Iraque não prorrogará presença militar dos EUA após 2011

EFE  —  O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al- Maliki, descartou que as Forças militares dos Estados Unidos vão continuar no Iraque após 2011, quando vence o acordo assinado entre Bagdá e Washington, publicou o jornal The Wall Street Journal, nesta terça-feira.

“O acordo não está sujeito a extensões ou mudanças”, afirmou Maliki em entrevista no jornal.

Conforme o impresso, “uma maioria de iraquianos e alguns funcionários americanos supõem que a presença de tropas dos EUA eventualmente se prorrogaria, além do fim de 2011”.

Mas Maliki disse que “o último soldado americano deixará Iraque como se acordou”, durante a primeira entrevista concedida a um jornal americano desde que se formou um novo Governo iraquiano nove meses depois das eleições gerais.

Para o primeiro-ministro iraquiano, o novo Governo e as Forças de segurança do Iraque “são capazes de enfrentar qualquer ameaça à segurança, a soberania e a unidade do Iraque”, acrescenta o jornal.

O acordo entre Bagdá e Washington, que porá fim à presença militar americana oito anos e oito meses depois da invasão, “não está sujeita a extensão, não está sujeito a alterações… está selado”.

Em relação ao futuro do Iraque depois da partida das tropas americanas, Maliki disse que há uma “espécie de paranoia dos Estados Unidos sobre uma aliança de Bagdá com Teerã” que se equipara ao temor no Irã à influência dos EUA no Iraque.

Fonte:   Terra

6 Comentários

  1. Gunsalmo jejeje boa pergunta o Iraque decide alguma coisa?
    ..parece mais que os EUA decidiu que o iraque ia decidir que o Iraque decidiu que não prorrogará presença militar dos EUA após 2011! assim tenhem “a desculpa” perfeita para se retirarem do iraque. simples mais e o jogo sujo da politica.

  2. Arranjaram um povo q os odeia,quero saber qdo vão começar os pagamentos das reparações de guerra q td q tomaram parte devem aos mutilados e mortos no Irak, já q foi uma guerra injusta , vide a ONU.E qdo vão prender o bush/toniblair e td os outros ?Qdo?

  3. As coisas estão pacificadas lá no iraque porque o exército de mahdi, comandado por moqdata sadr está aguardando tranquilamente a saída das tropas americanas em 2011. Caso elas não saiam no prazo previsto vcs verão o inferno que o iraque vai ficar. Os americanos sabem disso e estão doidos para sair fora do Iraque de forma menos vergonhosa para eles.

Comentários não permitidos.