Coreia do Norte se diz pronta para guerra santa nuclear

Declaração é feita após Coreia do Sul realizar um grande exercício militar, com munição real, na costa oeste da Península Coreana.

O ministro norte-coreano das Forças Armadas, Kim Yong-chun, disse nesta quinta-feira que o país está preparado para travar uma “guerra santa” contra o Sul, usando sua força nuclear, após o que ele considerou ser uma tentativa sul-coreana de iniciar um conflito.

O ministro repetiu a afirmação feita pelo governo de Pyongyang de que Seul estava dando início a um conflito ao realizar um grande exercício militar, com munição real, na costa oeste da Península Coreana.

Tanques sul-coreanos disparam munição real durante o maior exercício conjunto entre as forças terrestres e aéreas da Coreia do Sul

As declarações do ministro, feitas durante uma marcha para comemorar a ascenção ao poder do líder do país, Kim Jong-il, há 19 anos, foram reproduzidas pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

A Coreia do Norte, que normalmente faz ameaças ao Sul, vinha até o momento mantendo uma postura contida em relação aos exercícios militares de Seul.

Os exercícios desta quinta-feira foram os maiores da Coreia do Sul com uso de artilharia real. Centenas de soldados, tanques, helicópteros e caças foram usados no exercício, com muitos movimentos a apenas cerca de 20 quilômetros da fronteira fortemente militarizada entre os dois países. As manobras foram realizadas em Pocheon, a cerca de 50 quilômetros de Seul, a capital da Coreia do Sul.

A tensão na região vem crescendo desde o bombardeio da ilha sul-coreana Yeonpyeong, no mês passado, que provocou a morte de dois militares e dois civis. O Exército sul-coreano admitiu que as manobras tinham como objetivo mostrar a sua capacidade total de fogo, como demonstração de força para conter possíveis ataques norte-coreanos.

A Coreia do Sul já realizou 47 exercícios militares neste ano, mas este foi o maior já realizado pelo país em terra com artilharia real.

Evento de mídia

As manobras começaram por volta das 14h45 (3h45 de Brasília) e duraram cerca de 40 minutos, com a exposição de mais de 800 soldados e mais de cem tipos de armamentos, incluindo tanques, mísseis antitanques, helicópteros e caças.

No mês passado, a Coreia do Norte justificou o bombardeio à ilha Yeonpyeong como uma resposta a um exercício militar com artilharia real feito pela Coreia do Sul.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que não haveria razões para uma reação por parte da Coreia do Norte. “Os exercícios foram anunciados com bastante antecedência, com transparência, com natureza defensiva, e não deveriam causar uma resposta de nenhuma forma dos norte-coreanos”, afirmou.

A nova posição da Coreia do Sul, mais agressiva, deu à Coreia do Norte a oportunidade de se apresentar como o lado agredido e uma força pelo comedimento. A China e a Rússia já pediram à Coreia do Sul que reduza as tensões, e as autoridades americanas também estão expressando suas preocupações em conversas privadas.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos já vinham realizando exercícios militares conjuntos de larga escala, desde o alegado torpedeamento de um navio de guerra sul-coreano pela Coreia do Norte, que provocou a morte de 46 marinheiros sul-coreanos.

Foto: AP

Tanques sul-corenanos disparam munição real durante o maior exercício conjunto entre as forças terrestres e aéreas da Coreia do Sul

Os esforços para levar a questão coreana de volta à mesa de negociações vêm se mostrando infrutíferos. A China e a Coreia do Norte dizem que chegou a hora do retorno das negociações entre seis países sobre o programa nuclear norte-coreano.

Mas os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão dizem que não retomarão as negociações, que no passado envolveu recompensas para a Coreia do Norte pela suspensão de seu programa nuclear.
A Coreia do Norte havia abandonado as negociações de seis países em abril de 2009 e expulsou os inspetores nucleares da ONU do seu território.

*Com Reuters e BBC

Noto mental

Faço minhas as palavras do capitão Nascimento

E.M.Pinto

Fonte: Último Segundo

25 Comentários

  1. “guerra santa nuclear” heueheh.. também ta sendo santa a cotação do ouro, assim como das ações de empresas indiretamente ligadas ao conflito! o/ Faturam uns trocos, e de quebra matam gente, e continuam com seus programas de domínio global. Fantástico!

  2. Esses Norte Coreanos so falam e falam e mais nada
    eles devem estar com mais medo do que os Sul Coreanos.
    Eles achão que se inicarem uma guerra nuclear os aliados da Coreia do Sul não irão fazer nada ?
    Se eles soltarem uma bomba nuclear em Seul os EUA solta 10 no territorio deles. Eles irão ficar pianinho e todo mundo vai esquecer essa crise

  3. Não acredito muito em guerra nuclear não e so conversa as consequencias para um mundo que ja tem muito com o que se preucupar seria pessimo sem contar com os atores envolvidos
    nisso coreias,china ,japão,e ,eua

    Agora se fossem terroristas como a rede de osama bin laden ai sim deveria ter medo o mundo todo pois eles não se importam com as consequencia exemplo 11 de setembro so para lembrar

  4. iai…quem vai cair pra dentro….que vai arrisca a sorte…..o baixinho la nao tem do nem do seu povo quanto mais do inimigo…e outra quem bater na coreia do norte va ter que bater na china tambem ou voces achao que a china vai deixar a coreia do sul invadir a coreia do norte e a china vai passar a fazer fronteira com a coreia do sul e com americanos mandando na coreia do sul..e mais facio o mundo acabar do que isso acontecer

  5. é, o cap. Nascimento falou e disse, isso vai acabar dando merda, e nós ñ temos nada com isso, + como estamos no mesmo planeta vamos colher BOSTA.Fuligem radioativa, q esses srs . pesem mt e respeitem a vida dos seus próprios irmãos.O s ianks estão só nos bastidores querendo “colher”novo mercado cativo p seus produtos.O Sul tem mt + a perder.Q Deus (YHWH) nos protejam desses loucos.Sds.

  6. Os EUA querem ver o circo (de horrores) pegar fogo! Para quem lançou duas bombas atômicas contra o Japão não é de se estranhar esse comportamento dos americanos. Além disso eles precisam vender suas armas, e para tal objetivo precisam de um joguinho de guerra. Atentados na Itália, problemas no oriente médio e mais esses coreanos para piorar as coisas.
    Coitados de nós brasileiros nessa hora. Desprotegidos caso aconteça outra guerra mundial que acabe envolvendo nosso país, o Brasil teria pouca ou nenhuma resistência.
    Lamentável!

  7. Quando uma ditadura enlouquecida deixa uma nação sem perspectiva nenhuma de vida tornasse suicida e intenta arrastar quem puder para a morte com ela.Uma bomba atomica resolveria?Não!So vitimaria inocentes.Mas a humanidade deve encontrar meios de banir essas coisas que põem o globo em risco existencial.

  8. Bravata, nem entendimento do que é uma guerra santa, eles tem.., um artefato nuclear explodindo na CS, não vai impedir a retaliação pesada deles contra a CN, aliás, junto pode vir um contra-ataque nuclear dos USA na região, num pretenso direito de resposta. No final, todo mundo entra em acordo, ocupam a CN, a dividem, e cada um fica com o espólio… KKKKKKKK

  9. O cap. nascimento com certeza está errado, e os que pensam como ele também. Tudo isso entre as duas Coreias são retóricas “pra inglês ver”. Ontem mesmo, tanto a China como um representante americano já falavam em boa vontade dos norte-coreanos em permitir a volta de inspeçoes internacionais no seu programa nucelar. Não haverá guerra.

  10. André disse:
    23/12/2010 às 21:59

    Os EUA querem ver o circo (de horrores) pegar fogo! Para quem lançou duas bombas atômicas contra o Japão não é de se estranhar esse comportamento dos americanos. Além disso eles precisam vender suas armas, e para tal objetivo precisam de um joguinho de guerra. Atentados na Itália, problemas no oriente médio e mais esses coreanos para piorar as coisas.
    Coitados de nós brasileiros nessa hora. Desprotegidos caso aconteça outra guerra mundial que acabe envolvendo nosso país, o Brasil teria pouca ou nenhuma resistência.
    Lamentável!

    Falou ta certo

  11. Isso não vai dar em nada. O baixinho só fica latindo com medo que os EUA façam com ele o que fizeram com Saddam Hussein. Quer alardear aos quatro ventos que tem a bomba e tem disposição de usa-la. Mas sabem que se usarem, a coreia do norte vai ficar enterrada debaixo de tanta bomba atomica que vai virar um buraco.

  12. Gostaria muito de saber que mercado e esse que os EUA estao esperando depois de um conflito nas Coreias. No Sul nao deve ser, porque hoje mesmo existem muitas restricoes Sul Coreanos contra a entrada de produtos americanos. Coreia do Norte nao existe mercado. SE POR ACASO uma guerra entre a duas termina cedo, o mundo interio teria que levar pisiquiatras a C.Norte so para limpar a mente deles.
    O culpado de tudo e a China, e foi uma pena que Truman despediu McArthur senao o General teria entrado na China. Como o Truman vacilou a China entrou do lado da Coreia e conseguiu o impasse.Uma pena. Aos pro-chineses de plantao me expliquem ai porque um lider mundial como a China seria melhor que um EUA. No fritar dos ovos os Chineses sao mais fdps, poluidores, ditadores comunistas e nao anda o mundo as favas porque querem comida e minerais.
    Fu.K China! and North Korea.

  13. ..agora tb a c.norte fala em guerra santa? ue guerra nuclear santa? agora a guerra santa pra tudo.. sera que vai haver tb uma guerra santa no brasil para o FX-2 ?rsrs.. o cara ja avisou que isso vai dar merda!! e quem vai se lixar vai ser o ze-povinho. a c.norte usar amaras nucleares?e suicidio.. alias quem sabe no meio de tanta ameaças de usarem armas nucleares a k.sul nao ameaça fazer uma “interveçao militar de prevensao”. a k.norte so ladra pk sabe que nem os aliados deles lhe vao safar..mas parece que a k.norte nao sao os unicos a tarem borrados.. ali na medio oriente o amigo do lulihas deve tar a roer as unhas pk depois da k.norte vao ser eles.

  14. A política beligerante unilateral dos EUA está gerando esses problemas.Nenhum país está suportando mais a ameaça do poderio militar americano,daí estão partindo para a defesa nuclear.

  15. omar vai estudar fanfarrão,olha o tamanho do território sul-coreano,umas 3 ou 4 bombas ja destroem aquela bagaça toda,EUA pode até fazer algo mais olha aonde a coréia do norte tá,imagina em 2016,J-20 e PAK-FA voando,EUA pode até atacar,mas acertar vai ser dificil.

Comentários não permitidos.