Sisfron: "A Andrade Gutierrez está atenta aos satélites"

http://www.jota7.com/img/noticias/brasil_fronteiras.jpg

Por Andre Mileski

Uma reportagem do jornal “O Globo” de 04/06/2011 tem uma reportagem, intitulada “Forças Armadas: modernização custa R$38 bi”, sobre os planos do Exército Brasileiro e o Sisfron, projeto que o blog Panorama Espacial frequentemente tem destacado e analisado.

Assista Vídeo sobre o SISFRON:

A reportagem foi elaborada com base em entrevista com o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri. Em dado trecho, o general fala sobre o interesse das indústrias nacionais na iniciativa, com destaque para a menção do grupo Andrade Gutierrez, interessada em satélites: “Já há grandes empresas trabalhando para o que será o Sisfron. A Embraer, por exemplo, criou uma nova unidade, a Embraer Defesa. A Odebrecht também já tem uma unidade voltada para defesa. A Andrade Gutierrez está atenta aos satélites. A Camargo Correa também se movimenta, enfim, há muitas empresas, grandes e pequenas, interessadas no Sisfron.”

Nos bastidores, já há algum tempo circulam informações sobre o interesse do grupo Andrade Gutierrez em tecnologia de satélites, destacadamente sistemas de comunicações. Dois pontos merecem ser enfatizados.

O primeiro: a Andrade Gutierrez é uma das acionistas controladoras da Oi, uma das maiores empresas provedoras de serviços de comunicações do Brasil. A aquisição (pela Oi) da Brasil Telecom contou com expressiva participação do governo federal, por meio de capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de acordo com o que foi largamente noticiado à época, inclusive costura política feita pelo Palácio do Planalto. Para a conclusão da compra, o governo federal impôs algumas obrigações e condicionantes, e um deles “foi olhar de uma maneira mais ampla um sistema de satélites brasileiro” (declaração dada por Luiz Perrone, diretor de assuntos internacionais da Oi, em setembro de 2009, e anotada pelo blog). O pedido foi cumprido e as conclusões da empresa foram enviados ao governo (sobre esse assunto, recomendamos a leitura da postagem “Panorama sobre o SGB”, de outubro de 2009. Embora não esteja completamente atualizada, a postagem tem elementos importantes para se entender o SGB). Em serviços de comunicações via satélite, a Oi atua por meio da Hispamar, sociedade com a empresa espanhola Hispasat.

O segundo ponto: a Andrade Gutierrez, segundo confirmado com várias fontes, já teria conversado com vários fabricantes estrangeiros de satélites visando a oportunidades locais, e já teria escolhido o seu parceiro.

Fonte: BlogPanoramaEspacial

.

5 Comentários

  1. Não pensaram em colocar dirigíveis para fiscalizar a fronteira ? Eles podem ser telecomandados.
    Sabiam que o Peru é o país que mais cresceu na América do Sul ? Nós damos pouca atenção a esse país.

  2. A criação da OI foi uma batalha política, havia forças poderosas contra, o governo (Lula) insistiu que o país possuir uma grande empresa de telecomunicações nacional é uma necessidade estratégica para o Brasil. Agora começam a aparecer os motivos desta importância estratégica…
    .
    Aliás, o falecido sistema Telebrás, fatiado, privatizado e entregue aos estrangeiros, nos anos 90, detinha conhecimentos e tecnologias de ponta na época, um tesouro nacional que foi criminosa e intencionalmente jogado fora pelo entreguista FHC e asseclas. Tudo com entusiástico apoio de “nossa” mídia…Perdemos 20 anos de avanços tecnológicos nesta verdadeira sabotagem contra o país. Más “tudo bem”, ganhamos os celulares com as tarifas mais caras do planeta em troca…

    Embora tenha minhas críticas quanto aos serviços da OI, n

  3. Deu erro, comentário saiu incompleto, corrigindo:
    ………………..

    A criação da OI foi uma batalha política, havia forças poderosas contra, o governo (Lula) insistiu que o país possuir uma grande empresa de telecomunicações nacional é uma necessidade estratégica para o Brasil. Agora começam a aparecer os motivos desta importância estratégica…
    .
    Aliás, o falecido sistema Telebrás, fatiado, privatizado e entregue aos estrangeiros, nos anos 90, detinha conhecimentos e tecnologias de ponta na época, um tesouro nacional que foi criminosa e intencionalmente jogado fora pelo entreguista FHC e asseclas. Tudo com entusiástico apoio de “nossa” mídia…Perdemos 20 anos de avanços tecnológicos nesta verdadeira sabotagem contra o país.
    .
    Más “tudo bem”, ganhamos os celulares com as tarifas mais caras do planeta em troca…
    .
    E com ou sem entrega da Telebrás, teríamos ,de qualquer jeito,celulares para todos no Brasil… Afinal, os Celulares revelaram ser um fenômeno mercadológico e tecnológico, se espalhando indiscriminadamente por todo o mundo, desde o “Bantustão” na Africa, até a Mongólia ! Com tarifas mais baratas que as nossas é claro!

Comentários não permitidos.