Estudo liga defeitos em bebês a ataques americanos no Iraque, informa “Guardian”

http://www.claytonseveriano.com.br/imagens/fosforo-branco.jpgDE SÃO PAULO

O aumento dramático de defeitos em recém-nascidos na cidade de Fallujah pode estar relacionado a armamentos usados em ataques americanos no Iraque há seis anos, segundo pesquisa divulgada pelo jornal britânico “Guardian”.

O estudo será publicado na próxima semana no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Cidade sunita localizada a cerca de 50 quilômetros a oeste de Bagdá, Fallujah foi palco de uma das ofensivas mais sangrentas da guerra do Iraque. Na ocasião, o uso de fósforo branco nas munições do Exército americano foi amplamente condenado.

Médicos e pais iraquianos acreditam que as armas usadas pelo Exército americano durante as lutas contra os insurgentes em 2004 são a causa do problema, e já haviam denunciado o aumento de defeitos em crianças.

As taxas de má formação estão quase 11 vezes maiores do que o normal, segundo os autores da pesquisa, e atingiram níveis sem precedentes na primeira metade deste ano, período que ainda não tinha sido analisado em pesquisas anteriores, informa o “Guardian”.

Estudos anteriores já revelaram uma queda de 15% no nascimento de meninos desde a invasão do Iraque, liderada pelos EUA, em 2003.

O pesquisador Mozhgan Savabieasfahani explicou ao jornal que há suspeita de que a população esteja exposta a um agente no ambiente, embora ainda não saibam que agente é esse. Suspeitam se tratar de metais.

“Metais ajudam a regular a estabilidade do genoma”, explicou ele, citado pelo “Guardian”.

FÓSFORO BRANCO

Os militares americanos usaram fósforo branco na batalha de Fallujah, no Iraque, em novembro de 2004.

Embora o uso do fósforo branco seja permitido durante batalhas em áreas não habitadas para criar nuvens de fumaça ou marcar alvos, seu uso é proibido em áreas povoadas ou em ataques diretos a pessoas por causar graves danos à saúde.

Muitas organizações consideram o uso do fósforo branco completamente vetado pela Convenção de Armas Químicas, que proíbe o uso de substâncias químicas tóxicas que possam causar morte ou incapacitação de pessoas e animais. As organizações criticam seu uso como crime de guerra.

Com agências de notícias


Nota do Editor.

A Palavra é “crime contra a humanidade” e existe nas Nações Unidas um tribunal para estes tipos de casos, mas claro, ele só  se aplica para alguns e não a todos como tudo na ONU.
Em defesa da liberdade e democracia vale tudo ate incinerar transformar em mutantes todos os descendentes do povo oprimido e que necessita ser libertado.

Há ai, além da hipocrisia dos seus defensores ( e o EUA não está sozinho nesta) a sempre justificada afirmação do mal necessário…

Hitler, Mao, Stalin, Sadan e outros  não fariam melhor, burro deles, quem mandou não criar leis para protegê-los, controlar os tribunais e fazer exatamente aquilo que condenam e ainda sairem ilesos amparados pelos “direitos” internacionais.

E.M.Pinto

Fonte:   Folha

21 Comentários

  1. CONCORDO COM A NOTA DO EDITOR,em gênero e grau,pois aquele país sempre usou a ONU para defender os seus interesses excuso pelo mundo a fora.
    .
    abraços E.M.Pinto

  2. A “verdade” está com quem tem a maior boca. Uma das motivações para a invasão do Iraque foi a afirmação do uso de agentes químicos contra aldeias xiitas. Fala-se até com ajuda técnica dos EUA na época. Agora vemos o resultado da invasão e percebemos que não há diferença. O mesmo ocorre com o uso do agente laranja no Vietnã pelos EUA. Infelizmente não há isonomia para condenar os defensores da “liberdade”. Acontece que para o mundo hipócrita, 100 mil mortos, mutilados e torturados na invasão do Iraque é aceitável, mas quando se trata de iranianos, cubanos etc, isto não é aceitável. Não defendo nenhum dos lados que utilize tais recursos para lograr êxito em seus objetivos. O que há de novo no mundo é que a Internet agora nos permite expressar opiniões e atingir um enorme público. Outra diferença é que nós podemos criar facilmente registros históricos para que no futuro todos sejam julgados sem vieses políticos. Salve Wikileaks.

    Agora pergunto. Quando o Sr. Bush será julgado por crimes de guerra? Quando o Iraque será indenizado pelas suas perdas?

  3. O que os Estados Unidos fazem em nível global Israel faz em nível local, Oriente Médio. Eles demonizam o Irã, que dizem tentar possuir armas atômicas, mas eles são os únicos que as têm. Saquearam o Iraque, alegando a existência de armas de destruição em massa. Foram os únicos até agora a utilizar armas atômicas contra um país que já estava tecnicamente derrotado, e que queria apenas negociar os termos da rendição. Eles podem tudo, por bem ou por mal.

  4. A ONU tem que ser esvasiada e substituida por outra organização multilateral de verdade onde o que está escrito é o que vale e em que todos os membros tenham o mesmo peso, ´so assim pode-se alcançar a justiça

    PS: defeito não deficiencia

  5. E agora os americanos são “bobus, feius e assassinus”. O pior é que tem gente que tenta justificar esse tipo de crime.
    O que dizer de um CRIME como esse?!
    È de ficar comovido com esse tipo de noticia e de se alarmar quando alguns defendem a nossa alienação com esse tipo de “cães yanks”.

  6. Hummm agora adimitem que sequelaram a nação e o povo Iraquiano embora ainda fique no esquecimento as +ou- 300 mil crianças Iraquianas que morreram por falta de alimentação adequada e remedios com o embargo da ONU no final da primeira guerra do Iraque.Somente acusar os EUA tambem ja virou moda mas quando a acusação recai sobre a ONU todo mundo faz vista grossa.A covardia e falta de humanidade dita o mundo ocidental que por ironia se diz espiritualizado mas que demonstra cada vez mais a falta de Deus no interior de cada um.

  7. Usaram armas “depleted” contaminadas de baixa radiação, assim como os SSioniSStras usam contra os Árabes Palestinos, + a ONU e se manipulavável CS nada faz e nada irá fazer contra esses paises.Vão continuar a nascer e aumentar o número de casos de cancer entres crianças e velhos entres esses àrabes.Nada vai acontecer, td vai continuar como dantes , calma.Sds.

  8. Por pressão da opinião pública Israel condenou pela primeira vez 2 oficiais que utilizaram fosforo branco, armamento proibido pelas leis internacionais, contra civis na Faixa de Gaza.
    Abs

  9. Quem irá denunciá-los aos Tribunais de Haia, ONU, Genebra?
    Os caras fazem o que querem e desejam, atiram em civis desarmados e fazem de prisioneiros de Guerra, cobaias para suas sandices. Abre o olho Brasil para nunca se tornar alvo destes delinqüentes. Por isso e por outras questões que sou adepto da Tese que o Brasil deve ter uma Capacidade Nuclear de Defesa. Dissuasão. Capacidade de fazer o camarada pesar se vale ou não peitar uma Guerra contra nós. O mesmo que se vê hoje com a Coréia do Norte. Ninguém vai mover um maldito Marine contra este Estado Paranóico Coreano.

    http://www.collateralmurder.com/

    [ ]s

  10. Não não é piada não ou voc^^es dois poderiam escrever aí quantas vezes a onu os puniu.
    Agora:
    Michel Lineker GM, seu comentário esta na contra mão

    Contra mao de que? Tem uma contra por acaso que eu deva seguir amigo? Não! Não tem sigo o que quiser a menos que seja convencido a seguir ou crer em outra coisa.

    Por enquanto fico crendo que nada vai acontecer aos “Big Five” por eles mandam e pronto, gostem ou não o mundo é assim.

  11. Há doença que impestou o mundo, causadora dos grandes males a todos os povos sua democrácia é hipocrita é tem se estabelecido no mundo e expandindo o Império.

  12. Estavam aproveitando para testar elementos anti-reprodução humana, e que diminuem a imunidade dos mesmos. Vai la ver se foi um grupo da ONU averiguar isto! ha ha ha. A ONU é a mais interessada neste tipo de ação. Urânio empobrecido nas balas é pouco! perto do que teve nestes armamentos.

  13. Não é a primeira vez que os EUA utilizam arma de destruição em massa,desde a 2º guerra mundial,passando pela guerra do Vietnã(nepal),a guerra do Irã/Iraque,quando os EUA deram armas químicas ao Sadam Rusem,…etc.
    Infelizmente, existem incautos que levam a coisa beirando a ironia ou a ignorância pura.

  14. @lucena: Ainda há Camboja, Laos e Panamá entre os lugares bombardeados pelos EUA depois da II Guerra. No norte da África houve atuação similar dos americanos (e também dos israelenses). Um dos maiores ideólogos do libertarianismo de direita dos EUA, Murray Rothbard, escreveu que seu país bombardeou civis norte-africanos como retaliação a terroristas islâmicos – gente com quem aqueles não tinham nenhuma ligação. Ainda assim, puniam-nos porque os EUA sentiam que deviam se vingar de alguma forma. Como não achavam os culpados aos ataques que sofriam, usavam como válvula de escape os civis, e isso porque eles eram da mesma nacionalidade que os terroristas.
    .
    http://www.lewrockwell.com/rothbard/rothbard110.html

Comentários não permitidos.