A Presidente Dilma lança Plano para combater crimes nas fronteiras

A presidenta da República, Dilma Rousseff, junto com os ministros José Eduardo Cardozo da Justiça e Nelson Jobim da Defesa , o Plano Estratégico de Fronteiras. A iniciativa prevê uma série de operações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos de
segurança pública federais para prevenir e reprimir ilícitos transnacionais.
Compromisso assumido durante a campanha eleitoral a presidenta Dilma anunciou que o vice-pres. Michel Temer, será o coordenador do plano.

O plano tem por base duas operações: a Sentinela e a Ágata. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Operação Sentinela que já existe “será remodelada e terá caráter permanente com elevação de 100% do efetivo empregado atualmente pelo MJ”. Nela, atuarão em conjunto as polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança com apoio logístico das Forças Armadas.

“A Operação Ágata será realizada de forma pontual e com duração determinada em locais definidos como áreas que necessitam de ações naquele momento”, acrescentou. Será criado também um Centro de Operações Conjuntas (COC) onde estarão reunidos comandantes das forças que atuam nas operações Ágata e Sentinela para fazer o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas.

Esse centro de gestão integrada funcionará no Ministério da Justiça. “As operações pontuais serão acompanhadas online pelo centro de controle onde estarão operando em conjunto os comandantes”, explicou o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Segundo ele, já foram identificados 34 pontos vulneráveis na região de fronteira que servirão de base para que o COC planeje as operações.

A área de atuação do plano abrangerá mais de 2,3 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a 27% do território nacional. As ações cobrirão os principais pontos da linha de fronteira, cuja extensão é de 16.886 quilômetros. A faixa de fronteira brasileira se projeta por 150 quilômetros para dentro do território nacional, a partir da linha divisória com os dez países vizinhos, compreendendo 11 estados, 710 municípios e abrangendo uma população de 10,9 milhões de pessoas.

Assistam ao Vídeo (Pronunciamento Presidente Dilma):


Assistam ao Vídeo (Entrevista N.Jobim e Eduardo Cardozo)


Plano Brasil

22 Comentários

  1. No discurso, a Presidenta Dilma foi quase que perfeita. Foi de estadista, reconheçamos. A principal função do Poder Executivo Federal, é a Segurança Nacional; depois vem o resto. Vamos ver na prática como esse planejamento vai funcionar. O Congresso Nacional vai ter que tornar as leis mais duras contra os traficantes de drogas e armas. O policial brasileiro que aceitar propina de traficantes, terá que receber uma pena exemplar, de no mínimo 15 anos de prisão (no duro). Se não for dessa maneira, todo esse grande esforço escoará pelo ralo. A corrupção e a co-participação de brasileiros venais com os traficantes, é que está permitindo que as drogas e armas entrem facilmente no nosso território. Vamos ter que focar os policiais, funcionários públicos e políticos que recebem propina por parte do crime organizado. Possuem bens acima de suas posses ? Temos que investigar a fundo fatos dessa natureza, pois só assim conseguiremos inibir a corrupção e o crime organizado. Há formas de lavagem de dinheiro do colarinho branco e do engravatado (político), que devemos observar atentamente, tais como dar palestras e consultorias. Político e funcionário público que ganha dinheiro dessa maneira, pra mim é venal. Não podemos tapar o Sol com a peneira, doe a quem doer. Há políticos que entra pobre e fica rico depois de 5 anos no poder. Não tem condições, e se o Estado não apurar e punir com rigor, estará sendo omisso e/ou conivente.
    O Paraguai possui lojas de ” armas de guerra “, encostadas na fronteira com o Brasil. Vamos ter que pressionar os países fronteiriços para que isso não ocorra, pois dá a impressão de que esse tipo de contrabando é ajudado (vista grossa) pelas autoridades de tais países. E com a droga é a mesma coisa.
    Depois voltaremos a fazer mais comentários.

  2. Em muito bom ter o controle nas fronteiras para combater o crime organizado que já se instalou no Brasil.
    .
    Espero que não fique só nisso;repito…O CRIME ORGANIZADO JÁ INSTALOU-SE NO BRASIL!

  3. Pura propaganda. Assim como PAC, Fome Zero, FX2 e outros, são só siglas sem resultado prático nenhum.
    Como pode contar uma mentira dessas ao mesmo tempo que tira recursos da policia federal e policiais de fronteira.
    Eu votei nessa mulher, e me arrependo. PT nunca mais!

  4. Bom, para começar vamos deixar bem claro que o combate ao crime organizado é complicado porque envolve gente que tem dinheiro e influência política.
    Mais ainda, lendo uma reportagem séria, vi que uma das maiores causas da vitoriosa ação dos narcotraficantes do México é a falta de investigação , de uma polícia judiciária realmente atuante, usando dos meios de inteligência , bem paga e no seu máximo possível ausente da corrupção. Complicado né?
    O restante da conversa é pura estratégia de convênios com outros países, material usado, e a importante escolha do Temer. Nada mais.Abs.

  5. Se essa sr. prestar bem atenção, vai perceber q se as n FAs estiverem bem equipadas p guerra, vão estar aptas a defender n territorio, logo n fronteiras, pois terão equipamentos p se defenderem de uma agressão vinda do ar, do mar e de invasão por terra=frnteiras..falta hellis, falta caças,cadê os rafles, ò dilma? faltam subs,deveriam ser no mínimo uns 17, e navios de superficie, aproveitem e comprem os q os ingleses estão vendendo..e p ontem,falou dona?

  6. Dilma Roussef:

    “…o meu compromisso com este programa é tão grande que eu escolhi meu vice presidente para o coordenar ,
    de forma não haver omissão por parte do governo, para dar suporte. É a própria presidência da
    república que assume um papel ativo no controle, na avaliação e no fornecimento de instrumentos
    para que este plano seja vitorioso e vigoroso…”
    ………………………
    Gostei, senti firmeza.

  7. papo furado não adianta,vão la fasem duas tres investidas,mas despreparados de nada adianta,temos que ter é armas e um exercito forte nas fronteiras,no fantastico saio uma nota que as vãns estão compradas mas não tem grana para o restante das nessesidades,cade as novas bases,os rafales,os investimentos no exercito marinha aéronautica,estão disendo que a aéronautica esta com continjenciamento,falta grana,cortes idiotas desnessesarios prejudicando o desenvolvimento da defesa brasileira,dona dilma governe para o brasil para o povo brasileiro,vingança não resolve nada vc esta prejudicando não os generais,que na sua maioria ja moreram ou estão morendo ,mas sim o futuro desta patria.


  8. se fosse para valer construiriam … muros eletronicos ..no lado brasileiro com no mínimo 100km (200km ao todo) de extensão… nas principais cidades de fronteira…

    to achando que é mais um pirotecnismo politico…. o tempo nos dira.

  9. Não quero ser pessimista mas essa operação não vai resultar em nada, tendo em vista que são operações sensacionalista do Governo Federal, não criticando as Forças Armadas, Policia Federal e as instituições Ibama e Funai. Todo mundo sabe como é q tem que combater o tráfico

  10. kkk Dilminha anda meio gaga né não? na verdade confio mais na ajuda do kapeta para proteger nossas fronteira do que dessa ai.

  11. Só retificando o comentário do companheiro Lucena em 09/06/2011 às 08:34:

    – O CRIME ORGANIZADO JÁ SE INSTALOU NOS DIVERSOS NÍVEIS DOS PODERES PÚBLICOS DO BRASIL.
    … E como eu já afirmei: SE O “MAL” IMPERA NA MÁQUINA ESTATAL… A SOCIEDADE SE DEGENERA… E O CAOS SE INSTALA…
    🙁

  12. Temos de ficar atentos aos partidos da oposição pos os mesmos estão fazendo oposição feroz ao reequipamento das n FAs , dizendo q é dinheiro mal empregado e q ñ estamos em guerra e q ñ temos nenhuma ameaça…olhos nesse caras.Sds.

  13. Pessoal na boa acho que independente de quem seja Dilma, ou seja lá quem for tem que ter respeito e cobrar por atitudes, acredito sim que sera uma boa esse reforço porque no meio de corruptos tem muitas pessoas que não aceitam propina, ela é presidente do País, o que falta realmente para melhorar esse País e colocar educação moral e cívica nas escolas, muitos brasileiros tratam o País como se fosse um lixo, olhem para o lado antes de criticar, na minha época não sou velho rs! tenho 29 anos, mas lembro de cantar o hino nacional na escola, depois quando fui recruta e confesso que aprendi a ser mais patriota e valorizar o meu País em fim vamos cobrar e tentar fazer de tudo para melhorar a educação para que tenhamos menos corrupto no governo.

  14. Uma “fronteira à ser perder de vista.” Tem um projeto cadê Ele? Alguém fala “Segredo de Estado” Vou entender como uma proposta, um paliativo de mídia, por que ? Vamos analisar :
    01_Falta olhos biônicos, que são os satélites nossos, não à temos;
    02_Quantos batalhões temos na fronteira, menos da metade do essencial para tal Projeto entrar em ação;
    03_Heli e caça leves, havendo entre os mesmo comunicação, ou seja, intraoperabilidade as FAs (Exército, Marinha e Aeronáutica), não a temos um efetivo mínimo nem um Treinamento entre ambos(para tal desenvoltura lá no front);
    04_Vamos deslocar todo este “Efetivo” do estremo da Guiana -Francesa até ao Rio Grane do Sul. Quando estiver feito 300km o zero continuar descoberto;
    05_Agora o “CORTE” financeiro foi colocado à mesa. Por que aqui, tudo é para o futuro, as FAs estará pronta para defender o Brasil em 2050.
    Enquanto mais publicidade melhor, mas transparência melhor ainda, quando colocamos como ” Segredo de Estado ” estamos falando que não existir um Projeto, um Orçamento, como iremos avaliar, nós a sociedade civil.
    Quando deslocamos um Efetivo (Uma verdadeira guerra), custos, são grandes, equipamentos são caros, fabricamos quase nada e, não temos o principal a comunicação dentro desta “Selva.” Vamos ser realista, a campanha acabou.
    Consistente é um projeto onde há um orçamento e, não dizer que vai colocar todas as forças juntas e lançar à fronteira, o Exército já faz isto muito bem, com planinha contábil crítica à nossa posição (Potência de sonhos) na América do Sul. Veja, ao deslocar Tecnologia e Força Tática, o local que serviu de colheita ficará descoberto (As bases, os Batalhões, os Federais, a Guarda nacional, à População); não podemos está presente em dois lugares ao mesmo tempo, a Física ainda não tem esta resposta.
    Um mês atras a mídia nacional divulgou “… a Polícia Federal não tem insumo para trabalhar na Fronteira atualmente (VANT’S)…JN” . Agora através de um projeto sem o conhecimento do Congresso Nacional, por que é secreto, às Verbas irão aparecer, ressurgir.
    Perguntaram no vídeo acima …”de quanto é o gasto pra vigiar a fronteira e qual será o percentual nele anexado agora…” Responderam “… vamos triplicar ou multiplicar…”, é tão irrisório os valores que não falaram, ou talvez na realidade, não há; sempre o tapa buraco à brasileira serve nesta hora (quando a mídia começar a questionar com maior força, aí aparecerá o lançamento da Front 2_3… já conhecemos esta estória), ou seja, sempre tirando “da qui e colocando ali” está é a estratégia pra “brasileiros” ver e sentir orgulho, pura mídia plagiada do início da segunda Grande Guerra Mundial.

  15. Pessoal, antes não se fazia quase nada. Agora vamos fazer algo de efetivo. Não podemos mais empurrar esse problema com a barriga; vamos encará-lo de frente. Esse projeto é importantíssimo para a Soberania Nacional. A polícia com pouco efetivo atuando sozinha, tem receio dos traficantes. A união dos esforços vai gerar algo de positivo, inclusive para o povoamento da fronteira.

  16. E eu não entendi. Em filmes, e até nos quadrilhos da ABIN no próprio site da mesma, é envolvida em investigações de contra-bando. ???

Comentários não permitidos.