Londres e Paris confirmam apoio de seus helicópteros a ataque na Líbia

http://cdn.wn.com/ph/img/53/9a/3e2747b6a62ffbcd68fd46e84e77-grande.jpg
Helicópteros de combate de França e Reino Unido participaram na noite de sexta-feira de sua “primeira missão de combate na Líbia”, confirmaram neste sábado o Estado-Maior do Exército francês e o Ministério da Defesa britânico.

Os helicópteros franceses intervieram no ataque de “20 alvos em terra”, informou um comunicado oficial, que precisa que a ação foi “coordenada com helicópteros britânicos”.

Os Gazelle franceses foram apoiados por soldados da Marinha nacional do país, acrescentou a fonte.

“A participação de helicópteros de combate complementa os meios aéreos e navais já utilizados pelas forças da coalizão. Permite aumentar a pressão sobre as forças de Kadafi que ameaçam a população civil”, segundo o Estado-Maior francês.


Já o Ministério da Defesa britânico informou que os helicópteros do país atacaram com seus mísseis um radar e um posto de controle das forças de Muammar Kadafi e destruíram ambos os alvos.

Um porta-voz do ministério detalhou ainda que os Apaches britânicos participaram da operação da Otan “Unified Protetor” (“Protetor Unido”) para proteger os civis líbios, de acordo com a resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Fonte: UOL Notícias

10 Comentários

  1. E assim só cresce a itensidade dos combates e da intervenção da OTAN. A Europa está em uma “sinuca de bico” logo terá de por soldados em terras líbias. Isto só vai acelerar a falencia do Euro.

  2. Hoje assistimos na Líbia mais um massacre apoioado pela ONU e OTAN,onde os franceses deitam e rolam sobre um inimigo mil vezes inferior!
    Chega a ser surreal ver esse exército que sucumbiu quase inerte dentro da própria França frente aos nazistas mostrando seus dentes novamente na ÁFRICA !
    Onde ainda resta feridas abertas dos crimes franceses na ARGÉLIA !

  3. O chanceler russo Serguei Lavrov disse que a utilização de helicópteros é só um pretexto para converter a operação inicial em uma intervenção terrestre:
    .
    ” Serguéi Lavrov, en su discurso de hoy, sábado 4 de junio, declaró que “la misión, consciente o inconscientemente, se está transformando en una operación terrestre”.
    …………………….
    Embora negada, já existe presença terrestre das forças da OTAN na Líbia.
    .
    Na verdade desde o início dos “protestos civis” já havia presença dos serviços secretos, o que agora começa aparecer:
    .
    La Al Jazeera logró obtener pruebas de la presencia de fuerzas especiales occidentales entre los rebeldes libios, algo que no respeta lo establecido por la resolución de la ONU sobre Libia, que prohíbe la entrada de fuerzas terrestres extranjeras a cualquier parte de su territorio.
    .
    En las imágenes divulgadas por Al Jazeera se puede ver a seis militares occidentales. Cinco de ellos llevan metralletas y están vestidos con una especie de uniforme de color arena. Uno, supuestamente el superior, no está armado y tiene ropa civil. En opinión de los autores del reportaje, se podría tratar de un oficial de inteligencia. Al ver la cámara, los extranjeros se apresuraron a retirarse.
    .
    Las imágenes fueron grabadas en Dafniya, el punto más al oeste de Misurata, el principal bastión de los rebeldes. Según apuntó el diario británico The Guardian, posiblemente son militares británicos de las fuerzas especiales SAS. En las últimas semanas han aparecido en la prensa británica numerosas informaciones sobre la presencia de soldados de las SAS en Libia, pero el Ministerio de Defensa del Reino Unido lo niega rotundamente.

  4. Eu gostaria de ver os mísseis russos atuando na Líbia, contra os caças, helicópteros e navios europeus. Como iremos saber se são bons ?

  5. França e Reino Unido arranjaram um ótimo campo de treinamento, infelizmente isso é sustentado ao custo de milhares de vidas.

  6. Eles aproveitam para testar as suas armas,sim.Não acredito que essa seja a razão principal de uma guerra, mas as armas são testadas na prática e esse fato é de grande valia. Kadafi realmente estava com armas ultrapassadas.
    Se os russos passarem a ceder armas modernas para Kadafi,o quadro mudaria de figura.
    Queria ver os S-400 atuando contra os supersônicos da OTAN.

  7. Dandolo,
    A carta da ONU proíbe expressamente o fornecimento de armas para países que estejam em guerra.
    Daí a necessidade de que nosso país venha a se prover dos meios de defesa e ataque eficazes e em quantidade compatível com as nossas necessidades, em tempo de paz.
    No entanto, enquanto isto tudo acontece no mundo nosso GF permanece deitado em berço explêndido, inerte, a espera do dia em que nós seremos a bola desarmada da vez.

  8. A bola desarmada da vez. Vc disse a frase certa.
    Dilma, Lula, PT e PMDB serão os responsáveis diretos, se o Brasil for pego desarmado. Vai ser uma desgraça.

Comentários não permitidos.