Inpe inicia testes do novo supercomputador do clima

http://www.cdn2.180graus.com/imagem_0369deb109.jpg

Sugestão: Edu Nicacio

Começam nesta terça-feira (28) os testes do supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mesmo antes de entrar em funcionamento, o Tupã já foi listado entre os supercomputadores mais poderosos do mundo.

O equipamento está instalado em Cachoeira Paulista (SP), onde funciona o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Tupã

O supercomputador é um modelo XT6 da Cray, capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o que coloca o Tupã também entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos sobre as mudanças climáticas.

Com isso, os pesquisadores esperam que a previsão do tempo e os estudos climáticos ganhem ainda mais agilidade e precisão. Tupã, na tradição tupi, representa o trovão, que os indígenas acreditavam ser a manifestação de um deus.

O supercomputador Tupã entrará em plena operação no início de 2011 e permitirá ao INPE gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo.

Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros.

As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

Modelo brasileiro do clima global

A nova máquina também será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que incorporará todos os elementos do Sistema Terrestre (atmosfera, oceanos, criosfera, vegetação, ciclos biogeoquímicos, etc), suas interações e como este sistema está sendo perturbado por ações antropogênicas (por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, mudanças na vegetação, urbanização, etc.).

Este esforço envolve um grande número de pesquisadores do Brasil e do exterior, provenientes de diversas instituições, o que se constitui num projeto interdisciplinar de desenvolvimento de modelagem climática sem precedentes entre países em desenvolvimento.

Fonte: Inovação Tec.

24 Comentários

  1. “Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros.
    As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.”
    Parabéns!.. só não sei se preverá catástrofes provenientes do HAARP!

  2. Pois é, esses 258 TFlops são equivalentes a 7.166 PC’s Core i5 da Intel… É o mais poderoso supercomputador do hemisfério sul e, se tivesse sido construido em 2005, provavelmente seria o nº 1 na lista Top500…

    Espero que os militares estejam aptos a extrair “alguma coisa a mais” desse poder de processamento todo…

    Como diz o Carlos Argus: pra ontem!

  3. Esses supercomputadores ianks cheios de cavalos de tróias são maravilhosos,agr teremos previsões do tempo c + exatidão; será q os sinos nos vendem supercomputadores + baratos e + poderosos q os ianks?Sds.

  4. gabriel.. Olha.. tem tanta ignorancia por parte do governo que minha esperança é que estejam aproveitando uma parte da abin, e partes outras afins.. em pró da nação. Pois… da forma como estão as informações expostas à o povo não vejo coisa boa. Resumindo em parte.. creio que tal bendito computador seja uma ferramenta de defesa para o que virá.. já que o país sempre nesta área só investe no que é EXTREMAMENTE essencial para a defesa nacional. E põe extremamente nisto… elevado à setima casa.. ou seja.. JAMAIS o suficiente NECESSÁRIO.

  5. Pessoal esse Supercomputador, só serve para operações climáticas e não faz calculo vetorial.
    Uso militar… sem chance, mesmo porque não precisamos.
    (Leia sobre os estudo do Dr barroso do IME)

  6. Que decepção !! Pensei que fosse um supercomputador totalmente nacional mas pelo que vi ele é americano. Creio que este aparelho não deva ser usado na área de defesa e inteligência, pois o mesmo pode conter um aparelho embutido internamente conhecido como duplo que envia as informações trabalhadas e armazenadas no computador para um outro local sem o conhecimento do usuário do equipamento.

  7. Não adianta chorarem. O Brasil não investe em tecnologia eletrônica e tudo, quase tudo o que temos, é de procedência americana e/ou fruto de alguma parceria meia-boca que o Brasil fez com algum paíseco.

  8. Não adianta o computador ser rápido.Temos que desenvolver o software para ele.Se quiserem desenvolver Jogos de Guerra, me procurem.Programa para calcular o Clima,idem.Não vão deixar o computador parado,por favor.

  9. Pessoal este computador é só meteorológico, nada de aplicação militar. Ele é de SUMA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA pois como rodará direto um modelo global climático além da IMENSA melhora das previsões climáticas brasileiras levará o Brasil ao primeiro nível das pesquisas mundiais de clima.
    Inclusive podendo evitar “atochadas” científicas que os americanos nos disparam quando lhes convém…
    Com este recurso computacional poderoso, só faltará ao governo disponibilizar recursos para a obtenção de um satélite meteorológico brasileiro (SMB) que nos livre da dependência dos GOES americanos que são retirados sem cerimônia quando convém aos americanos e quando tem seu uso permitido produzem imagens em ângulos desfavoráveis do território brasileiro…
    Quanto mais efetivo for o modelo climático brasileiro a ser desenvolvido, maior a PRESSÃO para que a AEB priorize um SMB dedicado e deixe de coloca-lo como acessório do projeto do satélite militar geoestácionário.

  10. “A Bull, fornecedora francesa de infra-estrutura de TI, vendeu dois supercomputadores para universidades federais brasileiras” – Não foram os Americanos que venderam esse Supercomputador, se dependesse deles o Brasil,jamais teria esse computador.

  11. A interação dos fatores climáticos,apesar de ser simples, demanda muitos cálculos, pois a cada minuto muda tudo.
    Temos que encontrar uma solução para que um PC que custe R$ 5.000,00 faça esses cálculos.Se analisarmos o histórico do clima ao longo dos anos,podemos desenvolver equações empíricas bem próximas da realidade.O Clima tem alguma regularidade, mas tem momentos que fica caótico, aí fica impossível de se prever.

  12. Usar o computador para decidir uma batalha ? Com precisão isso não é possível. O Computador poderá ajudar os comandantes como auxiliar na decisão. Por exemplo: Nas operações desse tipo foram utilizados tais meios …
    Isso que o sr deseja não é possível, pois falta tais meios logísticos… Que nota o sr daria para tais tropas inimigas e para a sua tropa, no que diz respeito a …
    Dê um peso para os fatores da decisão da tropa amiga e inimiga em combate … Por aí.

  13. Na logística um supercomputador é importante.
    Para o governo, um supercomputador é importante para cruzamento na arrecadarão de impostos comparado com os bens; Controle da Economia Nacional; Acompanhamento dos Recursos Públicos;Controle de Pessoal,etc.
    A Economia do Futuro será gerida por um Computador Economista. Os líderes, chefes e profissionais, serão escolhidos pelos computadores, e não por apadrinhamento.

  14. Será que esse computador consegue prever quando sairá o FX-2??? Sei lá né.. ta prevendo tanta coisa que não custa nada tentar…

  15. Computadores,satelites e toda a parafernalha inteligente humana so não consegue prever aquilo que é capaz de mudar todos os proguinosticos A MUDANÇA DO VENTO.

  16. Existe um mito do qual qualquer computador se torna Quantico se mergulhado em nitrogenio liquido, dai para inteligencia artificial e um passo. Se e tao simples assim, por que nao e feito? Porque existe outro mito que diz, se desenvolverem a I.A. ou romperem a velocidade da luz. Significa o fim da hegemonia Ocidental.

  17. 1maluquinho, é porque botam algoritmos( que são nada mais nada menos que fórmulas auto-explicativas) nos computadores, para eles processarem, e com base nas milhões de variáveis que tais super-computadores são capazes de utilizar e fornecer, mas a FORMULA geral da mecanica dos fluidos ainda NÃO ESTÁ COMPLETA.. tem que nascer um weinstein pra calcular isto, e tem até prêmio em dinheiro para quem conseguir tal proeza. Por isto a aerodinamica é uma das áreas mais pesquisadas atualmente na física, e também por isto que os testes nos túneis de vento na eng. aeronáutica ainda são de suprema importância.

  18. JONNAS…Jamais em tempo algum o hoem conseguira produzir hardware e software ou mesmo tecnologia que seja confiavel em detectar a mudanças dos ventos.Sei que tem todo um estudo embassado em teorias e muitas dezenas de anos de observações.É impossivel,somente Deus é capaz deste prodigio…Dandolo…Quem disse que um supercomputador não pode trazer a certesa da vitoria em uma guerra?Ao longo dos seculos e mais acentuado em nossos dias temos visto que superioridade de forças,armamentos e tecnologias não garantem vitoria a ninguem mas um especifico e bem montado supercomputador operado por uma competente equipe pode sim fazer a diferença e trazer o complemento…Lembro que nos anos 80 o nosso primeiro fui usado numa simulação de ataque em massa sem prévio aviso da Argentina que nos revelou que eles na epoca poderiam arrassar o sul do pais e mais SP e RJ.Nossa reataliação em massa (não a pronta resposta) levaria mais ou menos 8 dias para ser preparada e a consequencia seria uma Argentina arrasada inclusive com a total abertura das comportas de Itaipu que varreria com suas aguas ate bem mais abaixo da cidade de Buenos Aires.Alias desde a pretenção Brasileira de se construir essa hidreletica rolou muitas farpas nos bastidores entre nossos governos.A Hidreletrica de Itaipu não somente é estrategica com fonte energetica mas tambem militarmente como arma e plataforma multi-função.

  19. 1maluquinho, tenho minhas duvidas quanto a isto!.. pode sim a formula ser encontrada até mesmo! através da mecânica quantica.. mas que é possível é.. E quanto à Deus nestas questões, tem de tomar cuidado para não misturar credos humanos com ciência. vlw!

  20. Os supercomputadores Chineses são os menosrs do mundo e os + rápidos tbm, + o triste e q ñ sabemos fabricar um supercptdr.Até isso, ñ sei se choro e se dou risadas…inúteis,nós uns somos inúteis.Sds.

Comentários não permitidos.