Década marcou surgimento e ascensão dos BRICs

http://www.skyscanner.net/news/bric.JPGEra novembro de 2001 e o economista britânico Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, provavelmente não imaginava que estava prestes a ganhar fama mundial.

Em um relatório distribuído para clientes naquele mês, O’Neill sugeria que o mundo deveria começar a prestar maior atenção à trajetória de Brasil, Rússia, Índia e China.

Para se referir aos quatro países, O’Neill combinou as letras iniciais de seus nomes. Nasciam os BRICs, acrônimo que funcionava como brincadeira com a palavra tijolo (“bricks” em inglês).
http://img.thisismoney.co.uk/i/pix/2010/08/bricsIS_203x150.jpg

O economista sugeriu que os BRICs deveriam ter voz crescente nos assuntos de relevância global, já que seu peso econômico aumentaria ao longo da década.

Em 2003, o Goldman Sachs foi além e, em outro relatório, previu que, até meados do século, Brasil, Rússia, Índia e China tomariam das nações ricas o posto de maiores economias do mundo.

A partir desse momento, a fama do acrônimo, por tabela, a de O’Neill decolou.

BRICs entrou rapidamente para os dicionários econômico-financeiro, geopolítico e midiático e acabou se tornando o acrônimo mais badalado da década. Isso não quer dizer que as teses de O’Neill em relação aos quatro países nunca foram questionadas. http://everleit.files.wordpress.com/2010/08/brics2.jpg

Não faltou quem sugerisse, por exemplo, que devido ao pálido crescimento da economia brasileira em comparação com a de seus pares, o país não merecia fazer parte do grupo.

Em anos mais recentes, enquanto o crescimento no Brasil ganhava fôlego, foi a vez de a Rússia, cuja dependência excessiva de petróleo causa preocupação, ser colocada na berlinda.

Ainda assim, o termo BRICs virou uma espécie de selo de qualidade para os quatro países. E o balanço econômico do fim da década não poderia ser mais positivo para O’Neill e sua criatura.

Desde 2000, a China saltou do sexto para o segundo lugar no ranking de maiores economias. O Brasil passou da nona para a oitava posição. A Índia subiu da 13ª para a 11ª e a Rússia da 19ª para a décima.

https://woas.zacks.com/adv/images/ems/emMarketsChart.jpg


Fonte: Folha via Geopolítica Brasil

26 Comentários

  1. O BRASIL SÓ É FRACO NO CAMPO MILITAR.E NAO É POR CULPA DO LULA E SIM DO COLLOR E DO FHC QUE DEIXARAM NOSSAS FORÇAS ARMADAS NA MERDA SEM INVESTIMENTOS QUASE SUCATEADAS.O GOVERNO LULA FOI O PERIODO Q MAIS SE INVESTIU EM FORÇAS ARMADAS NA HISTORIA.AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÁ EM PROCESSO DE EVOLUÇAO E VAI DEMORAR PARA Q FIQUE DE PRIMEIRO MUNDO PORQUE AINDA É GRANDE O PROBLEMA Q VEIO DE OUTROS GOVERNOS.
    ATÉ HOJE OS BRASILEIROS SÓ VEM O LADO RUIM DAS COISAS POR ISSO Q NAO ESTA INDO PRA FRENTE.MAS QUNDOS VIRMOS O LADO BOM AI SIM VAMOS COMEÇAR A SER A NAÇAO QUE TANTO QUEREMOS SER.
    CRITICAR É MUITO FACIL.

  2. Carlos, na boa, faz um tempo q acompanho aqui as discussoes, vc está sempre criticando o brasil, o lula, sempre querendo investimentos pesados para nossas forças armadas, querendo 2 ou 3 porta-avioes, 10 ou mais submarinos nucleares, etc, etc e etc…Eu ate acho compreensivo o Brasil dar um salto qualitativo em nossas forças armadas, mais penso q vc é muito exagerado…nao sei sua profissao, ou sua ligaçao com os militares, mais na boa..oq o brasil ganha tendo varios submarinos nucleares? a Inglaterra q é uma potencia tem somente 3, a india investe pesado em armas pq possui historico de guerras e conflitos armados com seus vizinhos…devemos sim investir em produçao naciaonal, mais sem exageros…o FX-2 é discussao para transferencia de tecnologia e nao compra de supermercado como faz a australia por exemplo…o Lula, por mais antipetista q eu seja, ele está iniciando a renovaçao de nossos equipamentos militares, coisa q o psdb nao fez com o FHC, nem na epoca dos militares no poder nao investiram tanto como está programado no plano nacional de defesa…e outra, se vc nao reparou o Brasil esta em pleno desenvolvimento economico, aposto que até vc trocou de carro nos ultimos anos…..nada pessoal, abraços

  3. Ao Verva,vc está certo, eu quero o n país + armamdo, ñ precisa ser q0 subs nuicleares, + precisa ser sim uns 17 subd SSks convencionais e no mínimo 03 subs Nucleares..e veja amigo, o FX 2 ,,,o cara no último minuto do 2 tempo cara a cara com o gol e vazio , chutou p fora, ie, ñ deu a decisão; eu espera um úlmo lance deles nessa áerea , a compra dos rafales p a n FAB.A sefgurança do n país reclama esse caças, ou termos um gap,vazio, de um caça a altura de n necessidades.a implantação de um parque bélico trás empregos e forma mãos de obras + qualificadas, e grita p + engenheiros …e eu quase fui um no campo da eletrônica, atualmente sou um relês téc. em enfermagem, sub mal pago pelo meu patrão ,eu ñ recebo reajuste salárial à uns 3 anos..e pago faculdade R$509,54…e ganho R$600,00. tenho de ter 3 empregos…tô na merda e sem farofa.Mais, sou a favor de destinar 3,5% do PIB p n FAs, p nós sobrevivermos a síndrome do galo velho iank.Espero ter me explicado, e td de bom p ti, apesar de saber q em 2011 a coisas ñ serão “um cpeu de brigadeito” como foi o anosq seacaba. Sds.

  4. ..e q 99 ñ é cem(100) então está faltando.Tô na > bronca do sr.mula…no último minuto fez xixi na pscina.sacanagem.Ele realmente ñ e o culpado do sucateamento da n FAs, + as msm estão até sem combustivel p operar melhor,sem alimentação da soldadesca.. Poderia ter dado + grana p p VLS e p o lançamento do satélite geoestacionário p vigiar e monitorar n fronteiras;e por aí vai…sds.

  5. MULA É QUEM FALA UMA BESTEIRA DESTAS…
    O GOVERNO LULA INVESTIU MAIS NAS FORÇAS ARMADAS QUE OS OUTROS 3 OU 4 GOVERNOS ANTERIORES JUNTOS . EU GOSTARIA QUE OS INVESTIMENTO NAS FORÇAS ARMADAS FOSSEM MUITAS VEZES MAIORES , MAIS A NOSSA DIVIDA SOCIAL COM OS MAIS PÓBRES IMFELIZMENTE É MUITO MAIOR DO QUE A DOS OUTROS MENBROS DOS BRICS , DIVIDA AGRAVADA PELOS ULTIMOS 3 OU 4 GOVERNOS ANTERIORES , LOGO , QUANDO SE FALA EM INVESTIMENTO NAS FORÇAS ARMADAS PERCEBE-SE QUE ELES SO NAO FORAM MAIORES POR CAUSA DA DIVIDA SOCIAL QUE TEMOS COM OS MAIS POBRES.
    POR MAIS QUE SEJA PRECISO NOS ARMARMOS RAPIDAMENTE E EM GRANDE PROPORÇAO , QUALITATIVA E NUMERICAMENTE TANTO EM MEIOS QUANTO EM EFETIVOS QUALIFICADOS. AINDA NAO É POSSIVEL O REARMANTO NA PROPORÇAO QUE PRECISAMOS.
    ASS: MARCELO OLIVEIRA ( BACHAREL EM FILOSOFIA PELA UFRJ ESTUDIOSO DE POLITICA INTERNACIONAL E QUESTOES DE DEFESA)

  6. o Brasil pode ser mais fraco no campo militar e em outros campos mais a china e a india são paises populosos e tem uma grande parcela da população na linha ou abaixo da linha da pobreza…
    são paises populosos com o pib muito pequeno pra tanta gente o Brasil tem um PIB maior que o da india e russia, mais a india tem mais de 1,5 bilhoes de abitantes e nos 200 milhoes. men sempre dinheiro é poder são paises muito pobres e com uma pessima distribuição de renda, dos bric o paises com menos gente na linha da pobresa é o brasil e a russia podemos estar atrazados na area militar “e com certeza estamos” mais não somos o pior dos bric não digamos que junto com a russia somos o que tem menos problemas

  7. Marcelo Oliveira, A pobreza do Brasil não é justificativa! O país pode ter dívida social, mas se estiver caminhando favoravelmente, os investimentos em material bélico são sadios sim!! O problema é que diferente dos demais membros do BRIC’S, o Brasil não está caminhando positivamente como deveria. A dívida interna ainda é grande, e até agora não arrumaram a casa pra de forma progressiva e favorável o país crescer de forma sustentável. Enquanto isto, por má administração dos benditos políticos.. o jeito é o Brasil ficar comprando coisa de prateleira.. e fazendo acordos bélicos dos mais esquisitos.

  8. O Lula só não definiu o caça do FX2 antes de sair do governo para não criar uma gafe gigantesca, explico:

    Ele não podia ter anunciado antes da hora como fez que o escolhido era o Rafale, criou-se uma situação chata onde ficava claro que aquele era um jogo de cartas marcadas. O pais perderia credibilidade e seriedade perante o mundo…

    O processo ainda estava – AINDA ESTÁ, ALIÁS – rolando e as outras empresas tinham muitas cartas na manga, e inclusive melhoraram suas propostas sensivelmente como sabemos a ponto de o congresso se irritar com a negativa do Lula e CIA em levar em conta as outras opções…

    Assim ele postergou a decisão para a Dilma para dar uma aparência de equidade ao processo todo. Ele não quer fazer parecer que a decisão pelo Rafale foi pessoal dele, e nem que ficar “de mal” com os EUA e a Suiça, da Boeing e da Saab.

  9. Ao Jonnas e a Gertrudes , gostei das ponderações, + temos de investir pesado em n parque bélico sim,pgewrar empregos, criar mãos de obra qualificadas, e nos manter distante dos bucaneiros de plantão, os corsários q ora afligem os arabes.E qto a dívida social, vamos defasar os salários bilionários dos nos legisladores,salários de até 15 mil e pronto, se quizer + q vá caçar na iniciativa privada.Ñ justifica ,pelo o exposto acima dos mt comtaáristas..Sds.

  10. Pois é Carlos, sou mais um á contrariar suas opinões: Em nenhum momento o texto se referiu á poder bélico individual do BRIC, limitando-se á considerar apenas a ascenção desse grupo emergente, como ja foi dito pelo meu xará. A Índia lançou um submarino nuclear sem reator, desperdiçando recursos e tempo (de que adianta ser mais forte que o Brasil se a Índia não planeja direito). Diferente do Brasil que comprou tecnologia francesa para nosso submarino, visto que ainda não temos experiência em como produzir um equipamento dessa complexidade (o casco de submarino nuclear). Tanto que o projeto da marinha previu “pular etapas” sem sacrificar a segurança, para não perdermos mais tempo em adquirirmos essa tecnologia em nossos submarinos. Aliás, ja era para termos esse submarino em 2008. Seria, portanto, inaugurado no governo Lula, mas não por causa dele entendeu?
    Vc focou somente nos caças como se dependessemos exclusivamente deles, mas além do programa nuclear da marinha ter apoio do governo Lula, ainda teremos mais 4 submarinos construídos no Brasil, com uma base nova, com estaleiro especializado para submarino nuclear e toda vantagem dessa empreitada para a geração de empregos no Brasil e independência tecnológica.
    Reforçando o que o Vitor disse sobre os mandatários anteriores Carlos, o Brasil não deu baixa em navios semi novos (F47); mas comprou mais submarinos e helicópteros e a tecnologia para contruírmos o subnuk. Pena que o exército não teve mais recursos nesses mandatos, mas a vez deles vai chegar também!
    Vc deve estar constrangido com todos contra sua opinião, o que é normal ninguém gosta de ser contrariado, mas o que estamos fazendo aqui é uma análise do tema proposto. Portanto não é nada pessoal, pelo menos de minha parte.
    valeu!

  11. acredito que o,lula ja escolheu e pode não ser mais o rafale sendo assim ,dilma ganhara uma serta projeção por intuir que éla escolheu,como éle disse quer uma maior aproximação com os EUA ,sendo assim o caça f-18 ef americano ganha muito folego e o rafale frances deve ficar com a pulga na orelha,ou até ja desconfia,sarcosy não veio a posse,mas a principal vendodora do f-18 ef ilary veio e vestida nas cores do f-18.

  12. Eu ja penso que ele escolheu o Rafale mas que conscientizou-se que se precipitou e pra sair bem com a França deixou o pepino com a Dilma para ser descascado.Ta me cheirando a Gripen ou F18 ou quem sabe em momento de elevada TPM SU…Sarkosy não vir a posse ficou estranho como a Cristina tambem ficou estranho por não ter vindo…LUCAS o Brasil não tem pretenção nenhuma em ultrapassar Russia,China,EUA e tec no campo militar.Nossa unica pretenção é ter poder de dissuação e independencia tecnologica….NA BOA pra mim BRICs é somente força de expressão para apontar paises que se destacam e duvido que se efetive uma união aprofundada em pretenções e interesses.è tudo um joguinho do faz de conta com sorrisos e apertos de mãos e mais nada.Seria mais interessante formarmos alianças de mutuos interesses com paises ascendentes fora do eixo Russia-China,tipo Coreia do Sul,Indonesia,India,Africa do Sul,Turquia

  13. O gargalo brasileiro é e sempre foi EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA… graças aos nossos queridos politicos e ao povo que não tem cultura, quiça conhecimento… infelizmente temos que conviver com essa raça… seria patético se não fosse trágico…

  14. Então tá, + eu ainda afirmo: Temos de nos reequipar-nos militarmente, pois , com a construção de rafales no BRASIL, teremos + mãos de obras qualificadas,com a construção subsNuks no BRASIL ( uns 03 ou + ) estaremos com mão de obra + q qualificada…e + empregos.é corer p o 5 lugar na econômias do mundo…essa e a minha ótica da deste n momento. É e mt bom o dsicordar, afinal a unaminidade e “BURRA”. Sds.

  15. O Brasil tem que iniciar um plano de interdependencia do dolar, mas tem que ser lento esse processo, a cada ano diminuir a importãncia do dolar nas suas importaçoes e importaçoes.E fazer com que seus vizinhos da America do sul o sigam pelo menos nesse aspecto.

  16. ow so uma coisa gente por que ainda tem um monte de brasileiro anti brasil!?entra no sit só pra exculacha com seu proptrio pais e encher a bola de americanos russos e chineses….po se pra la é melhor vai pra la,o que ainda falta pro brasil ser completo como potencia é o brasileiro se valorizar e ser + patriota

Comentários não permitidos.