Marinha canadense se protege contra ameaça laser

http://www.segurancaedefesa.com/LOCATES_principle.jpg

O Defence Research Development Canada (DRDC) – Valcartier assinou contrato com a Cassidian para cooperação na aplicação de novas tecnologias para detectar e se contrapor a ameaças que envolvam o uso de lasers em portos e águas costeiras.

O programa, denominado LOCATES (Laser Optical Countermeasures and Survaillance Against Threat Environment Scenarios) objetiva a defesa de navios contra designadores laser e armas guiadas a laser em águas litorâneas, onde os ataques são difíceis de serem detectados e o tempo de aviso nem sempre é suficiente.

Assim, o LOCATES terá como alvo o desenvolvimento de uma capacidade de detecção e rastreamento, juntamente com um confiável sistema de contramedidas laser (foto: Cassidian). Um sistema protótipo deverá ser testado em 2013.

Fonte: Segurança& Defesa

9 Comentários

  1. Eu pensei ser uma arma p o futuro distante , se mostra bem presente e ameaçadora.E tanto é verdade q paises estão procurando contramedidas p ñ serem apanhadas de surpresas…O q estamos fazendo p nos contrapor as mesmas?!?! Sds.

  2. Isso não vai funcionar, porque o inimigo poderá lançar raios lasers variados para enganar a localização do míssil.

  3. Calma pessoal. A marinha canadense quer apenas dotar seus navios de recursos de defesa contra ameaças laser que já existem em profusão em veículos de combate e aeronaves.
    Como há uma grande quantidade de armas que usam o laser para orientação ou para solução de tiro nada mais sensato que tentar buscar algum tipo de defesa.
    No caso, a mais simples seria o lançamento de granadas fumígenas ou a geração de fumaça indo até a projeção de um laser que cegaria os sistema eletroópticos do lançador inimigo ou da próprio míssil atacante.

  4. Na verdade parece uma coisa bem básica pq lasers militares nem são novidade. O navio chega perto do litoral e leva um kornet russo ou um starstreak na torre de comando, assim como um Boeing pode ser atingido por um Igla.
    Talvez a novidade mesmo seja a guerra litorânea, guerra assimétrica ou o terrorismo. Mesmo pq sistemas portáteis podem ser disparados de lanchas rápidas ou barcos de pesca.
    Não sei, mas em alguns casos talvez seja possível até responder com o canhão depois das contramedidas.

  5. E se o míssil for guiado por cabo ou IIR?
    Próximo à areas urbanas até os guiados por rádio serão difíceis de identificar devido ao ruído ou poluição EM!
    Pensado bem é um problema muito sério.

Comentários não permitidos.