Exclusivo: F2M2 a nova fragata Espanhola

Texto: Plano Brasil

E.M.Pinto

http://www.logbased.no/publish_files/NAvantia.gifO construtor naval espanhol NAVANTIA, revelou na última Euronaval um dos seus mais novos conceitos de design, uma fragata trimarã, que atraiu um considerável público, criando surpresa entre os participantes e até mesmo nos  concorrentes.

O conceito é conhecido como F2M2 (Future Frigate Multi Mission), também temporariamente designado F 110, trata-se de um projeto para uma fragata furtiva que se assemelha ao conceito Australiano /Americano LCS, porém o projeto espanhol é bem maior e considera um navio de 5.000 toneladas e não se trata de um navio de combate litorâneo, mas sim de uma fragata mutimissão.


A F2M2 é um projeto independente da NAVANTIA e não está baseada em nenhum requisito do governo espanhol, porém alguns especilistas afirmam que estes navios poderiam vir a substituir as fragatas F-80 da classe “Santa Maria” ( navios da classe Oliver Hazard Perry-OHP), que muito em breve serão desativadas. O navio no entanto incorpora uma série de conceitos e inovações desenvolvidas nos últimos anos pela NAVANTIA.

Com cerca de 140 m de comprimento 30 m de boca e calado de 5 m, a F2M2 será impulsionada por uma planta propulsora do tipo CODOG e dois motores elétricos que lhe vão conferir uma velocidade de 30 nós, porém pretende-se que esta velocidade seja ainda superior, algo como 35 nós.

O Projeto será o de maior índice de nacionalização já desenvolvido pelo construtor naval espanhol. A NAVANTIA está desenvolvendo a F2M2 para operar por 240 dias sem pausas e para estar em prontidão por períodos de 18 meses.

O navio poderá transportar até 150 tripulantes e será equipada com sistemas VLS para míssieis anti-navios e anti-áereos e mísseis de cruzeiro, estará equipado com armas de cano, sendo uma de maior calibre (ainda indefinido) e outras para auto defesa.  O Hangar poderá acomodar até dois helicópteros do tipo NH 90.

http://2.bp.blogspot.com/_1y-AWc-H-08/TL6Uqg7DEeI/AAAAAAAAEP8/SsGQ8BylLLs/s1600/676321b8600f825c404e0a3059627d70o.jpgO navio contará também com um compartimento de missão para lançamento de forças especiais através de barcos rápidos do tipo Zodiac.

A Navantia fez sua apresentação oficial em 04 de Novembro passado, em Ferrol, Espanha, nesta data também foi lançada a última fragata AEGIS da série F 100, batizada de “Cristobal Colón” (Cristóvão Colombo).

19 Comentários

  1. É um navio que já nasceu obsoleto, pois não possui sistema anti-atrito, o que o faria se deslocar entre 300 a 800 km/h, em vez de 65 km/h, dependendo da potência de seus motores.
    Pelo que eu vi, vai utilizar hidrogênio e oxigênio como combustível, a fim de produzir eletricidade para os motores elétricos. Realmente é a melhor opção. Em caso de incêndio, libera parcialmente o hidrogênio para cima.
    Através da energia solar, poderá transformar a água do mar em H e O.

  2. É um belo projeto, a despeito de não ter o sistema anti-atrito do dandolo. 🙂

    Me parece ser ainda mais furtivo e capaz que os FREMM, seria uma opção para a MB.

    []’s

  3. O grande problemas de cascos “trimarã” e que eles são duros pra manobrar e se sofrerem um ataque de saturação irão a pique,a dificuldade de manobras impediriam a realização de ações evasivas ,por isso prefiro o desenho tradicional de navios.

  4. Calma Donalo sei que vc está certo mas nessa época em que vivemos,essa fragata espanhola já é muito,para vc eu sei que é pouco,tem que ser desse nível:

    Navio nível Donalo

    http://www.youtube.com/watch?v=2BhvLvQ08RM&feature=related

    Eu gostei muito dessa fragata,ainda mais sendo um projeto independente e a espanha por estar passando por um aperto monetário facilitaria a entrada do Brasil nesse projeto,essa fragaa já nasceria com 1 cliente,e de quebra o Brasil manda o Donalo pra ajudar.

  5. olha galera tudo bem c vcs, dandolo meu amigo com e que um navio por se deslocar a 300 ou 800 km/hora, gostaria que o amigo esplica-se.
    ps. só se ele voar e ai não e um navio e um avião

  6. Barca disse:
    05/06/2011 às 11:27

    Yamato kkkkkkk essa foi boa! to querendo ver o filme que lançaram esse ano com atores reais. Motion gun neles…

    Torço pra que embarguem tudo for comprar lá fora. Assim esse maldito planalto não vai ter outro recurso a não ser de investir na indústria nacional. os projetos deles pro futuro são só de exportar banana e terra bruta e importar o resto.

  7. Meu caro amigo Barca, como és ingénuo e desinformado pois o que mostraste nesse linke, os japorangas copiaram do nosso genio Dandolo quando o mesmo fez uma visita em Amesterdam no Japão rsss e ao descansar suas pernas em um banco de praça,rascunhou aquele projeto e não gostando o atirou em uma cixa de papelão que servia como lexeira publica, coisa de país de primeiro mundo ou melhor povo sem um pingo de civilidade.Meu caro se queres conhecer qquem verdadeiramente é nosso genio, pergunta ao chefe de projetos da NASA e ele o dirá Mr. Dandolo, duvidas pq essa cara de espanto, é pura verdade.

  8. @Barca
    kkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Só uma pergunta:
    Se ele voa para que casco????o.O
    @Dandolo
    Se você desenvolver um material absorvente de ondas de radar que ainda por cima consiga gerar energia elètrica, é uma boa idéia.

  9. HAHAHAHAHAHA Dandolo, vc só pode ser um brincalhão. Navio a 800km/h? Olha que no outro post vc tinha colocado que iria projetar navios e submarinos que se deslocariam a 500km/h. 300km/h de um post para o outro já é um incremento significativo em conquista tecnológica hein…

  10. E sobre o post, tenho que dar parabéns aos espanhóis. Lá o desemprego está na casa de 20% e os caras estão pensando em investir em um novo navio? Não deve haver hospício na Espanha.

  11. Augusto disse:
    06/06/2011 às 02:46
    E sobre o post, tenho que dar parabéns aos espanhóis. Lá o desemprego está na casa de 20% e os caras estão pensando em investir em um novo navio? Não deve haver hospício na Espanha.
    —-
    É o contrário, desemprego se combate assim. Gerando novos produtos.

  12. Augusto disse:
    06/06/2011 às 02:46
    E sobre o post, tenho que dar parabéns aos espanhóis. Lá o desemprego está na casa de 20% e os caras estão pensando em investir em um novo navio? Não deve haver hospício na Espanha.
    —-
    É o contrário, desemprego se combate assim. Gerando novos produtos.

    ——————–
    Estou contigo over,e melhor gastar e gerar emprego que pagar o segurodesemprego e não gerar nada.O famoso efeito dommino.se tem trabalho o pessoal gasta se não tem não gasta e essas empress deixam de vender y se deixa de vender mais gente para o desemprego.

  13. Um bonito navio se houver encomendas pode representar um novo conceito de navios de guerra.

    A matéria é ótima infelizmente o grande inventor que não inventa nada transformou em piada, Dandolo se você é capaz de fazer algo das coisas que você fala então faça, corra atrás ou então admita que é financeiramente inviável.
    Se bem que não sei se estou dando conselhos para um piadista ou para uma pessoa que realmente acredita no que diz.

  14. Olá Over, olá Camilo.

    Respeito as opiniões de vocês, mas com as mesmas não posso concordar. Só faria sentido investir dinheiro nesse projeto visando redução de desemprego internamente se demandas externas (exportações) fossem indubtáveis. Isso não é construção civil que gera empregos em massa, pelo contrário: consome enormes recursos e gera relativamente poucos empregos, que demandam altíssimos salários. Não é a toa que países desenvolvidos estão fazendo cortes em investimentos em defesa, mesmo que os equipamentos sejam produzidos internamente. Ou seja: o governos espanhol, ao invés de gastar dinheiro com essa fragata, deveria usar dinheiro para criar empregos em setores onde mão-de-obra é necessária em grande escala, está cometendo suicídio financeiro. SE houver exportação da fragata, a Espanha se beneficiará com entrada de capitais e futuros novos empregos, mas o país não pode se dar ao luxo de esperar por isso.

Comentários não permitidos.