Brasil assume Conselho de Segurança

http://www.realcourage.org/wp-content/uploads/2010/08/un-building.jpeg

O Brasil assumirá amanhã a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual comandará durante fevereiro. O posto é rotativo e sempre ocupado por um dos 15 membros do órgão. O Brasil tenta ocupar assento permanente no conselho e defende sua reforma.

Ao assumir o comando, o objetivo é ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo. No dia 11 de fevereiro, o Brasil promoverá um debate sobre as questões paz, segurança e desenvolvimento. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deverá participar das discussões. Na ONU, o Brasil é representado pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Conforme diplomatas que acompanham as discussões nas Nações Unidas, o momento é de observar com atenção o que ocorre no Kosovo e em Guiné-Bissau, além dos efeitos do plebiscito no Sudão.

No ano passado, em sessão das Nações Unidas em nome do governo brasileiro, o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a reforma urgente da atual estrutura do Conselho de Segurança.

Os conflitos e crises políticas são analisados pelo conselho, que define sobre o envio e a permanência de militares das missões de paz. Em junho de 2010, Brasil e Turquia votaram contra sanções ao Irã. O Líbano se absteve da votação, mas 12 países foram favoráveis às restrições. Para a comunidade internacional, o programa Nuclear do Irã é suspeito de produção secreta de armas atômicas. Os iranianos negam.

São Paulo

Poder concentrado
– Criado em 1945, o Conselho de Segurança é formado por cinco postos permanentes e dez provisórios com mandato de dois anos.

– Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra são os integrantes permanentes.

– Brasil, Turquia, Bósnia Herzegovina, Gabão, Nigéria, Áustria, Japão, México, Líbano e Uganda são os membros rotativos.

– O Conselho de Segurança é que autoriza intervenções militares nos 192 países filiados à ONU, além de estabelecer sanções, como ocorreu com o Irã, em junho passado. nossas bandeiras – afirma ele.

Fonte: Zero Hora via NOTIMP

9 Comentários

  1. e engraçadão , brasil querendo ter assento permanente.

    como e possivel isso, os paises permanentes tem

    1 armas nucleares
    2 grande forças armadas
    3 tremenda influnecia global (não regional como brasil)
    5 grandes economias
    6 capacidade de projetar poder de certa forma globalmente

  2. O conselho de segurança é uma farsa, veja como os EUA compraram votos no caso do Irã, é só um jogo de poder e nos somos a peças, acho que todos os paises deveriam deixar a ONU já que essa não serve para nada

  3. O Brasil assume o que no conselho? A limpeza do prédio ou a cozinha para servir café para os países permanentes que sim podem opinar e vetar alguma coisa.Botam doce na boca dos nossos diplomatas para ver quem consegue por as mãos em nosso dinheirinho com algum grande contrato.Abraços.

  4. O BATISMO DE FOGO DA POLITICA EXTERNA DA DILMA.
    .
    Vamos vê se a dilminha tem tutano mesmo;e se ainda muitos por aqui, irá elogiá-la quando ela tomar atitudes que desagrade tio do capitão américa.
    Olha que a tônica do texto ai em cima é sobre guerra e paz,a mesma do programa nuclear iraniano.
    É a hora de vermos se realmente o Brasil cortou relações com o Irã,como alguns propagaram.

  5. Dilma, vamos ver se você foi guerrilheira mesmo. Assume logo a presidência do CS da ONU e abre logo as pautas, de preferência as relacionadas com os DIREITOS HUMANO.
    1ª Pauta: Destruição de uma embarcação lotada de de civis desarmados em águas internacionais.
    2ª Pauta: Direito dos Palestinos a construir um Estado Independente com as fronteiras de 1967.
    3ª Pauta: Investigação sobre contaminação por Urânio Empobrecido nas cidades do Iraque. Principalmente na cidade de Faluja onde um percentual muito elevado de crianças nascem com deformidades.
    4ª Pauta: Porque a reconstrução do Haiti até hoje está não saiu do papel.============================Tenho outras sujestões de direitos humanos mas por enquanto vou ficar nestas 4 primeiras. Me coloco a disposição da presidência pra dar assessoria GRATUITA SOBRE ESTES ASSUNTOS.

Comentários não permitidos.