Bolívia expulsa ministro iraniano após reclamação da Argentina

O general Vahidi é acusado de ser o coautor ideológico do atentado ocorrido em 1994 contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos. (Morteza Nikoubazl / Reuters)O general Vahidi é acusado de ser o coautor ideológico do atentado ocorrido em 1994 contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos. (Morteza Nikoubazl / Reuters)Uma visita surpresa à Bolívia do ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, provocou um rompimento diplomático em 31 de maio entre Buenos Aires e La Paz, e disputas internas no Governo de Evo Morales, o que levou à expulsão do funcionário acusado de ligações com um atentado na Argentina.

O general Vahidi é acusado de ser o coautor ideológico do atentado ocorrido em 1994 contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos. (Morteza Nikoubazl / Reuters)

O fim abrupto da visita de Vahidi à cidade oriental boliviana de Santa Cruz, onde assistiu a um ato militar comandado por Morales, foi comunicado em uma carta do chanceler boliviano, David Choquehuanca, a seu par argentino, Héctor Timerman, tão logo a mídia boliviana confirmou a presença do iraniano.

“Devo informar-lhe que o Governo da Bolívia tomou as devidas providências para que o senhor Ahmad Vahidi abandonasse imediatamente o território boliviano, mostrando claramente, dessa maneira, que a Bolívia não deseja interferir nos procedimentos que possam existir em relação à situação jurídica da pessoa em questão”, diz a carta.

O general Vahidi, contra quem existe uma ordem internacional de prisão, partiu da Bolívia na primeira hora da noite, quando a carta da chancelaria foi divulgada em Buenos Aires, segundo informou à Reuters uma fonte governamental boliviana.

O ministro iraniano é acusado de ser o coautor ideológico do atentado ocorrido em 1994 contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos.

Choquehuanca pediu à Argentina “sinceras desculpas” pelo “lamentável incidente” e evidenciou discrepâncias no Governo boliviano ao explicar que o ministro iraniano havia sido convidado pelo Ministério da Defesa, “instância que lamentavelmente desconhecia os antecedentes” de Vahidi.

Um porta-voz da chancelaria boliviana deu por encerrado o incidente entre os vizinhos sul-americanos. “É uma comunicação interna entre os chanceleres, através da qual o assunto foi solucionado”, afirmou à Reuters.

Fonte: Diálogo

18 Comentários

  1. A Bolívia possui as maiores reservas do nosso planeta, do metal estratégico-energético do momento, que é o Lítio.
    Serve para fabricar baterias de lítio-íon.
    A valiosa matéria-prima chega a ser chamada de “petróleo do futuro”. A demanda por este metal leve irá subir enormemente nos próximos anos”. As reservas de lítio no Salar de Uyuni são valiosas sobretudo para a indústria automobilística internacional, pois o metal leve é, entre outros, componente importante das baterias lítio-íon que, no futuro, devem abastecer automóveis elétricos e híbridos com energia móvel. Atualmente, mais de 75% desta matéria-prima é obtida de soluções de lagos de sal que secaram nas cordilheiras da América do Sul.

    http://www.magazin-deutschland.de/pt/artikel-po/artigo/article/schatzsuche-am-salzsee.html?cHash=8dc9fa8dca5b9f4f623b9c8589c9a8ca&type=98

    Meu comentário:
    Foguetes, submarinos, aeronaves e equipamentos militares em geral, necessitam de baterias de lítio.
    Podemos construir um Tanque de Guerra ou Aeronave elétricos, por baterias ? Sim.
    Os alemães já estão explorando o lítio boliviano. O Brasil deveria estocar reservas de lítio, fazendo a permuta de outro mineral com os bolivianos.

  2. Cinismo? Por que? Se for verdade, fez bem a Bolívia. A questão é saber se realmente a notícia é verdadeira? Eu sempre verifico a fonte, e pelo que vejo aqui a fonte é “suja”, parcial e tenta criar clima de desconfiança entre os sul-americanos. Cuidado irmãos, pois aparecerão centenas de fontes querendo criar confusão no sul, é o fascismo a todo o vapor.
    Leiam e verifiquem a fonte da notícia…Dialogo….de onde surgiu isso…o inferno esta cheio de dialogo e de boas intenções.

  3. Realmente a Bolívia sob o tacão do índio cocaleiro virou casa de noca….mas fica a indagação: O que acontecereia se o criminoso ministro da defesa do Estado Fascista Iraniano estivesse assistindo a parada militar do 7 de setembro ao lado do nosso ex-líder, guia dos povos e sol da humanidade? ele se daria ao trabalho de colocar o assassino para fora?

  4. A Bolívia “não é um país sério.” No mínimo este episódio mostra a falta de organização interna.

  5. Quer dizer que o MD Boliviano desconhecia né CONTA OUTRA TÉRTA…Evito esta marigada é da boa heim.Voce que não acerte teu passo.urubu ta te olhando e ja faz tempo.Urubu Goderão espera o melhor momento depois que o Urubu Rei vem,dá uma olhadinha,come so os olhos e o furingo e vai embora pra Urubuzada fazer a festa.

  6. a bolivia é um pais pobre que depende dos outros paises sul americanos,se for verdade fez muito bem os bolivianos agiram de forma coreta pois se o cara gosta de terror expulsar é pouco deveria ser preso e estraditado para a argentina.

  7. O General tava precisando de emprego, pois ta no final de carreira no Irã, veio ver se arranja uma boquinha na bolívia, só que ele é terrorista, daí o cocaleiro disse que emprego só se for de traficante, daí mandou ele perguntar pro Obama se lá tem vaga, parece que os yanks tavam precisando de terrorista pra dar umas aulas em Guantanamo, Abu Ghraib ou na Escolas das Américas.

  8. se esse (Sr.) que existe uma ordem internacional de prisão, pq a inteligência argentina não aproveitou e prendeu ele, fazendo parecido com os EUA, faltou peito(coragem de mexer com a geopolitica local)? ou faltou respeito com os mortos e familiares do atentado? país serio mesmo são os americanos, eles sim pensam em seu povo , nação, estado, seus interesses o resto que se dane.

  9. 1. A respeito de soberania e guerras acho existem americanos de 2 tipos, a elite e o povo.
    .
    2. O povo é usado pela elite para invadir outros países, o povo morre no front lutando para que os Rockefellers da vida tenham mais poder.
    .
    3. Esse poder que a elite vai ganhando com ajuda do povo, além de ser usado contra outros países é usado também contra o próprio povo, ver todas as PsiOp feitas pela elite e seus pião: NSA CIA Pentágono.
    A elite inviste parte do lucro das guerras em campanhas para semear o medo no povo americano, medo a terrorismo, OMC, Brics que tiram o emprego, “Novo Ordem Mundial” que tira empregos dos americanos.
    .
    O americano tem muito medo dos países mais eficientes na produção de algo, tipo China (indústria) ou Brasil (agro).
    .
    A classe média americana fala do Brasil como um reino da escravidão, sem lei, etc etc.
    Eles, por exemplo, estudantes universitários americanos, que eu conheci, preferem manter essa imagem, ainda sabendo que isso está mudando, preferem seguir a pensar assim.
    .
    Homer Simpson tem medo de 3 países: CN BR IN, ele pensa que esses países estão tirando ou vão tirar os empregos dos americanos.
    .
    A elite americana não respeita o seu próprio povo, até o bombardeia como foi no caso das torres gêmeas.
    .
    Acho o povo americano não é ingénuo, só que ele está encurralado pela elite. A elite controla o povo americano como ratos de laboratório.
    Por que não assistimos de novo a Loose change?
    Vamos tirar proveito do weekend? rsrs
    http://www.youtube.com/watch?v=RkDMieahcvQ
    aqui outro documentário
    http://www.youtube.com/watch?v=UjjesoO5Mac
    .
    Alguém pode me dizer que tb nós temos elite, é, mas a elite brasuca permite governos como o do torneiro, a americana nunca tivesse permitido, tivesse matado o torneiro.
    Não vou defender a elite brasuca, porque com o tempo ela acho pode virar maluca tipo a americana.
    .
    Mas acho que uma grande diferença, para a qual não tenho muita explicação é a elite BR ser tão diferente de outras.
    Obviamente, ao igual que o povo brasuca, para ententer a elite BR é preciso ir muitos séculos para o passado.
    .
    Talvez algum psico-historiador algum dia faça esse trabalho, porque é óbvio que uma elite [ainda sendo maioria branca] que até tem parte do seu DNA afro ou tupi é algo diferente.
    Aquele que não assistiu, não deixe de assistir os filmes, e aquele que já assitiu, difunda, para que nenhum brasuca continue a falar que os americanos são o máximo.

  10. Interessante seu cometário Milton Brás Cabral, mas acho que vc se esqueceu que nossa elite é tão controladora como a americana. Afinal de a nossa elite “permitiu” que um torneiro fosse presidente, porque o torneiro passou a jogar os jogos das elites (mas é claro que o torneiro fez muito pelo povo, mas as elites ganharam mais com o torneiro), assim como a elite americana permitiu que um presidente negro fosse eleito porque ele joga o jogo das elites. Para entender como as elites brasileiras pensam e agem basta ler um pouco de Gilberto Freyre para entender que a nossa elite é tão misturada como o povo, mas ela nega suas origens afro-indígenas, portanto ela não é nada diferente da elite americana, francesa. etc.

  11. Caro Paulo Henrique, entendo que vc não é um oposicionista raivoso, ou seja que pensa e acho pode ver com o objetividade, como vc colocou o Lula fez pela elite, mas simplesmente CONTINUOU com o que fizeram os governos anteriores.
    .
    Mas não devemos esquecer de aclarar que o torneiro não afetou, ainda que reduziu os juros, quase não afetou o poder financeiro, já que com o crescimento da atividade económica os bancos deram lucros fantásticos.
    .
    Eu nunca votei no Lula, por isso sempre aclaro minha posição que é tentar ser objetivo, ver o bom de cada governo e ver tb o ruim. E quando falo mal do Lula tb tenho a precaução de dizer quem foi FHC, para não ser confundido com um oposicionista-entreguista.
    .
    O que não concordo com vc é comparar Lula com Obama, não dá para cogitar uma comparação do tipo.
    .
    Lula fez pelo povo e Obama não, simples, mas Obama foi pior, Obama deu centenas de bilhões para os que fizeram o mais grande roubo da história, a crise de 2008(os Rockefellers -Madoff foi praticamente criado-educado por D.Rockefeller, roubou 64bi).
    .
    Não dá para comparar Lula com Obama, acho Lula um fenómeno do tipo ‘governo popular’, não populista, porque ele não agitou o povo, ele não mandou o povo para a rua como fazem sempre os populistas (Chaves-Evo).

Comentários não permitidos.