Fire-X – Conclui com sucesso o primeiro voo.

http://www.armyrecognition.com/images/stories/north_america/united_states/military_equipment/fire-x_uav/pictures/Fire-X_vertical_helicopter_unmanned_aircraft_aerial_vehicle_Northrop_Grumman_Bell_United_States_Defence_Industry_003.jpg

O Fire-X, um sistema de vôo vertical não tripulados (VUAS) desenvolvido pela Northrop Grumman Corporation e Bell Helicopter, uma empresa Textron, completou o primeiro vôo totalmente autônomo em 10 de Dezembro em Yuma Proving Ground, no Arizona, a menos de um ano após o começo do desenvolvimento do projeto.

“A velocidade na qual o Fire-X foi desenvolvido, mostra que, em um cenario de baixo risco, em uma solução de via rápida, podem ser facilmente percorridos através de sistemas não tripulados. Comprovada pela arquitetura do sistema de vôo autônomo MQ-8B Fire Scout, disse Paul Meyer, presidente do setor e vice-gerente-geral dos Programas Avançados e Divisão de Tecnologia em Sistemas da Northrop Grumman Aerospace. “Nós desenvolvemos um VUAS que atenda às crescentes necessidades de carga e de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Podemos agora ampliar a capacidade operacional Fire-X para atender às necessidades militares emergentes dos EUA em todos os serviços e Comando das Operações Especiais.”

O primeiro vôo envolveu um passe de curta duração para validar o sistema de forma segura e confiável do vôo autônomo. Testes de voo adicionais e o recolhimento de dados de confiabilidade será realizada nas próximas semanas. A integração de cargas, o sensor ISR e vôos de teste quanto a capacidade de carregamento de carga está definida para ocorrer no próximo ano.

http://rwrobotica.files.wordpress.com/2010/12/fire-x.jpg?w=300&h=225“A experiência da Northrop Grumman em sistemas não-tripulados, combinada com o conhecimento do helicópteros Bell é o que faz Fire-X tão bem-sucedido”, disse George Spongberg, a Northrop Grumman gerente do programa X-Fire. “Fomos capazes de compartilhar idéias-chave ao longo do desenvolvimento – permitindo uma transição suave de software de sistemas autónomos de vôo para uma nova estrutura.”

O primeiro vôo foi realizado em 11 meses após o desenvolvimento de quando começou. Foi conseguido pela integração comprovada do sistema autônomo do Fire Scout,  desenvolvido para a Marinha dos EUA com o grande sucesso no helicóptero Bell 407, um helicóptero certificado pela FAA, que esteve em serviço comercial em todo o mundo desde 1996.

O sistema 407 podem transportar sensores ISR e uma carga útil de mais de 3.200 libras – para os combustíveis, cargas e / ou carga externa,  transportando recursos – interna ou externamente. O Fire-X também será capaz de realizar missões ISR de até 16 horas e cargas de diversas missões em apoio ao Exército dos EUA e para os Fuzileiros Navais.

A aeronave de demonstração Fire-X irá reter a capacidade de ser pilotado opcionalmente pelo piloto – uma capacidade que pode ser atraente para os usuários militares devido à sua flexibilidade operacional.

Bell Helicopter, uma subsidiária da Textron Inc., é uma produtora líder de mercado de aeronaves comerciais e militares, tripuladas e nao tripuladas de vôo vertical e pioneiro na revolucionária aeronave tiltrotor. Reconhecido mundialmente por seu serviço ao cliente, na inovação e na qualidade superior. A força de trabalho global da Bell atende os seus clientes em mais de 120 países.

A Northrop Grumman Corporation é uma empresa líder em segurança global, cuja 120.000 funcionários fornece sistemas inovadores, produtos e soluções nos segmentos aeroespacial, eletrônica, sistemas de informação, construção naval e de serviços técnicos para clientes governamentais e comerciais em todo o mundo.

Fonte: Produção e Mecatrônica

1 Comentário

Comentários não permitidos.