Caso Battisti faz Itália chamar de volta embaixador

http://i0.ig.com/fw/ay/0f/jd/ay0fjd5frzh07244iogd2pdo9.jpgNo meio diplomático, a convocação de um embaixador para consultas é um forma de protesto contra um país.

O governo da Itália convocou hoje seu embaixador no Brasil para consultas, após a libertação do ex-ativista Cesare Battisti esta semana. Solto da prisão em que se encontrava em Brasília entre a noite de quarta-feira para quinta-feira, Battisti havia sido condenado na Itália pelo envolvimento em quatro homicídios na década de 1970. No meio diplomático, a convocação de um embaixador para consultas é uma forma de protesto diplomático contra um país.

Segundo o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, a decisão do Brasil foi tomada sob princípios “políticos”, e não “jurídicos”. “Havíamos desejado uma decisão serena das autoridades brasileiras, mas foi uma decisão política, e não jurídica. Diante disso, não tem diplomacia que se sustente”, disse o chanceler.

Em nota, a Chancelaria italiana informou que a convocação do embaixador serve para analisar e “aprofundar, junto com as outras instâncias competentes, os aspectos técnico-jurídicos da aplicação dos acordos bilaterais existentes”. “Queremos saber em qual atmosfera ocorreu este procedimento jurídico”, afirmou Frattini.

O caso

Battisti conseguiu a libertação após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar um pedido de extradição da Itália. O país europeu anunciou que pretende levar o caso ao Tribunal Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU), em Haia. Os grandes jornais italianos traziam hoje em suas capas fotos de Battisti deixando a prisão.

O presidente Giorgio Napolitano disse que “deplorava” a decisão brasileira e afirmou que apoiava ações para pressionar o Brasil a honrar um acordo de extradição que possui com a Itália. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi também lamentou a decisão do STF. Um grupo que representa vítimas do terror sugeriu que a Itália não participe da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, enquanto outras entidades pediram um boicote aos produtos brasileiros.

Em dezembro, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo ao italiano, que afirma ser inocente e se diz um perseguido político. Battisti escapou de uma prisão italiana em 1981, enquanto aguardada julgamento. Ele foi membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), nos anos 1970, quando teria tido envolvimento com os crimes, segundo os processos na justiça italiana pelos quais foi condenado.

* Com informações da Agência Estado e da ANSA

Fonte: Último Segundo

29 Comentários

  1. Um país que tem o tarado Berlusconi como 1º ministro não pode ser levado a sério. Eu não gosto nem um pouco do Batisti, mas a Itália não tem moral pra bancar de valente aqui, desrespeitando uma decisão soberana do país. Lamento que a falta do que fazer tenha promovido este espectáculo de circo, mas já disse isso aqui umas 5 vezes, SE FOR PARA ITALIANO BABACA PARAR DE VIR FAZER TURISMO SEXUAL E PARA DEIXAR DE PRATICAR A PEDOFILIA AQUI NO BRASIL, está de bom tamanho manter esta mala do Batisti aqui. Além disso me intrigou uma declaração do Ministro do STF Marco Aurélio Melo, que entendeu ser irregular a condenação de Batisti porque a única prova apresentada contra ele foi a delação premiada do seu ex chefe quando participava do movimento de esquerda que vitimou aquelas pessoas na Itália..Normalmente quando pegam um indivíduo para trouxa é porque ele não fez o que dizem que ele fez…Os poderosos sempre necessitam deste tipo de assassinos para fazer serviços sujos e lá não é diferente..

  2. logo a Itália ver a c. que é tentar boicotar o Brasil… e manda todo mundo de volta e com um belo sorriso no rosto,,,

    Silvio Berlusconi esta cada vez mais se afubdando em m.,

    Editado: Por favor manter o nível de respeito para com os demais leitores
    E.M.Pinto


  3. o que tem haver .. Berlusconi com Battisti…nada

    o julgamento no STF foi político e não juridico…o Brasil..mais uma vez..deu guarida a um bandido.. no caso em questão ..assassino.

    tem mais que boicotar… e fazer pressão para que outros paises da europa façam o mesmo… ja querem reduzir custo… de repente não vem ninguem de la para o mico da copa de 2014

    em resumo.. esse lixo italiano Battisti … vai permanecer aqui a custa do meu dinheiro pago em impostos.

    Italia envia um comando..sequestra essa porcaria..e leva de volta… 80% dos brasileiros apoiam.

    Sempre que envolve algo contrario as normais legais como tratados bi-laterais…a turma do PT alega … soberania.. parem de ser massa de manobra … acordem para a realidade dos fatos.

    o proprio presidente do STF antes de assinar (obrigado por lei..visto que ele votou pela volta do assassino) o mandato de soltura.. deixou claro que o Lula-PT ..agiu de forma ilegal e contra a determinacao do STF.

  4. Repito, vale a pena? Vale a pena dar liberdade à um terrorista julgado e condenado? Só porque é amigo/companheiro de ideologia?

    []’s

  5. A midia também tá dizendo que eles estão pensando em boicotar a copa, melhor pra nós, menos um concorrente!Esses pseudos desenvolvidos tão se roendo com o Brasil dado a sua efetiva emergencia e possibilidade de permanencia secular como potencia! Logo, acham que podem ditar regras ao Brasil!Tá na ora da Dona laranja dar um cala boca nesses países,…

  6. O f. é que o Brasil não vai ganhar nada com isso, muito pelo contrário…Ainda acharia melhor mandar esse camarada pra Itália, e depois já que eles não nos mandaram o Salvatore, rasgar esse tratado e ainda usar o papel para limpar alguma coisa para não sairmos no prejuízo ( minha opinião ).SDS.

  7. BEM SE O BRASIL TIVESSE UMA FORÇA ARMADA FORTÍSSIMA ATÉ PODERÍAMOS BANCAR O GOSTOSÃO E CHAMAR A ITÁLIA PRO PAU MAS COMO NOSSOS POLÍTICOS SÃO…
    MAS SE A ITÁLIA VIR PODE VIR A GENTE TEM SÓ FRANCESES DO NOSSO LADO E METADE DA AMERICA DO SUL PARA GUERREAR A FAVOR DA GENTE E TEMOS QUERENDO OU NÃO O MELHOR SOLDADO DE SELVA DO MUNDO ENTÃO PODE VIR ITÁLIA.

  8. Muita gente diz que foi uma decisão politica,mas pelo que foi noticiado não existem provas técnica que comprovem os fatos pelo qual Battisti foi condenado na Itália.
    O STF tinha autonomia para decidir o contrário mas não o fez, isso não é culpa do Lula ,não é culpa do BRASIL, isto é DEMOCRÁCIA !
    AS COISAS NÃO SÃO DEMOCRÁTICAS SÓ QUANDO SATISFAZEM À NOSSA VONTADE!MUITA GENTE AINDA NÃO ENTENDEU ISSO,NEM O GOVERNO ITALIANO ENTENDEU TAMBÉM !

  9. A Itália devia é suspender relações comerciais com o Brasil ai eu queria ver essa corja dos petralhas se explicando pros brasileiros.Como disse o Joelmir beting,terrorista de direita é bandido e vai pra cadeia mas se for de esquerda é herói!

  10. Claro que a decisão foi política. Nesse caso, a Itália está com toda a razão.
    Eu gostaria de ter a cidadania italiana. Meus bisavós por parte de pai eram italianos e minha avó por parte de mãe.
    Será que tenho direito ?

  11. Fala kamaradas…

    São dois casos diferentes e ñ conheço os termos do tratado que regulam a extradição entre Brasil e Itália, entretanto, cabe um questionamento sobre a posição italiana.

    Q moral tem a justiça italiana, q ao negar a extradição do banqueiro e ladrão condenado pela justiça brasileira, Salvatore Cacciola, permitindo q o mesmo gozasse uma vida luxuosa e tranquila por sete anos em solo italiano, as custas do dinheiro roubado de todos nós brasileiros?

    Pq a Itália ñ recorreu ao mesmo tribunal qndo Cesare Battisti esteve na França?

    Porque a Itália ñ boicotou e retaliou a França?

    Tribunal de Haia… retaliações… faz-me rir.

    Tá faltando pouco para o mafioso Berlusconi convocar uma reunião da OTAN para resolver a questão. Seria hilário.

    Berlusconi deve tá “puto da vida” pq o Brasil passou a Itália no ranking do PIB (HJ somos a 7ªeconomia global)!!!

    O STJ tem liberdade total, segundo nossa Carta Magna, de considerar legal ou ñ qualquer atitude de nossos governantes.

    Falow

    P.s.1.:Se a Itália ñ conhecia um ato de reciprocidade…agora o conhece..rs..

    P.s.2.:Salve a Soberania embasada em nossa constituição!!! Agora nós podemos!!!

    P.s.3.: E se a Itália recusar-se a vender suas fragatas FREMM p/ nós…os americanos, franceses, coreanos, ingleses…estão louco p/ nos vender!!!

  12. Kamarada Nick…
    Será q os magistrados do STJ concordam com esta tua colocação? Politizá-los ñ seria equivocado e precipitado?!
    Falow

  13. César,
    Mas não cabe ao Brasil decidir se há provas ou não ou se o cara é inocente ou culpado.
    Não é essa a questão!!….

  14. Estranho alguns comentários que aparecem aqui no site,ainda bem que estamos numa democracia e todos podemos nos expressar independente de nossas opiniões!
    Muitos aqui querem moralizar o país mas alguns defendem que o BRASIL fique sempre do lado mais forte ,mesmo que esse não seja o lado da verdade !que se use dois pesos e duas medidas conforme a situação!
    Querem defender posições sem ter argumentos,contestam algumas personalidades só por contestarem ou porque virou ”moda” contestar a pessoa ”X”ou ”Y”.
    Mas se quisermos melhorar esse país temos que começar por nós,respeitando filas,sinais de trânsito, os direitos dos outros ,etc!
    Todos sabemos disso, não é novidade ! QUANTO MAIS RESPEITO TIVERMOS POR ESSE PAÍS MAIS RESPEITO TERÃO AS NAÇÕES ESTRANGEIRAS PELO BRASIL,QUE O GOVERNO ITALIANO LEVE SUAS EMPRESAS DE VOLTA,SEU EMBAIXADOR QUE NÃO VENHA PARA COPA FAÇA OQUE QUISER PORQUE A CARAVANA BRASILEIRA CONTINUARÁ PASSANDO INDEPENDENTE DO GOVERNO ITALIANO !

  15. Faço minha as palavras do Sr Eduardo Guimarães
    Abaixo.

    Em 29 de dezembro do ano passado, 48 horas antes de deixar a Presidência da República, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um de seus últimos atos de governo, concedeu asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, de quem a Itália pôs a cabeça a prêmio por envolvimento nas guerrilhas daquele país nos anos 1970.

    Chegou-se àquele ponto após intensa campanha da grande imprensa brasileira para que o governo Lula cedesse às exigências, ameaças e insultos que a Itália vinha fazendo ao Brasil. Cada manchete que a “nossa” mídia publicava era no sentido de mostrar que estaríamos nos desmoralizando diante do resto do mundo ao não atendermos à cosmopolita Itália.

    O governo italiano e autoridades do judiciário do país europeu, além da imprensa local, estavam do mesmo lado. Falavam do Brasil como país subdesenvolvido que contrariaria os seus interesses por deficiências não só de sua cultura, mas de seu povo. Na imprensa italiana não faltaram referências racistas ao nosso país.

    Isso sem falar nas ameaças. Por conta da decisão de Lula, as autoridades italianas recorreriam à Corte Internacional de Haia, promoveriam retaliações em acordos militares, votariam sistematicamente contra o Brasil nos fóruns internacionais e proibiriam a todos nós de comer pizzas e lasanhas para todo o sempre.

    A grande imprensa golpista e entreguista, ao contrário da italiana, que ficou ao lado das demandas nacionais e passou a tratar o Brasil como um escravo insolente, correu para o lado dos detratores da pátria, escandalizada com a falta de “primeiro-mundismo” do governo do operário abusado que desacatara a “metrópole”.

    Após alguns dias de abusos verbais e perda de controle por parte de autoridades e imprensa italianas, o premiê Silvio Berlusconi, um dos que mais “botaram pilha” nas ameaças e desqualificações ao Brasil, veio dizer que não era bem assim, que o caso Battisti não afetava, de fato, as rentáveis e desejáveis relações comerciais com o paiseco atrasado de pouco antes.

    Agora, o STF enterra as reportagens da “stampa brasiliana” que previam virada da decisão de Lula no STF, com a entrega de Battisti ao seriíssimo país que deu a espetacular prova de maturidade política ao eleger o “estadista” Silvio Berlusconi, que anda tendo que explicar danças de bunga-bunga com garotas pouco mais do que adolescentes.

  16. Caro Fabricio,

    Só vejo entendo que se ele fosse um extremista de direita, e da mesma forma julgado e condenado, Lula e cia nem teriam considerado dar asilo ou algo do tipo. Essa é a questão. A Itália fez seu julgamento, e o condenou. E nós vamos deixar ele aqui curtindo uma praia??? Sobre o STF, sinceramente, me parece que eles lavaram as mãos.

    []’s

  17. Bosco não entendi a sua afirmação,suponho que STF tenha se baseado nos autos do processo Batistti,chegando a conclusão que não haviam provas suficientes para extraditá-lo !
    E que o governo italiano estaria usando Batisti como bode expiatório uma vez que não existem (segundo alguns)provas técnicas que liguem Batistti essas mortes!

  18. Comentário postado lá no site do Nassif:
    ————
    Almir
    09/06/2011 • 22:33

    Nossas leis dizem o seguinte: não se concederá a extradição quando os crimes atribuídos ao extraditando já estejam prescritos, segundo nossa lei penal (se tais crimes foram praticados em 1975, já estão todos prescritos). Também não se concederá quando a pena prevista pro indigitado for proibida no Brasil, como prisão pepétua (caso do Batistti). Finalmente não se concederá quando for caso de crime político. Mas alguém pode argumentar que ele praticou crime comum (homicídio), ainda que com motivação política. Ora, no caso do Batistti, será que todas as autoridades italianas, imprensa, “opinião pública”, o escambau, iria fazer aquele alarido todo por um reles criminoso comum? Tá na cara que se trata de um perseguido político e, nesses casos a lei brasileira veda a extradição. Por último, exercemos nossa soberania nacional, pra mostrar ao país berço das máfias que aqui não só tem dançarinas(pu..s) e jogadores de futebol. Tem juristas também. Ponto.”
    —————————
    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) elogiou a decisão do STF sobre Cesare Battisti.
    .
    http://migre.me/51qsX
    .
    Quanto a Corte de Haia, a mesma só tem poder de decisão sobre países que se submetam à sua jurisdição. “Nem a República Federativa do Brasil e tampouco a República Italiana emitiram declaração reconhecendo, em caráter geral, a jurisdição da Corte da Haia”.
    .
    “E o tratado de extradição firmado pelos dois países não prevê a jurisdição da corte internacional para resolver controvérsias. “Na prática, portanto, o caso só poderia ser submetido à Corte Internacional de Justiça, com a concordância voluntária da República Federativa do Brasil”.
    .
    “O fato de a Itália discordar de uma decisão soberana do Brasil deveria ter sido motivo para o questionamento de decisões de outros países, como a França, os Estados Unidos e a Inglaterra “que igualmente mantêm tratados de extradição com a Itália e, nada obstante, já decidiram negar extradições por ela solicitadas”.

  19. Olha,lamento a decisão a respeito desse pulha de Battisti.
    Mas para a Itália, que agora dá uma de valentona na Líbia, abaixar a bola é só conversar mais demoradamente com os ingleses ou sul-coreanos sobre uns naviozinhos…
    Essa ex-metrópole (e mal sucedida nisso) tá muito falastrona, para quem está às portas de uma enorme crise econômica.
    E quem tem um primeiro ministro como Berlusconi, não pode se arrogar a falar sobre moral para ninguém.

  20. Deveriam ter deportado o Abacaxi que se chama Battisti assim que foi preso. de volta italia, Franca, sei la, mas o Brasil ficou com esse pepino na mao.se danou todo. A troco de que.
    A fama continua como um pais onde bandido/assaltante/terrorista pode ter uma vida tranquila.

  21. bem pensndo melhor esta semana e debatendo com amigos sobre esse assunto , vi que tem algo de esquisito nesse caso do battisti, pq o brasil iria abrigar um cara que é condenado na italia a prisao perpetua e que poderiamos manchar nossa imagem com a italia , por mais que eu acredito que a italia nao vai retaliar o brasil, pq quem sairia perdendo seriam os proprios italianos, acho que ai tem muitas surpresas atras da cortina , esse italiano deve ter algumas “informaçoes” privilegiadas ao qual o nosso governo quer muito saber, pq se nao volto a dizer o que ja tinha dito antes que nao tem o pq manter esse cara aqui no brasil e que seria um erro deploravel de nossos governates.
    sds a todos.

  22. Se a decisão do Lula fosse ilegal o STF teria derrubado fácil..Se soltaram o Daniel Dantas, pego em flagrante por corrupção, e só condenaram 1 político até hoje em toda a carreira do STF, nada mais normal soltar o Batisti.. O xilique é que dessa vez soltaram um comunista.. O resto é parcialidade pura…

  23. Os italianos falam em boicotar a Copa de 2014. Pois que o façam…Só que a FIFA não permite essas firulas políticas.O resultado seria que todos os times italianos seriam alijados de competições internacionais.Quanto à recusa do Brasil em entregar o tal sujeito,fico com as opiniões (muito boas,por sinal) dos senhores André Oliveira e Wii (comentando a coluna do Nassif).Esses italianos realmente não tem moral para falar mal dos brasileiros…

  24. O GENTE NÃO E O Caso (( Battisti )) ISTO PURA POLITICA VCS NÃO ENTENDEU AINDA NÃO ,,VCS NÃO VIU O QUE A ITALIA FES COM O BRASIL NÃO ,, FOI PURU desaforo,A ITALIA QUEREM PASSA POR SIMA DO BRASIL ,E NUCA VAI

  25. esses políticos devem ter minhoca na cabeça, o que esse Battisti tem de especial para ter a liberdade e nacionalidade no Brasil? não sei o que ele contribuiu para o Brasil melhorar, pelo menos eu. mas agora dá pra se ver a contribuição: um clima de mal estar entre o Brasil e Itália, e sem dizer da polêmica que está gerando. é por essas merdas feitas por políticos brasileiros que geram mortes de brasileiros na europa e ninguém acha o culpado. só falam que é um erro.

  26. Culpado ou inocente é problema da Itália, o Brasil tem dificuldade de defender os direitos do seu povo e agora fica gastando TEMPO,DINHEIRO,PRESTÍGIO com esse ITALIANO qual é galera. Direita, esquerdo, centro…Já falei quer ser soberano manda esse cara pra TERRA DELE e depois rasga esse tratado na cara de BERLUSCONI e toda mídia,políticos e tudo mais na Itália…Más PIZZA e lasanha eu não abro mão é bom demais pessoal rsrs.SDS.

Comentários não permitidos.