Após caso Battisti, Itália diz que Brasil não está pronto para ser ''potência''

http://www.outraspalavras.net/files/2011/05/602-0-20110523_205405_4E036B6F.jpg

O subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica, disse que o Brasil “ainda não está pronto” para ser uma potência mundial devido à decisão de manter no país o ex-militante italiano Cesare Battisti.

“Esta libertação demonstra que o Brasil ainda não está pronto para entrar no círculo das grandes potências mundiais, e isto a Itália vai recordar em todas as oportunidades e fóruns internacionais”, afirmou o diplomata.

Segundo ele, a decisão sobre Battisti “é um grave erro político e estratégico, além de judiciário. Um erro que outras potências emergentes, como China, Rússia ou Índia, jamais cometeram”.

Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, foi solto nesta madrugada, após o Supremo Tribunal Federal (STF) validar a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o ex-militante.

O italiano foi detido no Brasil em 2007 e, dois anos depois, recebeu o status do refugiado político do então ministro da Justiça, Tarso Genro, o que automaticamente impediu sua extradição.

O caso foi analisado em 2009 pelo STF, que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao presidente. A determinação para manter Battisti no Brasil foi anunciada no último dia de mandato de Lula.


http://exame.abril.com.br/assets/pictures/21827/size_380_protesto-italia-embaixada-b.jpg?1294172030
“A libertação de Battisti demonstra como, no Brasil, a dependência entre o sistema judiciário e a política limita fortemente os padrões democráticos deste país emergente”, afirmou Mantica.

O subsecretário das Relações Exteriores da Itália também destacou que o gesto brasileiro é um “bruto sinal” para “as empresas italianas e europeias que olham o Brasil como um potencial parceiro para os investimentos”.

Ontem, o STF decidiu, por 6 votos a 3, validar a determinação de Lula e aprovou a libertação do italiano, que estava sob prisão preventiva na penitenciária de Papuda, em Brasília.

Fonte: UOL

30 Comentários

  1. A Itália tem que brigar com o Lula, PT e PMDB, e não com o povo brasileiro. Não foi feito um plebiscito para saber qual era a opinião da maioria do povo brasileiro.
    Por favor, não é o Brasil, mas o Lula. Lula manda no Brasil mais do que Deus, pois é o Rei dos Populistas.
    Quem criou o modelo do Sistema Político Brasileiro foram os EUA e a França. Agora estamos amargando as conseqüências. É ou não é ?

  2. O problema, é que não respeitamos o tratado de extradição. A Itália vai recorrer aos tribunais internacionais, e quem terá a responsabilidade no Brasil ? O Lula e os Ministros do STF que votaram pela não-extradição. Criou-se um problema internacional por causa disso, sem necessidade.
    Eu não quero ex-terroristas italianos aqui no meu país. Não é problema nosso.

  3. Por outro lado, Lula devolveu para Fidel Castro os atletas cubanos que pediram asilo ao Brasil. Motivo: Lula é amigo de Fidel. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. A cada dia que passa em convenço que os 3 Poderes estão totalmente desconectados do que o Brasileiro Comum quer.

    E.M., sei que os ministros não são de Partidos Políticos, mas não podemos esquecer que foram indicados / aprovados por algum Político. O Presidente da República.

  5. Pessoal vamos separar as coisas:
    1°)A justiça italiana já tinha condenado o Battisti. Duvidar da legitimidade juridica da Italia isso sim é desrepeitar a soberania de uma nação. Eles já colocaram mafiosos, assassinos e varios corruptos na cadeia enquanto no Brasil a injustiça e corrupção rola solta. Quantos politicos coruptos ou quantos ricos estelionatarios já foram presos no Brasil?
    2°) No caso do do Cacciola é diferente, pois, ele é cidadão italiano, e a contituição deles nao permite a extradição de italianos, e isso tambem se aplica ao Brasil.
    3°)O Brasil é ambiguo, toma decisões que contrariam senso comum e acordos já estabelecidos. Deporta cidadãos que fogem de governos ditatoriais mas apoia tudo quanto é “sangue ruim” em nome de uma ideologia. Espero que a Dilma tome decisões corretas em seu governo.

  6. A ITALIA QUE VAI CUIDAR DO BERLUSCONE E RECOLHER O LIXO QUE TRANCA SUAS RUAS, AGORA TODO MUNDO QUER MANDAR NO PAÍS.

  7. Realmente não estamos prontos para ser potência, mas se algum dia os “NAZISTAS” estiverem marchando de novo na Itália iremos ajudar aos italianos, como sempre fizemos. Na Segunda Guerra, quando eles estavam na M…, estendemos as mãos para eles.

  8. Quanto estardalhaço desse palhaço Berluscone!!!

    … Pois é…

    … E Cacciola?

    … Porque não ameaçaram a França? Aliás, da última vez ameaçaram não levar adiante o acordo estratégico e depois “voltaram atrás”!!!

    A grande besteira, ou diria, falta de um serviço de inteligência que preste… Foi deixar que a Inteligência Francesa enviasse esse MALA pra cá!!!!

  9. Isso só prova que o Brasil é o paraiso dos corruptos e dos assassinos…parabéns GF,parabéns supremo e parabéns Brasil por mais um bandido por aqui…isso aqui é ou nao é a casa da mae joana?!..

  10. respeitando a opinião de todos,todos nós gostamos de justiça,se alguem erra com a jente nós queremos justiça,não é pinto vc é um cara legal,bom o que eu acho errado nisso tudo é o seguinte,o supremo tribunal federal é a ultima instancia em termos de justiça,então eles é que decidem quanto a solução em outras instancias abaixo não conseguem resolver,este caso foi para o supremo,então eles tem que resolver,mas ai vem o erro do superior tribunal federal,na minha opinião,enviar a decisão oa presidente da republica,ao meu ver uma batata quente,se o supremo é o orção maior de justiça ,decidam dentro da lei e da justiça,bom não conheço o reu,não tenho nada contra nem a favor do reu,mas se gostamos de justiça temos que agir com justiça,e é mais que hora do supremo tribunal federal se colocar em sua posição,pois é como,NOSSO AMIGO E,M,PINTO FALOU,e tenho que concordar com ele,fica algo podre no ar,tipo pilatos os caras que tem que decidir lavam as mãos,e mandam outro decidir,lula vez o correto na opinião dele e creio que a de muitos tambem,quem tem que faser justiça é a justiça,que a meu ver não fez,quatro pessoas moreram,tem familiares querendo justiça,ai tem que ter um julgamento,e o nosso tribunal superior de justiça, impidio que a justiça fosse feita,ao reprovar a estradição do reu,que lá em seu pais deveria se defender,e provar se realmente é inocente,e se o jure lá o condenasse não éra mais poblema brasileiro,assim fica esta mancha na nossa historia,diser não só porque podemos diser,só porque somos uma superpotencia,só porque sou forte e os outros fraco,e a justiça que todos nós gostamos,onde fica?quero sonho em ver nossa nação uma potencia,cheia de emprego e renda justa,para nossos imãos,mas tambem uma nação onde a verdadeira justiça e o amor a humanidade impera.

  11. Aé guerrinha né então la vai pirracinha Mama não compro mais massa e pizza ta banida do meu cardapio Mama agora virei naturista so vou andar pelado e so comer CRU rsrs rsrs

  12. A verdade é que o Brasil está pouco se lixando pra íra dos italianos, o Brasil mudou e as ameaças não nos metem medo. Querem ir ao tribunal de Haia, que vão tarde, o que esse tribunal vai fazer? Obrigar o nosso STF, a acatar a vontade deles? Isso não vai acontecer nunca, melhor os italianos começarem a ver que o Brasil, não vai lhes obedecer nunca mais. A Soberania do Brasil, é inquestionável, só resta a Itália pensar duas vezes antes de fazer o que fizeram no caso do Salvatore Cacciola, os países mudam, e a Itália tem que aprender a respeitar as decisões tomadas por um país soberano.

  13. E.M PINTO,seria interessante vc fazer uma matéria sobre a Doutrina Mitterrand,na qual ex-guerrelheiros que renunciassem a luta armada poderiam viver na frança sem serem extraditados,se alguém tem culpa nisso foi o Presidente Mitterrand,com vista grossa do Governo Italiano,e agora querem jogar a culpa em cima do Brasil.

  14. Nesse periodo a frança virou literalmente um reduto de ex-guelherreiros Italianos e com vista grossa do governo Italiano,pois era mais fácil jogar essa turma na frança do que perseguir e prender essa turma.

  15. Errado Dandolo os atletas e artistas que pediram asilo político estão aqui até hoje já os que tentaram se esconder na casa de amigos voltaram.
    E que história é essa do STF se do Lula uma pessoa que não tem mais poder político e mesmo se tivesse, se isso é verdade vivemos em uma ditadura coisa que você mesmo defende. Mas o que parece mesmo é que você não gostou do Lula no poder e fala qualquer coisa para ofender e desacreditar o antigo presidente e seu governo, mas a verdade é fácil de se encontrada principalmente hoje com a criação do Google srsrsr…
    http://educacao.uol.com.br/cidadania/asilo-politico-entenda-o-que-sao-asilo-politico-e-refugio.jhtm


  16. a decisão foi política…

    e o editor desse blog..deveras é imparcial…prova dessa alegação ???

    os titulos postos conforme as materias vinculadas… sempre visando gerar manifestaçoes de opnioes para um lado da questão…(o lado que lhe é oportuno) FATO !!!

  17. Obrigado pela opinião, o título e a matéria não são minhas.
    Como podes ver a referência é da UOL e quem postou foi o Lucas, por sua vez a matéria lhe foi sugerida.
    A Matéria foi reproduzida por pelo menos 50 outros sites e blogs, mas sim o Plano Brasil é tendencioso, aliás o único…

    No mais, política ou não (é a minha contestação) cabe lhe perguntar, estamos diante de um STF que na verdade é PT ou pior Lula?
    é isso que estás alegando? se for deus nos livre da justiça do Brasil. E copio
    E.M.Pinto disse:
    09/06/2011 às 19:35 (Editar)

    Se o supremo foi forçado a votar, etão estamos em um mato sem cachorro, pois deveríamos denuncia, lá está… No supremo a intromissão do governo, ou de quem se interessa por esta decisão..
    alguém pode me dizer de quem foi a idéia?
    sds
    E.M.Pinto.
    Mais ainda, antes de mais nada, a mim pouco interssa legenda, caso não saibas não voto e não me interesso, para saber meu título de eleitor e minha zona eleitoral é no consulado brasileiro do Porto, PT, se perguntares lá vais saber que nunca lá fui para este fim.
    Não respondetes também o porque da frança mantê-lo lá, e o porque a política do PT decidiu isto.
    volto a dizer, no Brasil tudo e qualquer coisa gira em torno do Presidente, agora presidenta,

    o avião da TAM caiu a culpa era do presidente, os aloprados do cindacta entraram em greve a culpa era do presidente, e não falo só do Lula não, aqui os mujidin da política atribuem ao FHC até as mortes de câncer uterino,.
    É contra esta visão torpe, milpe e simplista que povoa apouca capacidade do brasileiro de enxergar qual é o problema.
    Se não temos um supremo, uma justiça que preste não temos um país, pois como se vê o povo é cego e simplista, não vai sair disso.
    Quando tá na direita o problema é a esquerda quando tá na esquerda o problema é a direita,curioso não?
    Quem libertou o batisti foi o supremo, falçam disso bandeira política e esqueçam de que temos problemas…

  18. Eu aconselho, todos que são contra a atitude do Lula e agora do STF a abandonarem o país. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de dignidade e respeito próprio e se desagradou com as decisões do STF que abandone o país, pois se não fizerem isto estão demonstrando que não prestam mesmo.
    Eu, assim como dezenas dos que postaram aqui, concordamos com a decisão brasileira e repudiamos os italianos, pois este país não tem moral para nada,país de mafiosos.
    Acho que todos tem a liberdade de discordar, mas se esta incomodando tanto assim, o mínimo que se espera de uma pessoa que tenha dignidade é se retirar.

  19. Faço minha as palavras do Sr Eduardo Guimarães.
    Abaixo

    Em 29 de dezembro do ano passado, 48 horas antes de deixar a Presidência da República, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um de seus últimos atos de governo, concedeu asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, de quem a Itália pôs a cabeça a prêmio por envolvimento nas guerrilhas daquele país nos anos 1970.

    Chegou-se àquele ponto após intensa campanha da grande imprensa brasileira para que o governo Lula cedesse às exigências, ameaças e insultos que a Itália vinha fazendo ao Brasil. Cada manchete que a “nossa” mídia publicava era no sentido de mostrar que estaríamos nos desmoralizando diante do resto do mundo ao não atendermos à cosmopolita Itália.

    O governo italiano e autoridades do judiciário do país europeu, além da imprensa local, estavam do mesmo lado. Falavam do Brasil como país subdesenvolvido que contrariaria os seus interesses por deficiências não só de sua cultura, mas de seu povo. Na imprensa italiana não faltaram referências racistas ao nosso país.

    Isso sem falar nas ameaças. Por conta da decisão de Lula, as autoridades italianas recorreriam à Corte Internacional de Haia, promoveriam retaliações em acordos militares, votariam sistematicamente contra o Brasil nos fóruns internacionais e proibiriam a todos nós de comer pizzas e lasanhas para todo o sempre.

    A grande imprensa golpista e entreguista, ao contrário da italiana, que ficou ao lado das demandas nacionais e passou a tratar o Brasil como um escravo insolente, correu para o lado dos detratores da pátria, escandalizada com a falta de “primeiro-mundismo” do governo do operário abusado que desacatara a “metrópole”.

    Após alguns dias de abusos verbais e perda de controle por parte de autoridades e imprensa italianas, o premiê Silvio Berlusconi, um dos que mais “botaram pilha” nas ameaças e desqualificações ao Brasil, veio dizer que não era bem assim, que o caso Battisti não afetava, de fato, as rentáveis e desejáveis relações comerciais com o paiseco atrasado de pouco antes.

    Agora, o STF enterra as reportagens da “stampa brasiliana” que previam virada da decisão de Lula no STF, com a entrega de Battisti ao seriíssimo país que deu a espetacular prova de maturidade política ao eleger o “estadista” Silvio Berlusconi, que anda tendo que explicar danças de bunga-bunga com garotas pouco mais do que adolescentes.

  20. O nosso país pisou muito feio na bola. Battisti é problema dos italianos, e não do Lula e PT + PMDB. A não ser que o Governo Brasileiro ache que a Itália seja um país terrorista e/ou que não respeita os direitos humanos.
    Temos que afastar o Lula da política brasileira o quanto antes, assim como todos os políticos radicais de esquerda.
    Estão desmoralizando o nosso país perante a comunidade internacional. É a minha opinião.

  21. Mas os Boxeadores cubanos que pediram asilo durante o Pan do Rio foram rapidinho entregues ao tirano de Cuba.

    E dizem que em um jatinho do Chaves.

  22. Na verdade o STF tem poder sobre o Executvo e vice versa.
    Por exemplo, os supremos juizes decidem aumentar seus salários, precisam da assinatura do presidente. O presidente precisa que suas leis sejam reconhecida como constitucionais, precisa do Supremo. Politicos que tiveram mandato são julgados pelo supremo. Se eles ficarem um contra o outro este pais não anda. Ações contra o governo são julgadas pleo Supremo. Imagine se o Supremo desse ganho de causa a qualquer maluco que vai a justiça contra o governo? Falencia na certa. É um equilibrio delicado, mas acho que o STF tem mais poder.

  23. Um país que tem um Berlusconi que pratica orgias com meninas que tem idade pra serem suas filhas foram aliados dos nazistas quer ter moral pra falar do Brasil? não me faça rir o engraçado foi a frase dele querem que eu declare guerra ao Brasil? a Itália deve muito ao Brasil por Monte Castelo eles ainda não pagaram com o mundo a sua dívida fazem parte da OTAN que estão na Líbia e querem a Síria

  24. Não sou favorável a decisão do STF pois dar a entender de que no Brasil o crime compensa, souberam de que o criminoso que matou o aluno na USP confessou o crime e agora está em liberdade por ter ido de livre e espontanêa vontade e por isto é amparado pela a Lei, MAIS QUERER VIR CRITICAR O BRASIL E PÔR MORAL DEPOIS UM PASSADO DE GUERRAS E FAZER PARTE DA OTAN JÁ É DEMAIS!! BICO CALADO!!!

  25. O STF faz tudo o que o Lula deseja. Por que será ?
    Os membros do STF não podem ser mais escolhidos pelo Presidente da República, pois atrapalha a independência entre os 3 Poderes da República.
    Sugestão: Vamos nomear uma comissão de notáveis apolíticos, para escolher os Ministros do STF e reduzir a permanência deles para 10 anos. Se não assim, o STF será um partido político a mais.
    Duvido que a maioria do povo brasileiro queira o ex-terrorista italiano aqui no Brasil. Será que o Lula e o STF não perceberam isso ? Deviam fazer uma pesquisa de opinião para saber o que o povo deseja, em respeito à democracia.
    Dilma devia dar uma de ESTADISTA e mandar fazer essa pesquisa de opinião, em respeito ao povo brasileiro e ao italiano.
    O POVO pode mudar a decisão do Lula e do STF, sim.

Comentários não permitidos.