Missão da Samsung e Daewoo no RS

Depois de reuniões reservadas ontem com o governador Tarso Genro, em Busan, na Coreia do Sul, os executivos da Samsung Heavy Industries e da Daewoo, duas gigantes coreanas na área da fabricação de navios e plataformas de extração de petróleo e gás, definiram que irão enviar missões técnicas ao Rio Grande do Sul nos próximos meses. O objetivo é avaliar se as condições locais são compatíveis com o aporte de investimentos destinados à construção de estaleiros na Zona Sul do Estado.

“Ambas as empresas não apenas se interessaram, mas combinaram que enviarão técnicos ao Rio Grande do Sul para avaliar os investimentos”

, disse Tarso.

A comitiva gaúcha procurou abordar os pontos da pauta que favorecem o Estado na longa lista de itens que precisam ser observados antes da definição do local de construção de um estaleiro.

“Foi retomado o tema da mão de obra. Dissemos que podemos organizar uma vasta rede de qualificação técnica e tecnológica junto com a Fiergs”,

assegurou o governador. O tema da saturação da indústria naval do Rio de Janeiro e de Pernambuco também foi lembrado.

“Existe um notório bloqueio no Rio de Janeiro e em outros estados para a instalação dos estaleiros”,

avaliou.

Fonte: Correio do Povo


14 Comentários

  1. Não estou de bons olhos quanto às instalações em massa de industrias de defesa no sul, aquela localidade perante a história nacional. Tem de se tomar cuidado! …

  2. No setup Coreano, tal como estão configuradas,acho (eu) as KDX 3 os melhores destroyers hoje em operação (excluindo a última série dos DDG Arleigh Burke).
    As KDX 2 são ótimas, mas ainda prefiro as Alvaro Bazan ou mesmo a versão adquirida pela Austrália ( Burke de pobre como dizem).
    Seja a KDX 2… Sem dúvida excelentes navios e seriam boas aqui.
    Seja como for, estamso nuam disputa pelos melhores navios do mundo em suas categorias e isto é exemplo de uma concorrência muito bem definida pelo interessado, simplesmente estão inscritas as melhores fragatas do Mundo, navios que se superam, igualam independentemente do fornecedor.
    O mais improtante, a Marinha sabe bem o que quer e o porque…
    Seja qual for o resultado do FX naval, estaremos milhares de milhas náuticas à frente do que já tivemos…
    sds
    E.M.Pinto

  3. Meu filho, Osório e Tamandaré provaram que os gaúchos merecem consideração. Esta coisa de gaúcho bom é gaúcho morto, é coisa de correntino. Que montem as KDX e os Leo aqui em sua homenagem.

  4. guarani aqui ninguem de maneira alguma deseja que “gaúcho bom é gaúcho morto”, esse pensamento pode ter existido na farroupilha, eu particularmente gosto muito do povo sulista, tenho muitos amigos do rio grande do sul e tenho parentes no parana e sei muito bem da importancia do sul e da sua cultura para o brasil.
    sds a todos.

  5. Carlos Argus, qual Russa vc está falando?

    Não acredito em produção da KDX III aqui ou em qualquer outro lugar senão na própria CS, isso se forem produzir muitas ainda.

  6. sr Jonnas
    Creio que investimentos, independente da área, devem ir para quem vai em busca deles e tenha a capacidade de recebelos.
    Além do mais.
    É por atitudes de pessoas como vc que nós GAÚCHOS temos mais orgulho do nosso estdo do que do Brasil, e mesmo tendo muito mais identidade cultural com os hermanos(Argentinos y uruguayos) do que com os outros estados do Brasil, ainda assim somos Brasileiros, e assim exigimos o mesmo respeito que temos com o resto do País.

    E como diria o General Bento Gonçalves da Silva
    “Viva la Republica Riograndense”

  7. Não estaríamos dando espaço ao estrangeiro, uma vez que tecnologia nescessária ainda está em desenvolvimento no Brasil e estas empresas já a possuem. Com elas o Brasil teria soluções a curto prazo de forma satisfatória, aprendendo e aperfeiçoando e o mais importante, qualificando e disponbilizando toda a mão de obra de braqsileiros. “Será que nesta mão de obra inclui todos os ilegais que não param de entrar por aqui?”

  8. Marques o que aconteceu com essa “la república riograndense” depois que um “certo” Caxias passou por ai?
    Viva o Brasil!!!!!!!!!!!!

  9. Não gosto de postar comentários. Divirto-me muito lendo-os, são dezenas de “especialistas” em todas as áreas do conhecimento. Raros não os “Adquiriram” ao ler outros comentários ou notícias que dificilmente compreenderam. Grande parte são textos com informações técnicas, frases desconstextualizadas e jogos promocionais e políticos. Muitos sentem-se detentores do conhecimento, quando se trata da opinião de terceiros, tirada de outros locais de discussão ou de alguma enciclopédia eletrônica.
    A afirmação “Marques o que aconteceu com essa “la república riograndense” depois que um “certo” Caxias passou por ai?”, demonstra exatamente essa constatação. A história do tempo do Império do Brasil, particularmente do sul do país nesse período, não deve ser a especialidade do afirmador, devido a frase equivocada, dado os motívos que a causaram, seu desenrolar e a conclusão da Revolução Farroupilha.
    -De onde saiu aquele “La”…

    Sinceramente, não existem motívos, sequer aparentes, para “temer” algum movimento separatista do sul – apesar de minha simpatia a eles, pois suas razões e motivos, raramente não são iguais as que qualquer outro cidadão entenderia como corretas, não importando sua posição geográfica.

    Separatismos são bandeira política no sul, não visam a separação, mas votos. Tão somente como ocorre com as políticas assistencialistas mantidas pelo Governo Federal, com nosso dinheiro.
    Prova disso são os cursos de formaçõe política que o Movimento o Sul é Meu País vem ministrando nos nossos Três estados.

    Por favor, o foco da matéria é sobre uma empresa estrangeira que poderá instalar-se em um estado brasileiro. É irrelevante o fato desse estado não se localizar no nordeste, norte ou sudeste (exclui-se apenas a região que não possui litoral).
    Ademais, todas essas outras regiões também possuem movimentos separatistas, em maior ou menor intensidade. Todas foram palco de revoltas contra o governo central e pretenderam ou proclamaram a independência em algum momento. Em muitas delas, “um “certo” Caxias”, seja qual dos três, também pisou, não sendo esse motívo de chacota alguma.
    Por fim, devo ressaltar que os Farrapos, quando ofertada ajuda finaceira e militar pela então Presidência da República Argentina, responderam que ao primeiro sinal da bandeira azul-celeste em Uruguaiana, aliariam-se aos brasileiros contra o invasor e depois disso tratariam de voltar à peleia contra o império. Eram os Farrapos brasileiros, antes de separatistas.
    Por outro lado, massageia o ego, é muito bom saber que após 150 anos, ainda nos temem, brasileiros… (frase irônica, trecho humorístico, é para rir e não desaforar*…)
    Desaforar: xingar, ofender, palavra típica no Sul do Brasil.
    Cordiais saudações.

Comentários não permitidos.