Governo vai ampliar vigilância em fronteiras

Ministros da Justiça e da Defesa anunciaram parceria que deslocará 5 mil homens para combater tráfico e contrabando ao longo dos 16 mil km de fronteiras do País

As Forças Armadas devem deslocar cerca de cinco mil militares para atuar em cinco pontos estratégicos da fronteira, numa operação coordenada com a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional de Segurança (FNS). A Operação Ágata será deflagrada nos próximos dias e abrange as Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, e deve complementar o patrulhamento ostensivo – liderado pela PF – nos 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres. Paralelamente, Brasil e Colômbia negociam acordos de cooperação militar e patrulhamento de fronteiras para frear o trânsito de traficantes e contrabandistas.

O planejamento da cooperação entre civis e militares brasileiros nos pontos críticos da fronteira – dentre os quais localidades até hoje fora da tradicional rota da criminalidade – foi anunciado ontem pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa). O governo, entretanto, não anunciou os custos nem o cronograma das ações, como estava previsto. Segundo argumentaram Jobim e Cardozo, ainda faltam acertos técnicos para a formalização do acordo, que devem ocorrer na semana que vem.
Os ministros limitaram-se a apresentar o Centro de Operações Conjuntas (COC), sala de comando instalada na sede do Ministério da Defesa. Militares e agentes policiais terão assento para redimensionar planos de ação, monitorar o sistema de defesa e contabilizar aeronaves ou embarcações que ofereçam risco ao território nacional.
Mesmo sem dizer o valor da conta para diminuir os buracos da fiscalização, o ministro da Justiça afirmou que não faltará dinheiro. “Posso dizer que o efetivo será muito elevado, com uma força maior do próprio Ministério da Defesa. É evidente que a alocação de recursos será suportada pelo orçamento. Quando o plano for revelado, poderemos divulgar em parte. Na medida que nós tivermos a integração, nós conseguiremos uma efetivação muito maior dos mecanismos de fiscalização, do controle e de combate à criminalidade”, afirmou Cardozo.

O titular da Defesa, Nelson Jobim, informou que se reúne em 24 de junho com o comando militar-policial da Colômbia para tratar da cooperação bilateral. Ele revelou que o plano conjunto com a Colômbia está em estágio avançado. Porém, o Brasil ainda busca a aproximação com outros vizinhos, como Peru, Paraguai e Bolívia. Jobim admitiu que o Brasil precisa reforçar o uso de tecnologia avançada.

Assegurou que está em curso um acordo de transferência de tecnologia israelense para que o País comece a produzir Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), equipamentos capazes de rastrear sinais de calor, que facilitariam a identificação de suspeitos. E salientou que um dos maiores desafios é identificar carros ou pessoas nas rotas do tráfico.

Fonte: Jornal do Commercio

12 Comentários

  1. devemos implementar mais tecnologia aos nossos sds como radios criptografados vants capacets com projesões de imagem etc

  2. Seria mt bom td isso q vc falou p os n guerreiros,CAZE5110…o importante e a conciência de q temos de proteger o q e nosso, é o inicio p uma atitude + séria. sds.

  3. Não conseguimos nem impedir a venda de drogas nos grandes centros, do lado dos policiais; como vamos conseguir fiscalizar os milhares de quilômetros de fronteiras ? Vai ser uma enrolation e embromation danada.
    Se o combate for efetivo, vai inibir um pouco, mas para terminar, só com a Pena de Morte para traficantes.

  4. O sonho de nossas Forças Armadas é se tornarem Forças Armadas Civis e assim serem melhor remunerados,equipados e capacitados como é em muitos paises evoluidos,mas porque aqui no Brasil isso não acontece?Sera que alguns não gostariam de perderem o status de militar?Não é nada disso.Aqui no Brasil não se fazem essas mudanças simplesmente por OPÇÃO ECONOMICA como é uma opção economica privatizar aeroportos e manter o controle aereo militar que alem de ser estrategico tambem é melhor que se estivesse nas mãos de civis facilmente aliciados e manipulados aja visto que a segurança aerea tambem inclue defesa nacional e estrategia de defesa….Hummmm quer dizer que vão ampliar a vigilancia na fronteira né e aonde tinha so 1 delegado e um investigador agora tera 1 delegado e 2 investigadores rsrs rsrs e isso impedira entrada de ilicitos e aliciamentos de mulas rsrs rsrs Contenção de fronteira se faz com Forças capacitadas,modernas tecnologias e armamentos e acima de tudo austeridade no trato com o crime.Se em um quintal tem um dono zangado e violento o gatuno pensa bem antes de tentar a sorte mas se o gatuno ve um dono complascente,indolente e corrupito ele faz a festa……DILMINHA LIBERA QUE NÓS BRINCA BEM BRINCADINHO…Bordunada neles todos Cobrada passa o rodo.

  5. Eu acho graça é que o gato avisa ao rato quando ira caça-lo rsrs rsrs Foi assim na ECO-92,na Ocupação do Alemão e esta sendo tambem agora rsrs rsrs Anunciem no JN-Globo Senhores Contrabandistas,Narco-Traficantes,Bandidos e Guerrilheiros,nós o Brasil apartir da proxima semana estaremos ai,queiram esconder-sem para não gastarmos munição que sai do bolso do contribuinte e para que voces não sejam presos e que assim acabe nossas propinas e agrados rsrs rsrs.

  6. Parece que as galinhas tontas lá de Brasilia estao começando a acordar e cair na real,que bom…más isso ainda é pouco,5 mil homens ainda é pouco e é preciso mais tecnologia envolvida inclusive um satelite do tipo espiao para vigiar toda a fronteira,ai sim eu acredito que resolve!.

  7. 1° já disse isso em outra reportage, precisamos que nossos melhores do mundo em florestas trpicais começem a destruir esses traficantes… precisamos que os pilotos sejam treinados em combate…. leve os Tucanos para combater esses avioeszinhos de trafico, nossas fragatas para combater esses mini subs…. issos nos tornaria mais eficientes e daria aos nossos homens experiencia em combate… Para isso é bom, mas pode ser que para outras coisas n entaum nunca esqueçam-se dos Rafale, dos nossos Subs nucleares…

    Bom… falei um pouco d + acho, mas… E fikem de olho ai que essa aproximação com a bolivia pode acabar em conflio, lembrando que o Chile já tem o tal por ver que a bolivia tem interesse em suas terras…

  8. Vou dar uma dica que vale ouro:

    Criem muitas delegacias policiais nas fronteiras, compostas por membros da PF, PRod, PM e FA. Polícia Civil não precisa.

    A cada x km, uma Delegacia ou Centro de Operações.

    Coloquem de prontidão, helicópteros armados e com comandos, prontos para atuar rapidamente.

    Montem uma boa rede de informantes.

    Eu acredito que vá minimizar o contrabando de drogas e de armas, mas não acabar.

    Nas cidades, o combate vai ter que ser feroz.

Comentários não permitidos.