Líderes africanos chegam à Costa do Marfim para dar ultimato a presidente

http://4.bp.blogspot.com/__BJSsJZu_6c/TQIbIz1uUDI/AAAAAAAABmw/VDbndMGZcNQ/s1600/Laurent-Gbagbo-cortafitas.blogspot.jpg

Sugestão: Edu Nicacio

Os presidentes Boni Yayi, do Benin, e Ernest Koroma, de Serra Leoa, chegaram nesta terça-feira (28) à Costa do Marfim, onde se encontrarão com o presidente Laurent Gbagbo para alertá-lo dos riscos de uma ação militar caso continue recusando-se a deixar o poder.

O presidente Pedro Pires, de Cabo Verde, também participará da missão diplomática, designada para dar um ultimato a Gbagbo, que insiste em manter-se na presidência apesar da vitória de seu rival Alassane Ouattara na eleição de 28 de novembro.

Os três integram a missão da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Os partidários de Ouattara, um dos presidentes proclamados da Costa do Marfim, não conseguiram muita adesão para a greve geral convocada na segunda-feira, que tinha como objetivo forçar a saída de Gbagbo, mas conseguiram apoderar-se da embaixada marfinense em Paris, símbolo de seus adversários.

Os três chefes de Estado da CEDEAO pedirão ao presidente da Costa do Marfim, em crise desde as eleições de 28 de novembro, marcadas por distúrbios violentos, que ceda a presidência a Ouattara, reconhecido como presidente por grande parte da comunidade internacional.

No último domingo, Gbagbo alertou para o risco de uma guerra civil no caso de uma intervenção militar no país.

Fonte: AFP via R7

8 Comentários

  1. É isso realmente vai dar merda…
    mais ta aew pq o Brasil em vez de enviar uma fragata ao líbano não ajuda esse pais africano a voltar pra linha “democrática” até pq o lula é muito bem visto e muito respeitado na África pra ele seria moleza alem doque nossos soldados correriam muito menos rico numa guerra civil africana do que no meio de árabes e judeus no líbano até por que do jeito que o lula é malandro e capaz dele conseguir resolver isso sem dar um tiro sequer e ainda chamar o pres. Laurent Gbagbo e o pres. eleito Alassane Ouattara para assistir um jogo do CURINTIAS e tomar uma caipirinha e ainda presentea-los com a camisa autografada do Ronaldo.
    e so pra fuder o povo Brasileiro ele ainda seria capaz de perdoar a divida da costa do marfim com o Brasil…

  2. Colega Gabriel
    O Brasil não se mete nesse tipo de assunto a não se que seja convidado, a única forma do Brasil se meter nessa confusão seria se algum interesse nacional estivesse em jogo que justificasse, como não é o caso só se alguma das partes ou a ONU chame para intermediar caso contrario não vai se meter e faz bem.
    Se aparecemos do nada (principalmente com soldados) vão usar isso contra o outro dizendo que a parte ajudada é vendida aos interesses estrangeiros aí terá guerra. O melhor é deixa que se resolvam por conta própria em último caso intervir de forma diplomática se caso algumas das partes ou a ONU solicite, mesmo assim de forma modesta pra não colocar lenha na fogueira.
    sds

  3. Pior de tudo caso haja uma ação militar, a população ja vive em condiçoes deploráveis com uma ação militar a coisa vai piorar muito, o presidente perdeu a eleição? tudo bem… saia com o rabo entre as pernas e de a vaga para o outro e tente no proximo ano… ^^

  4. Hummm que bunitinhu foram la dar ultimato é.Corajosos ou ingenuos?Se eu fosse o chefe tribal de la faria uma suculenta e nutritiva sopinha com eles todos rsrs

Comentários não permitidos.