Pesquisadores do Projeto “Rede Algas” visitam Aviso de Pesquisa “Aspirante Moura”

Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura”

Os pesquisadores Yocie Valentin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Roberto Vilaça, da Universidade Federal Fluminense (UFF), visitaram, no mês de maio, o Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura”. O navio, que se encontra subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), faz parte do programa “Laboratório Nacional Embarcado”, que visa atender a projetos contemplados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em atividades de apoio a pesquisas.

Dessa forma, o AvPq “Aspirante Moura” presta auxílio à comunidade científica do Brasil, recebendo pesquisadores, professores e alunos, a fim de coletar dados hidro-oceanográficos.

Os pesquisadores da UFRJ e da UFF estiveram a bordo do Aviso para verificar suas instalações e constataram que o navio atende às expectativas de apoio ao Projeto “Rede Algas”, desenvolvido por eles.  O “Rede Algas” se dedica ao estudo das diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico das macroalgas e engloba representantes de órgãos governamentais, não-governamentais e de empresas privadas envolvidos na produção e aproveitamento das macroalgas marinhas.

Fonte: Marinha do Brasil

5 Comentários

  1. Espero que não contamine o oceano com algas mutuantes.
    Os europeus fizeram isso e já estão desesperados. Está proliferando no Mediterrâneo algas tóxicas feitas em laboratório, que estão matando corais, peixes e outras algas.
    Veja:Um exemplo típico é uma alga “assassina”, a Caulerpa taxifolia, que está acabando com outras espécies marinhas no mar Mediterrâneo. Introduzida acidentalmente ao largo da costa de Mônaco, ela já começou a se espalhar pelo leito oceânico. É tóxica e não tem predadores conhecidos. “Podemos estar vendo o início de uma catástrofe ecológica”, diz Alexandre Meinesz, professor de biologia marinha da Universidade de Nice, França.
    xxxx
    http://toni-planetaterra.blogspot.com/2010/04/diminui-variedade.html

  2. Vamos investir no Projeto Longevidade do Ser Humano ?
    Já tenho ele prontinho na minha mente.
    Chegaríamos aos 200, 300, 400 … anos de idade, com a aparência de 25 anos.

  3. Dandolo,

    Eu já tenho 34, teria prejuízo de 9 anos. Com 25, eu ainda tinha cabelo suficiente, agora espero q caia o resto até os 40. Dispenso.

Comentários não permitidos.