24 Comentários

  1. Me corrijam se eu estiver errado… Na guerra do Vietnã, a China não era seu aliado… E agora esses atritos… E agora os USA amiguinhos dos vietcongos…O mundo realmente dá voltas rsrs.SDS.

  2. Achoq ue a China não teria problemas com Taiwan (claro isoladamente sem apoio externo- leia-se EUA), mas não diria o mesmo do Vietnã.
    Trata-se de um caso a parte, aquele atoleiro não é fácil os Vietnamitas estão noutro nível.
    Quanto a sua pergunta Sultan, sim eles foram aliados e pasme logo após a saída dos EUA, china e vietnã travaram uma guerrinha de quintal…
    o mais interessante é que EUA e Vietnã estabeleceram as suas relações menos de dois anos do fim da sua guerra.
    quando digo que eles estão noutro nível ninguém acredita…
    Sds
    E.M.Pinto

  3. O Vietnam nunca perdeu uma guerra..

    Mas o interessante é que é sempre o Petróleo o motivo de todas..Cuidado Brasil..Se é que existe Pré-Sal mesmo..

  4. No fim da guerra do vietnam a china decidio dar uma lição ao governo comunista vietnamita por este ter ocupado o Laos com a sua forã convencional. No fim das contas quem levou uma lição foi a china que perdeu contra 100.000 guerrilheiros(a força convencional nem se mecheu, ficando no Laos).

    Mas agora com a lição aprendida a china teve muitos anos para aprender a combater (algo diferente de dar formação e armamento, como fazia)

  5. Uma guerra ali envolveria muitos países e não seria viável utilizar porta-aviões. São embarcações caras e como o Dondolo já disse, “muito vulneráveis”. Um conflito naval ali será vencido por submarinos. Aeródromos só poderiam ser utilizados se forem submersíveis com cúpula de vidro. Ou poderiam desenvolver submarinos com pista interna para aviões decolarem. Os aviões também poderiam decolar presos em foguetes a partir dos submarinos. Não seria difícil projetar.

  6. Fabio ASC, sei que o Vietnam pretendia comprar 5 ou 6 submarinos russos Kilo. Não sei se chegaram a concretizar. Se algum já foi entregue e comissionado. Falo de submarinos, pois é o que conta numa batalha naval. O resto está acima da superfíce, logo pode ser visto, e conseqüentemente destruído.

  7. É só olhar esse mapa aí para saber quem tem razão. Olhem a distancia que as tais ilhas ficam da China (futura potência imperialista,ainda vamos sentir saudades dos desmandos dos gringos…).

  8. Amigos, é bom os chineses baizarem a bola e começarem a pensar, pois se isso osse uma guerra o fim dela seria marcado como a decadencia Chinesa.

    Em caso de Guerra:

    No territorio Vietnãmita pode ter certeza que a vitoria seria dos nativos, em caso de guerra naval não seriam usados Porta Avioes e sendo assim a China estaria em maos lençois, pois lembrando que foi postado aqui mesmo em 2009 que o Vietnã adquiriu 6 Subs Russos( Kilo, sem falar que também adquiriram as fragatas Gepard-3.9 3 delas e construiram mais 2… Sem falar de seus caças Su-30 que são bons também, na minha opnião melhores que os J20 chineses… Abra o olho que nem sempre o não falado é mais fraco…

  9. Caros não consigue deixar de fazer um paralelo entre a China e o Brasil com seus respectivos vizinhos.
    Brunei, Filipinas, Malásia, Vietnã quais desses paises estariam dispostos a entrar em guerra com a China???
    Quem estaria dispostos a pagar os custos em se tornar um ” campo de treinamento ” para os armamentos Chineses e sua Forças Armadas???
    A provocação é clara e deverá continuar em um futuro – há não ser que esses paises se tornem aliadas daclaras da China (pedir a Benção a Confuncio).
    O que fara EUA vai colocar mais uma frota na Asia, já tem que cuidar de Taiwan – Japão.
    Agora Filinas, Malásia, Vietnam e Brunei, he, he, he, a conta do imperialismo esta ficando pesada.
    Será esse os objetivos Chines???????UAU……
    E bom lembrar da Ucrania – da Georgia e da Ossétia do Sul vizinhos da Russia e alidas americanas.
    É bom lebrar que ao contrario do Brasil a China esta cada a cada dia mais rica, forte,
    Abs

  10. a china esta doidinha para espandir suas fronteiras,experimentar seus canos,só que os viatconques são osso duro de roer,e os EUA UNIAÕ EUROPEIA chagando uma brasinha,querem ver a china no chão e vender armas se ´possivel para os dois lados e faturarem.

  11. Amigo Nilo… Estratégia. No tabuleio, a mesma pedra (frota) que hoje cuida de Taiwan e Japão será avançada, com grande enormes ganhos. Leva a ameaça às portas da China.
    Como disse o companheiro Combatente, tem sim a mão dos EUA.

  12. O Vietnã tem mais poderio militar que o Brasil….veja os misseis deles eles tem inclusive aqueles misseis supersônicos da Rússia Carrier Killers….

  13. Já escrevi e repito. A China hoje está na mesma situação que o Japão na década de 30 – em busca de espaço vital, matérias primas e garroteada pelo anel americano.

  14. AJ disse:
    11/06/2011 às 01:50

    Sim concordo principalmente for fontes de energia…por exemplo os carros na China são vendidos por leilão porque o governo tenta controlar o aumento de consumo de constituível, a medida não é bem vista pela população porque tem que ficar anos esperando ser sorteado…e a pressão no governo é grande para resolver os problemas…
    Na minha opinião é mais sensato o governo chines promover parcerias para obter vantagens do que tentar explorar tudo na ganancia…
    Os chineses tem boas qualidades mas tem umas que…prepotência, arrogância, falsidade, individualistas, ignorante, são alguns problemas culturais graves que se não forem consertados o mundo vai sofrer como nunca visto antes….

  15. A China realmente está querendo surrupiar a riqueza dos outros países. O Vietnã não iria reclamar a toa. Tais ilhas estão mais próximas da Malásia e Brunei.
    Levem essa disputa para a ONU.

  16. Uai !comu o mundu da vorta .Ter uma potencia cafungando no seu cangote nao e´agradavel,todavia a china ja sabe desta situaçao,agora serao a bola da vez,alguns acham que encarar a china e´algo temerario,o povo vietnamita e´osso duro do roer e,com um new friend secret,a coisa fica mais confortavel.Uma coisa e´certa,bundoes como os brasileiros ,eles nao sao!

  17. Armamento pesado contra os Vcs e´perda de tempo,ou a china os pulveriza com explosoes atomicas ,ou vai cair no braço homem a homem.(gente de sobra pra morrer os chinas possuem)

  18. Vietnã do nada com camponeses criou um exército e fez o que fez naquela época. A tropa de elite deles aprendem a quebrar vidro com agulhas!… Acho que depois de tantos países pomposos na época e alguns hoje ainda que foram derrotados naquela época. Cuidado! China.

Comentários não permitidos.