Direto da E3: Modern Warfare 3 mantém ação espetacular da série

Por Douglas Pereira, enviado especial a Los Angeles

http://colunistas.ig.com.br/arena/files/2011/06/Call-of-Duty-Modern-Warfare-3_1920x1200.jpg

Não era fácil conseguir ao menos ver Call of Duty: Modern Warfare 3 durante a E3. Apresentado apenas a portas fechadas – o novo game criava uma fila ridiculamente grande no estande da Activision, que não tinha tantos outros jogos para mostrar.

Esse é o momento que divide os que vão para o evento a passeio e os que vão a trabalho: ao mostrar meu cadastro de mídia, entro pela porta dos fundos numa parte para imprensa e expositores cheia de caixas de pizza e latas de refrigerante, com Robert Bowling, diretor de comunidade da Infinity Ward, dando entrevistas em vídeo sem parar ali no corredor e com algumas salinhas quase sem fila para jornalistas verem duas fases de Modern Warfare 3.

A primeira delas, Hunter Killer, é a mesma mostrada no início da coletiva da Microsoft. Porém, ver isso de perto é diferente. A loucura que acontece depois que os soldados chegam à superfície da praia, com submarinos emergindo, porta-aviões destruídos e seu bote passando entre mísseis e escombros é uma das cenas de ação mais incríveis que já vi num game de tiro, mesmo que seja algo esperado para a festa de destruição que é Call of Duty.

A impressão que dá é que o jogo é bem mais bonito que os últimos da série. Como aquela era possivelmente a TV mais bem calibrada de todo o evento (sério), talvez tenha enganado meu olhos, até porque a tecnologia usada ainda é a mesma desde o primeiro Modern Warfare, mas a impressão visual que o game deixa é muito boa – embora, obviamente, não chegue perto de Battlefield 3.

Nossa segunda demonstração é a fase Mind The Gap, com soldados britânicos da SAS. Eles invadem um complexo em construção, na surdina, e o início lembra um pouco o primeiro MW, quando as coisas eram mais tranqüilas e você até acreditava no que acontecia na tela. Não demora tanto para que o barulho e caos cheguem, e tudo volta a ser como Modern Warfare 2.

Os ambientes parecem ter uma presença maior no que acontece na tela, com um pouco mais de destruição não roteirizada. É possível fazer alguns rolos de concreto se soltarem na área da construção, por exemplo.

E aí, logo chegamos ao final da fase. O que os vídeos e essa demo dão a entender é que todo final de fase será a coisa mais absurda do mundo, o que não é ruim. Jogamos a campanha de um Call of Duty pra ter ação, certo?

Seu grupo, num carro, começa a perseguir um trem. Até aí, ok, já vimos isso antes. Só que, de repente, o trem segue em direção ao metrô, cheio de russos, que metralham seu veículo. Nisso, você passa por uma estação, com centenas de civis na plataforma, assustadas com o que vêem. A moça que estava jogando preferiu ficar imóvel, mas talvez seja possível atingir os inocentes sem querer.

A sequência termina com o trem descarrilhando e capotando de maneira espetacular, mas com um impacto muito menor que o causado pela fase da praia. No fim de Mind the Gap, pensei apenas “ok, é Call of Duty. Não é ruim, só foi o esperado”.

No geral, ainda é COD, e devo dizer que gostei bastante do que vi. Com toda essa empolgação em volta de Battlefield 3, é fácil esquecer que Call of Duty. Apesar de exagerar em muitas coisas e ser um forte objeto de ganância da Activision, ainda é um excelente jogo de tiro.

Fonte: Último Segundo

25 Comentários

  1. esse Jogo não tem Para ninguém bom posso dizer que é o Melhor dos melhores sei por experiencia Propriá quando em 2006 eu come-sei A jogar a das Primeiras Seres do Jogo Call of DuTy 12345 e 6 agora Modern Warfare 3 pois a verdade que eu não joguei 2 mas sim o Primeiro Modern Warfare 1 fora que eu me esqueci de Dizer do Call of duTy 7 black ops esse é danado de Porreta de bom

  2. Off tópic:
    .
    Muito boa matéria , publicada no portal da FAB:
    …………………….
    INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS COMPLETA 25 ANOS COM NOVOS PROJETOS
    .
    Projeto 14-X, Veículo Demonstrador de Propulsão a Laser (DVPL), o software de planejamento de missão aérea PMA II. Todos são projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) que, ao completar 29 anos hoje (2/06), mostra que conquistou o seu espaço no cenário científico nacional e internacional.
    ……………..
    Texto completo:
    http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7286

  3. Pelo video parece que essa versão é do XBOX 360,se o PS3 e o XBOX conseguirem fazer esse gráfico,não vai ficar devendo nada a versão do PC.

  4. Tenho todos da série CoD, lançados até agora para PC’s… E também aguardo por este… A série Medal of Honor também não deixa em nada à desejar… Mas a série que eu mas aprecio para jogatinas multiplayer on-line, pelo seu realismo, versatilidade(mods), e modo de jogabilidade, é a série do simulador ArmA (Armed Assault), para a qual também foi anunciado para “breve” o lançamento da 3ª geração…
    Afinal, marmanjo “véio” também gosta de “brincar” de guerra virtual!
    🙂

  5. o BF3 pra mim vai ganhar do mw3
    nao to aqui colocando meu nome no fogo por causa desse jogo
    to apenas dizendo minha opiniao
    varios sites de games o BF3 ta recebendo os melhores comentarios e em quanto o mw3 tao dizendo q eh um mw2 com novos mapas e o grafico esta quase o msm de antes
    o multiplayer tudo de graça do BF3 ta saindo na frente por varios pontos

    … mas lembrando o SP acaba rapido o q vale msm eh o MP dos jogos .
    o BF3 vai ser um enomrme campo de batalha com helicopteros,tank,blindados,porta aviao e etc…
    em fim … fiquei ateh ancioso com o lançamento logo
    ainda bem q eu to dentro do beta do BF3 😉

  6. No XBox, meus preferidos são Call of Duty Black Ops *deviam fazer um filme desse) e Army of TWO. Mas na época do PS2, adorava o BLACK e a série Medal of Honor.

  7. Será que o hylander do capitão Price aparece MW3. já joguei toda a série do COD, medal of honor e batlefield e estou pronto pra ser convocado novamente.

  8. aposto que o processador do PC do Dandolo é atômico com fusão de pensamentos quânticos!brincadeira cara…mas quando for comprar um jogo destes, que seja BATTLEFIELD 3.

  9. Qual é a configuração Dandolo? Só não vale dizer que é um supercomputador igual ao usado pela Defesa dos EUA.
    Esse é um dos raros que eu jogo. Acompanho desde a primeira versão.
    ISAMU, nunca joguei. Vou seguir seu conselho.

  10. Dandolo disse:
    12/06/2011 às 07:12
    Querem saber a configuração do computador?


    NO, BUT THANKS.

    —-
    Esse jogo vai ferver meu XBOX360 hahahaha.
    Fã numero 1 da serie 😀

  11. Eu antes jogava o Medal of Honor, que achava ser o melhor game de guerra desde o PS1. Depois que conheci o COD, não joguei outra coisa do gênero. É muito mais fiel à história(no MOH parece que os americanos são os salvadores do universo)e sem contar que a A.I. do COD supera do MOH em muita coisa e com as novas versões foram humilhantes(com exceção do CODWAW, em que a A.I. é tosca sem contar com os bugs, mas compensa pelos gráficos), enfim a série COD é, pra mim, a melhor série de games de guerra já feita. Ainda não joguei o BF2 plenamente pra opinar sobre ele, mas pelo que vi é um bom jogo tb.

  12. Senhores dêem um olhada na versão “free” multiplayer do simulador ArmA2 que estará disponível gratuitamente para download, inclusive com a disponibilização de um servidor oficial capaz de hospedar mais de 50 players online simultânemente… É, sem dúvida, uma boa oportunidade para aqueles que ainda não possuem a versão original completa, experimentar este excelente e realístico simulador de combate em 1ªpessoa em larga escala… Segue o link da home oficial com video promocional:

    http://www.arma2.com/free

  13. Ao menos liberaram o requerimento minímo para o CoD MW3 ?

    Porque eu tenho a ligeira impressão de que meu computador não vai suportar esse jogo.

Comentários não permitidos.