Romênia apresenta seu projeto E-111 para competir no Google Lunar X Prize

A aeronave E-111 da agência romena ARCA. (Foto: ARCA)

A ARCA, da Romênia, apresentou hoje o projeto de uma aeronave supersônica com flutuadores para a competição Google Lunar X Prize. A aeronave chamada de E-111, será lançada de um foguete lunar Haas II a partir de uma altitude de 16.000 m ae na velocidade de Mach 1,5. O mais interessante é que o projeto se baseia no protótipo do caça norte americano Northrop YF-23, com um nariz do MiG-29. Veja a seguir um vídeo sobre o projeto.

O programa E-111 visa criar uma aeronave supersônica para grandes altitudes que pretende aumentar a capacidade do foguete lunar HAAS II da ARCA na competição, e desenvolver com essa nova aeronave as tecnologias relacionadas ao turismo espacial.

Detalhes do proejto E-111 da ARCA

Uma sequência típica de voo dessa aeronave inclui a decolagem a partir do mar, seguido de uma aceleração horizontal em velocidades baixas subsônicas, seguido de uma rápida ascenção, em aproximadamente dois minutos, para uma altitude de 48.000 pés. Nessa altitude a aeronave libera seu foguete Haas II, e então segue seu próprio voo. O E–111 sem sua carga impulsionadora retornará em voo planado para a terra pousando mais uma vez no mar. O E–111 terá capacidade de voo supersônico de Mach 1,5 à 48.000 pés, conectado com um foguete Haas II, e com o desenvolvimento da tecnologia de turismo espacial, poderá tingir velocidades de Mach 2,6 numa altitude de 90.000 pés.

Para decolar o E-111 poderá decolar do mar e em poucos minutos atingir velocidade supersônica. (Foto: ARCA)

A aeronave E-111 deve ser finalizada na metade de 2012, seguido de uma primeira decolagem no final de 2012. O primeiro voo supersônico está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2013.

A aeronave será a primeira supersônica da Romênia. (Foto: ARCA)

A aeronave terá uma tripulação de duas pessoas, o piloto e o navegador, e visa se tornar a primeira aeronave supersônica da Romênia. A cabine da aeronave é destacável e é equipada com dois paraquedas acionados por foguetes. A cabine somente poderá ser separada da aeronave em velocidades entre Mach 0 e 1,2 e em alturas de 300 pés, podendo retornar a tripulação em segurança até o solo.

As dimensões e o peso da aeronave não foram divulgadas. Para ver mais imagens, clique aqui.

Fonte: Cavok

13 Comentários

  1. Ipressionante essa aeronave da Romênia me surpreendeu não imaginava que eles podem fazer algo assim sendo um pais como muitos dizem tão pequeno acho que até o chile que tem condições melhores poderia fazer um desses gostei da nave

  2. Na verdade essa aeronave é um ‘Frankstein’.. corpo do YF-23, com um nariz do MiG-29, parece até o ‘projeto Harpia’ do Blog.. o melhor de cada caça em um só.
    Mas pode dar certo e torcemos para que de !
    Tecnologia, sendo para o bem é sempre vem vinda, parabéns aos envolvidos.
    E pra quem não sabe, a Romênia tem muito potencial
    Ex república socialista e um membro recente da União Européia.

  3. O que eles estão fazendo o mundo inteiro já possui.
    Um avião a jato lançando um foguete para o espaço.
    Esse negócio do avião retornar planando é idiotice, pois se errar, não tem retorno.
    Há sistemas melhores e mais econômicos.

  4. #

    #
    Wavatar Fernando disse:
    23/12/2010 às 13:27

    Na verdade essa aeronave é um ‘Frankstein’.. corpo do YF-23, com um nariz do MiG-29, parece até o ‘projeto Harpia’ do Blog.. o melhor de cada caça em um só.
    Mas pode dar certo e torcemos para que de !
    Tecnologia, sendo para o bem é sempre vem vinda, parabéns aos envolvidos.
    E pra quem não sabe, a Romênia tem muito potencial
    Ex república socialista e um membro recente da União Européia.

    Gostei da sua resposta amigo me refiro Tecnologia, sendo para o bem é sempre vem vinda, parabéns aos envolvidos.

  5. Merecem um dez pela perseverança não desistirem isso e um grande objetivo que o ser humano tem desde que seja benefico
    o bom seria um mundo pelo menos sem guerras ,fome corrupção,e violencia um planeta unido pelo bem de todos sem mesquinharias

  6. Sim, estão de parabéns por tentarem, por ousarem,por mostrar q estão fazendo , errando + estão.Nós Brasucas, um país de grande peso nem isso tentamos.Nossos lideres são acéfalos, vide o maldito do FX 2..nê seu mula. Mt Vergonhoso.

  7. Parabens a Romenia, país que inova. Poder até ser um Frankstein, mas eu estou com uma dor de cotovelo deles,no Brasil uma coisas destas não deve ser nem pensanda.
    Mas talves, se Deus permitir, digo os Estados Unidos permitirem, nos podemos aprimorar o 14 X Hipersonico, ate mesmo para levar astronautas a bordo.
    Pena que nao existe estimulo, a Embraer poderia produzir um avião assim. Massssssssssssss.

    Isso aqui é Brasil! O buraco, sempre é mais embaixo.

  8. Hummmm….Sera mesmo tudo isso e que estão podendo com essa trovoada toda rsrs A unica coisa que sei que tem de bom são lindas meninas que viram cambalhotas como ninguem.

  9. Ow gente pera ae! O importante não é com o que parece o projeto o importante é fazer algo pow!!! Os brasileiros nem isso fazem!! Ficam pensando: Ah um dia teremos um foguete pra lançar micro experimentos cientificos! óooo!!!! Pow! brasileiro é preguiçoso e mesquinho! Agente ta fazendo o que pra porcaria do VLS funcionaar?! Nem janela pra ISS (Estação espacial Internacional) agente prestou pra fazer! Francamente, não estimulamos ciencia nesse país! Nem na EMBRAPA quanto mais no CTA! Desculpem me o desabafo mas o importante é fazer algo, dar o primeiro passo! Boas festas a todos e suas familia! Abraços!

  10. Pelas imagens.. e suas devidas proporções.. quero saber qual flutuante mágico é este que mantém o bico da aeronave acima do nível do mar, deixando a nave capaz de decolar do oceano.

  11. Parece que tem muita importância a redução de assinatura?
    Se não tiver função militar seria só para custar mais caro, não me parece um projeto real ou pelo menos viável.

Comentários não permitidos.