Será este o novo caça de quinta geração chinês J-20?

A imagem que surgiu na internet nessa semana do suposto caça de quinta geração chinês Chengdu J-20.

Nessa semana surgiram, em alguns sites na internet, supostas fotos do que seria o novo caça de quinta geração chinês, o Chengdu J-20. A imagem acima surgiu na internet e em menos de 24 horas foi retirada do ar dos sites chineses. Alguns fóruns divulgaram a imagem e nas discussões surgiu que a foto pode ser uma montagem feita por computador.

Local onde a foto do novo caça chinês foi fotografado, com o suposto novo caça ao fundo.

A aeronave de caça j-20 é considerada o primeiro caça stealth chinês que se tem conhecimento. Segundo boatos deve efetuar o primeiro voo nas próximas semanas, pois no momento tem sido visto efetuando testes de táxi numa base aérea chinesa, conforme imagem acima feita por spotters chineses.

A imagem foi divulgada no site chinês de assuntos militares Top81, tirada de um celular de dentro de um carro. As fotos não são muito nítidas, mas supostamente haveriam melhores fotos que foram retiradas do ar pela censura chinesa.

Uma visão frontal do novo caça chinês J-20

Uma nova imagem, também não muito nítida, mas desta vez de frente, apareceu na internet nesse domingo.

[  Atualização ]  —  Para os que não acreditavam no caça chinês de quinta geração J-20 Black Eagle, porque as fotos não eram nítidas, dessa vez foram divulgadas fotos bem claras do primeiro caça stealth chinês.

http://lh3.ggpht.com/_9t2KvE61ECs/SGlsFubPgWI/AAAAAAAAECs/mM5kp0JydZQ/Snap9.jpghttp://inlinethumb58.webshots.com/46201/2505165000104391629S600x600Q85.jpghttp://2.bp.blogspot.com/_QqlF6nBGeVc/S4d4OFXIe8I/AAAAAAAAEmo/VPiH4hpMYbI/s640/6.jpg

Impressões artísticas do JXX, bem proxima das novas imagens que surgiu na internet !

Um comparativo feito mostrando os três caças de quinta geração existentes, o F-22 Raptor, o T-50 Firefox e o novo J-20 Black Eagle.

A aeronave tem a aparência de um caça stealth, misturando uma parte frontal do caça F-22 Raptor e uma parte traseira de um Su-47 Berkut, principalmente no aspecto dos exaustores das turbinas. Segundo algumas opiniões, o caça também tem características do novo T-50 da Sukhoi.

Fonte:  CAVOK

36 Comentários

  1. Olha os china aí mandando ver.
    Muitos criticam os caras, mas eles caem dentro em busca de seus projetos estão avançando e o Brasil parado no tempo reformando seus F5.
    Brasil virou piada uma briga uma luta para se ter um caça de 5G.

    Abs.

  2. m lembra o delta-canard-steaht proposto pela saab.
    e na boa, num acredito nada nessas fotos. sao pura propaganda. os caças j-10 quase caiam os pedaçõs. os j-11 q sao copia do su-27 dmoraram uma cara para ficarem em condições d voou e o principal, o plano do j-11 naval foi para as cucuias.

    amigos, dificilmente os chineses tem a tecnologia para tal empreitada. os russos precisaram do dinheiro indiano para tal feito. sem conta o ‘medo’ q a cia impus aos eua.

    mas enfim, esperemos para ver.
    como lembrete conto um caso:

    o do mig-25. q na epoca da guerra fria todos nao tinham a menor ideia d como era o caça. se pensava q ele abateria ate os f-15! caida a cortina, e depois de alguns episodios no minimo estranhos, soube-se a verdade:
    -ele era um caça-interceptador, feito para abater os sr-71 blackbird e o delta valkire americano. num era para dogfihter ou mesm para enfrentar outro caça.

    num q ele num sja bom — foi durante anos o caça mais rapdo do mundo, cujos motores alcançavam velocidade impressionantes até quebrarem.
    e dele veio o imponente mig-31 q pode-se dizer, é o melhor caça interceptador de todos.

    portanto amigos.
    defesa é como na politica.
    so acredito vendo!

    abçs, desculpa se fui meio grosso, rsrs
    fuizz! bom ntal!

  3. Contrario da posição brasileira, os Chines, segundo Ho Weirong, o vice-comandante da Força Aérea do Exército popular da China, afirmou que os eu país contará com um caça de 5ª Geração que entrará em serviço nos próximos 8-10 anos a contar de 2010, disse que o desenvolvimento do caça de 5G está bastante avançado e que os trabalhos no programa tem sido intensos.
    UAU!!!!!
    E.Pinto deu prazo de 20 anos para que os caças 4.5G virem sucatas e sejam vendidos a preço de banana.
    Acho que vai ser em 10anos, He,He,He…

  4. Vejo a China como o país do futuro e o Brasil como o país do passado.
    Os chineses estão sabendo eliminar a sua banda podre (corruptos e bandidos),e nós não.
    O Brasil tinha que começar tudo da estaca zero. Quase nada se aproveita.

  5. Quando os Chineses estiverem voando um de quinta a Russia ja estara voando o seu 5.5,5.75 ou de sexta.Inteligente povo Russo que mesmo com contenção de despesas consegue criar e inovar em pesquisas.Poderiamos aprender muito com eles que assim com Alemães sãos os unicos que tem capacidade de criação.Os demais apenas aprimoram e aperfeiçoam a ideia deles.

  6. os HANS possuem determinaçao e diciplina ,de modo geral a cultura desses povos ,HANS,COREANOS e JAPONESES e´algo sem comparaçao,possuem uma capacidade enorme de assimilaçao e sao racionais ao extremo.Tio san sabe que pedreira sao esses amarelos.A segunda metade desse seculo ja tem dono!!!!!!

  7. é melancolico,ver nosso pais e forças militares,praticamente abandonadas,um fx que ja dura 16anos e pode se arrastar por mais uns 4 ou 8 governates brincalhões que mentem e enrolam falam só mentira pois foi assim com fernando henrique,e lula que todos confiavam tambem acabou decepcionando ainda mais depois de ja ter anunciado o rafale como ganhador da concorencia,voltou atras.

  8. Parabéns aos Chineses. Estão avançando rapidamente para a ponta tecnológica em matéria de caças. Considerando os 5G em operação, protótipos, demonstradores e projetos; Temos o F-22 e F-35 americanos, que equiparão não só os EUA, mas também alguns aliados, o PAKFA que equipará Russia e India e agora o J-20 Chinês. Enquanto isso, ficaremos no 4,5G durante 40 anos. Triste.

    []’s

  9. Não acredito nestas fotos. Parecem montagens pobres como as liberadas meses atrás de um vetor similar de fyberglass em um hangar.
    Propaganda. Só acredito se me mostrarem um vídeo do mesmo. Até lá é coisa de nerd comunista chinês a serviço do seu Governo Central Autoritário.

  10. uma outra foto do suposto caça 5g chinês:

    http://i.imgur.com/kFIPL.jpg

    esses espiões de hoje em dia são muito ruins de serviço. Não sabem nem tirar uma foto direito. Uma tristeza! Com o Pak-Fa foi assim também…aliás, acho que essas fotos do J-20 devem ser da mesma agência de espionagem que “espionou” o Pak-Fa…hehehe

    Ou tiram fotos sem foco, ou tiram fotos de longe (muito longe) que não dá pra ver nada. Cruzes!!!

    Bons tempos do Agente 86. Esse sim era bom…hehehe

    abraços a todos

  11. considero esse caça um fake …
    os chinas não tem capacidade tecnica de construir nem o motor…que diria da parte ‘stealth’…
    mais fácil comprarem os SU-50 para ‘cópia’ que ‘perderem’ tempo tentando fazer do zero…

  12. É… pelo visto a linha de produção do Raptor terá de ser aberta, parece qque muito pombo na na asia para ele caçar.

  13. Muita coisa foi criada através da espionagem industrial. Os japoneses foram craques nisso. Muito do desenvolvimento da indústria japonesa só foi possível através deste artifício. Só para vocês saberem, eles enviavam técnicos e engenheiros para visitar fábricas americanas e ficavam antenados em tudo que viam e iam passando para o papel, além do que, eram muitos bons de memória. Não perdiam nenhum detalhe. Por que vocês acham que nossas centrífugas de Aramar são protegidas por tapumes? Por que quem conhece consegue indentificar e classificar a função de cada parte de um maquinário. Apoio a espionagem industrial principalmente nesta área (defesa) para o bem do Brasil. Assim pode-se avançar vários degraus de uma só pernada!!

  14. Isto é propaganda, nada mais! Não existe como os chineses terem desenvolvido um caça desses se ainda estão na fase de copiar caças russos. O desenho parece uma mistura de F-22, SAAB/Universidade Linköping, KF-X e PAK. Uma bela mistureba.

  15. pra mim é montagem.. 1º um caça secreto fora do angar num base aerea com tantos edificios altos a volta onde qualquer um podia meter o olho..na china?nao me parece!!
    2º acho mais o caça 5g chines virado ao projecto mig 1.44 + o f-22. se os chinas sao espioes ou se e coisa de nerd comuna autoritario ou nao.. ao menos estao a fazaer qualquer coisa e a evoluir sua tecnologia! cade o brasil com seus lideres serios democraticos caded? quando os chinas tiverem a voar de 5g ..a russia e os Eua estao a voar de 5,5g ou 6g.. e o brasil ainda de 4,5! tenham vergonha antes de falar dos outros paises!se e atraves de espionagem ou a clonar e copiar o dos outros ao menos estao a evoluir sua tecnologia e conhecimento.. vejam primeiro o brasil e seus lideres que nem coragem de ir em frente com o fx-2 tenhem..como acham que o japao israel e korea do sul evoluiram tecnologicamente? a russia e os Eua depois da segunda guerra mundial nao copiaram e “roubaram” muita da tecnologia dos nazis?

  16. Antes da retórica precede a crítica.
    O conceito DELTA CANRD chinês para um caça 5G antecede aos sonhos Coreanos e suécos.
    isto mesmo o projeto chinês do 5G stealth não é novo e teve como base o J 10 nos idos dos anos 90, antes mesmo dos coreanos sonharem ou a SAAB propor um delta canard stealth.
    Portanto, acusar os chineses de cópia barata não é só incorreto como inocente, pois fica evidente que neste caso o OVO veio antes da galinha.
    Em se tratando dos coreanos segue também o alerta de que nada foi definido e de que o delta canard nem foi escolhido pois o trapésio profundor parece se ro preferido pelos coreanos.
    as duas configurações foram avaliadas e o segundo modelo llevou vantagens em muitos ítens, agurademos para o desfecho.
    Quanto ao modelo 5G da SAAB, tá ai uma boa e grande oportunidade, me intriga é saber como a copac não levou isto a sério…
    SDS
    E.M:Pinto

  17. Caro Edilson,

    Sobre o 5G sueco, que a SAAB tinha e tem estudos tanto em uma versão bimotor como monomotor, eu entenderia que para a FAB ela não entenderia que não seria o momento, no FX-2, mais por causa do prazo para se entregar os caças, e também que o custo do investimento no programa seria mais alto. Para um 5G nacional, com apoio da SAAB, seria um programa parecido com o KC-390, ou seja a Embraer deveria ficar encarregada, de desenvolver os estudos iniciais de viabilidade, de acordo com os requisitos da FAB e encontrar o parceiro(s) de desenvolvimento. Resumindo, mesmo que em parceria, um 5G é um empreendimento muito maior que o FX-2, e demandaria mais investimentos e tempo. Talvez esse tenha sido o motivo de a COPAC ou o Comando da Aeronáutica não ter considerado nem o 5G Sueco ou a participação no PAKFA russo.

    Para deixar bem claro, sou totalmente a favor de investir em 5G seja com Suecos, Indianos,Russos ou Coreanos. Existirá algum ganho com os caças do FX-2, mas insuficiente para colocar a FAB na ponta tecnológica na AS nos próximos 40 anos.

    []’s

  18. Tenho somente quatro certezas sobre a China:

    1ª – É o país mais populoso do mundo, com uma história milenar;
    2ª – É o país que mais investe em educação, e alcançou o 1º lugar mundial esse ano (deixando Finlândia, Japão e Coreia para trás);
    3ª – Terá um PIB cerca de 40% maior que os PIB dos EUA por volta de 2050, se tornando a maior potência econômica já por volta de 2035;
    4ª – Terá um caça de 5ª geração voando antes de 2020 (até o Departamento de Defesa americano reconheceu isso)…

    Enfim, abre o olho Brasil, que os Chinas estão vindo com força…

  19. Se o caça existir mesmo, aqui vai uma comparação esquemática com o T-50 e o F-22:

    http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/Chendu_J_20_US_F_22_Sukhoi_T_50_pak_fa_fighter.jpg

    O Raptor me parece ser o melhor ainda. Ao menos é o mais estiloso na minha opinião.

    No entanto, a se confirmar este caça chinês, uma coisa me parece certa: o F-35 estará em maus lençóis quando estiver operacional. A total supremacia aérea pretendida com o F-35 precisa ser revista (somente com o T-50 já seria o caso de rever este ponto, nem precisaria do J-20, que se confirmado, agrava mais ainda o problema). Os EUA fecharam a fábrica do F-22 muito cedo na minha opinião. E cometeram um erro de não exportá-lo aos seus aliados mais próximos, pois não criaram uma primeira linha de defesa (longe dos EUA) como sempre fizeram antes (seja no Japão e Koréia ou seja na Europa). E sem falar que cento e oitenta e poucos Raptors é muito pouco para quem, como os EUA, querem manter a supremacia aérea no Globo todo. Países como China e Russia não costumam equipar suas forças aéreas com 36 caças…Costumam equipar com mais de 200 de cada modelo (no caso do T-50, serão no mínimo 500 caças voando em breve, 250 para a Rússia e 250 para a India…e o F-35, atrasado como está, terá que se impor diante desse quadro global no futuro breve, o que duvido e muito que consiga com tranquilidade, ou mesmo que consiga).

    No F-22 eu confio, no F-35 não confio nem um pouco. Pau que nasce torto, não endireita mais…e me parece ser o caso do F-35, que cada vez fica mais caro, perde mais encomenda e atrasa mais ainda e assim vai…e até agora não disse a que veio.

    abraços a todos

  20. E o Brasil: NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA NADA e por fim não deve sobrar nem praia ….

    Boas FESTAS, Feliz 2011 a todos ….

Comentários não permitidos.