Parlamento do Irã decide levar Ahmadinejad à Justiça

http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/00784/iran-Ahmadinejad-46_784891c.jpg

TEERÃ – O Parlamento do Irã declarou nesta quarta-feira que o presidente Mahmoud Ahmadinejad violou a constituição do país ao se autoproclamar ministro do Petróleo e decidiu remeter o caso ao Judiciário do país. A decisão é a mais recente ação da assembleia contra Ahmadinejad desde que o presidente desafiou em abril o líder supremo do Irã , aiatolá Ali Khamenei, ao tentar demitir o poderoso ministro da Inteligência, Heidar Moslehi.

No mês passado, Ahmadinejad provocou a ira do Conselho de Guardiões – órgão fiscalizador da constituição do Irã – ao demitir o ministro do Petróleo, Masoud Mirkazemi, e se declarar responsável pela pasta. O presidente reestruturou seu Gabinete reduzindo oito ministérios a quatro sem consultar o Parlamento.

Ahmadinejad tem o poder de demitir ministros e substituí-los por novos chefes por até três meses sem a aprovação do Parlamento. Mas a nomeação do próprio presidente como responsável pelo ministério do Petróleo – o setor mais lucrativo do Irã – foi encarada como um movimento ilegal.

Ainda não está claro se a votação dos parlamentares desta quarta-feira vai ser também seguida de punições ou de um processo contra Ahmadinejad. O Parlamento aprovou por 165 votos a um remeter o presidente ao Judiciário.

“Esta ação ilegal e repentina vai prejudicar os interesses da República do Irão em um nível global. Como ministro do Petróleo, Ahmadinejad emitiu e vai continuar a emitir ordens que são claramente uma interferência ilegal”, disse o comitê de energia do Parlamento em um comunicado.

Os atritos são parte de uma luta por poder diante das eleições parlamentares no próximo ano e da votação para o sucessor de Ahmadinejad em 2013.

No mês passado, cerca de 50 parlamentares assinaram uma petição para convocar Ahmadinejad para uma sabatina na Casa a fim de esclarecer uma longa lista de acusações, incluindo a recusa de pôr em prática leis aprovadas pelo Parlamento e a falta de transparência no Orçamento do governo. A iniciativa dos parlamentares poderia enfraquecer o governo de Ahmadinejad, num primeiro passo para um pedido de impeachment.

Ao menos um quatro dos parlamentares precisam assinar a petição antes que o presidente possa ser questionado. Se a Casa de fato aprovar a convocação de Ahmadinejad, ele seria o primeiro presidente iraniano a responder a questionamentos no Parlamento desde a Revolução Islâmica há 32 anos.


Fonte: O Globo

///////////////////////

Oposição acusa Ahmadinejad de transgredir a Constituição

Agência Lusa

Brasília – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enfrenta pressão de um grupo de parlamentares que não quer que ele ocupe interinamente o cargo de ministro do Petróleo. Porém, a interinidade só poderá ocorrer se o Parlamento do Irã e as autoridades judiciais considerarem a iniciativa constitucional. Para 165 deputados, a decisão de Ahmadinejad está cercada de “violações” à Constituição do país.

Na carta enviada às autoridades judiciais, os deputados afirmam que a decisão de Ahmadinejad de “não ter nomeado ministro interino e assegurar a ele próprio o cargo é contrário à lei”. Os parlamentares disseram também que é “ilegal” que o “presidente assuma o cargo como ministro interino, pois são decisões que envolvem fundos públicos”.

No último dia 15, Ahmadinejad anunciou a decisão de ocupar provisoriamente a pasta do Petróleo, depois de ter demitido o titular durante reforma ministerial que determina ainda a fusão desse ministério com o da Energia.

Para a oposição, Ahmadinejad agiu de forma ilegal. Mas o Conselho Constitucional apoiou sua decisão. Na semana passada, a Presidência da República do Irã informou que há uma leitura diferenciada da Constituição e que Ahmadinejad se manterá como ministro interino do Petróleo.
[ ]’s

Fonte: Polemologia

16 Comentários

  1. Já o Bush/Obama, violaram seguidas vezes a Constituição de seu País. Quem é a Ditadura e quem é a Democracia?

  2. Mahmoud Ahmadinejad é competente. Os Aiatolás é que não servem para o Irã.
    Tem que acabar com os regimes teocráticos, inclusive no Congresso Nacional Brasileiro. A ala religiosa dos protestantes manda no Congresso.
    O Estado deve ser neutro em matéria de religião.

  3. Manda Ahmadinejad para o Brasil, e nós mandaremos nossos dePUTAdos para o Irã…Até porque os deputados delá estão se parecendo com os de cá. Concordo com o DANDOLO, Ahmadinejad é competente… Não precisa enumerar exemplos de que, quando vc não abaixa a cabeça, é aí que vc começa a crescer.SDS

  4. Se não pode contra um país, compre-o.

    Como se compra um país? Resposta rápida: compre o parlamento, ou no caso do Brasil, o congresso. Foi assim que assinamos o TNP.

  5. Parabéns aos parlamentares iranianos que fizeram valer o papel fiscalizador do legislativo e resolver chamar a responsabilidade o celerado fascista.

  6. Ahmadinejad não cometeu crime algum!
    ”Para a oposição, Ahmadinejad agiu de forma ilegal. Mas o Conselho Constitucional apoiou sua decisão. Na semana passada, a Presidência da República do Irã informou que há uma leitura diferenciada da Constituição e que Ahmadinejad se manterá como ministro interino do Petróleo.
    É APENAS UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO QUE A JUSTIÇA JULGARÁ, E A INTERINIDADE DO CARGO MOSTRA QUE O PRESIDENTE NÃO ACUMULARÁ O CARGO !

  7. NAO VIAJA DANDOLO,SO PORQUE A ALA CRISTA CONSEGUIU BARRAR O PROJETO DA HOMOFOBIA E DO KIT GAY, AGORA VOCE VAI FICAR CONTRA OS CRISTAOS KKKKKK BRINKS

  8. A Arabia Saudita com sua monarquia teocrática, aliada intima do EUA, sequer possui parlamento e muito menos constituição…

  9. é um dos caras mais competentes dos ultimos tempos, que esta no comando do irão,corajoso aldacioso até demais,dificelmente alguem que seja inteligente,tenha dom de liderança e sabedoria que não entre em conflito com alguem,pois os menos entendidos não dão o braço a torcer,querem o poder para si,quem perde? o irã o pais o povo.

  10. A crença não pode ser imposta, pois é individual.
    Eu tenho a minha crença própria, que se chama Dinamização.
    Sou o profeta da minha crença. A Dinamização mostra como é a Mente de Deus e como criou o Universo.
    Deus capta as nossas emoções para o seu deleite, e essa é a razão da nossa existência.
    Deus sonha o Universo, e se dividiu em partes menores que somos nós.
    Deus é bem, mal, justo, injusto, amor, desamor, ou seja tudo. Na verdade, Deus é ação, movimento, dinâmico e lógico naquilo que se propõe.
    A Dinamização é a Crença Universal e engloba tudo: Como Deus surgiu, como formou o Universo, as Leis da Ciência, etc.
    Deus não gosta que matem e ganhem dinheiro usando o seu nome.
    O Congresso Nacional Brasileiro é dominado por 3 grupos:
    Religiosos, Médicos e Ruralistas.
    Eu criei um novo Sistema Político para corrigir essa distorção. Já disse aqui como seria.

  11. Mahmoud Ahmadinejad é um patriota e defende o seu país.
    Ele deveria se unir aos judeus, a fim de fortalecer e unir o Oriente Médio.

  12. muito pelo contrario os Aiatolás é quem sao os maiores problemas do irã.
    Ahmadinejad pode até ser meio loco , mais os Aiatolás sao um peso muito mais malefico.

  13. Desde o mes passado eu falei que mais de 20 pessoas do alto escalão do governo dele foram presas por ordem de Komeini.Ele pode ser destituido ou ate preso a qualquer momento.A Cosacazinha nunca falha e nunca mentiu pra mim rsrs rsrs

Comentários não permitidos.