O futuro do caça stealth chinês de quinta geração J-20

Renderização feita por computador do novo caça chinês J-20.

Muitos especialistas e amadores estudaram as diversas fotos do novo caça que surgiu na China e conclui-se que a aeronave é o novo caça chinês de quinta geração, o primeiro com capacidade stealth, que inicialmente está sendo designado de J-20/F-12, um protótipo que deve concorrer de frente com o caça norte americano F-22 e o russo T-50. Mas a China está preparada para iniciar a produção em massa da aeronave? O novo caça realmente é bom?


Especialistas dizem que o J-20/F-12 é uma combinação de caças russos e norte americanos de quinta geração, mas altamente simplificado em diversos aspectos. Nos últimos 20 anos, a China vem trabalhando junto com a Rússia no desenvolvimento de um moderno caça a jato. Mas o J-20 não é apenas uma cópia de um projeto russo. Em vez disso a China tentou construir uma aeronave completamente nova baseada na tecnologia e conhecimento adquirido durante os anos de cooperação com a Rússia.

O futuro do novo caça chinês dependerá de vários fatores.

Motor

Ainda não está claro que tipo de motor a aeronave terá. Alguns dizem que utilizará uma prospecção do motor chinês WS-15 com um empuxo máximo excedendo os 18.000 kgs, mas o motor ainda está sendo desenvolvido.

Ainda não se sabe qual será o modelo de motor do novo caça chinês J-20.

A China ainda não conseguiu reproduzir um motor altamente eficiente do turbofan russo AL-31F, projetado no começo dos anos 80 e atualmente instalado nos caças Su-27 com modificações. Os motores para os caças Sukhoi fabricados na China são feitos na Rússia e depois modentados e ajustados na China.

O motor AL-31F está também montado no caça chinês J-10. O análogo chinês do motor, o WS-10, é menos eficiente que o protótipo russo.

Materiais

A aeronave de quinta geração stealth precisa ser capaz de escapar do sinal dos radares, e então precisa ser feito com modernos materiais compostos. No entanto, a China não produz tais materiais em quantidades comerciais, e especialistas duvidam que ela possa desenvolver e produzir esses materiais para a Força Aérea.

Eletrônicos

Mock-up do cockpit do novo caça chinês J-20.

Os equipamentos eletrônicos, basicamente radares, na China estão no mesmo nível dos motores. Os projetos chineses pecam ba capacidades em comparação aos modelos russos, europeus e norte americanos. Embora a China tenha gradualmente diminuido a diferença, ela ainda precisa importar modernos equipamentos eletrônicos para suas aeronaves.

O melhor sistema radar para suas aeronaves atualmente é feito na Rússia para os caças Su-30MKK, e a China provavelmente vai copiar esse projeto. Ainda não está definido quanto será diferente em termos de especificações dos sistemas radares norte americanos e russos de nova geração.

Armamentos

As armas guiadas utilizadas pela Força Aérea da China são na maioria copiadas dos protótipos feitos nos EUA, Israel e Rússia entre as décadas de 60 e 80. A China precisará gastar muito tempo e dinheiro para desenvolver suas próprias armas, ainda que consiga alguns elementos de protótipos adquiridos de outros países. Mas os fabricantes estrangeiros tem demonstrado uma preocupação crescente em dividir a tecnologia dessas armas com a China.

Conclusões

Desde a década de 70, a China constantemente tem ficado cerca de 15 ou 20 anos atrás dos líderes fabricantes de aeronaves. Isso foi visto nas aeronaves de terceira e quarta geração, e aparentemente deve ser o caso na nova aeronave de quinta geração.

O novo caça J-20 fica ao lado de aeronaves de teste J-10 em Chengdu.

O protótipo do caça J-20 ficou pronto quase 20 anos depois do protótipo do YF-22 dos EUA, 17 anos depois do russo MiG-1.44 (MiG-MFI, ou Multifunctional Frontline Fighter), e 14 após o russo S-37 (Su-47) Berkut.

Se o caça J-20 passar de protótipo para pré-série, a China estará apta a começar a produzir uma aeronave de quinta geração somente num prazo de cerca de 10 anos. Caso contrário deverá começar a fabricar o primeiro lote não antes de 15 ou 20 anos a partir de agora.

Ninguém sabe ao certo o que acontecerá, mas certamente não é muito cedo para previsões sobre o futuro no novo caça.

Dada a sua tradicional política de fabricação de aeronave, a China provavelmente criará um caça de quinta geração parecido com os modelos estrangeiros que custará cerca de 50% a 80% menos que os modelos russos e norte americanos. A China provavelmente venderá o novo caça para países da Ásia Central, Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, bem como para os ricos países africanos.

Os modelos de exportação do J-20 e as aeronaves de série feitas para a Força Aérea da China terão sistemas, equipamentos e armas estrangeiras, incluindo da Rússia. Ainda mais, nos próximos 30 e 30 anos a China continuará a importar tecnologia de aeronaves modernas.

Fonte: Ilya Kramnik – Ria Novosti via CAVOK

29 Comentários

  1. Como eu disse antes,falta muito para sabermos sobre a potencialidade desse caça,uma das coisas que vai dar dor de cabeça aos projetistas e engenheiros do caça J-20 são os software,ai que o bicho vai pegar,além claro da eletrônica embarcada.
    Mas dou os parabéns aos chineses,o caça ficou lindo,nessa redenrização,eu acho que os documentos roubados dos americanos relativos ao f-35 ajudaram bastante…rsrs.

  2. Acho prematuro dizer se o caça sera bom ou ruim, eles podem ter desenvolvido os sistemas do avião secretamente até porque semana passada esse caça era mera especulação, mass como disse é prematuro dizer

  3. da minha parte, torço para que nunca, jamais a fab, voe numa aeronave chinesa.

    nem tenho interesse sobre as capacidades da china, em desenvolver meios aéreos.

    certamente serão sempre carentes de confiabilidade e esse tipo de carencia é o que eu não quero nem de brincadeira para a nossa fab

  4. Muita gente não acreditava no caça 5G chinês, e agora muita gente vai por dúvidas sobre as capacidades do mesmo.

    Não duvido da capacidade chinesa, eles estão trabalhando e investindo muito em todos os aspectos desse caça. É melhor superestimar a capacidade da China do que ter mais surpresas desagradáveis pela frente.

    []’s

  5. Será que os chineses estão tão atrasados assim em termos de motores, radares, eletrônica e armamentos em relação aos países ocidentais e aos russos ?
    Com todo o dinheiro que eles tem, com toda a disciplina e determinação que eles tem e com toda a espionagem que eles fazem com certeza esse gap tecnológico se existe hoje é muito menor e não me supreenderei sem em poucos anos eles estiverem já a frente de todos esses países.

  6. Eu achei o mais bonito dentre os caças stealth, a china está de parabéns quanto ao design, mas acho que poderiam esconder a saída de gás da turbina.. como é no f-22, por causa do infra-vermelho.

  7. estao fazendo de tudo pra falar que o produto chines nao presta..igual fizerao com material russo que tambem falao que nao prestava so que todo mundo compra

  8. bom, vamos por passos.
    aparentemente e não duvido, q o caça seja realmente bem stealth. não nos moldes do f-22 e yf-23, mas bastaante stealth.

    depois, de fato, os motores e avionicos a china parece muiiiito defesada. e num duvido q ela importe, copie e cole para o seu j-20, via su-35 — assim como humildemente considero que algumas informações do citado mig 1.44 tenham sido vazadas para a construção do j-20.

    sejamos sinceros, eles sao parecidissimos! e não o dvido q o j-20 seja um delta-canard-stealth. amigs, me ajudem, oq acham?!

    tbm num acho q ela venha a vender seu caça stealth, devido a tudo aquilo que sabemos — ninguem, ou quase ninguem possui tal tecnologia, é so olhar o japao! — venha a vender o seu querido caça.
    considero que o q vira acontecer é a transformação do j-10 num super j-10 como imagens ja divulgadas e posteriormente vendido, ou ainda q seja vendido o j-11 [copia do su-27]. Dificilmente ela colocará tecnologia de ponta desenvolvida a duras custas nas maos de aliados.
    É so olhar os russos — viram? deu no que deu.

    outra coisa. é hora de nos colocarmos no nosso lugar. jamais a embraer entrara num projeto desses — ela quase fui expulsa da china outra dia! — e acho imponderavel q a fab voe ou de j-10, super j-10, ou j-11 — como disse acima, eles num vao vender o j-20.
    sim, falando de tecnologia de ponta, o Brasil é quase um fiasco. Sim, sjamos humildes. num temos um foguete, um caça, um tanque, um navio, um satelite enviado pelas nossas proprias maos — sim, num temos um foguete!

    e num, como disse JBM, ‘o f-35 é muiiiiiiito para o brasil’. Fico vendo Santos Dummont, Rui barbosa e tantos outros se sacudindo nos tumulos!

    sobre o j-20. vejamos ele msm. é enorme! quase do tamanho do su-34 — que é um bombardeiro! fico imaginando oq possa ser msm mesmo o j-20…Ele pode ser um prototipo de caça, de caça-bombardeiro, ou um testador de tecnologia.
    ele m fez lembrar os primeiros modelos do draken-saab-sueco. Q era feito para testar a tecno duplo-delta.
    Se não me engano ele era ou maior ou menor que o proprio caça drakken. Assim, num duvido daq alguns anos varios modelos de caças baseados neste j-20.
    Um bombardeiro, outro superioridade aerea, algum interceptador e por ai vai.

    por fim, os firnamente. Fico imaginando a polita-de-defesa a partir de agora. estamos entrando num mundo novo de armamento. Vamos ser breves:
    -Russia/India:Su-50+provavel mmf indiano
    -Eua e Otan, tlv japao e coreia: F-22, f-35, algum caça coreano e/ou japones stealth
    -Europa: Rafale f-4 se nascer, até agora nada de ser stealth; até agora nada de typhoon stealth; o projeto delta-canard stealth da saab precisa de dinheiro, assim como a possibilidade da frança abandonar o rafale e ir para outro projeto. O neuron, até agora so em fotos.
    -China: agora, J-20.
    America Latina, Caribe,
    Africa,:provavelmente refugos. Brasil tambm.

    heyy, wake up Brazil, you are losting the train os history! e nozes tbm!

    fui, feliz ano novo!

    ps:Q Deus sempre conosco esteja! e não,
    nao acredito numa guerra.

  9. ….materiais compostos…..a China não produz tais materiais em quantidades comerciais, e especialistas duvidam que ela possa desenvolver e produzir esses materiais para a Força Aérea…….
    No inicio dos anos 70 os americanos faziam graça dos carros japoneses.
    Agora os russos desacreditam dos chineses (só pode ser piada ).
    Bem, Cada uma faz sua forca.
    Abs

  10. …uma pergunta se realmente se trata do caça “5 geraçao” e tem esses duvidas tds que os especialistas apontam ..entao pk que a china ia mostrar o mesmo a td mundo?nao sera pk ja esta numa faze mt avançada ? tanto o f-22 cm o t-50 so foi apresentado numa faze avançada .. caso o mesmo avançe com tds essas duvidas creio que sera smp um aviao a baixo do 5g e acima do caças 4.5g ..5g por fora .4g por dentro. tem mt pa comer os chinas pa apanhar o barco

  11. Só no fato do BRASIL através da EMBRAER participar na construção de um tecoteco supersônico , já estamos adquirindo conhecimento crítico do “como” fazer…e isso importa e mt. ainda + q sabemos q os sinos estão dando passadas p sua autosuficiente em caças supersônicos,MBTs,submarinos ,foguetes..enfim no setor militar…bom p o BRASIL essa aproximação. É srs. deveria ser p ontem.

  12. Resumindo a idéia que postei no Cavok. A China pode desperdar de um longo inverno o Japão. Faz errado em cutucar o urso dorminhoco como está fazendo. Se não tem capacidade para colocar a máquina pra voar, deveria tê-la escondido. Agora terá que segurar a onda. Os parlamentares de Tawain, Coréia do Sul, e Japão certamente utilizarão o J-20 como argumento para pressionar seu maior aliado, os Yankes a lhes fornecerem o F22 Raptor. Dinheiro para isso eles têm, a disposição quem dá é a China.
    Agora nota subliminar, alguém pode imaginar uma Bolívia, Peru comprando este equipamento antes do Brasil? Pode acontecer. Eu acho que o Chavez já está na lista de futuros compradores do Su50, e este Chinesinho pode parar aqui nos trópicos.
    Abç

  13. Enquanto isso nos trópicos, uma empresa de Defesa Israelense avança com sua operações no país.
    São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

    Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

    DEFESA

    Companhia de Israel compra duas empresas do Brasil

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – A companhia de equipamentos militares de Israel Elbit Systems adquiriu as empresas brasileiras Ares Aeroespacial e Defesa e Periscópio Equipamentos Optrônicos.
    A aquisição foi realizada em uma série de operações que totalizam dezenas de milhões de reais, segundo a Elbit.
    As empresas Ares e Periscópio, que têm cerca de 70 funcionários, estão envolvidas na área de sistemas eletrônicos de defesa e fornecimento de produtos para militares brasileiros, bem como a outros mercados na América do Sul.

  14. Enquanto alguns criticam a China por seus cacças “inferiores” em vários aspectos eu os invejo, queria q o Brasil estivesse assim, eles estão percorrendo todos os passos, só assim s aprende, só assim s desenvolve a tecnologia própria, é assim q s obtem a verdadeira soberania.
    Feliz ano novo a todos.

  15. O J-20 deve ser superior a qualquer caça da chamada 4a geração, mas inferior aos modelos de 5a geração americanos e russos. De qualquer modo, os chineses não precisam fazer um caça tão bom quanto o F-22 ou o PAK-FA, basta que ele esteja “próximo” do desempenho desses aviões, pois a inferioridade técnica será compensada pela superioridade numérica. Sempre foi assim com os cheneses.

  16. O radome do radar, assim como o canope lembra o F22, as entradas de ar são parecidas com as do F35, agora o resto é do Mig 1.44.

  17. Pelas análises feitas.. poh, f22,f35, mig 1.44, sukhoi 47 fizeram um frankenstein! mesmo.. mas fizeram! E ficou lindo.. Melhor do que um certo país metido a besta na AL que de stealth mesmo tem é o resultado do fx-2.

  18. Perfeito.
    Ser melhor ou pior não é garantia de superioridade.
    Estratégias existem justamente para contrapor as superioridades dos inimigos.
    Julgando pelo tamanho do caça é de se estimar que ele terá grande autonomia e capacidade de carga.
    Muito provavelmente está sendo concebido para perfís semelhantes ao PAK FA. Defesa Aérea…
    Sds
    E.M.Pinto

  19. Sinceramente.. tenho minhas dúvidas quanto a realmente este ser um de 5ª geração inferior.. pois… se tiver turbina vetorizada, e ailerons na asa principal, quanto mais neste angulo negativo..(su-47 – parte traseira da asa) somado à o design do avião… putz, ao menos no que tange à manobrabilidade e design será perfeito!

  20. Só erra quem faz!A China tem feito o certo há muito tempo,muitos criticam o fato de ser uma cópia de aviões americanos e Russos.Pra mim isto é perfitamente natural,já que no passado tanto americanos e Russos já se copiaram mutuamente(vide o F-15,que copiou o Mig-25 e o Su-100 que era uma cópia grotesca do bombardeiro XB-70).Não recriminem a China por fazer o mesmo,se o projeto concorrente é vitorioso e funciona muito bem,por que não copia-lo? isso economiza tempo e dinheiro,já que todos os problemas já foram sanados,todos os estudos aerodinâmicos,etc…
    Talvez a vantagem numéria supere a vantagem tecnica,já que sabidamente eles serão mais baratos de se produzir.Se for uma relação de 5 J-20 contra 1 F-22 aí se perde a vantagem do caça norte americano,dependendo da qualidade dos sistemas embarcados uma relação 3 J-20 contra 1 F-22 ,aí a superioridade aérea não será garantida.

  21. Para saber se bastarão 1 ou 3 ou mesmo 5 J-20 teria de saber até que ponto a furtividade desse caça chegou, ou poderá chegar. Isso aliado, à uma boa suíte de sensores, tanto ativos como passivos. A princípio, seria a questão qualidade x quantidade, mas poderá evoluir para quantidade x quantidade no futuro…

    []’s

  22. O BRASIL NÃO DEVERIA NEGOCIAR APENAS COM ESSES 3 SOBRE OS CAÇAS,O EUROFIGHTER É UM SUPER CAÇA E TAMBEM É MAIS BARATO,AGORA ESSE CAÇA DA CHINA É UMA SUPER MAQUINA DE GUÉRRA,QUEM SABE O PROCIMO NÃO É O HARPIA…

Comentários não permitidos.