A Rússia vai lançar em outubro de 2011 uma missão marciana conjunta com a China

http://www.russianspaceweb.com/images/phobos_grunt_leo_2.jpgA Rússia vai lançar em outubro de 2011 uma missão marciana conjunta com a China. A missão terá como objetivos Marte e a lua marciana Phobos e tem a designação Phobos-Grunt ambicionando recolher amostras da superfície de Phobos e enviá-las para Terra.

A participação chinesa na Phobos-Grunt consiste na presença de um micro-satélite chinês, o YH-1 (preparada para estudar a evaporação de agua em Marte), a primeira sonda extra-lunar chinesa de sempre e mais um importante passo no ambicioso programa espacial chinês.

A Phobos-Grunt vai transportar um grupo de sementes e bactérias, de vários tipos e espécies, procurando determinar qual será o efeito de uma longa viagem espacial nesses seres vivos, antecipando consequências de uma futura viagem tripulada ao Planeta Vermelho, já que a viagem da Phobos-Grunt vai demorar 330 dias até que a sonda russa com o micro-satélite chinês chegue a Marte.

Fonte: Xinhua via Quintus

20 Comentários

  1. humm .. 330 dias… porem dizem que os russos desenvolvem ou desenvolveram um motor atomico que faz o mesmo trajeto muito mais rápido… o tempo dira.

  2. Um motor atômico é muito caro eles não vão mandar uma sonda com um motor desse tipo pra marte só pra trazer amostras ou levar sementes!!! Só farão isso guando fizerem uma missão tripulada pra marte.

  3. tbm já ouvi falar nisso que a Russia teria um super motor…
    e esse motor seria o melhor sistema de propulsão para o espaço e essa tecnologia estaria muito fora do alcance dos eua …porem……. mas tbm já ouvi falar que eles não conseguem tirar esse projeto do papel… falta grana.. $$$$$$$$$$

  4. Na verdade seria propulsão iônica, com a energia sendo fornecida por um reator nuclear, mas a previsão da corporação russa Energia, que está liderando essa pesquisa, é que só fique pronta em 2020.
    Ele poderia levar até 70% mais carga que um foguete com propulsão química, sem porém alterar significativamente o tempo de duração da viagem.

  5. A nova propulsão só dará mais força para o foguete levar mais carga, essa é a vantagem, já que uma missão a marte requer muito material, o tempo que vai demorar pra ir lá vai ser o mesmo, mas a vantagem esta no ‘a mais’ de coisas que poderão levar…

  6. Surpresa, não sabia que a china ia entrar nessa missão.
    É…..só sabemos algo sobre o programa espacial americano, imagina o Russo, eu sei algo e digo que não deve em nada aos EUA.

  7. Vamos fabricar a Nave 1/3 C que tenho em mente, com nova tecnologia.Estou à disposição. Acho que daria para fazer essa viagem em 1 semana, em vez de 7 meses.

  8. Nao sei porque nao fazem um módulo específico acoplado a uma estação/módulo espacial.

    Se é pra deixar astronautas no espaço por tanto tempo, que comecem a produzir a primeira estação de viagem.

    Não consigo crer que estamos em 2011 e as tecnologias mais avançadas que temos são um foguete com um motorzão ao estilo muscle car.

    Já ouvi falar de muitos métodos de impulsão no espaço bem interessantes.

  9. Fernando, esse tipo de propulsão não está ligado ao fato de deslocamento de massa sob atração gravitacional intensa como na terra… isso seria mais para qndo o veiculo estiver em espaço extraterrestre, talvez partindo de uma estação espacial… lá, as forças gravitacionais são menos intensas e o fator relevante é a aceleração e a qntidade de combustível… nesse caso o nuclear, muito mais duradouro que os explosivos, dado que permanecerão meses em uso… o material levado deve ser entregue na estação apartir de foguetes convencionais…

  10. O grande problema é tirar algo da terra não levar pra marte, por isso eles querem criar um elevador spacial pra levar grades cargas pro espaço.
    É referente ha o motor Nuclear tem uma diferença entre motor é fonte de energia nuclear/Um ussa nuclear como propulsão é o outro como fonte de energia para o motor de Ions.

  11. O motor de nêutrons, por fusão nuclear do deutério,será logo descoberto. Podemos também transformar a energia eletromagnética em energia gravitacional (antigravidade).
    Gostaria de trabalhar em um projeto desses, em qualquer país. Não vejo mentalidade de pesquisa no Brasil,caso contrário já teriam me aproveitado.

  12. Para deixar cargas em órbitas, além dos métodos convencionais (foguete químico), no futuro deverá ser usado propulsores Scramjet em uma nave que irá decolar na horizontal.
    Isto enquanto não construirem o “elevador espacial”, daqui uns 500 anos.
    A propulsão nuclear já foi pensada para fazer este serviço (Projeto Órion), usando a detonação sequencial de “pequenas bombas nucleares” para elevar grandes cargas até a órbita. Não foi pra frente por motivos óbvios.
    Já no espaço interplanetária, num futuro mais distante, deverá ser usado propulsores de “fusão nuclear”, de aceleração constante, para explorar o Sistema Solar.
    Júpiter ou Saturno ficarão a 1 mês de uma confortável viagem a 0,8 g, com direito a curtir um dia inteiro de gravidade zero no meio do percurso.
    Tal tecnologia deverá ser essencial para explorar regiões além da órbita marciana.
    Enquanto tal tecnologia não vem (50 anos no mínimo) o jeito vai ser usar a fissão nuclear mesmo para se chegar a Marte. Basicamente um reator nuclear poderia ser usado em propulsores iônicos ou plasmáticos.
    A aceleração não seria muita, mas o “impulso específico” desses motores seria imenso produzindo empuxo por vários dias, reduzindo o tempo de vôo até Marte em 2/3 se comparado a propulsores químicos.
    Até Marte não seria necessário nenhum sistema de “gravidade centrífuga”, já que o tempo em trânsito não seria muito grande e logo os astronautas estariam curtindo a amena e confortável gravidade marciana.

  13. Só de curiosidade e totalmente off-topic, mas uma missão humana a Marte usando propulsão química levaria de 3 a 4 anos. Um temeridade irresponsável, diga-se de passagem.
    Usando propulsores nucleares avançados levaria cerca de 1 ano, distribuídos mais ou menos assim: 4 meses para ida, 4 meses de estadia, 4 meses de retorno.

  14. Bosco;

    Uma Nave 1000 C utilizada pelos ETs para longas distâncias, faria no mínimo 10 anos-luz em 3 meses.Para Marte,chegaria em 1 minuto. Os ETs só deixarão os terráqueos fabricarem essa nave, daqui a 500 anos.
    Podemos fabricar a Nave 1/3 C, que nos levaria a Marte em apenas 1 semana.

  15. A dobra espacial transônica iônizadas por lítio plasmatico que poderiam ser usados nessas naves,
    aumentaria a relação peso potência proporcionando
    deslocamentos mais eficazes, mas os russos ainda não dominam completamente essa tecnologia, só o MIT conhece parte. contudo os chineses já conseguem copiar coisa parecida. E aqui no Brasil querem nos fazer de bobocas.

Comentários não permitidos.