Itamaraty prepara reavaliação da política externa brasileira

http://studentbranding.com/wp-content/uploads/2010/03/direction.jpg

Trabalho, que tem previsão de término para março, tem objetivo de dar mais relevância a princípios e valores defendidos no Brasil.

Por ordem do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, os principais departamentos do Itamaraty, as embaixadas e a missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) preparam uma reavaliação da política externa brasileira. Esse trabalho, com conclusão prevista para março, tratará de temas como os direitos humanos em países de regimes autoritários, o papel do Brasil nas questões relacionadas ao Irã e o relacionamento com os Estados Unidos.

O jornal O Estado de S. Paulo obteve informações sobre o despacho confidencial enviado por Patriota aos diplomatas brasileiros com representantes do País na Europa e no Oriente Médio. Essa ordem teria partido depois de uma conversa entre o ministro e a presidenta Dilma Rousseff, que já fez declarações na contramão de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, em relação à condenação da iraniana Sakineh Ashtiani. Para Dilma, os direitos humanos não são negociáveis.

Com esse levantamento, diplomatas avaliam que a política externa brasileira daria mais relevância a princípios e valores defendidos domesticamente no Brasil que teriam sido deixados de lado nos últimos anos, além de repensar a relação bilateral com uma série de países. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Último Segundo

12 Comentários

  1. NÃO VOTEI NA DILMA MAS SÃO OTIMAS MUDANÇAS, NA POLÍTICA , ESTERNAS ,VALORIZANDO MAIS OS DIREITOS HUMANOS , E O BRASIL, PARABENS, DILMA…….

  2. tb acredito que o brasil deve “jogar” de outra forma visto que a politica externa do lula realmente foi um fracasso(nao digo que o brasil estava errado em certas atitudes que tomou no governo lula , mas acho que essas “atitudes” deveriam ser tomadas nas horas certas, o brasil ainda nao esta preparado para jogar la fora, ainda temos que ficar mais fortes e termos mais presença, por isso acho que jogamos em hora errada, e acho que precisamos tb de bons extrategistas e pessoas com boa visao para o exterior, é so entender o fim da segunda guerra(seus ganhadores) e saberao como o mundo funciona hj).
    sds a todos.

  3. Mas para não cair em contradição teria que condenar o tratamento dado pelos americanos, israelenses, russos, chineses se não ficar daquele jeito não é negociável para os mais fracos, mas para os mais ricos sempre terá um olho fechado, perdendo respeito internacional sendo visto como nação incoerente vendida aos mais fortes, mais uma nação do clubinho dos puxa sacos.
    A Dilma deve saber até onde pode se meter na política de cada estado seja nos EUA seja no Irã eles tem seus governantes soberanos e se tem alguém que deve contestá-los é seu povo, de nossa parte só interessa o lado financeiro. E quanto pudermos da “conselhos” daremos , mas sempre respeitando a soberania de cada governo caso seja de outra forma vamos só perde mercado e não vamos muda injustiça nenhuma em nenhum país tão pouco no mundo.
    Mas a Dilma deve se mais esperta que isso deve saber o que faz… (eu espero)

  4. Tomara q seja verdade a valorização dos Direitos Humanos no BRASIL, vai ter mt instituições q vão ter q mudar suas maneiras e técnicas de agir, será q vão presos, ou sera um “faz de contas”? Q n diplomacia se paute sempre no pragmatismo responsável; p o agora e o depois. Sds.

  5. Espero que a Dilma não seja idiota de largar todo o progresso que o Lula fez nessa area e voltar a politica lambe botas dos tucanos, é claro que alguns temas devem ser revistos mas tomara que não mude a direção da politica externa brasileira

  6. É de revoltar, vê essa reaproximação do Brasil com os abUSAdos. Depois das publicações que WikiLeaks, fico pensando, será que é normal se ENDIREITAR depois de passar a vida inteira ENCURVADO com um julgo sobre as costa e depois QUERER VOLTAR A RASTEJAR???????================== DILMA ESTÁ FAZENDO O PAPEL DE JULIA ROBERTS E OBAMA O PAPEL DE Patrick Bergin. Pago um café pra quem descobrir o nome do filme. So dou uma dica “Sleeping With The Enemy”.

  7. ROBERTO MG…Não fique absmado é simples sempre existiu uma forte tendencia xenofobica-ideologica no Brasil a tudo que se fora da esfera capitalista ou seja de origem comunista.Nem cito democracia e socialismo porque os dois em essencia são tão perfeitos e humanos que simplesmente não existem.A paranoia por aqui é tanta que preferem ver o Brasil algemado aos lobos do que intercambiando com comedores de criancinhas rsrs e isto é uma forma de se agradar a gregos e troianos e se manter no governo pilhando os cofres publicos.O propio mundo ocidental faz vistas grossas a qualquer tipo de imundice,ditadura,perseguição e covardias produzidas por governos simpatizantes…Exemplo evidente na moda :EGITO.

  8. HÉLIO…Tudo bem Lula é o cara e fez muita coisa boa,mas qual progresso na area da politica externa ele fez?A meu ver nenhum.Apenas associou o Brasil ao lodo da humanidade so isso.

  9. Maluquinho, você acha que não fez nada? ele só acabou com a subserviência, é só você lembrar dos argumentos usados para assinar o TNP e o MCTR, agora o Brasil tem uma politica externa reconhecia mundialmente pela sua independência, agora somos reconhecidos como um jogador mundial, antes éramos olhados de cima, hoje olhamos nos olhos, não sei você mas eu acho que isso é um progresso

  10. Mas Hélio, é justamente o que brasileiro de verdade quer!!!
    O medo é essa aproximação suspeita do Império e a Sra Dilma cair no canto da sereia. Torço para que o vc diz seja uma realidade. Chega de ser CAPACHO!!!

  11. Sempre tenho muito cuidado ao ler uma notícia. Verifico sempre a fonte. Este periódico não costuma primar muito pela imparcialidades nas sua piblicações. Mas um dúvida ao le a notícia me acorreu, alguém poderia me explicar? é o seguinte.
    “O jornal O Estado de S. Paulo obteve informações sobre o despacho confidencial enviado por Patriota aos diplomatas brasileiros com representantes do País na Europa e no Oriente Médio.”
    Como esse jornal obtve uma informação confidencial do MRE?
    Se obteve , cometeu um crime.
    Pelo regulamento das agências de informação. Ducumentos classificados confidenciais , são , inacessíveis , fora do local de uso , e somente por pessoal autorizado.
    E depois , reza na nossa constituição , que a república brasileira , orienta-se pelo não alinhamento e não interferência em assuntos de outros países.
    Acho que deveríamos checar ou melhor , observar o andar da carruagem.

1 Trackback / Pingback

  1. PLANO BRASIL – defesa geopolitica soberania (defense geopolitcs strategy intelligence security) – Itamaraty prepara reavaliação da política externa brasileira « « Blog da Oposição

Comentários não permitidos.