Comissão da “Minha Verdade” ou da “Meia” Verdade

http://4.bp.blogspot.com/_Z_c7w9gjzgE/THCpHngMj9I/AAAAAAAAFLc/4X8OIHT8CvE/s1600/Reflexo+espelho+copia.jpg

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 12 de junho de 2011.

“O Brasil deve ser pensado daqui para a frente. A anistia apagou as marcas dos dois lados. Se houver punição terão de ser revistas também as ações da esquerda, a exemplo do atentado a bomba no Aeroporto de Guararapes (Recife), em 1966”.
(General Leônidas Pires Gonçalves)

O polêmico Projeto de Lei 737/10, elaborado no governo Lula, trata da criação da Comissão da Verdade. A Comissão tem como objetivo esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período revolucionário por parte do Estado. A abertura dos arquivos secretos do período militar mostraria quem foram os facínoras cruéis que mataram, estupraram, mutilaram, roubaram, delataram seus “companheiros”, e levaram a intranquilidade aos cidadãos de bem.

– “Governo tem posição única a favor da Comissão da Verdade”

“Infelizmente, não há como apagar as marcas da humilhação sofridas pelas pessoas que lutaram pela democracia antes de nós, mas se conseguirmos, ao menos, saber o que houve e como ocorreu, já teremos o que dizer, por exemplo, para as futuras gerações, para nossos filhos e para os familiares dos mortos e desaparecidos”. (Maria do Rosário)

Ao defender a pretensa “Comissão da ‘IN’Verdade” a senhora Maria do Rosário inicia sua defesa mentindo “fragorosamente” ao afirmar que os terroristas “lutaram pela democracia”. A dona Maria sabe muito bem que a luta armada não defendia democracia, mas isso não lhe interessa. Felizmente alguns guerrilheiros de outrora, fiéis aos princípios que defenderam,  não tentam acobertar a verdade.

Daniel Aarão Reis Filho, ex-guerrilheiro do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), professor titular de História Contemporânea da UFF, foi um dos quarenta presos banidos para a Argélia, em troca do embaixador da Alemanha, por exigência das organizações terroristas que praticaram o sequestro.

“As ações armadas da esquerda brasileira não devem ser mitificadas. Nem para um lado nem para o outro. Eu não compartilho da lenda de que no final dos anos 60 e no início dos 70 (inclusive eu) fomos o braço armado de uma resistência democrática. Acho isso um mito surgido durante a campanha da anistia. Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário, ofensivo e ditatorial. Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentassem como instrumento da resistência democrática”. (O Globo, 23/09/2001)

Leandro Narloch, no seu livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, assevera que:

“A guerrilha provocou o endurecimento do regime militar. É muito repetida a idéia de que os grupos de esquerda decidiram partir para a luta armada porque essa era a única resposta possível à rigidez da ditadura. Na verdade, antes de os militares derrubarem o presidente João Goulart, já havia guerrilheiros planejando ações e se preparando para elas”.

A História irá julgar os passos dessa circense “Comissão da Minha Verdade”, montada com a finalidade de julgar apenas um dos lados. A Comissão tem o intuito de julgar apenas aqueles que por obrigação constitucional tinham e deviam lutar contra a implantação de uma ditadura no nosso país. A dona Maria deixa isso claro quando afirma em entrevista, publicada na edição nº 52 de maio de 2011, ao jornal Tribuna do Advogado, órgão de divulgação da OAB/RJ:

Não há dois lados. Trata-se de apenas um lado: o lado do Estado, que, por meio das Forças Armadas, torturou e matou trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, camponeses e sindicalistas. É por isso que as gerações atuais e futuras precisam saber que tivemos 21 anos de repressão política em nosso país e que a tortura marcou a vida de milhares de oposicionistas ao regime que lutaram para que hoje nós possamos viver em uma democracia”. (Maria do Rosário)

Dona Maria não menciona, intencionalmente, os crimes cometidos pelos seus sequazes. Acho que nossos corações e mentes devem se voltar para o futuro. A camarilha encastelada no poder precisa, em nome do Brasil, abandonar essa postura nitidamente revanchista que procura, a todo custo, reescrever a história. Será que serão ouvidos os familiares das mais de uma centena de vítimas dos celerados terroristas? Certamente, não, isso não interessa à “Comissão da Minha Verdade”.

– Vítimas dos Terroristas


12/11/64 – Paulo (Vigia – Rj)

27/03/65 – Carlos Argemiro (Sargento do Exército – Pr)

25/07/66 – Edson Régis De (Jornalista – Pe)

25/07/66 – Nelson Gomes (Almirante – Pe)

28/09/66 – Raimundo De Carvalho (Cabo Pm – Go)

24/11/67 – José Gonçalves Conceição (Fazendeiro – Sp)

07/11/68 – Estanislau Ignácio (Civil – Sp)

15/12/67 – Osíris Motta (Bancário – Sp)

10/01/68 – Agostinho F. Lima – (Marinha Mercante – Am)

31/05/68 – Ailton De (Guarda Penitenciário – Rj)

26/06/68 – Mário Kozel (Soldado Do Exército – Sp)

27/06/68 – Nelson (Sargento PM – Rj)

27/06/68 – Noel De Oliveira (Civil – Rj)

01/07/68 – Von Westernhagen (Major Ex. Alemão – Rj)

07/09/68 – Eduardo Custódio (Soldado PM – Sp)

20/09/68 – Antônio Carlos (Soldado PM – Sp)

12/10/68 – Charles Rodney (Capitão do Ex. Usa – Sp)

12/10/68 – Luiz Carlos (Civil – Rj)

25/10/68 – Wenceslau Ramalho (Civil – Rj)

07/01/69 – Alzira B. De Almeida – (Dona de Casa – Rj)

11/01/69 – Edmundo Janot (Lavrador – Rj)

29/01/69 – Cecildes M. de Faria (Inspetor de Pol. – Mg)

29/01/69 – José Antunes Ferreira (Guarda Civil – Mg)

14/04/69 – Francisco Bento (Motorista – Sp)

14/04/69 – Luiz Francisco (Guarda Bancário – Sp)

08/05/69 – José (Investigador De Polícia – Sp)

09/05/69 – Orlando Pinto (Guarda Civil – Sp)

27/05/69 – Naul José (Soldado Pm – Sp)

04/06/69 – Boaventura Rodrigues (Soldado PM – Sp)

22/06/69 – Guido – Natalino A. T. (Soldados PM – Sp)

11/07/69 – Cidelino Palmeiras (Motorista de Táxi – Rj)

24/07/69 – Aparecido dos Santos (Soldado PM – Sp)

20/08/69 – José Santa (Gerente De Banco – Rj)

25/08/69 – Sulamita Campos (Dona De Casa – Pa)

31/08/69 – Mauro Celso (Soldado PM – Ma)

03/09/69 – José Getúlio – João G. (Soldados da PM)

20/09/69 – Samuel (Cobrador de Ônibus – Sp)

22/09/69 – Kurt (Comerciante – Sp)

30/09/69 – Cláudio Ernesto (Agente da PF – Sp)

04/10/69 – Euclídes de Paiva (Guarda Particular – Rj)

06/10/69 – Abelardo Rosa (Soldado PM – Sp)

07/10/69 – Romildo (Soldado PM – Sp)

31/10/69 – Nilson José de Azevedo (Civil – Pe)

04/11/69 – Estela Borges (Investigadora do Dops – Sp)

04/11/69 – Friederich Adolf (Protético – Sp)

07/11/69 – Mauro Celso (Soldado PM – Ma)

14/11/69 – Orlando (Bancário – Sp)

17/11/69 – Joel (Sub-Tenente PM – Rj)

17/12/69 – Joel (Sargento – PM – Rj)

18/12/69 – Elias (Soldado do Exército – Rj)

17/01/70 – José Geraldo Alves Cursino (Sgt PM – Sp)

20/02/70 – Antônio A. Posso Nogueró (Sgt PM – Sp)

11/03/70 – Newton de Oliveira Nascimento

31/03/70 – Joaquim (Investigador de Polícia – Pe)

02/05/70 – João Batista (Guarda de Segurança – Sp)

10/05/70 – Alberto Mendes (1º Tenente PM – Sp)

11/06/70 – Irlando de Moura (Agente da PF – Rj)

15/07/70 – Isidoro (Guarda de Segurança – Sp)

12/08/70 – Benedito (Capitão do Exército – Sp)

19/08/70 – Vagner L. Vitorino (Guarda de Seg. – Rj)

29/08/70 – José Armando (Comerciante – Ce)

14/09/70 – Bertolino Ferreira (Guarda de Seg. – Sp)

21/09/70 – Célio (Soldado PM – Sp)

22/09/70 – Autair (Guarda de Segurança – Rj)

27/10/70 – Walder X. (Sargento da Aeronáutica – Ba)

10/11/70 – José Marques (Civil – Sp)

10/11/70 – Garibaldo (Soldado PM – Sp)

10/12/70 – Hélio de Carvalho (Agente da PF – Rj)

07/01/71 – Marcelo Costa Tavares (Estudante – MG)

12/02/71 – Américo (Soldado PM – Sp)

20/02/71 – Fernando (Comerciário – Rj )

08/03/71 – Djalma Pelucci (Soldado PM – Rj)

24/03/71 – Mateus Levino (Tenente da Fab – Pe)

04/04/71 – José Júlio Toja (Major do Exército – Rj)

07/04/71 – Maria Alice (Empregada Doméstica – Rj)

15/04/71 – Henning Albert (Industrial – Sp)

10/05/71 – Manoel Silva (Soldado PM – Sp)

14/05/71 – Adilson (Artesão – Rj)

09/06/71 – Antônio Lisboa Ceres (Civil – Rj)

01/07/71 – Jaime Pereira (Civil – Rj)

02/09/71 – Gentil Procópio (Motorista de Praça – Pe)

02/09/71 – Gaudêncio – Demerval (Guardas Seg. – Rj)

–/10/71 – Alberto Da Silva (Civil – Rj)

22/10/71 – José (Sub-Oficial da Marinha – Rj)

01/11/71 – Nelson Martinez (Cabo PM – Sp)

10/11/71 – João (Cabo PM – Sp)

22/11/71 – José Amaral (Guarda De Segurança – Rj)

27/11/71 – Eduardo Timóteo (Soldado PM – Rj)

13/12/71 – Hélio F. (G.Seg. – Rj) – Manoel da Silva (Com.) – Francisco B. (Mot.)

18/01/72 – Tomaz P. de Almeida (Sargento PM – Sp)

20/01/72 – Sylas Bispo Feche (Cabo PM – Sp)

25/01/72 – Elzo Ito (Estudante – Sp)

01/02/72 – Iris (Civil – Rio De Janeiro)

05/02/72 – David A. (Marinheiro Inglês – Rj)

15/02/72 – Luzimar Machado De (Soldado PM – Go)

27/02/72 – Napoleão Felipe Bertolane (Civil – Sp)

06/03/72 – Walter César (Comerciante – Sp)

12/03/72 – Manoel (Guarda de Segurança – Sp)

12/03/72 – Aníbal F. de A. (Coronel Exército – Sp)

12/03/73 – Pedro (Capataz da Fazenda Capingo)

08/05/72 – Odilon Cruz (Cabo do Exército – Pa)

02/06/72 – (Sargento PM – Sp)

29/06/72 – João (Mateiro da Região do Araguaia – Pa)

Set/72 – Osmar (Posseiro – Pa)

09/09/72 – Mário Domingos (Detetive Polícia Civil – Rj)

23/09/72 – Mário Abraim Da (2º Sgt do Exército – Pa)

27/09/72 – Sílvio Nunes (Bancário – Rj)

01/10/72 – Luiz Honório (Civil – Rj)

06/10/72 – Severino F. – José I. (Civis – Pe)

21/02/73 – Manoel Henrique (Comerciante – Sp)

22/02/73 – Pedro Américo Mota (Civil – Rio De Janeiro)

25/02/73 – Octávio Gonçalves Moreira (Del. de Pol – Sp)

…/06/73 – Francisco Valdir (Soldado do Exército – Pa)

10/04/74 – Geraldo José (Soldado PM – Sp)


– Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
.

42 Comentários

  1. Colorado está certo, mas…
    Quem se interesou pelo assunto já tinha informações, quem nunca viu nada está vendo nesse instante.
    Agora o que estão querendo, abalar a democracia, queimar as igrejas, perpetuarem-se no poder, impor leis sem resistência como a da homofobia que foi engavetada essa semana?
    Essa comissão é o que, um processo, um tribunal, haverá advogados de defesa, promotores, juízes ou STF ?
    Querem mais medalhas, reconhecimento, diplomas, holofotes, mais fotos no jornal e internet, indenização?
    Se alguém me responder eu agradeço.
    A minha ignorância é muito grande.

  2. Na Argentina e no Chile os torturadores foram a julgamento e foram condenados. No Brasil, eles passeiam no shopping com os netinhos. E como diria Rui Barbosa: “até os canalhas envelhecem”.

  3. é uma pequena minoria que quer complicar,minoria digo 99.9% se for apurar condenar que seja tambem os crimes de terrorismo assasinatos assaltos,sequestros, a anistia éra para ambas as partes mas se querem mexer que a justiça seja feita para ambos.

  4. A Dilma está mexendo num vespeiro, se acha a poderosa, não sabe no que se mete, os revolucionários daquela época (inclusive ela), não lutavam pela democracia e sim lutavam para transformar o Brasil em uma nova CUBA, isso é uma vergonha….

  5. Recoerdos de Ipacarai… o KHANN disse tudo… ainda tem jente que acha que os vermelhos lutavam por democracia… tai uma palavra que vai ser esquecida daqui a algum tempo… a internacional comunista tá pondo em pratica sua agenda… quem duvida procura na internet por: stablishment, comunismo, espiral do silencio, quem pagou a revolução na russia comunista, e se possivel ouçam o olavo de carvalho no youtube… são 32 postagens esclarecedoras…

  6. Se depender dessa gente que defende torturadores, a culpa pelo holocausto foi dos próprios judeus, e não dos nazistas.

  7. Jába, o corpulento os judeus teve culpa leia a historia e você vai saber oque estou falando .
    hoje tenho 20 anos se pergunta que sofreu no tempo da linha dura vou te responder 0000000000000.000001 não conheço ninguem por isso que é um comisão que não existe por que era uma menoria que segundo lutor eu não conheço ninguem que fale sobre o tempo da linha dura que trabalhor e seguiu a vida não sofreu mais que pegou em armas sumiu

    depender dessa gente que defende torturadores
    o problema disso sabe que nem todos militares eram torturadores e você fala em militares eu pergunto a cade a policia civil e a policia Federal naquele tempo onde estava ? e outra que pedio a entra do militares foi o brasil se pegar os jornais daquela epoca vai ver que quase 99% dos jornais fazia festa com a entra dos militares e quem autorizou as diretas já foi o militares se eles quiserem ficaria igual a uma dinastia.

  8. Grande Lula.Avante comissão da verdade, pau naqueles que jogaram no lixo as FA brasileiras. Durante 20 anos foram serviçais dos EUA, que mandou e desmandou nesse país. Precisou a esquerda voltar ao poder para tornar as FA dignas de seu povo.

  9. Esquecem-se que o outro lado, a esquerda armada, sofreu processos e muitos dos autores das ações acima morreram nas mãos do regime..Agora, do outro lado, a direita, está todo mundo passeando com os netinhos no shopping. Só no Brasil né? Porque no Chile, Argentina e Uruguai estão todos em cana..Falam agora como se nenhum “terrorista” tivesse sofrido uma única punição. Mas não foi isso que ocorreu. Nisso eu invejo os Argentinos…

  10. É possível que, em algum momento na história do Exército brasileiro, ter senso de humor tenha sido condição para integrar suas fileiras.

    Era bom ter um tipo de humor típico dos desenhos animados em que a raposa persegue sua presa e acaba não percebendo que o chão acabou.

    Ela continua correndo, mas no ar. Todos veem que seus movimentos são irreais, menos a raposa. Até o momento em que a farsa não tem como continuar e a raposa cai.

    Alguns militares responsáveis por crimes contra a humanidade, como tortura e terrorismo de Estado, agem até hoje da mesma forma. Eles continuam correndo no ar, como se o que todos enxergam não devesse ser levado a sério.

    Vez por outra, eles nos escarnecem ao irem à imprensa e falar que nunca torturaram, sequestraram e ocultaram cadáveres, até porque, segundo os próprios, nem sequer houve tortura como prática sistemática de Estado. Operação Condor foi delírio de documentarista desempregado.

    Em breve, eles nos convencerão que nem sequer houve ditadura militar. Tudo teria sido só um conjunto de medidas preventivas para impedir o “grande golpe comunista”, inexoravelmente em marcha.

  11. Caro colaborado,
    Em nenhum momento associei militares com torturadores.
    Repito e com ênfase: em nenhum momento ASSOCIEI MILITARES COM TORTURADORES.
    Por gentileza, releia o que escrevi.
    RELEIA, por gentileza, meus comentários acima.
    É o prezado quem acaba de fazer essa associação. Por que será?
    Sou filho, neto e bisneto de militares, embora não tenha seguido a carreira militar, mas para alegria de meu avô (já na reserva) e meu pai, meu irmão segue a dinastia da família.
    Quero punição aos torturadores, aos TORTURADORES.
    Respeito os militares do meu país. Ontem, hoje e sempre.

  12. Já ocorreu à anistia , q serve p os dois lados, parem de mexer na fossa…vai feder. Deixem o passado no lugar onde está, vamos seguir adiante , sem repetir os mesmos erros. Sds.

  13. Se houveram crimes devem ser julgados,como alguém disse acima,alguns militares diziam esta defendendo o Estado,mas como isso era possível uma vez que atentaram contra um governo eleito, através de conspiração com um governo estrangeiro?
    Diziam se o Estado,mas o Estado não pode matar e torturar prisioneiros,se quisessem ajudar a democracia, hoje diriam onde estão enterrados alguns desses desaparecidos se mostrariam mais humanos e dariam um fim a esse pesadelo que nos assombra ainda hoje!
    Como ainda hoje existem muitos militares vivos da época da ditadura, o exército se mantém calado, mas num futuro mais distante quando os protagonistas já não vivam mais, creio que as F.A devam vir a público e se desculpar por esses autos que cometeram contra milhões de brasileiros guerrilheiros ou não, porque todos foram afetados de uma maneira ou outra!

  14. A velha direita golpista sempre tenta se justificar…

    Primeiro têm que escolher se encaram os combatentes da ultraesquerda como “combatentes” ou como “criminosos comuns”… Ou mesmo “terroristas”.

    Em todos os casos, TODOS, violam todas tratados e princípios… seja lei de guerra sejam dos direitos humanos…

    POIS “O ESTADO” NÃO PODE TORTURAR, MATAR PRISIONEROS (TAMBÉM FOI PRATICADA POR PARTE DAS GUERRILHAS, SÃO EXCEÇÕES) E MUITO MENOS OCUTAR CADÁVERES… Ao menos que seja um ESTADO CRIMINOSO…

    … A polícia não pode agir com princípios da bandidagem… Assim pra quê Justiça?

    Assim, essa comissão têm como objetivo, dar acesso pleno aos documentos e fatos…

    O governo da ditadura têm os retatórios dos atentados terroristas da esquerda também, é lógico, pois era o Estado Constituido.

  15. JJABA,O CORPULENTO,aqui vc ezajerou,comparar o olocausto judeu com,terroristas,que queriam transformar este pais numa nação comunista,que eu saiba os judeus não assaltavam,não sequestravam,nem assasinaram,e não sequestraram ninguem.

  16. Na epoca, o sistema era dualista e nao ¨plural¨ (3 ou mais visoes de mundo), o ultimo, possibilita concenso forcado (nao da empate)…

    No dualista cada um defende seu lado, impossibilitando um consenso (da empate)…

    Nesse acaso, ou se julga ambos e declara um lado vencedor e outro perdedor, ou se faz o instrumento de anistia (acordo de perdao) para ambos…

    Anistiar e depois expor a julgamento, nao me parece logico… No minimo, se descumpri o primeiro instrumento…

    Um grande erro, divulgar nomes ou que leve a identificacao de algozes seja de um lado como de outro (quebra o acordo de anistia, ao qual o povo e a esquerda, pediam, ampla, geral e irrestrita)…

    Para lembrar:

    http://www.onordeste.com/administrador/blogs/fotonoticias/92ddbc22bba43c25ef0478b95c86e7cc80.jpg

    http://blig.ig.com.br/valdemation_society/files/2008/12/anistia1.jpg

    Entre muitas outras fotos…

    Pelo menos uma das partes cumpriu o acordo e isso e fato… E a outra, vai quebrar a anistia?

  17. Prezado dhou,
    Estou me referindo aos torturadores. Aos torturadores, meu caro. Os nazistas torturaram os judeus. Tivemos vários filhos desta nossa amada pátria que foram torturados no passado. E para passarmos nosso país a limpo, acredito que devemos começar por investigar e, caso sejam culpados, punir esses torturadores.
    Apenas isso.
    E para aqueles que ficam associando militares com torturadores, quero dizer que acho isso um grandiosíssimo equívoco. Ninguém zela com mais carinho e amor por essa pátria que a nossa gente militar.

  18. Jaba, no caso dos nazistas nao houve acordo… Foram vencidos e portanto, julgados culpados… La nao houve anistia… Sao casos bem diferentes…

    O problema e que se punir as partes (ambas), e necessario quebrar a anistia… Faze-lo sem declarar quebrado o instrumento da anistia seria pura hipocrisia… Fazer com so uma das partes, seria injustica… Faze-la com so uma das partes e nao declarar quebrado o instrumento da anistia, insanidade…

  19. Entendi, prezado Raptor, entendi.
    Mas, será que o mundo inteiro está errado (Argentina, Chile, Uruguai, etc.) e só o Brasil acertou? Do jeito qua a coisa se configura, acredito que não.
    Amigos navegantes, deixemos para aprofundar essas calorosas discussões mais adiante. Não é fuga, mas é que a contenda vai ser longa.
    Respeito a opinião de todos.

  20. E mais, quem lutou e foi torturado, lutou contra um regme de exceção, uma ditadura.
    Puxa vida! Chamam o Fidel de ditador e não reconhecem a regime ditatorial em nossas próprias fuças?
    Inacreditável a cara de pau!

  21. J Jába, o corpulento viu ai ? eu falei em uma coisa você disse outra Em nenhum momento associei militares com torturadores. mais a comisão da verdade não estar fazendo isso eles estão dizendo ditadura MILITAR pergunta quantas Agantes da federal fez crimes na linha dura hoje tem alguma acusação ? . Chamam o Fidel de ditado a USA é uma ditadura só existe dois partidos Republicano , Democratas .traduzido farinha do mesmo saco ou ganha um ou ganha o outro a Diretrize s dos partidos são o mesmo

  22. “A camarilha encastelada no poder precisa, em nome do Brasil, abandonar essa postura nitidamente revanchista que procura, a todo custo, reescrever a história. ”
    ………………………………….
    E porque a versão da história escrita pelos militares não pode ser revisitada? é a verdade absoluta??
    .
    Juntando e investigando as meias verdades da direita e da esquerda, quem sabe chegamos a uma verdade mais inteira.
    .
    Nunca fui militante de esquerdas ou dieitas radicais, más como cidadão brasileiro, acredito que se deve investigar à todos sim, quem cometeu crimes que não prescrevem, que pague, seja de direita ou esquerda…É o mínimo que se pode esperar de um país sério, más no Brasil, a “política dos panos quentes” é o que impera.
    .
    E não vejo os que escrevem artigos como este, como sendo representantes das F.A do Brasil, expressam apenas sua posição individual.
    Seria altamente lesivo a imagem das F.A , crer que os militares como um todo estão contra investigações que “separariam o joio do trigo”.
    .
    Quem está contra é um pequeno setor “militar de pijama” ou quase lá…, uma certa “camarilha de direita”, que deseja fazer crer que as F.A como um todo são contra as investigações, que ao final, só resultariam em ganho de confiança e credibilidade para a imensa maioria dos militares.
    .
    Para contrabalançar o texto do Coronel Hiran, vale a leitura e porque não? A publicação aqui no PB , da recente reportagem da revista ‘Isto É’:
    .
    Os evangélicos e a ditadura militar
    .
    “Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais – até agora guardados no Exterior – chegam ao País e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo.”
    .
    http://www.istoe.com.br/reportagens/141566_OS+EVANGELICOS+E+A+DITADURA+MILITAR?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

  23. J JABA.OCORPULENTO:faço,as palavras,do amigo RAPTOR e do COLORADO,minhas palavras,pois eles tem neste assunto praticamente a mesma visão que eu,é bom trocarmos ideia,e faz parte da democracia respeito a tua,só que no caso brasileiro,existe uma anistia para ambos os lados,e ambos os lados cometeram crimes,se for para remexer na minha opinião tem que ser em ambas as partes porque como disse ambos cometeram crimes,só porque um lado esta no poder hoje,ai deve condenar o outro e ficar impune,tivemos diretas já,foi um belo movimento,mas se os militares quisesem indurecer não teriam entregado o poder,pois fidel castro e muitos ditadores daquela época estão ainda no poder,foi feito um acordo anistia,com assinaturas que ao meu ver devem ser respeitados,não sou militar,só defensor da paz,e da verdadeira verdade,a maioria dos criminosos de ambos os lados ja esta morta,praque remexer,estamos em paz,a maioria dos brasileiros esta feliz assim a maioria digo 99.9% dos brasileiros.

  24. Temos tantas coisas mais importantes a faser,reforma tributaria,reforma da previdencia,reforma do judiciario,ta na hora dos deputados e senadores deste pais tomarem uma posição,e trabalharem para frente,cpi disso cpi daquilo,cpi daquele outro,que sempre vira em pitssa,eu e o povo estamos cansados de tanta picuinha este pais precisa de homens homens cerios comprometidos com o futuro.

  25. .
    Na verdade caracterizar a ditadura como uma simples guerra contra o comunismo é um grande engodo.
    .
    A repressão, com orientação “made in USA”(Escola das Américas…), foi muito mais ampla, foi contra o pensamento independente,contra a pluralidade, contra a criatividade da nação…e o pior efeito da ditadura foi o emburrecimento e a mediocrização do país , quando os tacanhos estão no poder, absoluto , este é o resultado…
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=MMlLVomYpKE

  26. Enfim amigos navegantes. Eu apenas acho que quem luta contra um regime de exceção não pode ser chamado de terrorista.
    Caro colaborado, devo tem entendido errado o que disseste. Perdoe-me!
    Nosso Brasil acima de tudo!

  27. Tem de apurar o que houve por parte dos representantes de um Estado, que ideologias à parte, era legalmente instituído e agia dentro dos limites das leis, ou pelo menos deveria ater-se a isso.
    Não está em discussão nenhum embate entre ideologias, apenas os excessos cometidos num período recente da história nacional.
    Não é volta ao passado, nem intenção de atingir instituições.
    Não está em discussão o combate aos esquerdistas (tanto que não há contestação quanto aos que foram mortos ‘em combate’), mas sim os excessos inaceitáveis que se cometeram e que não podem ser jogados para baixo do tapete, justamente por terem sido cometidos por agentes do Estado.
    O que fizeram ou deixaram de fazer os insurgente não é o que se discute, pois não agiam em nome do Estado, estavam ‘fora-da lei’.
    Também não está em discussão a motivação; Se as FA’s foram combater ‘comunistas violadores de freiras e comedores de criancinhas com mel no café da manhã’, ou se ‘massacraram valorosos e idealistas combatentes da liberdade’ depende do viés ideológico de cada um. No caso, nada disso está em julgamento.
    O fato, lastimável (e que acredito ser um fardo para os militares do Brasil), é que um grupo (que parece minoritário) patrocinou e agora tenta acobertar a prática inaceitável de tortura e execução de prisioneiros sob custódia.
    Isso contraria todas as leis civilizadas do mundo, inclusive as mais duras que são as leis de guerra.
    Nenhum regime de autoritário e/ou de exceção foi poupado dessas investigações e não deve ser o regime militar (que de fato foi de exceção e autoritário, sem julgamento de mérito) que vigorou neste país o primeiro a sê-lo.
    Deve-se apurar o que foi feito em nome do Estado, que cumpria, como deve ser, a obrigação de combater uma ameaça de insurgência armada.
    O Estado não pode aceitar erros de atitude, em hipótese nenhuma, ainda mais desse tipo.
    Deve-se sempre passar a limpo as ações de Estado, caso haja qualquer dúvida quanto a correção das mesmas.
    Está na hora de livrar nossas FA’s desses fantasmas criados por torturadores psicopatas.
    As FA’s brasileiras não merecem e muito menos podem ser misturadas com torturadores e assassinos de prisioneiros. Por isso, saber quem foi quem, e quem fez o que, é imprescindível para separar o joio do trigo.
    Acredito que isso trará benefícios ao país e principalmente às próprias FA’s.
    Esta é minha opinião, apenas e tão somente uma opinião.

  28. Wi: vc mandou bem, a represão não foi só contra guerrilheiros, na verdade os guerrilhas acho eram muito poucos.
    Os guerrilheiros como coloquei muitas vezes lutavam para instalar uma Cuba, não uma democracia, mas existiram milhares que aceitavam o jogo democrático, desses certa mídia não fala, só fala dos poucos guerrilhas.
    .
    Jába: “que quem luta contra um regime de exceção não pode ser chamado de terrorista.” verdade, essa palavra “terrorista” começou usar Bush, acho soa muuuuuuito PROAMERICANA, também não gosto.
    .
    Também sou contrário a dizer que não existia ameaça comunista, aí acho a esquerda erra, sim existia, eram poucos, mas também em Cuba eram poucos. Mas é claro é preciso diferenciar luta armada de luta política ou sindical. Também está que os guerrilheiros presos não deveriam ter sido torturados, enfim, existem muitas variáveis.
    .
    Voltando aos militares, com todo respeito mas eles, se falam políticamente, como aconteceu com alguns generais que estão falando contra o governo (em parte justificadamente-ongs) têm que demonstrar que estão com o Brasil e não com Estados Unidos, qq coisa que soe Bushiana vai ser rejeitada.
    .
    Eu vou estar sempre avaliando um discurso de um general e se não me da entender que vê os EUA como uma possível ameaça a nossa soberania, eu vou asumir o contrário, infelizmente é assim, e assim pensa muuuuita gente.
    .
    Não porque eu seja antiamericano, acho eles vão ser nossos parceiros pelo resto do século, acho os EUA vão prevalecer sobre a China, o problema é esse, se conseguem cercar, freezar a China, aí vão olhar pra cá.
    .
    E os EUA não são uma país democrático, é um regime onde governa a elite por meio das Agências NSA CIA e o Pentágono, se o Brasil fosse EUA tivessem matado o Lula, simples, essas agências matam presidentes inventam todo tipo de mentiras para o mundo tudo. Chegaram a bombardear seus próprios edifícios de escritórios, loucura total.
    .
    Então se um militar não entende isso, eu prefiro nem ler o que vai dizer.
    .
    Eu sou partidário de manter o sigilo, sim eu sei, é algo antidemocrático, mas o país como colocaram outros colegas precisa olhar pra o futuro, é claro depois penso nos familiáres de aquelas vítimas realmente democráticas, que tinham militáncia sindical ou estudiantil digamos não violenta, e aí fico com a dúvida.
    .
    Também ver militares brasileiros falando com a linguagem da CIA como já coloquei é realmente triste, um país que já é potência e temos que aguentar por exemplo que venham com isso de terroristas realmente provoca muita rejeição, parece que estou escutando o Bush. Lamentável.
    .
    Depois de ver os vídeos das teorias da conspiração que demonstraram que parte dos objetivos das PsyOp foi justamente impor essa palavra terrorista, eu ouço ‘terrorista’ e associo imediatamente com Bush Rumsfeld Condi e os restantes criminais de guerra estadunidenses.
    .
    Por outro lado é complicado. É muito difícil reconstruir o passado, complicado, eu não tenho a solução, porque se levantam totalmente o sigilo vamos ter que mandar pra cadeia até os evangelistas que colocou o Wi. Soa egoista da minha parte, mas na história dos países não tudo é festa, aqui tem leitores relembrando a guerra do Paraguai, fazer o quê, a história é assim. Estamos rodeados de injustiças, milhares morrem por mês de enfermidades curáveis, pra onde a gente olhe vai ver terríveis injustiças, enfim, talvez a esquerda encontre uma alternativa, talvez ter sim o direito à mem6ria, mediante a inclusão no currículo escolar de uma matéria relacionada, enfim, é complexo, mas é pra encarar com o intuito de analisar para chegar a um acordo.
    .
    Eu não tenho familiáres mortos pelo governo militar, mas todos meus familiáres morreram de doenças curáveis, quem me paga mim isso, e eram pessoas de vida cristã de começar o trabalho as 6 7 da manhã, vidas inteiras de trabalho, sem outra esperança que a megasena.

  29. Poxa, gente, parem de quer dizer diferente do que de fato ocorreu e a verdadeira história mostrou.
    1.Houve um golpe de estado em 31 de março de 1964 em nome de um pretensa “ameaça” comunista que nunca existiu de fato.
    2.Nos anos 60 toda e qualquer movimentação estudantil em qualquer país do cidente era tachada pela mídia de agitação comunista.
    3.A tal “revolução” que militares direitistas antiquados defendem, violou flagrantemente a Constituição do país, portanto, passou por cima das leis e anulou o Estado de Direito no Brasil.
    4.Não foram só militantes de esquerda os perseguidos pelo regime: os direito sindical e de greve por melhores condições de trabalho e salário foram reprimidos assim como os estudantes que não tinham direito de manifestação e expressão. Ou seja, vocês repararam que os direitos mais elementares de uma sociedade democrática, principalmente o direito de voto, tudo era tachado deperigoso e ameaça comunista pelos ditadores? A quem querem enganar com esse discurso carcomido que não resiste a verdade?
    5.Por último, o tema que interessa: “Comissão da Verdade”. Vejam que o argumento contrário a sua existência repetem sempre a cantilena da “lei da anistia” que perdoou a todos, que “remexer” no passado pode abrir feridas e criar um clima adverso e tal. Acho que tem uns “velhinhos” de pijama querendo um tempinho para morrer antes que os processos contra eles comecem e peguem algum bem vivinho. A verdade é que cedo ou tarde isso vai ser feito. Basta ver o que está chegando de documentos esta semana ao país, conforme foi noticiado e que estavam protegios no exterior para que não fossem destruídos. A Onu vai vir para cima do Brasil e exigir uma satisfação à comunidade internacional. Por fim, para os falaciosos, os militantes de esquerda (os terroristas, como alguns aqui gostam de falar) capturados, após serem torturados, ou foram julgados por tribunais militares e condenados e cumpriram penas ou foram sumariamente executados nos porões do regime. Conclusão, os “comunas” pagarm sim pelos seus atos, os processos estão mais que provados. E os violadores da ordem institucional, os militares, juízes, delegados e policiais torturadores e criminosos alguém os julgou até hoje? Tá na hora né!!!

  30. Na Argentina e no Chil julgou a Subverssão????Nãããão né.A lei Brasileira é de justiça imparcial ou seja os direitos são iguais para todos e sendo assim para que se aja justiça ja que querem julgar que nós julguemos imparcialmente torturadores e subversivos pois ambos derramaram o sangue de Brasileiros.Voces mesmos não estão falando que no Brasil torturadores passeiam impunes nos shoppings e os terroristas onde estão heim????Para clarificar vossas ideias os terroristas estão hoje no poder Brasileiro tanto na direita como na esquerda fazendo o que sempre eles condenavam e apontavam nos outros ROUBANDO A NAÇÃO TIRANDO ATE DE BRASILEIROS E REPASSANDO PARA EXTRANGEIROS LATINOS QUE COM ELES SE AFINAM e se não bastasse isso vendendo o pais aos interesses externos deixando o povo e as forças armadas ate sem termos condições de defendermos nossa sobrerania e nossa nação e a frase senha para o cobiçador foi proferida pelo proprio MD-X9 YANKEE e é esta CONTIGENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO OPERATIVA ou seja,venham pios as sucatas não terão como sairem ao mar e nem levantarem voo e o povo esta desarmado e indefeso.Os Comunistas de outra hoje habitam na democracia e estão gostando tanto que ja a adaptam com um comunismo ligth MADE IN BRASILIA que sorrateiro arregimenta fantoches e simpatizntes que se vendem por status de cargo,ate mesmo interferem diratamente nas diretorias e gabinetes da segurança nacional pitacando e substituindo quem não compactuam.A poca vergnha é tanta que ats PIGs estavam tirando partido querendo boiolarem nossa sociedade com programações na midia de forma colorida.Ja não basta o povo desassistido,desarmado,sem segurança e defesa,sem educação e saude e ainda querem que invertamos valores e principios.E agora vem com essa de justiça com balança de um prato so e um olho caolha quererem se vingarem de seus antigos fantasmas e ainda posarem de vitimas e serem indenizados pelo estado.No final o povo ainda pagara a terroristas e bandidos TRIBUTOS.Tenham certesa de uma coisa,a sociedade Brasileira não é mais tola e idiota.Querem uma santa inquisição vão quebrar a cara.Querem justiça,que façamos entã a verdadeira justiça e julguemos e condenemos a todos pois tanto a represão quanto a subversão mancharam de vergonha a historia do Brasil….BANDO DE HIPOCRITAS E DEMAGOGOS ISSO SIM É QUE TODOS SÃO POIS APENAS DEFENDEM INTERESSES,IDEOLOGIAS E CORPORATISMOS.VÃO TODOS PARA A PQP E JA VÃO TARDE.

  31. Se voces não sabem ate mesmo no golpe de 64 houve traição pois o intuito primario era de permanecerem ate que a lei e a ordem voltasse a normalidade e esperavam que isso se desse em 6 a 8 meses retornando o pais a democracia,so que cresceram o olho.Outra mentira Jango não fugiu e sim foi aconselhado por militares a se esconder em uma unidade militar no Rio Grande do Sul.O golpe foi dia 1 de abriu e Jango desembarcou no Uruguai dia 4 de abriu.

  32. Tai… o 1maluquinho falou tudo… é que ele deve ter mais de 30 anos… não nasceu ontem… os outros compraram a marmitex comunista requentada da esquerda ratazana que se encastelou no planalto central… como dizia o Figueiredo: “vcs ainda vão sentir falta de mim”…

  33. Antes da Revolução Cubana, a ilha era o bar e o prostíbulo da elite norte americana. A Revolução colocou o comando do país nas mãos do povo cubano. Antes, os políticos eram meros fantoches dos americanos que possuíam, conseguido uma lei que os permitia intervir na elaboração das leis do país caribenho. A Revolução somente se alinhou ao bloco comunista devido ao bloqueio dos EUA. Cuba não tinha recursos, não conseguia empréstimos, não tinha de onde importar, não podia exportar. A opção foi aderir ao Pacto de Varsóvia. Não digo com isso que a Revolução tornou-se comunista depois de seu alinhamento, mas o plano inicial não era se alinhar.

    Não podemos é criar uma visão dicotômica generalizante do tipo “os militares são ruins e os militantes de esquerda eram bons”, nem vice versa. Houve exageros por parte do Estado, assim como houve excessos pelo lado dos que lutaram contra o goveno instituído. Vale lembrar que grupos como o MR-8 não lutavam contra a ditadura por ser um governo de exceção, mas por seu caráter burguês. Lutavam pela instauração da ditadura do proletariado, como muitos deles admitem abertamente. Alguém disse “até os canalhas envelhecem”, é verdade. Tanto para os torturadores quanto para os militantes que diziam lutar pelo país e hoje roubam ao mesmo país sem o menor pudor.

  34. VANDERLEI ainda hoje as mulheres Cubanas se prostituem para os extrangeiros que la vão,a vida do povo Cubano parou na decada de 50.Olhe a frota de veiculos deles e suas contruções de residencias.Sim Fidel expulsou milionarios Americanos que la iam gastar dinheiro em cassinos e papar novinhas morenas que rebolam gostoso no ritimo da salsa mas a sociedade Cubana ate hoje vive sucateada com o embargo Americano que a meu ver é uma covardia e ainda eles tem o mesmo pensamento de quererem Cubanizar toda a AL para fazer frente ao Imperialismo Yankee.Esse tempo ja acabou e sobrevive apenas no comando Cubano e na mente doentia de Hugo Chavez.A America Latina que rpaz.prosperidade,desenvolvimento e justiça social e essas coisas nunca virão nem com a subjugação aos EUA e nem com uma medieval Abanização do continente pregada por Havana e Caracas.

  35. Eu acho que todos os que derramaram sangue Brasileiro e mancharam nossa historia de vergonha deveriam todos serem atirados na pira da depuração.Não existe Democracia com córpos insepultos como não existe igualdade e justiça social com a sociedade corrompida e manipulada por bandidos publicos.

  36. Para quem não sabe , muito da “precariedade” (na verdade uma mentira) da vida econômica de Cuba decorre que um bloqueio norte americano que veda a qualquer empresa do mundo e especialmente dos EUA vender um alfinete que seja para lá. É assim: vendeu para Cuba ? Nunca mais vende nada nos EUA. E esse bloqueio na verdade teve efeito contrário ao esperado. Ao invés de enfraquecer o regime o tornou mais forte, apesar de mais “pobre”. Mesmo assim, no entanto, todos os índices sociais de Cuba são melhores ou equivalentes que os dos EUA e bem melhores que o do Brasil. A taxa de mortalidade infantil abaixo de 5 (probaliblidade de morrer antes dos 5 anos) em Cuba é 7, (índice só superado nas Américas pelo Canadá, onde é de 6; nos Estados Unidos é 8, e no Brasil 33). A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres; nos Estados Unidos é de 75/80). A mortalidade adulta, de 15 a 60 anos, é em Cuba de 128 para os homens e de 83 para as mulheres, índices só superados, nas três Américas, pelo Canadá e pela Costa Rica. Em 2006, segundo a Organização Mundial de Saúde, não ocorreu em Cuba nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal, ou febre amarela. Paradoxalmente os EUA não queriam, mas precisam de CUBA para manterem uma parte de seu discurso de medo e de terror na pauta do dia..

  37. André Oliveira Fidel foi o unico macho que disse não aos EUA e manteve isso mesmo sendo deixado a deriva pela Russia.O povo Cubano tem fibra,é esforçado e se destacam em muitas coisas mas se essa idiotice toda fosse boa para eles não morreriam tantos querendo fugir de la não é mesmo?O que o povo Cubano e Cuba ganharam com isso?A meu ver nada e sim perderam.

Comentários não permitidos.