Obama diz que não se pode deixar crise europeia ameaçar recuperação global

http://www.toonpool.com/user/2568/files/europe_after_the_greek_crisis_868515.jpgAlessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Líderes ‘compartilham’ opinião de que moratórias na Europa seriam ‘desastre’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira, ao receber a chanceler alemã, Angela Merkel, que não se pode permitir que a crise de dívida enfrentada por diversos países europeus ameace a recuperação da economia mundial.

“Eu apreciei muito as opiniões da chanceler sobre a situação financeira na Europa, a qual, nós concordamos, não se pode permitir que coloque a recuperação econômica global em risco”, disse Obama, em entrevista conjunta, após uma reunião privada com Merkel na Casa Branca.

http://turkeymacedonia.files.wordpress.com/2010/09/greece-debt-crisis.jpgA crise provocada por altos níveis de dívida pública e deficit em países europeus como Grécia, Irlanda e Portugal –obrigados a adotar medidas de austeridade e aceitar ajuda internacional – já foi citada por Obama como um dos problemas externos a afetar a recuperação econômica americana.

Nesta terça-feira, ao lado de Merkel, o presidente disse que o crescimento econômico dos Estados Unidos depende de uma resolução sensata desse problema.

“Acreditamos que seria desastroso para nós ver uma espiral descontrolada e moratória na Europa, porque isso poderia desencadear uma série de outros eventos. E eu acho que Angela compartilha da mesma opinião”, disse Obama.

Cooperação

http://2.bp.blogspot.com/_UyMJAeDlF9w/Si68UfK8OdI/AAAAAAAABNs/_S_OhShPOn8/s400/Europa+Crisis.bmp

Merkel chegou a Washington na noite de segunda-feira, para uma visita cercada de cerimônia, que inclui um jantar de Estado em sua homenagem na noite desta terça-feira.

A chanceler alemã também receberá de Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, a principal condecoração civil americana.

Na entrevista concedida após reunião privada na Casa Branca, os dois líderes destacaram a parceria entre seus países.

Obama ressaltou o papel das tropas alemãs no Afeganistão, e Merkel destacou o papel dos Estados Unidos na unificação da Alemanha.

Os dois líderes também falaram de assuntos globais, como o processo de paz no Oriente Médio e a situação em países da região e do norte da África, que registram uma onda de manifestações pró-democracia.

Ambos voltaram a dizer que o líder líbio, Muamar Khadafi, deve deixar o poder.

“A chanceler e eu fomos claros: Khadafi deve renunciar e entregar o poder ao povo líbio, e a pressão só vai continuar a aumentar até que ele faça isso”, disse Obama.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. .OS TOLOS E SEU MUNDO DE FAZ-DE-CONTA
    .
    .
    É muito papo de aranha para mim desses dois;o que eu vejo é que a sorte americana já foi lançada e por incrível que possa parecer, a sorte deles está ligado intersticionalmente com a dos gregos,se este não poder ser resgatados do poço onde se encontram; a próxima bola da vez depois dos países(Portugal,Irlanda ,Itália,…)será o grande pássaro do norte,essa águia já fora abatida pela ganância esfomeado dos grandes bancos internacional.

  2. Antigamente os presidentes latinos sempre iam aos States pedir dinheiro pra manter suas economias e hoje praticamente nao mais..agora quem vai lá sao os europeus,os bons,os superiores,quem diria que ironia hein e olha que os EUA nem estao tao bem das pernas tbm nao,haha!

  3. É lógico que “não se pode deixar a Europa afundar”, pois os próximos são eles. Quem sustenta esta pilantragem capitalista é os europeus, isto é criatura deles e eles passaram o mandato pros americanos. Só que os outros países cresceram e aprenderam, ou melhor, tiraram do poder os marionetes que eles colocavam nos países subdesenvolvidos, agora a mamata acabou. Eles tinham, meia-duzia de pensadores e um bando de vagabundos sendo sustentados pelas economias pobres, a mamata acabou. Quando os países “pobres” começaram a crescer, é porque eles ja não estavam mais recebendo dinheiro de graça, então a exploração acabou, dinheiro facil de juros extratosféricos, acabou. Agora o bicho vai pegar, guerras e mais guerras para recuperar o poder. Se o Brasil não se armar até os dentes, logo vai cair uma bombinha por aqui. Viva o Chaves que ta se armando, só assim os burros dos brasileiros vão ter que se armar também e consecutivamente a Argentina e os outros países sul-americanos. Daí meus caros, vai ser mais dificil botar bomba por aqui. Acho que a américa do Sul deveria fazer urgente uma OTAS, com muito submarinos, mísseis anti-aéreos e caças, porém duvido.

  4. ——————————-
    “As finanças são uma forma de guerra. Como na conquista militar, seu objetivo é garantir o controle da terra e das infraestruturas públicas, e impor tributos. Isso envolve ditar leis a seus súditos e concentrar o planejamento social e econômico em mãos centralizadas. Isso é o que está se fazendo agora com meios financeiros, sem o custo, para o agressor, de ter que colocar um exército sobre o campo de batalha. Mas as economias sob ataque podem terminar tão profundamente devastadas pelos rigores financeiros quanto seriam por investidas militares, provocando contração demográfica, encurtamento da média de vida, emigração e fuga de capitais.”
    .
    “E essa ofensiva não é comandada por Estados nacionais como tais, mas sim por uma classe financeira cosmopolita transnacional. As finanças sempre foram mais cosmopolitas do que nacionalistas, e sempre procuraram impor suas prioridades e seu poder legislador sobre as democracias parlamentares.”
    .
    “A estratégia financeira, como é a de qualquer monopólio, busca bloquear o poder público regulador ou fiscalizador.”
    .
    “A agência Moody’s rebaixou a classificação da dívida grega a níveis de papeis podres, no dia 1° de junho (passando de B1, que já era um nível muito baixo, para Caa1), estimando em 50% a possibilidade de quebra.
    O rebaixamento serve para apertar ainda mais o cinto do governo grego.”
    .
    “A condição necessária dos banqueiros para um novo pacote “reformado” de empréstimos é que a Grécia entre numa guerra de classes aumentando seus impostos e rebaixando seu gasto social – incluindo as pensões do setor privado – e liquide e ponha em leilão terras públicas, enclaves turísticos, ilhas, portos, água e sistemas de esgoto. Os banqueiros apresentam isso farisaicamente como um “resgate” das finanças gregas.”
    .

    “O que está em questão é se Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e o resto da Europa terminarão por destruir o reformismo democrático e derivar para uma oligarquia financeira.”
    .
    “O significado do “mercado livre”, neste momento, é planificação central nas mãos dos banqueiros centrais. Essa é a nova via rumo à servidão pela dívida a que estão levando os “mercados livres” financeirizados:
    .
    mercados “livres”, para que os privatizadores cobrem preços monopolistas, por serviços básicos “livres” de regulações de preços e de regulações antioligopólicas, “livres” de limitações ao crédito para proteger os devedores e, sobretudo, “livres” de interferências por parte dos parlamentos eleitos…”
    .
    “A UE substituiu os Estados nacionais pela planificação dos banqueiros e, por essa via, a política democrática foi substituída pela oligarquia financeira.”
    .
    “Na verdade, é o caminho da servidão pela dívida rumo a um verdadeiro neofeudalismo financeirizado, que é o que está se desenhando no horizonte do futuro. Essa é a filosofia econômica do nosso tempo.”
    —————————————
    texto extraido de:
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17881

  5. “Líderes ‘compartilham’ opinião de que moratórias na Europa seriam ‘desastre’
    ————–
    Na verdade o que Angela Merkel e Obama estão dizendo, como empregados do oligopólio financeiro mundial, que são… é que as moratórias seriam um desastre para os grandes banqueiros, não para os países que declarem a moratória….e isto não pode!
    .
    Este poder financeiro é inclusive dono do Pentágono e da OTAN, que são o seu braço armado.

  6. Este poder financeiro é inclusive dono do Pentágono e da OTAN, que são o seu braço armado.
    ……….
    Daí que mesmo com EUA e Europa atravessando severa crise financeira e social,com inúmeros cortes de verbas, não faltem recursos para o Pentágono e OTAN e para as guerras no Afeganistão, Líbia, Iraque, pois este poder militar já não é nacional, estadunidense ou europeu… está diretamente ligado a elite do poder financeiro ocidental, passando por cima dos governos nacionais da Europa e EUA.
    .
    Forças armadas ainda nacionais, pertencentes ao estado, são as brasileiras por exemplo…

  7. Wi, a muito tempo e assim…
    Faltou dizer, que tambem sao proprietarios da maioria das tecnologias e patentes desenvolvidas nos ultimos 60 anos ou mais…
    Gosta de Owerll?

    Muitos autores recorrem a ficcao futurista, para retratarem as direcoes de seu proprio presente…

    O romance 1984, bem poderia ter uma versao de 1948…

  8. Quem quizer saber como começou a rapinagem do chamado CAPITALISMO, é só pesquizar sobre a familia Rothschild, esta familia começou o que hoje nós chamamos de BANCO, na realidade era sinônimo de rapinagem.

    http://webepronto.com/~verdadeo/viewpage.php?page_id=53

    http://pt.scribd.com/doc/47640209/A-Sinagoga-de-Satanas-A-Linhagem-dos-Rothschild

    |No Pravda também conta a história desta mafia que inventou o capital da maneira como o conhecemos hoje, e a coisa é tão meticulosa que funcionou perfeitamente e conseguiu colocar na mão de poucas familias de banqueiros o controle sobre o mundo.
    Não importa qual país ou raça esteja na primeira posição financeira ou militar do mundo, contanto que cumpra o dever de repassar 10% a eles, só que estes 10%, são sobre qualquer transação financeira no mundo ou seja o mundo esta de joelhos para eles. Como disse o nosso amigo WI, todas as forças armadas do ocidente estão sobre o controle destas familias, porque elas tem o poder de financia-los. Hoje é a OTAN, amanhã pode ser um grupo asiatico ou até mesmo sul-americano.

  9. Não existe crise econômica na Europa e EUA, mas uma adaptação econômica a nova realidade econômica.
    A China, Rússia e China estão tomando o espaço econômico das velhas economias. O Brasil, só a área de alimentos e minérios. Depois de Collor e FHC, nós quebramos a nossa indústria. Hoje, somos receptores das multinacionais e ganhamos uma porcentagem da produção deles. Isso é muito bom, porém se o nosso país não der mais lucros, eles partirão, e vamos regredir 100 anos. Esse é o grande perigo de dependermos exageradamente das multis. FHC e Lula jogaram a nossa Div Int na estratosfera, porém Collor foi o pivô de tudo isso, trocando o supeavit nas contas externas por um deficit entre 10 a 15 bi por ano. Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, ou seja, foi de extrema direita. Os argentinos não deram mole para esse pessoal. Dilma está mais perdida do que cego em tiroteio. Dilma vai passar o país com uma Div Int de 2 trilhões de dólares. Como vamos pagar isso ?
    Bem, vamos voltar para a Economia Mundial. A fatia do PIB mundial está sendo redistribuida. Vai haver um ponto de equilíbrio daqui a algum tempo. Aí todos países irão passar a crescer paralelamente, na faixa de 2%aa. Está havendo atrito entre as economias,que poderá levar a guerras econômicas. A China daqui a 5 anos será a primeira economia mundial e a Argentina deve pegar o Brasil, pois estamos endividados e os nossos políticos são péssimos.
    Depois eu continuo.

  10. Alias, meu camaradas, a primeira e segunda grande guerra, não foi nada do que nos ensinaram na escola. Os meandros destas duas guerras, tem a ver com controle capital, com o crescimento dos comunas la pelas bandas da Asia, era preciso estancar esta ideologia que poria em xeque as oligarquias capitalistas por aqui, a Elite ocidental poderia ser destronada. Foram criados, então varias máquinas de lavagem cerebral, duas foram perfeitas e que duram até hoje, uma foi chamada de IMPRENSA “LIVRE” a outra de HOLLYWOOD, foi desta maneira e não através das armas, que a gangue dos “7”, conseguiram vencer os comunas.

  11. Não existe crise econômica na Europa e EUA, mas uma adaptação econômica à nova realidade econômica.
    A China, Rússia e China estão tomando o espaço econômico das velhas economias. No Brasil, só na área de alimentos e minérios estamos bem. Aviação não dá lucro e Petróleo a gente utiliza. Depois de Collor e FHC, nós quebramos a nossa indústria. Hoje, somos receptores das multinacionais e ganhamos uma porcentagem da produção deles. Isso é muito bom, porém se o nosso país não der mais lucros, as multis partirão, e vamos regredir 100 anos. Esse é o grande perigo de dependermos exageradamente das multis. FHC e Lula jogaram a nossa Div Int na estratosfera, porém Collor foi o pivô de tudo isso, trocando o supeavit nas contas externas por um deficit entre 10 a 15 bi por ano. Trocaram a Div Ext pela Int através do Câmbio Flutuante, Super-valorização do Real e pagando altos juros para os especuladores externos. Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, ou seja, foi de extrema direita. Os argentinos não deram mole para esse pessoal. Dilma está mais perdida do que cego em tiroteio. Dilma vai passar o país com uma Div Int de 2 trilhões de dólares. Como vamos pagar tudo isso ?
    Bem, vamos voltar para a Economia Mundial. A fatia do PIB mundial está sendo redistribuida. Vai haver o ponto de equilíbrio daqui a algum tempo. Aí todos países irão passar a crescer paralelamente, na faixa de 2%aa. Está havendo atrito entre as economias,que poderá levar a guerras econômicas. A China daqui a 5 anos será a primeira economia mundial e a Argentina deve ultrapassar PIB do Brasil, pois estamos endividados e os nossos políticos são péssimos.
    Depois vou dar um conselho para os americanos.

  12. Realidade económica do tio sam dandolo é a miséria rsrs seus empresários jogaram toda sua mão de obra na china rsrs seus trabalhadores enfrentam ondas de desemprego total.

Comentários não permitidos.