, sempre tanto dor de cabeça aos indianos, porque ela se aliaria ao Vietnã? o que eu saiba a Índia tem o mesmo problema com a China igual o problema com Pasquistão, Cachemira. Se durante os anos setenta o Vietnã, conseguiu derrubar o regime de PolPot do kmerVermelho no Camboja, e depois ainda segurou 50 divisões chinesas na fronteira norte, até transferir as tropas do sul para o norte, pois as divisões chinesas só conseguiu penetrar 15Km em 5 dias e isso sozinho, o principal fonecedor de armamento deles são os russos, e semple foram, simplesmente os chineses deixavam utilizar o seu território como passagem. Os vietnamitas estão em guerra com a China a dois mil anos, os chineses nunca conseguiram colonizar, talvez a única trégua que houve foi durante a colonização francesa mais essa também não durou muito tempo.
    Se os EUA ou qualquer país do ocidente e mesmo a Ìndia, acha que vai influênciar este pais com discursos pode esquecer. O Vietnã vai ter que segurar a China sozinha. O imperador chinês em 15.. tinha fechado a China, destruindo todos os seus navios mercantes, porque a classe dos comercinates ficou maior que o próprío imperador, e ficaram fechados pro mundo durante 400 anos. Aí os Ingleses foram lá no século 19, abriram os chineses pro mundo, o que estão vendo hoje é as consequência da abertura da China e vocês acham que eles vão voltar a hipernar novamente, vão ter que tolerar os chinas.

  9. Espero que o litígio entre a China e o Vietnã possa ter um desfecho satisfatório para ambos sem que seja necessário um confronto bélico. Todavia é prudente que os chineses se acautelem, pois os Estados Unidos, maior potência bélica do planeta, sub-julgaram a determinação, motivação e a capacidade dos vietnamitas e todos sabem as consseqüencias daquele episódio. Porttanto, não se iludam…

  10. dhou nao esqueça que aconteceu os Estados unidos quando eles invadiram o vietnã, perderam e sairam com uma mao na frente e a outra atras, o mesmo pode acontecer com a china,
    do que adianta ter um poderío imenso e uma extratégia de aráque.

  11. “porque ela se aliaria ao Vietnã? Mas aonde é que tem haver a Índia com os problemas de fronteiras do mar meridional da China com o Vietnã?”
    ……………………
    A questão não se aliar ao Vietnã, más o apoiar com armas e logística, mesmo que por “baixo dos panos”, como fizeram os chineses e russos, contra o EUA nos anos 60 e 70 .
    Este apoio russo/chinês era, fundamentalmente,contra o EUA. E só por acaso, a favor do Vietnã, poderia ser qualquer outro país, o importante era desgastar o EUA…
    Da mesma forma, na possibilidade remota de uma guerra entre China e Vietnã, um apoio do EUA, ou Índia( realmente, mais improvável) ao Vietnã, seria para desgastar a China, não para ajudar o Vietnã,o pobre Vietnã que se lasque…

  12. Não se pode esquecer que a Índia tem questões fronteiriças não resolvidas com a China, já tendo havido guerra por causa das mesmas. E a Índia saiu perdendo, uma China menos poderosa, tendo recursos drenados por uma guerra longa, certamente lhe seria conveniente.
    .
    Más talvez, para desespero dos EUA e devotos, estas rixas estejam em vias de ser ultrapassadas por interesses maiores, se a India for integrada a SCO como membro pleno, já será meio caminho andado.

  13. A china dizer que nao lhe agrada intervençao externa,para ser considerado uma intervençao externa ,o vietnan teria que ser uma provincia chinesa,coisa que ele nunca sera,ou seja; o vietnam tem todo o direito de procurar ajuda caso se cinta ameaçado,nao ha intervençao externa,ha chororo e medinho de levar uma surra e,ter que utilizar armas nucleares para evitar ser derrotado por um anao!

  14. Os chinas encontraram molesa na africa,la a turma esta beijando as maos dos chineses,aqui na terra esplendida,compram politicos,empresarios e,iniciaram um povoamento disfarçado de intercambio,la na china os caras podem ter apenas um rebento (2 extraordinariamente),aqui no brasil ja vi chinesinhas com 7 filhos e um no bucho,as chinesas sao proliferas,tomei ate um susto,dizem que a gestaçao delas e´de 6 meses, o brasil,uruguai,argentina,paraguai e venesuela estao ferrados,em 100 anos os caras ja domimarao tudo,DARWIN diria que a seleçao natural aliada a carga genetica dos chinas sao imbativeis!

  15. “dizem que a gestaçao delas e´de 6 meses…”

    kkkkkkkkkkk esta foi boa…
    .
    Más uma coisa é certa, o poder das armas, pode derrotar e destruir inimigos, más só a vida tem o natural poder de conquista.
    .
    Se os brasileiros não se reproduzem , outros o farão…

Comentários não permitidos.