Pesquisadores desenvolvem reator que converte luz solar em combustível líquido

http://www.portlandmercury.com/images/blogimages/2010/12/21/1292970454-green-energy.jpgDispositivo usa metal raro e luz do sol para fazer uma espécie de fotossíntese artificial que gera hidrogênio.

Um protótipo de gerador que pode transformar a luz do sol em combustível foi demonstrado com sucesso em laboratório por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça. Em um processo semelhante à fotossíntese, a máquina usa raios solares e o metal cério para quebrar as moléculas de dióxido de carbono ou água e transformá-las em combustíveis líquidos que podem ser armazenados e transportados.

A pesquisa, que foi publicada na revista Science, explica que o novo dispositivo é diferente dos painéis fotovoltaicos (que aproveitam a luz para gerar energia) normais. Os painéis fotovoltáicos convencionais só podem usar a eletricidade que geram no mesmo local em que estão instalados e não conseguem gerar combustível à noite.

O novo reator de energia solar, no entanto, consegue gerar combustível que pode ser armazenado e transportado. E também poderia continuar funcionando no fim do dia.

Modelo
A máquina tem uma janela feita de quartzo e uma cavidade que concentra a luz do sol e a direciona para um cilindro revestido com óxido de cério, um metal de terra rara.

O cério tem uma propensão natural a liberar oxigênio quando aquece e absorvê-lo quando esfria. Depois que o metal é aquecido pela luz do sol, dióxido de carbono ou água são bombeados para dentro do recipiente. O cério retira o oxigênio presente nestes elementos enquanto esfria, em uma reação química que cria monóxido de carbono ou hidrogênio.

O hidrogênio produzido pode ser usado para abastecer células de hidrogênio em carros, enquanto a combinação de hidrogênio e monóxido de carbono pode ser usada para criar uma espécie de “gasolina sintética.

Segundo os inventores do reator solar, o aproveitamento das propriedades do cério é o grande avanço científico da pesquisa. Por ser o metal de terra rara mais abundante que há, o cério torna a fabricação do dispositivo mais barata e sua produção mais viável.

Melhorias
No entanto, os pesquisadores dizem que o protótipo ainda é ineficiente, já que o combustível criado aproveita somente entre 0,7% e 0,8% da energia solar que entra no recipiente. A maior parte da energia é perdida pela parede do reator ou pelo desvio da luz solar para fora do aparelho, através da abertura.

Mas eles acreditam que a eficiência pode chegar a 19% com melhor isolamento de calor e redução da abertura. Nesse momento, a máquina já poderia ser produzida comercialmente, segundo a professora Sossina Haile do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, que chefiou a pesquisa.

“A química do material é perfeita para este processo”, diz. Ela afirma que o reator pode ser usado para criar combustíveis para transporte ou ser adotado em usinas de energia, onde o combustível criado com energia solar poderia ficar disponível também à noite. No entanto, ela acredita que o destino deste e de outros dispositivos em desenvolvimento dependerá de os países adotarem uma política de baixo carbono.

“Se tivéssemos uma política de baixo carbono, uma pesquisa desse tipo avançaria muito mais rapidamente”, disse ela à BBC.

Fotossíntese
Foi sugerido que o dispositivo imita as plantas, que também usam dióxido de carbono, água e luz do sol para criar energia como parte do processo de fotossíntese, mas a professora Haile diz que a analogia é muito simplista. “No sentido mais genérico, há semelhanças, mas elas acabam por aí”, afirmou.

Daniel Davies, o chefe de tecnologia da companhia fotovoltaica britânica Solar Century, envolvida na pesquisa, diz que o processo foi “muito empolgante”. “Acho que a pergunta é onde colocá-lo. Você colocaria seu reator solar no telhado ou seria melhor mantê-lo como uma grande indústria no deserto do Saara e transportar o combustível por navios?”, disse.

Haile acredita que um reator no telhado poderia produzir até aproximadamente 14 litros de combustível por dia. Apesar do rápido avanço de dispositivos de energia solar, a eficiência, a economia e o armazenamento destes dispositivos ainda são problemas.

Outra tentativa de contorná-lo são as usinas solares de nova geração, que foram construídas na Espanha e nos Estados Unidos. Elas utilizam um conjunto de espelhos para concentrar a luz solar em receptores em forma de torres. A luz do sol que entra nas torres movimenta turbinas a vapor. Um novo projeto espanhol usará sais derretidos para armazenar o calor do sol por até 15 horas, para que a usina possa potencialmente operar à noite.

Fonte: Último Segundo

25 Comentários

  1. santa mae de deus taew uma coisa que eu jamais achava que poderia ser feito….
    ISSO PODERIA SER USADO COMO COMBUSTIVEL ESPACIAL NÃO???
    usando esse dispositivo esse metal e o sol que no espaço eh muito mais forte que na terra poderia ser feito hidrogenio…

  2. Vixe.
    A cada dia que se passa, eu acredito mais na existencia de ET’s.

    Rsrrsrsr…

    Esse tal de Cério, pode ser o coadjuvante de futuros conflitos. Já imaginaram que na Amazonia podem existir jazidas com esse material.

    Bom seria se ele fosse encontrado na LUA, ai os EUA esqueceriam um pouco a Amazonia.

  3. Ó que da hora, é bom começarmos a pesquisar isso já que a radiação no Brasil é muito boa e na Europa é ruim, e também seria uma grande chance para nossos irmãos africanos

  4. o cerio ja é usado no Brasil como aditivo para diminuir a polição..
    …””O cério, metal abundante no Brasil, é a base de um novo aditivo para reduzir emissões de fuligem em motores alimentados por óleo diesel e biodiesel. O aditivo foi desenvolvido pelo químico Luciano Ferroni Gomes, da USP de Ribeirão Preto….””

    tomara que de certo…
    até porque

    O Brasil possui uma das cinco maiores jazidas mundiais de cério”, ressalta Luciano pequisador da USP..

    isso pode ajudar o Brasil ainda mais ja que esse mineral esta em grandes qntidades nos USA, Brasil, India, Australia e Africa do sul…

  5. como surtam por aqui…rsrsrs

    combustivel espacial.. invasão por causa do cério…..rsrs

    pelas bolas sagradas de sao cispriano… deve ser a água que bebem só pode…

    ps. o site inovacao tecnologica exige visita obrigatoria … todos os dias…

  6. Mas o negócio nem tá pronto ainda e já estão querendo roubar do Brasil o metal matéria-prima?

    Santa paranóia Batman!

  7. Pra quem acha que os americanos estão perdendo o folego.
    MUITA HORA NESTA CALMA, he, he, he..
    Os caras ainda tem muitos trunfos na mão ou melhor tecnologiaS em desenvolvimento, que simplesmente desconhecemos ou que não estão no mercado por que são ainda caras.
    A China ainda vai ter muito o que copiar.
    Abs

  8. Calma gente, logo, logo, um pesquisador brasileiro se interessa pelo assunto e passa a pesquisar, a tecnologia nao fica presa entre quatro paredes. Está ai uma tecnologia que o Brasil poderia investir no seu desenvolvimento.

  9. Li umas opiniões.. olha, a questão de interesse em minerios estratégicos presentes no brasil existe a bastante tempo. Botam indio contra indio.. religião contra culturas.. ongs se metendo onde não deve. Tudo por causa dos minerios estratégicos. Tudo uma palhaçada só que tem um só intuito, saquear as riquezas do Brasil. Não é ufanismo… é ao meu ver a realidade. Um exemplo é a reserva raposa e serra do sol, debaixo daquelas terras tem mais riqueza do que muitos países. O rafium e o itrium, minerais raríssimos e de uso no espaço, também as maiores reservas estão no Brasil.

  10. 1kg Óxido De Cério Para Polimento De Vidros – R$ 90,00 -no mercado livre.

    reação:

    4CeO2+calor→2Ce2O3+O2
    Ce2O3+CO2-calor→2CeO2+CO
    Ce2O3+H2O-calor→2CeO2+H2

    4CeO2+CO2+H2O→4CeO2+CO+H2+O2

    não pacece ser muito difícil de fazer um reator desses. Será que consigo fazer um?

    Da pra produzir 14 litros dia? quero instalar no meu telhado agora.
    Essa produção diária, 14 litros, é com 0,8% ou 19% de rendimento? Se for com 0,8% com 19% produzirá 332 litros dia aí eu só andaria de V8tão.

  11. VAmos lá engenheiros, já deream o mapa da mina, tem hora que eu admiro a audácia Chinesa, a esta hora já estão mais adiantados que os próprios americanos.

  12. Cério, Nióbio, Titânio, Urânio, Tório… Todos são minerais estratégicos e abundantes no Brasil, que detém as maiores jazidas já descobertas…

    O que o Brasil detém:

    A maior reserva de tório do mundo
    A (possível maior) 6ª maior reserva de urânio do mundo
    A maior reserva de óxido de titânio do mundo
    “SÓ” 98% do nióbio do mundo
    O melhor minério de ferro do mundo (Carajás)
    E uma infinidade de outros recursos naturais…

    Abre o olho, Brasil!

  13. Realmente Edu Nicácio , o Brasil possui tudo isso , mas nos falta o rpincipal , técnologia para aproveita-lós.
    Vamos fazer como sempre fizemos, vender COMMODITY,s ( produto in-natura ), e comprar produtos de alto valor agregado feito com nossas commodity,s.
    Foi assim com o aço , silício , urânio ,bauxita etc..
    e será assim com o nióbio etc..
    Infelizmente temos que convir que o Brasil só possui técnologia para produzir bananas & batatas , me doi dizer isso , mas a cada dia fico mais convicto disso.

  14. Eu bolei uma nova forma de enriquecer o Urânio. Tinha que testar.
    Interessante,que o CeO2 se recupera totalmente no final do processo, funcionando como catalizador.

  15. Wikileaks: EUA consideram “estratégicas” minas de nióbio brasileiras

    Olha aí um vazamento mineral: a polêmica página Wikileaks revelou nesta terça-feira que o governo norte-americano considera “estratégicos” alguns depósitos minerais no Brasil, por conta dos efeitos que problemas no fornecimento vindos dessas minas teriam na indústria do país. Nada de novo, mas é sempre curioso saber quais são exatamente considerados estratégicos, como dois depósitos de nióbio.

    Um deles pertence à CBMM e fica na cidade de Araxá (MG); é o maior projeto de nióbio do mundo e, sozinho, abastece 80% do mercado mundial. O outro projeto fica no complexo mineral de Ouvidor e Catalão, em Goiás, e pertence à Anglo American. Obviamente, a Vale também está na lista, com os depósitos de ferro de Corumbá (MS), recentemente comprados da Rio Tinto, e minas de manganês também no Mato Grosso do Sul.

    Publicado em: 7/12/2010 09:13:00

    ESTÃO FAZENDO O BRASIL PERDER ENTRE 14 E 17 BILHÕES DE DÓLARES/ANO EM SUBFATURAMENTO DO NIÓBIO. O NIÓBIO PODERIA SER UMA OUTRA MOEDA NOSSA. O MAIS GRAVE É QUE NINGUÉM DIVULGA: 1- A MAIOR JAZIDA DE NIÓBIO DO PLANETA, É A DO MORRO DOS 6 LAGOS, EM S.GABRIEL DA CACHOEIRA/AM) E NAS “RESERVAS” YANOMANI E RAPOSA SERRA DO SOL

  16. Foxtrot, parabéns pelo seu comentário. Sem dúvida o melhor. O Brasil é vendedor “in natura”, de tudo que tem. Acho que vende até a mãe “in natura” (poderia pelo menos maquiar e colocar uma roupinha-pegaria mais preço). Só quer saber de “commodity’s”. Fruto desta cultura é de seu povo. Povo sem conhecimento, sem educação, sem cultura, pesquisa e ciência. O resultado não poderia ser diferente. Olhem a história de outros países. No oriente médio, até hoje, em muitos países é sugado seu petróleo e se quer tem refinarias suficientes para próprio consumo de derivados. Vemos que aqui não é diferente com nossas riquezas “in natura”. Por onde andam viajando nossos políticos? Li recentemente na revista AMANHÃ (www.amanha.com.br)e fiquei desiludido com nosso país. Quase todos as empresas estão americanisadas. Embraco (Brastemp, Consul,…), Unilever, Colgate, Palmolive, Kraft Foods, Walmart(Nacional, Maxxi, Big), Gillette e outros. Enquanto isto, aqui, um dos juros mais alto do mundo que o “povo-nação” paga na “boquinha do caixa” para quem só liga a impressora e emite dolar. Parabéns pela política de mercado sem tecnologia (falta de insentivo as nossas pequenas e médias indústrias, universidades, centros tecnológicos, assessibilidade para registro de patentes), pernas arregassadas aos estrangeiros, venda só de “commodity´s” (soja, minérios,…). Na troca de um návio cheio de minério por meia dúzia de processador da “intel”. E quanto a defesa? Bom, uma misturinha de salitre, enxofre e carvão vai resolvendo o problema. Até mais…

  17. Gostaria de fazer testes com Fusão Nuclear a Laser + Alta Frequência + Alta-tensão (plasma), utilizando o Deutério que é abundante na água do oceano. Esse é o combustível dos Discos Voadores. Precisamos desenvolver a tecnologia de pilhas atômicas.
    Eu já consegui transformar ondas eletromagnéticas em ondas gravitacionais. Daria para fazer o inverso disso, para produzir energia elétrica das ondas gravitacionais ?
    Sem dúvida.
    Está me faltando um laboratório de física para realizar testes práticos.
    Nós vamos ter que rever totalmente a política de pesquisa brasileira, inclusive dentro das Forças Armadas. Motivo: Os brasileiros bons, criativos e intuitivos, que desejam produzir tecnologia de ponta ficam impedidos por causa do egoísmo alheio. Quem detém o poder (controle) das pesquisas, não fazem nada e também não deixam ninguém fazer. Esse é o Brasil de hoje. Quem não é amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador e do PT / PMDB, está fora.
    Se algum outro país quiser me chamar para desenvolver pesquisas científicas, eu aceito.

  18. Estão assaltando os minérios do nosso país,sim, e a culpa é do PT – PMDB. O Brasil não precisa de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em Oligarquias Corruptas.
    O Brasil hoje só tem um único partido político: PMB –
    Partido do Meu Bolso. O mau exemplo dos nossos políticos se alastrou por toda a sociedade. São todos farinha do mesmo saco.

  19. Senhores ,que a China vai virar uma super ptc isso nao tem como negar,mas sair dizendo por ai que os EUA vao retornar para as cavernas e´no minimo uma patologia causada por frustaçao sexual.Vamo controlar a isteria pro´china pessoal,o brasileiro tem que perder a mania de gozar com o p…. dos outros,senao vamo parecer putinha infiel!

  20. A China de 20 anos para cá merece o respeito de todos os países.Tornou-se uma referência mundial.Os americanos eram grandes negociantes e gênios.Eles costumam planejar 50 anos à frente. Os americanos e europeus estão caindo, porque eles perderam os seus vassalos. Os antigos países em desenvolvimento passaram a competir ferozmente com eles.
    Os americanos emitem moeda mundial para cobrir os seus rombos no orçamento, e o mundo aceita. Por causa disso eles conseguem investir $ 500 bi por ano nas suas Forças Armadas e Pesquisas Científicas. O dia em que essa mamata acabar,o PIB deles despenca 30%. É só o BRIC adotar uma nova moeda para transação internacional. Nome da Moeda ? BRIC.
    Dei um boa dica para a Dilma.

  21. E os vassalos vao trocar de senhor,deixemos de ser tolinhos ,a china vende barato porque tem mao de obra semi-escrava,alem´de manter o ruan desvalorizado artificialmente,em politicas globais nao existem mocinhos,existem apenas os fofuchos que elegem seus proximos senhores.menas tietagem ,rasgar a lingerir nao resolve.

  22. Dandolo disse:
    29/12/2010 às 12:17
    Se conseguiu transformar em ondas eletromagnéticas em ondas gravitacionais vc basicamente transformou energia eletromagnética em matéria e esta produz uma deformação no espaço/tempo conhecida como gravidade. Vc poderia extrair energia transformando matéria em energia “E=MC²”, mas extrair energia diretamente da deformação no espaço/tempo que a matéria produz? A própria deformação espaço/tempo, para existir, retira energia da matéria que a formou. Se vc retirar energia dessa onda gravitacional ela para equilibrar retira energia da matéria movamente e a curvatura reduz porque há menos matéria. Se ouvesse um ciclo retira-se energia da curvatura espaço/tempo “reduzindo a gravidade”, a curvatura busca equilíbrio e retira energia da matéria “que reduz sua massa”, vc fornece novamente a massa perdida pela matéria e o ciclo se fecha. daria para controla a curvatura espaço/tempo ou seja a gravidade de uma massa para que ela não seja atraia pela massa do planeta. A questão é como se tira energia da curvatura espaço/tempo. tenho uma da teoria!

Comentários não permitidos.