LAAD 2011 terá ciclo de seminários de Defesa e de Segurança Pública

http://poadu.files.wordpress.com/2010/11/logo_laad_ingles_com_data_300_cmyk_pg.jpg

Principal fórum de debates do setor de Defesa na América Latina ganha também programação exclusiva voltada à Segurança Pública.


São Paulo, abril de 2011 – A LAAD – Defence & Security 2011, maior e mais importante evento do setor de Defesa e Segurança da América Latina, tem como um dos seus destaques o programa de seminários realizados paralelamente à feira, que é desenvolvido a partir de demandas do próprio mercado. Neste ano, além do III Seminário de Defesa, o evento apresenta a primeira edição do Seminário de Segurança, com o objetivo de oferecer conteúdo qualificado para os dois segmentos. O evento acontecerá entre 12 e 15 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.

A programação de palestras ocorrerá paralelamente à feira, colaborando para propiciar um ambiente favorável ao networking e intercâmbio de informações entre a indústria e os principais influenciadores e tomadores de decisão. Autoridades, especialistas e convidados debaterão o impacto da evolução tecnológica para defesa e segurança, trazendo para a pauta o que há de mais moderno em produtos, serviços e soluções.

O III Seminário de Defesa, realizado sob o tema Tecnologia: Soluções, Inovações e Evolução Tecnológica para a Área da Defesa Nacional, abordará como o cenário decorrente da Estratégia Nacional de Defesa (END) trouxe mudanças importantes no desenvolvimento de soluções e tecnologias para o segmento.

“A transferência de tecnologia tem sido um tema recorrente nos debates sobre soberania nacional, e será um dos destaques das palestras“, afirma Sílvia Costa, gerente da Divisão de Conferências da Clarion Events. “Além disso, os painelistas vão tratar de outros assuntos que estão na ordem do dia, como a integração das Forças Armadas e policiais, evidenciadas no episódio do complexo do alemão, e aplicação de tecnologias militares que geram soluções utilizadas pela sociedade”.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, abre o seminário com uma palestra sobre a END e o impacto da evolução tecnológica na transformação do modelo de defesa. Na sequência, cada uma das forças apresentará um de seus projetos com desafios tecnológicos para a defesa nacional: a Marinha tratará do programa de desenvolvimento de submarinos, o Exército, da defesa cibernética, e a Aeronáutica, do programa espacial.

As tecnologias de monitoramento e controle de fronteiras terrestres e marítimas também serão destaque. Um exemplo é o projeto Sisfron, que será apresentado pelo General Villas Boas: o palestrante abordará a capacidade de integração e cooperação do Brasil com os países vizinhos no monitoramento das fronteiras terrestres, com os benefícios de proteção da Amazônia e o impacto positivo sobre a segurança nos grandes centros urbanos. O General Santos Guerra também fará uma abordagem sobre o assunto, com foco na tecnologia a ser implementada.

A importância da integração das Forças Armadas e policiais é um dos temas da END que ganhou maior visibilidade recentemente, em função da operação realizada no Rio de Janeiro. O seminário vai abordar o tema em diversos painéis, inclusive com a apresentação de um estudo de caso sobre o Complexo do Alemão, apresentado pelo General Sardenberg. Ele vai tratar do capital humano e da tecnologia utilizada na missão, modelada como operação de paz.

Outro aspecto do desenvolvimento tecnológico militar que desperta interesse é a chamada tecnologia dual, ou seja, aquela que é desenvolvida para a área de defesa, mas gera soluções utilizadas pelo conjunto da sociedade – como, por exemplo, os chamados tecidos inteligentes, que serão objeto da palestra ministrada por Thomas Casanova, diretor de P&D da Rhodia Poliamida, ou o emprego da nanotecnologia na indústria petrolífera e de energia, em palestra ministrada por Major Alexandre Taschetto de Castro, do CETEx.

O seminário também tem importantes palestrantes internacionais. O Cel M. Gilles Vergnerie, chefe da área de Codificação do Programa de Logística Cooperativa da OTAN (LZ) e da agência de Manutenção e Suprimentos da OTAN (Namsa), vai apresentar uma tecnologia utilizada pelas Forças Armadas da OTAN – NMCRL (Nato Master Cross Reference List) – e suas aplicações. Já o comodoro Andrew Smith, da Marinha Real Australiana, vai apresentar um estudo de caso de uma iniciativa de implementação de um sistema de gestão para a defesa australiana.

Seminário de Segurança – A principal novidade desta edição da LAAD é a criação do I Seminário de Segurança, que estréia sob o tema Tecnologia: Modernização, Inovação e Inteligência para a Segurança Pública­ – abordando questões imprescidíveis para a Segurança Pública no país. (está repetitivo)

A abertura do evento será feita pelo Coronel Camilo , Comandante Geral da PM de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. O Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, tratará da aplicação da tecnologia para o êxito da integração policial durante as operações realizadas no Rio de Janeiro – e vai analisar como essas experiências podem ser absorvidas em outras missões.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro vai apresentar sua experiência com os recursos tecnológicos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), detalhando as soluções em software e hardware adotadas diante dos objetivos operacionais e de gestão da cidade, e destacando os ganhos efetivos diante dos desafios apresentados.

O programa tratará também das demandas decorrentes dos eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016como legado que permanecerá. As ameaças de segurança específicas desses grandes eventos serão objeto do Coronel Lior Lotan, do Instituto de Políticas Internacionais Antiterrorismo, de Israel.

A importância crescente dos sistemas de inteligência policial para dar conta dos desafios da segurança pública e colaborar para a redução dos delitos é pauta da palestra do delegado Emerson Wendt, da Polícia Civil/RS. Já o Coronel Luiz de Castro Junior, diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar/SP vai abordar como a aplicação de tecnologias oferecem suporte a essa experiência.

Sistemas de Monitoramento de Fronteiras também estarão na ordem do dia. O Tenente Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso Antônio Ibanez Filho vai apresentar as modernizações tecnológicas que podem auxiliar o GEFRON na segurança da fronteira brasileira no estado de Mato Grosso. Já o processo de identificação das novas tecnologias que auxiliam a Pefron e o treinamento das forças policiais que atuam nas fronteiras brasileiras serão destaque da palestra do inspetor da Polícia Rodoviária Federal Evandro Guilherme de Souza Bruno Filho.

Sessões especiais – O último dia de eventos (15) trará um conteúdo diferenciado: serão realizadas duas sessões especiais, com programação à parte. A Space Zone vai tratar do programa espacial e da importância do espaço aéreo para Defesa Nacional, enquanto a ITEC Brasil Treinamento & Simulação tratará da importância e aprimoramento dos simuladores como instrumento de qualificação das forças de segurança, bem como treinamentos especiais para Forças Policiais e Forças Armadas.Entre outros temas, a sessão especial ITEC Brasil Treinamento & Simulação terá um módulo tratando de treinamentos para situações de terrorismo. Serão compartilhados os aprendizados obtidos em Israel acerca de novas tecnologias e treinamentos para uma rápida resposta em situações de emergência, terrorismo internacional, gerenciamento de desastres e simulações.

Já a sessão especial Space Zone terá palestra da Agência Espacial Brasileira tratando do processo de implementação e coordenação do programa nacional de atividades espaciais. Na sequência, será apresentado estudo de caso sobre desafios, aplicações e expectativas do foguete de sondagem com tecnologia 100% nacional – e suas perspectivas de comercialização para outros países.

Sobre a LAAD – Defence & Security 2011

Realizada bienalmente, a LAAD é palco consagrado de encontro entre autoridades e os principais fabricantes da indústria de defesa brasileira e mundial. O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Em razão da crescente importância do tema segurança pública, o evento terá a presença dos secretários de Segurança Pública, comandantes gerais de Polícias Militares, chefes da Polícia Civil, comandantes gerais de Guardas Municipais além de autoridades de segurança de outros países da América Latina.

Promovido e organizado pela empresa Clarion Events, o evento conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas do Brasil, além do apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Pela primeira vez, o evento contará também com apoio institucional do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (CONSESP), do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (CONCPC) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

Sobre a Clarion Events

A Clarion Events é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 30 anos, a empresa tem criado em diversos segmentos marcas líderes e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 100 eventos da Clarion atendem 15 diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes.

Principal fórum de debates do setor de Defesa na América Latina ganha também programação exclusiva voltada à Segurança Pública

São Paulo, abril de 2011 – A LAAD – Defence & Security 2011, maior e mais importante evento do setor de Defesa e Segurança da América Latina, tem como um dos seus destaques o programa de seminários realizados paralelamente à feira, que é desenvolvido a partir de demandas do próprio mercado. Neste ano, além do III Seminário de Defesa, o evento apresenta a primeira edição do Seminário de Segurança, com o objetivo de oferecer conteúdo qualificado para os dois segmentos. O evento acontecerá entre 12 e 15 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.

A programação de palestras ocorrerá paralelamente à feira, colaborando para propiciar um ambiente favorável ao networking e intercâmbio de informações entre a indústria e os principais influenciadores e tomadores de decisão. Autoridades, especialistas e convidados debaterão o impacto da evolução tecnológica para defesa e segurança, trazendo para a pauta o que há de mais moderno em produtos, serviços e soluções.

O III Seminário de Defesa, realizado sob o tema Tecnologia: Soluções, Inovações e Evolução Tecnológica para a Área da Defesa Nacional, abordará como o cenário decorrente da Estratégia Nacional de Defesa (END) trouxe mudanças importantes no desenvolvimento de soluções e tecnologias para o segmento.


“A transferência de tecnologia tem sido um tema recorrente nos debates sobre soberania nacional, e será um dos destaques das palestras“, afirma Sílvia Costa, gerente da Divisão de Conferências da Clarion Events. “Além disso, os painelistas vão tratar de outros assuntos que estão na ordem do dia, como a integração das Forças Armadas e policiais, evidenciadas no episódio do complexo do alemão, e aplicação de tecnologias militares que geram soluções utilizadas pela sociedade”.


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, abre o seminário com uma palestra sobre a END e o impacto da evolução tecnológica na transformação do modelo de defesa. Na sequência, cada uma das forças apresentará um de seus projetos com desafios tecnológicos para a defesa nacional: a Marinha tratará do programa de desenvolvimento de submarinos, o Exército, da defesa cibernética, e a Aeronáutica, do programa espacial.


As tecnologias de monitoramento e controle de fronteiras terrestres e marítimas também serão destaque. Um exemplo é o projeto Sisfron, que será apresentado pelo General Villas Boas: o palestrante abordará a capacidade de integração e cooperação do Brasil com os países vizinhos no monitoramento das fronteiras terrestres, com os benefícios de proteção da Amazônia e o impacto positivo sobre a segurança nos grandes centros urbanos. O General Santos Guerra também fará uma abordagem sobre o assunto, com foco na tecnologia a ser implementada.


A importância da integração das Forças Armadas e policiais é um dos temas da END que ganhou maior visibilidade recentemente, em função da operação realizada no Rio de Janeiro. O seminário vai abordar o tema em diversos painéis, inclusive com a apresentação de um estudo de caso sobre o Complexo do Alemão, apresentado pelo General Sardenberg. Ele vai tratar do capital humano e da tecnologia utilizada na missão, modelada como operação de paz.


Outro aspecto do desenvolvimento tecnológico militar que desperta interesse é a chamada tecnologia dual, ou seja, aquela que é desenvolvida para a área de defesa, mas gera soluções utilizadas pelo conjunto da sociedade – como, por exemplo, os chamados tecidos inteligentes, que serão objeto da palestra ministrada por Thomas Casanova, diretor de P&D da Rhodia Poliamida, ou o emprego da nanotecnologia na indústria petrolífera e de energia, em palestra ministrada por Major Alexandre Taschetto de Castro, do CETEx.


O seminário também tem importantes palestrantes internacionais. O Cel M. Gilles Vergnerie, chefe da área de Codificação do Programa de Logística Cooperativa da OTAN (LZ) e da agência de Manutenção e Suprimentos da OTAN (Namsa), vai apresentar uma tecnologia utilizada pelas Forças Armadas da OTAN – NMCRL (Nato Master Cross Reference List) – e suas aplicações. Já o comodoro Andrew Smith, da Marinha Real Australiana, vai apresentar um estudo de caso de uma iniciativa de implementação de um sistema de gestão para a defesa australiana.


Seminário de Segurança – A principal novidade desta edição da LAAD é a criação do I Seminário de Segurança, que estréia sob o tema Tecnologia: Modernização, Inovação e Inteligência para a Segurança Pública­ – abordando questões imprescidíveis para a Segurança Pública no país. (está repetitivo)


A abertura do evento será feita pelo Coronel Camilo , Comandante Geral da PM de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. O Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, tratará da aplicação da tecnologia para o êxito da integração policial durante as operações realizadas no Rio de Janeiro – e vai analisar como essas experiências podem ser absorvidas em outras missões.


A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro vai apresentar sua experiência com os recursos tecnológicos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), detalhando as soluções em software e hardware adotadas diante dos objetivos operacionais e de gestão da cidade, e destacando os ganhos efetivos diante dos desafios apresentados.


O programa tratará também das demandas decorrentes dos eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016como legado que permanecerá. As ameaças de segurança específicas desses grandes eventos serão objeto do Coronel Lior Lotan, do Instituto de Políticas Internacionais Antiterrorismo, de Israel.


A importância crescente dos sistemas de inteligência policial para dar conta dos desafios da segurança pública e colaborar para a redução dos delitos é pauta da palestra do delegado Emerson Wendt, da Polícia Civil/RS. Já o Coronel Luiz de Castro Junior, diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar/SP vai abordar como a aplicação de tecnologias oferecem suporte a essa experiência.


Sistemas de Monitoramento de Fronteiras também estarão na ordem do dia. O Tenente Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso Antônio Ibanez Filho vai apresentar as modernizações tecnológicas que podem auxiliar o GEFRON na segurança da fronteira brasileira no estado de Mato Grosso. Já o processo de identificação das novas tecnologias que auxiliam a Pefron e o treinamento das forças policiais que atuam nas fronteiras brasileiras serão destaque da palestra do inspetor da Polícia Rodoviária Federal Evandro Guilherme de Souza Bruno Filho.

Sessões especiais – O último dia de eventos (15) trará um conteúdo diferenciado: serão realizadas duas sessões especiais, com programação à parte. A Space Zone vai tratar do programa espacial e da importância do espaço aéreo para Defesa Nacional, enquanto a ITEC Brasil Treinamento & Simulação tratará da importância e aprimoramento dos simuladores como instrumento de qualificação das forças de segurança, bem como treinamentos especiais para Forças Policiais e Forças Armadas.Entre outros temas, a sessão especial ITEC Brasil Treinamento & Simulação terá um módulo tratando de treinamentos para situações de terrorismo. Serão compartilhados os aprendizados obtidos em Israel acerca de novas tecnologias e treinamentos para uma rápida resposta em situações de emergência, terrorismo internacional, gerenciamento de desastres e simulações.


Já a sessão especial Space Zone terá palestra da Agência Espacial Brasileira tratando do processo de implementação e coordenação do programa nacional de atividades espaciais. Na sequência, será apresentado estudo de caso sobre desafios, aplicações e expectativas do foguete de sondagem com tecnologia 100% nacional – e suas perspectivas de comercialização para outros países.


Sobre a LAAD – Defence & Security 2011


Realizada bienalmente, a LAAD é palco consagrado de encontro entre autoridades e os principais fabricantes da indústria de defesa brasileira e mundial. O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Em razão da crescente importância do tema segurança pública, o evento terá a presença dos secretários de Segurança Pública, comandantes gerais de Polícias Militares, chefes da Polícia Civil, comandantes gerais de Guardas Municipais além de autoridades de segurança de outros países da América Latina.


Promovido e organizado pela empresa Clarion Events, o evento conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas do Brasil, além do apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Pela primeira vez, o evento contará também com apoio institucional do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (CONSESP), do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (CONCPC) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).


Sobre a Clarion Events


A Clarion Events é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 30 anos, a empresa tem criado em diversos segmentos marcas líderes e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 100 eventos da Clarion atendem 15 diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes.

5 Comentários

  1. Alguem pode informa se o LAAD e aberto a publico geral[civis]???

    Sim gabriel, os últimos 2 dias são abertos ao público em geral

  2. olá! eu sou esposa de militar e eu gostaria de saber se eu poderia entrar no Laad ou se esta em aberto para o Público em geral mesmo nesse último dia? aguardo resposta!

  3. Se não me engano ela é aberta ao público em geral nos últimos 2 dias de exposição… Ou seja; Hoje (dia 14) e amanhã… Só não sei informar o valor do ingresso(?!?)…

Comentários não permitidos.