Chávez diz que negocia acordo para comprar até 20 aviões da Embraer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira (6) que negocia com o governo brasileiro um acordo para a compra de até 20 aviões da Embraer modelo E-90 para renovar a frota da empresa aérea estatal venezuelana.

Chávez afirmou ainda que negocia uma data para que a presidente Dilma Rousseff possa visitar a Venezuela para uma nova reunião bilateral, em até três meses. Ele disse que espera que até lá acordos como estes possam estar adiantados.

“Estamos muito interessados e damos prioridade estratégica para este projeto. Estou muito convencido de que vamos chegar a um acordo”, afirmou.http://1.bp.blogspot.com/_7XwvnnXSay4/S979i2BRbVI/AAAAAAAABC8/VhpgdThsH6g/s1600/2008-6-29_10-43-18-184.jpg

Questionado sobre o pagamento da contrapartida venezuelana na construção da refinaria de petróleo em Abreu e Lima, em Pernambuco, Chávez afirmou que dispõe há dois anos dos recursos para cumprir o acordo.

Segundo o presidente, falta apenas um acordo com o BNDES sobre as garantias oferecidas pelo governo da Venezuela.

Após o almoço com a presidente Dilma no Palácio do Itamaraty, Chávez teve reuniões privadas com ministros venezuelanos e com o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Perguntado sobre a situação política do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Chávez preferiu não fazer comentários. “Eu não posso, por respeito ao Brasil, vir aqui e me intrometer em um assunto que não conheço”, afirmou.

Fonte: G1

22 Comentários

  1. é otimo ver ugo chavez alegre diferente,falando de negocios e intereses comuns,sem criticas ideologicas que a nada levam,é assim que deveria ser sempre.

  2. Depois dos mísseis balísticos apontados para os EUA, acho que fica ridículo qualquer intervenção. Ou vende o Brasil ou a Rússia ou a China.
    ===
    Ademais, em caso de interferência, seria um ótimo momento para a Embraer desenvolver novos fornecedores.
    Quem sabe até dividir a pesquisa de uma nova turbina com os chineses.

  3. Vamos ver se os EUA aprenderam a lição, pois no governo Bush boicotaram e depois reconheceram que foi um erro, visto que jogaram Chaves na mão dos russos e chineses. Vamos esperar ver o que vai sair desse balão de ensaio. Vamos ver se os americanos estão mesmo interessados em construir uma outra relação conosco. Sds,

  4. Olha o bolivariano-comunista dando lucro!
    Vamos fechar as relações comerciais com a Venezuela, como alguns querem?
    Acho melhor deixá-lo fazer o que bem quiser no país dele e continuar gerando empregos aqui ok?

  5. Eqto ele tiver comprando nosos produtos com valor agregado tá tudo muito bom!Afinal vender é o que gera emprego, superavit e nos leva adiante para ultrapassar os desenvolvidos do norte!Essa lógica capitalista do lula e do pt produz resultados que nos interessa…

  6. Vendas são sempre bem vindas desde que os pagamentos sejam honrados, pois tá virando rotina levarmos chapéu de de nossos “hermanos”, Bolívia, Paraquai, Equador, que nos vêm como imperialistas e querem sempre tirar algum proveito.

  7. DANDOLO rsrs rsrs voce sempre se simpatizou ate indiretamente pela bandeira estrelada rsrs rsrs Recebes soldo da CIA??? rsrs rsrs Ele sabe que a hora que o governo aqui mudar os dias dele estão contados e pelo andar da carroagem se a titia não balançar o popo direitinho so tem esse mandato e babal Huguito se vaya para lo infierno Curumim Desbotado e que Americanos vão todos para o inferno tambem.

  8. E-90? seria os E-190? Quanto ao sucesso das vendas vão depender de dois fatores… Os americanos não vetarem e o Chaves realmente estar falando sério, afinal o último grande negócio (a refinaria em sociedade com a Petrobrás no Maranhão, a Abreu de Lima) até agora não viu um único centavo dos dolares que os venezuelanos deveriam investir.

  9. PORRETA, o vagabundo do Hugo Chaves quer comprar avião com dinheiro do cidadão brasileiro. Segundo o proprio está esperando o sinal verde do BNDES, pra fechar a compra dos aviões. Ou seja se caso ele não pagar, quem vai ficar no prejuizo é o cidadão brasileiro. Esperto Huguito.

  10. Meu deus como tem gente resmungona nesse forum. CREDO!
    Lordelo fale bobagens nao camarada, leia primeiro, O BNDES entra no esquema da refinaria. Os aviões serao pagos com os petrodolares concerteza.
    Ja em relação a esta venda, antes vender produtos manufaturados A QUEM QUER SEJA do que ficar exportando produtos sem nenhum valor agregado aos NOSSOS IRMAOS IMPERIALISTAS

  11. Braz,
    A Refinaria Abreu Lima (RENEST) fica em Pernambuco e não no Maranhão. No Maranhão futuramente será construída a Refinaria Premium I.

  12. O que podem discutir esse barbudinho esquerdista/comunista/sacana com Chavez.
    “Chávez teve reuniões privadas com ministros venezuelanos e com o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.”
    Ainda nao encontrei explicacao em lugar nenhum porque ess MAG ainda esta tao proximo do poder em Brasilia. Ele e um fidelista e nao falta muito para seguir o que manda Fidel, traindo a sua propia patria.

  13. A Venezuela tem sido um excelente cliente do Brasil, nos deixando com um superavit anual entre US$ 4 e 5 bi. Nós ocupamos o lugar outrora da Colombia, com algo mais – temos produtos e serviços que a Colombia não tem.
    Vendemos desde matrizes nelore para os programas de assentamento – e serviços correlatos – até metrô para Caracas.
    Não vendemos os Tucanos, mas vamos vender os E-190. Não vai ter veto agora, não.
    Quanto a contra-partida venezuelana para a Refinaria Abreu e Lima, na cidade do mesmo nome em Pernambuco, o Brasil pode aportar toda sua parte, para só então cobrar a Venezuela. Se não houver aporte, aí sim, não teremos sócio.
    Um dos fatores do crescimento dos desembolsos do BNDES são os financiamentos de exportações de bens e, principalmente, serviços brasileiros para toda a América Latina, não só a Venezuela. Mas esse tem apresentado os melhores resultados para nós.
    Portanto, nada de chiliques, vamos fazendo nossos negócios.

  14. Chávez é um ditador de centro, e isso é um mal exemplo para a América Latina.

    Se elegeu em 6 de dezembro de 1998, ou seja, já está 13 anos no poder. Será que pretende ficar por toda a sua vida, que nem Fidel Castro ?

    O governo brasileiro não pressiona, para que haja o revezamento do poder na Venezuela.

    A coisa está ficando preta. Dilma tem que chamar o Chávez e dar-lhes alguns conselhos.

Comentários não permitidos.