Deu no Naval: Type 22 Batch 3 e OPVs para o Brasil

http://www.acig.org/artman/uploads/hms_chatham.jpg

Por: A. Galante

A Marinha do Brasil estaria avaliando as fragatas Type 22 Batch 3 recentemente desativadas pela Royal Navy. A compra seria de quatro navios, sendo uma delas usada para peças de reposição.

http://3.bp.blogspot.com/_FEBcQEXi6lo/S8tE5nZTEWI/AAAAAAAAGsE/Ix-eEx-0VVU/s1600/DSCF5218.JPGA aquisição destas fragatas permitiria a baixa de escoltas mais antigas da MB, enquanto o Programa Prosuper não é definido.

No pacote viriam também os três OPVs cancelados por Trinidad & Tobago. Estes navios, que podem operar com helicópteros, mas não têm hangar,  ajudariam a reforçar o patrulhamento na região do Pré-Sal. Essas aquisições não cancelariam a compra dos NaPaOc de 1.800t.

http://www.thyssenkrupp-marinesystems.com/bilder/produkte/OPV-Sentinel_gr.jpg

Fonte:  Poder Naval


39 Comentários

  1. O Jobim disse que o BRASIL não compraria mais material usado para as forças armadas,mas pelo que se vê estão mudando de idéia !

  2. São tantas notícias, são tantas emoções, são tantas ilusões…Só acredito vendo…Más ainda acredito no meu BRASIL. SDS

  3. César Pereira a algum tempo os Inglêses fizeram uma proposta ao Brasil oferecendo as novas TYPE da BAE,e tb colocaram algumas fragatas desativadas,seria isso o início do entendimento com os ingleses ?.

  4. Eu acho que esse assunto tem tudo a ver com aquele outro.Se a MB tomar essa atitude deve conversar à mesa com a Unasul para deixar bem claro os fatos.
    E se concretizar tal ato, não custa nada fazer uma varredura completa para procurar GPS(s) ou qualquer outro tipo de localizador eletrônico, nos tempos de hoje os navios de superfície são os mais fáceis de serem localizados, o espaço onde navegam é totalmente aberto. É o chamado policiamento ostensivo, para aparecer mesmo e projetar força. A marinha mais perigosa é a que está submersa ou voando.

  5. Na verdade, o Jobim não tem mais tanta voz nesse governo Dilma.
    É triste, ele tem ideias e muitas propostas, mas sem voz não vai pra frente.

  6. Naverdade Dilma não ta nem ae pras Forças Armadas se dependesse dela o Brasil nao gastaria nem 1 real com isso FATO.

  7. Esses navios patrulha não resolvem nada se não forem dotados de uma boa defesa aérea e de excelentes armamentos (torpedos hipersônicos, mísseis de supercavitação do tipo Shkval, etc.). Caso contrário irão a pique rapidinho pela falta de defesa e pela falta de capacidade de negar o uso do mar.

  8. Acredito que seria melhor + 3 Barrosos Improved, com mais capacidade antiaérea, por exemplo um sistema EESM ou VLMica.

    Mas quem não tem cão, vai com coelho mesmo.

    []’s

  9. É Barca respondendo à sua pergunta, não sei se é um início mas é um indício . Mas como tudo leva muito tempo nesse país só o longo tempo poderá responder as nossas perguntas!

  10. Contra quem detem tecnologia avancada de sensores opticos, espacial, processamento de dados e comunicacao, nem avioes com tecnologia sthelt passam, sem ser percebidos…

    Como esconder algo, de um satelite geoestacionario (dificil de saber sua localizacao, ainda mais, conseguir destrui-lo, diferentemente dos de baixa orbita) equipado com instrumentos eletroopticos e processamento de imagens avancados, capazes de descriminar e focalizar uma bola de golfe? Pelo que sei, apenas OVNIS, contando que existam, conseguem a facanha de escapar…

    Tem que desenvolver conhecimento e tecnica na area de componentes sensiveis no proprio territorio, alem do setor espacial em si (nessa area, nao existe transferencia de tecnologia viavel para tudo), nao tem jeito…

  11. Acho valido, acho inclusive que a presidente esta certa em dar um ano de refresco na economia.Quem gasta tudo hoje, amanhã pede esmola. Só acho que depois que a compra começar, tem que dar preferencia para os subs nucleares e comuns. Olha o que aconteceu nas Malvinas, os ingleses afundaram um navio eo resto da armada nem quiz sair do porto. Se os Argentinos tivessem uma quantidade de submarinos decente, nenhum navio Ingles teria chegado perto da ilhas e ainda por cima iam caçar o maldito sub nuclear deles.

  12. Sobre a reportagem,

    Pragmatismo da Forca em ano de cortes… Garantir a substituicao de material antigo, com fornecedores e materiais bem conhecidos e confiaveis, a um custo modico, dentro das necessidades orcamentarias e demandas atuais… O importante e a noticia de que os demais programas prosseguem…

  13. gostaria de faser uma pergunta aos entendidos de costrução naval de guerra,se alguem saber seria um favor matar minha curiosidade,la vai a pergunta,,,é compensativo nos dias atuais contruir um navio de guerra com armamentos atualizados,tipo pedro o grande da clace kiev.

  14. Se o Brasil não tem dinheiro para comprar equipamentos novos ocidentais, o melhor a se fazer é procurar equipamentos novos orientais (China), o problema é que ou temos um rei na barriga, comemos sardinha e arrotamos caviar ou não sei o que ocorre. Só queremos equipamento se forem dos mais caros (Ec725, Rafale e Scorpène) e temos um preconceito tão grande quando se fala de opção não ocidental.

  15. Esses navios devem estar com fadiga de material. Cuidado para não se partirem ao meio durante uma tempestade.
    Acho melhor fabricarem aqui no Brasil 0 km.

  16. fabricaram 6 fragatas inglesas com transferencia de tecnologia,o que esta avendo,ésta transferencia é só para acreser o preço,ou não tem coragem de fabricar aqui,pó fabriquem aqui,valdir pires garantio que a embraér poderia fabricar oa caças aqui,estão o k esta acontecendo,onde esta indo a transferencia?

  17. Quando os Ingleses avisam que vai desativar algo é assim mesmo, corre um monte de pexinxeiro rsrsrsr
    Mas essas fragatas são muito boas, principalmente para as nossa condições não tão feliz.

  18. É uma Fragata Boa, nunca poderemos nem imaginar se comparar com a marinha Britanica, então serve. Mas por pouco tempo. Jack também disse da possibilidade de ficarmos com a 26 e acredito também nesta possibilidade, seria bom, mas elas deviam ser melhoradas, por exemplo se colocassemos uns misseis anti navius, criassemos um anti porta avioes, ficaria muito boa

  19. Os OPVs são novos mas estas fragatas foram usadas até o bagaço, pelo menos devem servir para alvos em um exercício de tiro real para submarinos.

  20. MateriAL expediente para os funcionarios publicas militares cumprir seus horarios e se aposentarem.
    Material de defesa é outra coisa.

  21. P.. ..!! Vão comprar troço velho de novo! Isto que ferra o orçamento das FA’s! Troço velho demanda mais gastos anuais em manutenção.

  22. Eu concordo é velho mas pra quem usa ainda as Type-22 antiquissimas, Essas já dá pra ajudar. E deveria comprar tmbn as Type-23.
    Moderniza esses meios aqui no Brasil e com conhecimento e investimentos adquiridos juntos faz-se novos progetos encima deles, com tonelagem próximas e um armamento bem equilibrado. Assim usa-se bastante peças já existentes diminuindo os custos de “inventar a roda”.

  23. CARO dhou para começar a palavra do HOME não vale nada o que vale é a palavra da mulher.
    CARO dhou para começar o Pedro o Grande – Classe Kiev não é um porta aviões?????
    Aproveita e pesquisa e faz uma comparação com os atuais porta-aviões americanos.
    EI!!!EI!!!!o tal Waldir Pires, já era a muito meu caro, não apita nem na terra dele (BAhia).
    Bahia toda chama ele de viado, por culpa do falecido capeta ACM.
    Caro dhou….CASQUETA….C#$%$R&#$@##H#O…..MEU…usa o corretor ortográfico.

  24. boa noite caro nilo,fiquei muito feliz por vc ter se pronunciado,e pesso desculpa pelo meu erro,realmente não é kiév,e sim kirov,que eu quis diser,não sou bom em portugues! imagine em russo,porta aviões creio que quem entende 2% de marinha de guerra, ou mesmo que não entenda nada ,vera que os porta aviões americanos são imponentes e imbativeis insuperaveis até o presente momento,mas decidir sobre um cruzador tipo pedro o grande atualizado vejam bem atualizado ja tem que entender pelo minimo 30% é compensativo saberia me diser caro nilo,e esta tua ortografia não sei interpretar@@.aqui os mais antigos tem uma ortografia!para um bom entendedor meia palavra basta@@.

  25. Muito boa noticia.
    Essas fragatas apesar de usadas só foram desativadas por questões puramente financeiras. È uma opção de reforçarmos nossa defesa em um prazo curto e gasto baixo. Sobre a questão que o Jobim falou sobre nunca mais comprar equipamentos usados acredito que devemos ter bom senso, comprar aviões e navios novos de prateleira eu sou contra, pois nao trazem nenhum desenvolvimento tecnologico, entretanto, essas oportunidades de usados devem ser aproveitadas (desde que nosso governo nao deixe de investir em produção local). Legal ver nossa marinha sempre buscando melhorias realisticamente, tomara que a FAB e o exercito sigam seu exemplo.

  26. O Brasil, deveria investir, é em Submarinos, fazer uma força com uns 20 Sub, para desespero das nações que querem dominar, o Atlântico Sul.

  27. Até poder ser Carlos augusto, + n lideres ñ são lá mt cabeças…e a oposição está dizendo q é dinheiro gastos de maneira inútil,pois ñ temos inimigos e nenhuma ameaça de guerra…são uns cínicos , p se dizer o mínimo…olhos neles, estão atrapalhando o reequipamento das n FAs, qual o interesses deles p q isso ñ ocorra, são contra o n país?qual o país deles?etc,etc, e etc…sds.

  28. Carlos Augusto disse:
    09/06/2011 às 12:21

    O Brasil, deveria investir, é em Submarinos, fazer uma força com uns 20 Sub, para desespero das nações que querem dominar, o Atlântico Sul.
    ————————————
    O plano é este mesmo, construir cerca de 15 sub diesel-elétricos e 6 sub nuclear…O problema são os prazos absurdos: 36 anos para concretizar estes números !
    .
    Se os atuais sub não forem desativados (gostaria de saber se continuam na ativa ou não, após 2022) e os planos da marinha forem concretizados, poderemos ter em 11 anos, lá por 2022, 9 sub diesel -elétricos e 1 nuclear.

  29. Em apoio à Argentina na questão das Malvinas, não deveríamos comprar armamento de guerra Inglês. Só se for submarino. Aliás, deveríamos trocar todos os nossos navios de guerra por submarinos.

  30. Acredito que para quebra-galho (e que quebra-galho), está de bom tamanho. Mas acredito também que seria bom já assinarmos um contrato com a aquisição das type 26 com transferência de tecnologia.

Comentários não permitidos.