Área espacial terá mais pesquisadores, diz ministro

http://api.ning.com/files/V1jJL9vd5SVjNTdhXSMRl33mFT3fv2pdX6NR4nQ7edEH6qaTi1fHJ63y*jFekEVEh-swb3R-AJESmVBTUwkGyVWJMxx8sNSW/logoINPE2006maior.jpg

Virgínia Silveira
Para o Valor, de São José dos Campos

Com foco em inovação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse ontem que pretende fortalecer o setor aeroespacial brasileiro por meio de boas propostas e muita motivação. Em seu primeiro compromisso oficial como ministro, Mercadante esteve ontem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, e afirmou que o instituto terá importância estratégica em sua gestão, especialmente pelos programas que desenvolve nas áreas de monitoramento de florestas, mudanças climáticas, previsão de tempo e desenvolvimento de satélites.

Mercadante ressaltou que vai procurar uma solução para o problema do déficit de especialistas na área espacial, com a contratação de novos pesquisadores. “A geração dos 50 e 60 anos já representa quase dois terços do pessoal que trabalha hoje no Inpe e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e o Estado precisa preservar as suas funções de excelência.”

O ministro comentou que, nos últimos dois anos, os pesquisadores do Inpe e do DCTA tiveram reajuste salarial importante – 92%, em média – , mas lembrou que o índice ainda está defasado em relação ao mercado de trabalho, que está aquecido.

O ministério, segundo Mercadante, quer trazer de volta pesquisadores que hoje trabalham fora do país. Só em universidades americanas de primeiro nível, segundo o ministro, trabalham hoje cerca de 3 mil professores brasileiros.

“Precisamos criar uma rede para que esses profissionais se relacionem com o Brasil e possam participar de projetos no nosso país, e também abrir uma porta para os que quiserem voltar, além de incentivar a vinda de pesquisadores estrangeiros de alto nível para trabalhar em nossas universidades e institutos de pesquisa”, disse.

Mercadante comentou que ainda é prematuro falar em mudanças estratégicas no programa espacial brasileiro. “Temos de avaliar com profundidade o que nós vamos fazer e a ideia é elaborar um diagnóstico bem rigoroso para construir uma estratégia que seja consistente e duradoura.”

Qualquer alteração no âmbito das empresas do ministério (ACS, Nuclepe Sibratec), segundo ele, só será feita a partir de uma avaliação rigorosa da atual equipe recém-indicada para trabalhar no ministério. “O critério vai ser competência técnica e excelência. Isso aqui é política de Estado e nós vamos tratar todas essas instituições com esse perfil. A presidente me deu total liberdade para fazer isso.”

Na área de lançadores de satélites, o ministro disse que o objetivo é continuar e avançar. No dia 21, Mercadante voltará a São José dos Campos para conhecer de perto os principais projetos do Brasil nessa área e programou uma visita ao DCTA. O ministro será recebido pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

Mercadante disse que considera indispensável o investimento em satélites que fazem o monitoramento climático e dão apoio à previsão de safra. “A economia satelital representa hoje US$ 206 bilhões por ano. Portanto, é um setor de grande disputa estratégica, de alto valor agregado e que também permite desenvolvimento de inovação em muitas outras áreas da economia”, afirmou.

Fonte: Valor via NOTIMP

15 Comentários

  1. como eu já disse o problema é dinheiro…..
    enquanto não houver dinheiro para pesquisas e para pagar salários dignos a pesquisadores o vls não sairá do chão

  2. Tirando o engodo que o INPI é centro de excelência e o avanço já que não teve um lançamento bem sucessido até hj, seria interessante o Ministerio da Ciencia e Tecnologia dar um pouco mais de condições de desenvolvimente ao INPI.

    Triste o fato de uma área tão importante como essa contar com recursos irrisórios

  3. engraçado que o ministro de ciencias e tecnologia sabe tanto sobre o assunto quanto eu sei sobre engenharia genética ou física nuclear… emfim, em vez de colocar alguem com entendimento na area, os governos – nao importa quais – insistem em colocar politicos ignorantes…

  4. Mindua, disse tudo… nunca mercadantes na estória desse país…é de gargalhar… eles fazem de conta que progredimos e nós fazemos de conta que acreditamos… é o país das maravilhas… quem será Alice?…

  5. Desculpem-me os colegas dos comentários anteriores mas vocês estão equivocados e, o pior de tudo, desinformados. Aloisio Mercadante é um ministro altamente qualificado. Foi Senador pro 8 anos atuando em todas as comissões de trabalho, inclusive ciência, teconologia e defesa. É doutor em economia e prof titular do Instituto de Economia da Unicamp. Leiam seus trabalhos publicados antes de escreverem o que não sabem.

  6. essa é uma area que depois da educaçao deve mais crescer no pais junto depois com infra-estrutura
    “educaçao, ciencia e tecnologia, infra-estrutura” = sao os maiores desafios do novo governo.
    sds a todos.

  7. É bom que tenha um político no MCT assim como já temos no MD,eles tem mais força que um técnico, para negociar com o congressdo e a presidente.

    Como toda regra, evidentemente tem excessões como a do ME. Abs,

  8. Ah, já sei… deve ser o Beto…rsrsrs… ele acreditoooou… sinceramente, amigo, já vistes político que não esteja interessado e/ou comprometido com resultados monetários (leia-se grana)?… resultados e conhecimento são secundários em sua escala de valores… achar que o mesmo vai colocar o dele na reta por uma causa humanista, é ser muito credo… a única coisa que pode negociar com o congresso e a presidente é mais verbas para poder almentar suas próprias “qualificações”… se o mesmo agir de modo diverso, ou seja, realmente implementar uma politica de resultados na C & T de modo probo, prometo postar futuramente um desagravo mui condolente em prol da figura… saudações…

  9. O principio de bons salários se dá com td as categorias, em especial na pesquisa, países q entram na corrida espacial depois da gente,BRASIL, já lançaram seus vls + satélites e nós patinando, por pura falta de interesse e repeito aos n projetos de país grande. sds.

  10. Ser Doutor em ecomomia não quer dizer que entenda de tecnologia. Ocupar um cargo de senador por 08 anos não quer dizer que esteja preparado para atuar na área de tecnologia. Qual foi a contribuição dele nos 08 anos para aprimorar a tecnologia das nossas queridas forças armadas?nenhuma. Qual a contribuição dele para aprovar a compra dos 36 caças para a Fab? Nenhuma. O cara que fez o comentário elogiando o distinto, deve ser assessor do mesmo.

  11. Mercadante está certo. Se quiser me chamar para trabalhar nessa área, daremos um salto quântico de qualidade. Não precisa me pagar nada (só as despesas). O nosso país precisa ganhar alguns Prêmios Nobel. Se me derem essa oportunidade, em apenas 1 ano vocês verão maravilhas acontecendo. Temos que colocar as pessoas certas nos lugares certos, e isso não é feito no Brasil.

  12. Não precisa muito dinheiro para fazer pesquisa, mas de pessoas criativas e intuitivas, que montam aparelhos e teorias em suas mentes.É um dom !

  13. Pessoal, vou sair desse Blog para não causar a desconfiança de vocês de que eu possa ser um lunático. O meu estilo de agir é esse: Muitas ideias criativas e intuitivas, quebrando sempre os velhos paradigmas científicos e sociais.
    Esse é o meu estilo. Estou disponível para trabalhar em algum Centro de Pesquisas. Abraços.

Comentários não permitidos.