Brasileiros desenvolvem bioquerosene de aviação

http://www.logisticaetransporteshoje.com/ResourcesUser/ICM_IFELOGISTICAHOJE_STG/Imagens/logistica/Noticias/microalgas.jpg

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) são parceiros em dois pedidos de patentes para um processo inédito na fabricação de biocombustíveis para aviação.

Bioquerosene

Derivado do petróleo, com alto preço no mercado internacional, o querosene de aviação virou foco da estratégia de substituição por biocombustíveis em países como o Brasil e os Estados Unidos.

O interesse comum dos dois países por desenvolver o bioquerosene foi formalizado em um convênio, assinado em Brasília, em Março, durante a visita do presidente Barak Obama.

Em todo o mundo várias empresas e centros de tecnologia também buscam caminhos para o desenvolvimento desse novo biocombustível.

Isso realça a importância do avanço obtido pelos pesquisadores brasileiros, que tornam mais próxima essa realidade, com tecnologias inéditas.

Biomassa não-alimentar

Ao contrário da maioria dos outros estudos, que usam o etanol de cana-de-açúcar ou oleaginosas, usadas também para produção de biodiesel, esses trabalhos utilizam biomassas que não entram na esfera alimentar, tais como cascas de frutos cítricos.

A descoberta foi feita a partir das pesquisas do estudante de doutorado Flávio dos Reis Gonçalves, desenvolvidas na área de Catálise e Processos Químicos, sob orientação de Marco Fraga, do INT, e Luiz Eduardo Pizarro Borges, do IME.

Já com os dois pedidos de patentes dos novos processos catalíticos em mãos, o grupo busca agora o apoio de empresas ou setores da aviação civil ou militar, para realização dos testes de campo.

Além de não concorrer com a produção de alimentos, Flávio Gonçalves destaca que a matéria-prima utilizada pode ser obtida de subprodutos de processos industriais envolvendo uma série de biomassas.

Ao contrário das oleaginosas mais utilizadas para produção do biocombustível, como o pinhão-manso, o insumo não necessita de novas plantações, nem de estudos ou testes de produção.

Biocombustível de aviação

O bioquerosene tem algumas características que tornam seu controle de qualidade mais rigoroso que o de outros biocombustíveis.

Há um fator de risco muito elevado no biocombustível de aviação  porque a maioria dos combustíveis tende a congelar nas baixíssimas temperaturas das altitudes a que os aviões são submetidos.

Assim, como o querosene de aviação tradicional, o biocombustível precisa ter o mesmo ponto de congelamento em níveis inferiores a essas temperaturas. Esses parâmetros já foram testados em laboratório com sucesso.

Resta agora apoio de empresas para o teste em aviões. É preciso garantir o funcionamento das turbinas, sem falhas, o que requer um combustível com elevado grau de qualidade.

As vantagens, no entanto, são muitas, além de vir de fonte renovável e sustentável, o processo verde de produção do biocombustível reduz a geração de gases causadores de efeito estufa.

Fonte: Inovação Tec.

20 Comentários

  1. Taí um produto de alto valor agregado, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, que o Brasil poderá exportar, em grades quantidades, quando o processo de produção do bioquerosene de aviação for homologado para o uso em aeronaves – civis e militares… E pelo que eu entendi, não vai ser preciso destinar enormes áreas para uma cultura agrária específica, já que o bioquerosene poderá ser produzido de sobras/descartes das várias culturas já existentes… Isso é que é inovar com grande aproveitamento…
    🙂

  2. Bom trabalho, mas lembro que o melhor combustível é o hidrogênio.

    Poder calorífico de um combustível é a quantidade de calor, por unidade de massa, gerada pela sua queima. Segue uma comparação do hidrogênio com alguns combustíveis comuns (em kJ/kg).

    Hidrogênio Propano Gasolina Querosene Óleo diesel Álcool
    144500 50032 46055 45218 44380 30145

  3. O Brasil é a maior potência do planeta !

    Nossos cérebros dão show no resto do mundo .

    Se houver comprometimento por parte das autoridades o produto nacional brasileiro é incomparável !

    O que o Brasil precisa é dar um fim nos sabotadores do desenvolvimento : os políticos corruptos e traidores da pátria que já era pra ter “passado o cerol” em todos !

    Em cada Estado da Federação , era pra ter um ITA e um IME no mínimo !

    Aí , com uma política verdadeiramente agrssiva de desenvolvimento ,investindo no ensino desde o primário até o término da faculdade , num período de 10 a 20 anos nos tornaríamos a 3ª maior potência militar e econômica do planeta sem dúvida !

  4. mais um grande feito realizado pelos nossos cientistas, agora só falta vir os urubus malditos do exterior e roubar essas patentes assim como fizeram com vários produtos e invenções nacional.mas acredito que o nosso país está mais esperto com esses mafioso ladrões de tecnologia.

  5. Depois de desenvolvido , os nossos governantes vao querer aparecer e fazer negocio com os eua. O lula fez negocio de etanol com o bush . O lula entrou com a trazeira e o bush com a frente.

  6. Contudo acho,que este produto não será usado em integral e sim em concombinato com o querosene fóssil; Pois ele puro deve ter preço invialvel, não sei é puro achismo.

  7. Esqueci de falar,sendo aprovado ja temos a certeza de que caça virá pro Fx-2, claro se vier.Aguma duvida? Ou alguem discorda.

  8. Calheiros, talvez o preço não seja inviável, posto que o produto virá de material destinado a lixo.
    Mas vamos ver o rendimento, esse sim determinará o preço real.
    Com os exemplos acima do Dandolo – que está corretissimo na opção hidrogenio – pode-se ter uma idéia do rendimento de alguns outros tipos de combustíveis.
    É pena que o hidrogenio ainda não esteja disponível como combustível em larga escala.

  9. Combustível de aviação tem que ser muito bem testado. O motor do carro quando quebra, o carro para, mas no avião, cai.

  10. Ademar “CARAMBA” até pra sonhar!!!!!

    “nos tornaríamos a 3ª maior potência militar e econômica do planeta sem dúvida”!
    SE É PRA SONHAR VAMOS SER A 1ª NÉ…..

  11. E ainda vão dar a patente …até alguém a tomar de nós…e parabéns pelo bioquerosene, o q temos p apresentar ao mundo de maneira a fazer o mesmo ser bem melhor p todos ?!?!

  12. Esta patente vai ter dois caminhos. Ou vai parar para explorarção por grupo econômico estrangeiro ou não será autorizado seu uso para fins aéreos. Ja sabemos a politicagem, ja virá um lobby de um sacana para fazer uma Lei. A estrangeirada esta tomando conta: A Geremia, que era empresa 100%nacional, escafedeu-se, agora faz parte de um grupo americano. O que fazia a Geremia? Simples, tinham as melhores bombas helicoidas para líquido do mercado, testadas e aprovadas. Tecnlogia da Geremia foi junto.

  13. Ademar, ITA e IME devem ser melhorados, pois seus engenheiros não são criativos e intuitivos. Tem que selecionar os jovens com essas qualidades.
    IME e ITA deveriam dar apenas cursos de especialização, mestrado e doutorado, para engenheiros, físicos e químicos CRIATIVOS e INTUITIVOS.

  14. Ao contrário da maioria dos outros estudos, que usam o etanol de cana-de-açúcar ou oleaginosas, usadas também para produção de biodiesel, esses trabalhos utilizam biomassas que não entram na esfera alimentar, tais como cascas de frutos cítricos.
    ———————————————————-
    E vamos ter tantas cascas de frutos cítricos ?
    Não gostei dessa pesquisa.
    Utilizem o carvão de pedra.

  15. o brasil por ter um povo fraco , sendo um dos paises mais corruptos do mundo , esta longe de ser o pais mais poderoso do mundo, e temos boas cabeças sim, mas nossos cerebros tem um certo tipo de amnesia pois esquecemos de um dia para o outro , as coisas que acontecem no brasil, portanto nossas cabeças sao boas mas nao sabemos usar o potencial delas para melhorar nosso pais(exigir melhorias na educaçao , caçar os corruptos, dilacerar o crime no brasil, melhorar nossas tecnologias e etc).
    esse pais ainda tem muito no que avançar, e para isso o povo dessa naçao tem que mudar e mudar bastante, essa cultura da malandragem e so de festa, nao levara o brasil a lugar algum, eu tb quero acreditar que este pais sera bom futuramente, porem fica o comentado acima.
    sds a todos.

  16. alguem sabe quando o brasil será um pais poderoso e democratico??? quando o povo ver que quem manda somos nós e causar revoltas por todo brasil,meio como a revolta comunista mas ñ pra tirar o capitalismo do poder mas os políticos corruptos que são a maioria.. vlws

  17. Tive um professor que disse o que alguns disseram aqui, o Brasil tem muito potencial, se os gênios daqui tivesse incentivo, não teria pra ninguém! Sabemos que os EUA são os mais desenvolvidos do mundo, mas vocês sabem que eles “compram” inteligência do mundo inteiro. Se eles são o que são, é porque manejam muito bem esse mercado de mentes! Querem um exemplo de pilantragem? Tomas Alva Edson, patenteou inventos de Tesla como se fossem seus! Tesla se desligou de Tomas, e abriu seu próprio laboratório e, não demorou para o governo estadunidense o acusar de algum tipo de conspiração, invadiram o laboratório de Tesla, reviraram tudo procurando, esquemas, invenções, projetos e etc. A policia não achou nada, pois Tesla tinha tudo bem guardado em sua mente! Tem muitos outros fatos reais como esse, é só pesquisarem por aí. O Brasil tem excelentes cientistas trabalhando nos Estados unidos, inclusive na NASA, é fato. Teve um brasileiro que fez história na NASA, seu nome é Daniel Alfa. Lembram da explosão da challenger em 1986? Daniel estava lá, ele descobriu uma técnica para impedir explosões como aquela, além de desenvolver um sistema de hidráulica que revolucionou os sistemas que usavam essa tecnologia, principalmente trens de pouso, que travavam muitos naquela época. Ninguém conhece esse cara aqui, a nossa mídia só valoriza gringos com seus Nobel´s politicamente arranjados.

Comentários não permitidos.