Coreia do Norte promete 'retaliação militar' contra o Sul

http://2.bp.blogspot.com/_XRZt3Clg_iA/TQj99jaGHKI/AAAAAAAAALU/xI6m4NIlhVo/s1600/tens%25C3%25A3o+coreias.jpg

A Coreia do Norte prometeu nesta sexta-feira, 3, realizar “ações militares de retaliação” contra a Coreia do Sul, na mais incisiva mensagem enviada ao governo de Seul após uma série de críticas aos vizinhos nesta semana.

No início da semana, Pyongyang afirmou que os sul-coreanos imploraram pela volta das negociações entre os líderes de ambos os países. Seul, porém, afirma que os norte-coreanos estão distorcendo o conteúdo da mensagem enviada.

No comunicado desta sexta, a Coreia do Norte afirma não ver “a necessidade de sentar para negociar com o grupo de traidores de Lee Myung-nak (presidente sul-coreano)”. A nota ainda diz que Pyongyang acredita que a única maneira de resolver as diferenças entre os dois países é “pela força das armas”.

O comunicado de Pyongyang aparentemente faz referência à informação de que soldados sul-coreanos usaram fotos da família do líder do norte, Kim Jong-il, como alvos durante treinamentos de tiro. Seul, posteriormente, admitiu o ocorrido e disse que instruiria os militares a usar somente alvos padrões. A Coreia do Norte afirmou que se trata de propaganda contra seu governo.

A ameaça norte-coreana segue-se às provocações contra o governo de Lee feitas na quarta. Pyongyang alega que Seul ofereceu “envelopes de dinheiro” pela volta das negociações, o que foi prontamente rejeitado pelos sul-coreanos, que tacharam a afirmação de “declarações unilaterais que distorcem a verdade”.

Os dois países se encontram tecnicamente em conflito desde que a Guerra da Coreia (1950-1953) foi encerrada pelo armistício em vez de um tratado de paz. Desde então, o acirramento das tensões entre as duas nações asiáticas é frequente, como no caso do afundamento da corveta sul-coreana Cheonan, que matou 46 marinheiros, e do ataque à ilha de Yeonpyeong, que deixou quatro mortos. Ambos os episódios ocorreram em 2010 e são atribuídos à Coreia do Norte.

Fonte: Estadão

10 Comentários

  1. Essa coisa de usar fotos da família do lider norte-coreano como alvo, mostra o despreparo de alguns militares sul-coreanos com uma questão tão grave que coloca em risco a vida de milhões de pessoas!
    Algumas pessoas não tem noção de que certas ”brincadeiras”podem causar!

  2. ..ou então, as coréias , os seus lideres, sentarem-se e conversar sobre os seus patricios, são vidas em jogo. e tirem os ianks disto, pode acabar em _erda. sds.

  3. Os ditadores só conseguem permanecer no poder, através de clima de terror e ameaças.
    Em pleno Sec XXI, ainda temos ditadores, reis, oligarquias, teocracias, plutocracias e populistas corruptos governando os países.
    O Brasil se enquadra na oligarquia e populismo.
    Querem ver um regime político bom ? Suécia, mas sem a família real.

  4. Comunismo…. argh

    Só os ditadores como Hugo Chaves, Fidel e o Nanico da Coreia do Norte ainda acreditam nisso.

    Só me respondam, uma coisa: Se o comunismo em algum momento da história da humanidade foi bom, por que os regimes comunistas sempore impediram seus cidadãos de mudar de Pais / Regima?????

  5. MARCIO COSTA errado! Coreia do Norte ia contar apenas com a china, pois a venezuela n seria nem loka de dar um pio.

    Coreia do Sul, entrariam, A OTAN praticamente, oq a china ia rodar, mas para te falar a verdade, em uma guerra onde os rivais seriam Cina Vs. EUA, vc já podia dizer adeus aos japas ( da china)…

    1°- A china só tem soldado a mais, pois bombas nucleares, quem vence é os EUA, Subs? EUA, porta avioes? EUA, Caças? rsrsrsrs nem comento… Maior quantidade de misseis?? EUA… seria um massacred total… mas claro, chamar os eua para a briga é covardia… Mas a Chgina leva pau da India, Russia, França… por ai vai…

  6. Nao vejo dessa maneira, A China teve uma guerra com a India , a China venceu e tomou territorio indiano…Em relacao China e Russia nos ano 60/70 a China invadiu a Uniao Sovietica (na epoca) e a China levou pau..
    Na regiao da Asia principalmente na Koreia, a China levaria vantagem como levou vantagem quando ajudaram o Vietnan e na Guerra da Koreia..
    Em duas semanas de guerra as prateleiras dos EUA estao vazias, tudo e’ Made in China..
    O Obama se esquivou de invadir a Libia porque estao quebrados ,sem grana..

Comentários não permitidos.